O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Peru
  5. Grafton Architects
  6. 2015
  7. Universidade de Engenharia e Tecnologia - UTEC Nova Sede / Grafton Architects + Shell Arquitectos

Universidade de Engenharia e Tecnologia - UTEC Nova Sede / Grafton Architects + Shell Arquitectos

  • 21:00 - 5 Abril, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Universidade de Engenharia e Tecnologia - UTEC Nova Sede / Grafton Architects + Shell Arquitectos
Universidade de Engenharia e Tecnologia - UTEC Nova Sede / Grafton Architects + Shell Arquitectos, © Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

© Shell Arquitectos © Shell Arquitectos © Shell Arquitectos © Shell Arquitectos + 43

  • Arquitectos

  • Localização

    Barranco, Peru
  • Arquitetos Grafton Architects

    Yvonne Farrell, Shelley McNamara, Ger Carty, Simona Castelli, Joanne Lyons, Ivan O’Conell
  • Arquitetura Local

    Shell Arquitectos
  • Arquitetos Shell Arquitectos

    Alejandro Shell, Rafael Mispireta, Carlos Yagui, Vladimir Condor, Pamela Higa, Margaux Eyssette, Luis Tomassini, Franco Elias, Diego de la Vega
  • Área

    33945.5 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

  • Cliente

    Universidad de Ingeniería y Tecnología - UTEC
  • Gerente do Projeto UTEC

    Alvaro Mena Mori
  • Construtora

    Graña y Montero
  • Estruturas

    GCAQ ingenieros civiles
  • Instalações Elétricas

    AT consultores
  • Instalações Sanitárias

    Equipo G
  • Instalações Mecânicas

    GC ingenieros
  • Segurança e Evacuação

    Engineering Services
  • Acústica

    Jimenez & Moreno
  • Paisagismo

    Paisaje Vivo, Arve
  • Certificação LEED

    Sumaq
  • Gerencia de Projeto

    GCAQ
  • Imagens 3D

    3045
  • Mais informações Menos informações
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a nova sede da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) localiza-se em um terreno no distrito de Barranco em frente à orla Armendáriz, à avenida Almirante Grau, à rua Medran Silva e à rua Enrique Barrón. O projeto consta de placas estruturais de concreto armado perpendiculares à orla entre as quais se desenvolvem os diferentes ambientes do projeto como salas de aula, laboratórios, escritórios, jardins, etc. A geometria das placas estruturais com secção em 'A' e a composição dos volumes responde a busca do Grafton Architects por criar uma 'ladeira feita pelo homem', por criar uma topografia artificial que se integra ao entorno que a rodeia. O conjunto abriga, nos distintos níveis, áreas verdes para o uso do estudante e cria circulações interiores atrativas para o usuário.

A totalidade da edificação possui 10 pavimentos com uma área extensa de jardins no nível 06 e a cobertura do nível 09. As placas com secção em 'A' inclinam-se até a orla Armendariz enquanto em direção ao Barranco o conjunto é escalonado para integrar-se a escala das edificações no entorno.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

  • Interação com a cidade de Lima;

A condição única de Lima é o ponto de origem do desenho. A dramática relação de Lima com o mar, as enormes inclinações que definem o limite entre a cidade e o mar, os vales verdes criando ao interior desde o mar até a cidade, todas estas características foram pontos de partida para o projeto. O terreno de UTEC é parte de um destes 'dedos' verdes que conecta o mar com a cidade. Dada esta localização, o projeto para o novo campus da UTEC está concebido como uma continuação das falésias na borda do mar, definindo claramente desta maneira sua nova localização.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Ao norte, o terreno encontra um sistema de vias de alto tráfego mas também uma maior extensão da cidade. O projeto considera a fachada ao norte como uma das principais da proposta, visível desde a cidade que rodeia, do fluxo veicular e desde este ponto busca-se consolidar a imagem da universidade na mente no público.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Jardins escalonados;

Enquanto a fachada ao norte atua como uma 'inclinação' ou 'ombro' a uma cidade em rápido movimento, a fachada ao sul se escalona em uma série de jardins que buscam integrar-se com a escala urbana de menor altura desta parte do Barranco. Desde o primeiro nível até a varanda no ponto mais, se tece o paisagismo através de todo o edifício. O projeto representa a evidente sobreposição entre o criado pelo homem e o orgânico. A entrada de luz natural é enredada através da secções. O paisagismo do campus é cuidadosamente definido em relação a umidade do ambiente, com árvores de maior altura sobre o terreno natural; árvores de menor secção sobre as salas de aula e uma espécie de deserto de pedras é proposto para o nível da varanda. O paisagismo é integrado ao desenho da fachada sul para criar a percepção de que esta fachada, voltada ao bairro Barranco, seja um jardim vertical.

