Museu da Cultura Paracas / BARCLAY&CROUSSE Architecture

Ica, Peru
  • Arquitetos: Barclay & Crousse; BARCLAY&CROUSSE Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erieta Attali
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT, Miyasato, UNACEM
  • Assistentes: Rodrigo Apolaya
  • Engenharia Estrutural: Antonio Blanco
  • Construtora: Consorcio Paracas
  • Cliente: Agencia Española para la Cooperación Internacional (AECID)
  • Autores: Sandra Barclay, Jean Pierre Crousse
  • Cidade: Ica
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Erieta Attali

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um museu arqueológico deve encontrar o frágil equilíbrio entre a conservação do patrimônio exposto e sua divulgação ao público. Um museu, como o de Paracas, possui um desafio importante que é a necessidade de integrar-se à paisagem que foi o berço dessa cultura e que hoje faz parte da mais importante reserva biológica e paisagística do deserto costeiro peruano. 

© Erieta Attali
Esquema

O projeto é implantado praticamente sobre as ruínas do que foi seu predecessor destruído por um terremoto em 2006. A obra retoma dele sua geometria retangular e sua compacidade. Uma fresta ou falha interrompe esse volume, separando as funções de divulgação do museu como as oficinas, salas de reunião e serviços, da sala museológica e reservas, dedicadas à conservação do patrimônio arqueológico. O acesso aos distintos ambientes que constituem o museu é feito por essas "falhas", espaços abertos que emolduram porções da paisagem e criam a intimidade necessária para instalar-se no vasto deserto. 

Croqui

No seu interior, é explorada um espaço aparentemente contraditório entre a espacialidade labiríntica e o percurso em espiral usado pelos antigos peruanos e a espacialidade contemporânea, fluída e transparente. 

Courtesy of BARCLAY&CROUSSE Architecture
Courtesy of BARCLAY&CROUSSE Architecture
Planta - Térreo
Courtesy of BARCLAY&CROUSSE Architecture

As exigência ambientais do deserto de Paracas e as exigências museográficas da coleção são resolvidas graças a um "dispositivo de correção ambiental' que define o partido arquitetônico e museográfico. O dispositivo está composto por uma iluminação corrida, sob a qual estão os espaços de transição entre as salas de exibição, ou espaços de circulação, segundo as necessidades e sua posição no projeto. Esse dispositivo permite controlar a luz natural, a luz artificial, a ventilação natural e a refrigeração dos diferentes ambientes. Sua geometria reinterpreta a série característica dos tecidos de Paracas, que foram expressões tecnológicas e artísticas importantes. 

Croqui
Croqui

A edificação está construída com cimento pozolânico, resistente ao salitre do deserto. O concreto exposto e o cimento polido que também constituem sua materialidade adquirem uma cor vermelha natural que se mimetiza com as montanhas vizinhas. 

Courtesy of BARCLAY&CROUSSE Architecture
Diagrama

As marcas deixadas pelos construtores no cimento polido, que envolve as salas museográficas, conferem ao museu um aspecto cerâmico que se assemelha aos acabamentos cerâmicos pré-colombinos (huacos) que fazem parte da coleção. 

Courtesy of BARCLAY&CROUSSE Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ica, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu da Cultura Paracas / BARCLAY&CROUSSE Architecture" [Site Museum of Paracas Culture / BARCLAY&CROUSSE Architecture] 26 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889582/museu-da-cultura-paracas-barclay-and-crousse> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.