Nova Iorque aprova a construção do jardim projetado pelo Snøhetta no 550 Madison

A Comissão de Planejamento de Nova Iorque aprovou por unanimidade a construção do 550 Madison Garden, projetado pelo escritório norueguês Snøhetta. O projeto que busca reinventar este espaço público recebeu recentemente aprovação pelo Conselho Comunitário de Manhattan.

Cortesia de Snøhetta

O projeto do Snøhetta para este espaço público "repensa a área como um amplo jardim com densa vegetação". O 550 Madison, projetado por Philip Johnson e John Burgee, foi construído originalmente em 1984. O edifício pós-moderno, adquirido pelo Grupo Olayan em 2016, passará por reformas, adaptando seus interiores às necessidades de uma torre de escritórios atual. O projeto, que tem previsão de inauguração para este ano, receberá as certificações LEED Platinum e WELL Gold.

Cortesia de Snøhetta

A ideia de Philip Johnson e John Burgee para o 550 Madison era criar não apenas um edifício corporativo único, mas um equipamento comunitário digno e atraente, com um espaço público convidativo. O Snøhetta está reinterpretando esta visão para o espaço aberto com um novo jardim público que tornará East Midtown um lugar ainda mais vibrante. - Erik Horvat, Diretor Administrativo de Imóveis da Olayan America.

Cortesia de Snøhetta

Incorporando o peso comunitário de um espaço público de propriedade privada (privately-owned public space - POPS) na cidade de Nova Iorque, a transformação “convida as pessoas a desacelerar, permanecer e se conectar umas com as outras e com os arredores”. O amplo jardim foi redesenhado para conectar o edifício a outros POPS vizinhos e às ruas de East Midtown. 

Cortesia de Snøhetta

Os espaços públicos de propriedade privada são um elemento crítico do domínio público da cidade de Nova Iorque. A vida urbana prospera dentro e ao redor de espaços que nos permitem conectar uns com os outros e com a natureza [...] Além disso, precisamos aproveitar ao máximo os espaços que já temos e reconhecer que eles fazem parte de uma rede que contribui para a subsistência da cidade. Estamos muito felizes por fazer parte da renovação do futuro deste lugar. 
 -- Michelle Delk, Sócio e Diretor de Paisagismo do Snøhetta.

Cortesia de Snøhetta

O projeto paisagístico segue a topografia natural do local, elevando-se à medida que se aproxima da porção oeste do jardim, destacando a sensação de imersão e oferecendo espaços subterrâneos para a infraestrutura de serviço da torre. Um jardim que responde às mudanças de estação, esse habitat urbano também abrigará uma grande variedade de pássaros, borboletas e outros insetos polinizadores essenciais para a manutenção do ecossistema. 

  • Arquitetura: Snøhetta
  • Projeto executivo: AAI
  • Paisagismo: SiteWorks
  • Hortas: Phyto
  • Incorporadoras: The Olayan Group, RXR Realty, Chelsfield

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Nova Iorque aprova a construção do jardim projetado pelo Snøhetta no 550 Madison" [New York City Grants Approval for Snøhetta's 550 Madison Garden] 19 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931812/nova-iorque-aprova-a-construcao-do-jardim-projetado-pelo-snohetta-no-550-madison> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.