Sección 2
Sección 2

Intimidade dentro de uma moldura educacional;

UTEC, a universidade de Engenharia e Tecnologia é um novo campus o qual integra uma escola de pós-graduação e um centro cultural. O projeto conta com um auditório, laboratórios de pesquisa, salas de aula, escritórios de pesquisa, uma biblioteca, salas de reuniões e áreas sociais as quais incluem um teatro aberto ao público, uma sala de cinema, espaços para exibição, uma cafeteria e um restaurante. Localizado em um terreno voltado à uma via rápida como a Avenida Armendariz e à uma escala residencial do bairro de Barranco, o projeto propõe uma estrutura de escala para enfrentar a avenida, como uma contrastante série de jardins escalonados até a área urbana de menor escala do bairro. A circulação pública da edificação ocupa os volumes e espaços até a avenida com uma dramática relação com a cidade e o mar. Em contraste aos ambientes de ensino são orientados até os jardins e terraços que estão voltados ao bairro.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Interação social, espacial;

Educacionalmente, esta estrategia vertical em camadas conecta o terreno com o céu. Os ambientes públicos culturais da universidade, o teatro e cinema na base da 'parte inclinada', marcando o perímetro até a avenida. A estes ambiente se acessa desde o espaço público principal no nível 1 e estes ambientes junto a cafeteria buscam incentivar a interação social cultural com um vasto público.

Planta nivel 01
Planta nivel 01

O centro de informação ao estudante e escadas centralizadas animam ainda mais o espaço de acesso principal. Um grande corredor voltado a esta entrada e ao oeste em direção aos terraços e mar. Os laboratórios especiais não estão escondidos, enterrados, mas se encontram em uma vitrine como espaços de exibição, posicionados no coração do projeto, envoltos pelo movimento diário do campus, central ao espírito da educação.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Os volumes de maior escala encontram-se localizados próximos ao solo, com as áreas de ensino, administração e escritórios escalonados para professores nos níveis superiores. Nos níveis superiores próximos à cobertura encontra-se a biblioteca a qual goza de vistas panorâmicas da cidade e do mar. O nível +6, junto ao primeiro nível e o teto também foram considerados como áreas de grande importância social. Este nível possui áreas livres de generosas dimensões, de laboratórios de grandes dimensões com cafeterias nos espaços sociais e paisagismo nos terraços.

Sección 3
Sección 3

Enquanto se ascende aos distintos níveis, a relação com a cidade continua. Toda a sequencia de movimentos provem de imagens emolduradas fora dos limites do terreno até horizontes mais amplos. O 'nariz' ou a 'proa' do campus se orienta ao mar.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Resposta climática;

O hall principal de circulação em direção a avenida e a cidade se beneficia da orientação ao sol e ao mesmo tempo protege os ambientes educativos do ruído que produz a avenida. A parede em direção à avenida se faz mais sólida com a presença de elementos como 'vigas', ocupados por espaços que voltam-se às áreas de circulação.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Os terraços de ensino e a vegetação criam um microclima permitindo ambientes agradáveis de reunião e repouso nos terraços e áreas de circulação resguardadas. A secção escalonada cria sombra aos espaços públicos e áreas de ensino no verão, permitindo que a luz natural penetre no interior da edificação durante o inverno. Foram trabalhados com estudos de iluminação para garantir um correto nível de luz natural durante os dias nublados. 

Sección 1
Sección 1

Todos os laboratórios, salas de aula e ambientes de ensino possuem ventilação cruzada. A massa térmica estrutural exposta será utilizada pra resfriar como para retardar a transferência de calor durante os dias mais calorosos. A localização e o uso do conjunto fazem do projeto um marco urbano.

© Shell Arquitectos
© Shell Arquitectos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Grafton Architects
Escritório
Shell Arquitectos
Escritório
Cita: "Universidade de Engenharia e Tecnologia - UTEC Nova Sede / Grafton Architects + Shell Arquitectos" [Universidad de Ingeniería y Tecnología - UTEC / Grafton Architects + Shell Arquitectos] 05 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785028/universidade-de-engenharia-e-tecnologia-utec-nova-sede-grafton-architects-plus-shell-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.