Cultura em construção: arquitetura reformulando a tradição no Peru

O Peru conta com um grande número de projetos de espaços culturais. Fortemente vinculados à geografia distinta do país, os novos projetos reinterpretam as técnicas de construção do passado. Inspirando-se nas paisagens vernaculares e variadas, esses edifícios contemporâneos surgem de longas tradições enraizadas em culturas e civilizações antigas.

Cultura em construção: arquitetura reformulando a tradição no Peru - Mais Imagens+ 15

© Aitor Ortiz

A paisagem construída do Peru segue ao longo da Cordilheira dos Andes e do Oceano Pacífico. Como um dos cinco berços da civilização, o Peru é amplamente conhecido por sua cidadela inca do século XV, Machu Picchu. Além desse marco histórico, os arquitetos do país começaram a criar projetos culturais que repensam materiais, formas e espaços para a vida moderna. De bibliotecas e museus a centros culturais, esses projetos se baseiam em influências pré-colombianas, coloniais e contemporâneas. Cada um dos dez projetos a seguir examinam mais profundamente a vida pública e a evolução da arquitetura e cultura do Peru.

Arqueologia do terrritório Pachacámac: sala para arqueólogos e crianças / ETH Zurich + PUCP

Cortesia de ETH Zurich + PUCP

A sala para arqueólogos e crianças é uma estrutura de madeira de 37 por 16,3 metros e 3,6 metros de altura, que forma uma galeria coberta ao redor de um pátio central. A estrutura é formada por 28 módulos quadrados definidos por um pilar em cada esquina, e com uma cobertura treliçada na parte superior. Os cinco módulos em cada extremidade são fechados por painéis de bambu dispostos verticalmente, com um piso de concreto para proporcionar uma superfície robusta. Estes módulos contêm estantes de madeira, que oferecem espaço para o armazenamento e exibição de descobertas arqueológicas, assim como mesas de madeira que podem ser levadas para fora quando necessário.

Biblioteca comunitária em La Molina / Gonzalez Moix Arquitectura

© Ramiro Del Carpio Fotografía

O projeto foi implantado paralelamente ao parque principal e em conjunto com duas escolas adjacentes, e várias construções residenciais que o cercam. A equipe decidiu criar uma imagem forte, formal e funcional, mas com uma presença arquitetônica muito simples e conceitualmente inclusiva. Outra característica do local é o fato dos carros estacionarem em uma área de estacionamento externa, deixando o parque, a biblioteca e o entorno exclusivo aos pedestres, criando uma experiência diferente na cidade.

Edifício de salas de aula UDEP / BARCLAY&CROUSSE Architecture

© Cristobal Palma, Estudio Palma

O campus da Universidade de Piura - UDEP está localizado dentro do perímetro urbano da cidade de Piura, a quase mil quilômetros ao norte de Lima. É o lar de uma amostra de floresta seca equatorial, constituída principalmente por alfarrobas sobre o solo arenoso. Recentemente, a Universidade respondeu a um subsídio público para a admissão de estudantes rurais de baixa renda e um novo pavilhão foi urgentemente necessário para acomodar a crescente população estudantil. O projeto tem como objetivo principal criar uma atmosfera de aprendizado, mais do que construir um marco ou modelo arquitetônico.

Centro de Convenções de Lima / IDOM

© Aitor Ortiz

O projeto e a construção do Centro de Convenções de Lima (LCC) são marcados pelo compromisso que o Estado peruano adquiriu com o Banco Mundial e com o Fundo Monetário Internacional para celebrar a cidade na Reunião dos Governantes do ano de 2015. Estrategicamente situado no Centro Cultural da Nação (CCN), o LCC foi projetado para responder a quatro objetivos estratégicos: ser o motor cultural e econômico do país, representar um lugar de encontro no centro da capital enraizado na cultura coletiva peruana, transformar-se em um marco arquitetônico singular, flexível e tecnologicamente avançado, e, finalmente, ser o desencadeador da transformação urbana de CCN e de seu entorno próximo.

Plaza Cultural Norte / Oscar Gonzalez Moix

© Ramiro Del Carpio Fotografía

Esse projeto cultural buscou capturar o primitivo, essencial e artesanal e levá-lo a uma dimensão tectônica contemporânea. O volume principal fica no lado nordeste do lote, onde um corte no terreno define o acesso. Os elementos de suporte que a estruturam recebem uma série de vigas de concreto expostas que respondem a um padrão de funções. Os elementos de fechamento incluem lajes de concreto com inclinações alternadas colocadas entre as vigas, bem como um telhado verde com vistas generosas aos edifícios vizinhos.

Biblioteca de Ciências, Engenharia e Arquitetura da PUCP / Llosa Cortegana Arquitectos

© Juan Solano Ojasi

O projeto indaga as possibilidades de gerar um espaço público sobre a via central da universidade, a partir da implantação de uma figura. O espaço é inserido no interior e se relaciona através de sua privacidade. Sua materialidade responde à natureza da praça e suas condicionantes exógenas, sua massa é perfurada de maneira que constrói vistas e controla a luz solar. Segundo a equipe, desta forma a arquitetura permite criar vínculos e nos afetar por sua presença.

Universidade de Engenharia e Tecnologia - UTEC Nova Sede / Grafton Architects + Shell Arquitectos

© Iwan Baan

O projeto para a nova sede da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) localiza-se em um terreno no distrito de Barranco em frente à orla Armendáriz, à avenida Almirante Grau, à rua Medran Silva e à rua Enrique Barrón. O projeto consiste em placas estruturais de concreto armado perpendiculares à orla entre as quais se desenvolvem os diferentes ambientes do projeto como salas de aula, laboratórios, escritórios, jardins, etc. O conjunto abriga nos distintos pavimentos, áreas verdes para uso dos estudantes e circulações internas atrativas para o usuário.

Museu de Pachacamac / Llosa Cortegana Arquitectos

© Juan Solano Ojasi

O Santuário de Pachacamac é um lugar onde a arquitetura pré-hispânica foi uma inspiração, com longos percursos e impressionantes estruturas murárias que circundam os locais de culto.  Sua relação com o entorno é definida a partir de extensos traços que organizam a ocupação através do tempo.  Os arquitetos pré-hispânicos entenderam que a arquitetura era uma mediação entre o homem e o culto a seus deuses. Assim foi feita implantação do Museu, com uma leveza que se contrapõe aos elementos da arquitetura tradicional. De acordo com a equipe, o projeto nos permite construir uma realidade museológica dentro do território e das circunstâncias.

Lugar da Memória / BARCLAY&CROUSSE Architecture

© Cristobal Palma, Estudio Palma

O projeto tem como principal tarefa inserir-se harmoniosamente no contexto geográfico e urbano. Integra-se à paisagem recuperando a memória da Costa Verde, com sua formação de falésias e desfiladeiros, utilizando no projeto seus elementos construtivos característicos (cantos arredondados) e a vegetação nativa de juncos. O Lugar da Memória oferece uma vasta varanda sobre o mar, uma praça pública aberta ao público e de livre acesso. O projeto é articulado por uma promenade de conhecimento que parte desde a via urbana de acesso, continua ao longo da visita ao acervo e termina com o caminho de retorno à cidade

Museu da Cultura Paracas / BARCLAY&CROUSSE Architecture

© Erieta Attali

Como a equipe afirma, um museu arqueológico deve encontrar o frágil equilíbrio entre a conservação do patrimônio exposto e sua divulgação ao público. O museu foi construído para ser parte integrante da paisagem que foi o berço dessa cultura, e que hoje faz parte da mais importante reserva biológica e paisagística do deserto costeiro peruano. O projeto foi implantado praticamente sobre as ruínas do que foi seu antecessor, destruído por um terremoto em 2006, retomando sua geometria retangular e sua compacidade.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Cultura em construção: arquitetura reformulando a tradição no Peru" [Building Culture: New Architecture Reshaping Tradition in Peru] 14 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931629/cultura-em-construcao-arquitetura-reformulando-a-tradicao-no-peru> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.