Erieta Attali

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria

Seja figurativamente ou em um contexto urbano, as pontes são um símbolo forte e muitas vezes se tornam projetos icônicos nas cidades. Construir pontes pode significar criar conexões, novas oportunidades. Mas elas também representam infraestruturas fundamentais para resolver problemas específicos em um contexto urbano. Por se tratarem de equipamentos altamente técnicos, com construções complexas e superando exigências estruturais ousadas, exigem projetos que não requeiram uma integração total entre arquitetura e engenharia e, em muitos contextos, trata-se de um programa no qual os arquitetos acabam não se envolvendo tanto. Marc Mimram Architecture & Engineering é um escritório com sede em Paris, composto por uma agência de arquitetura e um escritório de design estrutural. No seu portfólio de projetos, existem várias pontes, bem como várias outras tipologias de projetos. Conversamos com Marc Mimram sobre seu último projeto na Áustria, a ponte de Linz, com ensaio fotográfico de Erieta Attali.

Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma

"Todos nós temos que mudar nossa maneira de pensar agora. Quero mudar minha arquitetura para que ela seja ainda mais gentil com a natureza", disse Kengo Kuma em entrevista ao Louisiana Channel, onde ele compartilha suas ideias sobre o impacto da pandemia na arquitetura e no meio ambiente. O arquiteto discute a responsabilidade coletiva em relação à natureza e a importância de projetar edifícios e cidades que possibilitem e incentivem atividades ao ar livre.

Hans Christian Andersen Museum . Cortesia de Kengo Kuma and AssociatesMeditation House in The Forest. Imagem © Erieta AttaliMeditation House in The Forest. Imagem © Erieta AttaliPortland Japanese Garden Cultural Village. Imagem © Jeremy Bittermann+ 5

21 Projetos em que Kengo Kuma (re)usa materiais de maneiras incomuns

V&A Dundee / Kengo Kuma and Associates. Image © Hufton+CrowCamper Paseo de Gracia / Kengo Kuma & Associates. Image © ImagenSubliminalGC Prostho Museum Research Center / Kengo Kuma & Associates. Image © Daici AnoArchives Antoni Clavé / Kengo Kuma & Associates. Image © 11h45+ 45

Kengo Kuma utiliza os materiais para se conectar com o contexto local e os usuários de seus projetos. As texturas e formas elementares dos materiais, sistemas construtivos e produtos são expostas e utilizadas em favor do conceito arquitetônico, valorizando as funções que serão executadas em cada edifício.

De vitrines feitas com telhas cerâmicas a painéis que filtram a luz com à luz peneirada criada por chapas metálicas expandidas, passando por um revestimento de poliéster etéreo, Kuma entende o material como um componente essencial que pode fazer a diferença na arquitetura, desde os estágios do projeto. Apresentamos, em seguida, 21 projetos nos quais Kengo Kuma usa e reúsa materiais de construção com maestria.

Torre da Catedral de Notre Dame será reconstruída segundo o desenho original

A torre da catedral de Notre Dame, destruída durante os incêndios de 2019, será restaurada de acordo com o desenho original do século XIX, conforme informado pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Construída em 1860 para substituir a estrutura original que fora removida em 1792, a torre foi projetada por Eugène Viollet-le-Duc, que encontrou inspiração no estilo gótico da catedral.

April 2019. Image via Shutterstock/ By Martina Badini© Charles Marville / Library of Congressvia Shutterstock/ By UlyssePixelAbril de 2019. Imagem © Erieta Attali+ 5

Restauro da Catedral de Notre Dame é suspenso devido à pandemia de coronavírus

Na tentativa de conter o avanço dos contágios de COVID-19 no país, e a consequente superlotação dos hospitais – o que tem se mostrado uma combinação fatal –, uma série de medidas foram tomadas pelo governo francês recentemente. Neste contexto, várias obras em andamento foram paralizadas na França, incluindo os trabalhos de restauro da Catedral de Notre Dame em Paris. Enquanto as obras de consolidação da estrutura da igreja estavam muito perto de serem concluídas, os trabalhos de reconstrução do pináculo e da estrutura do telhado, assim bem como a remoção dos andaimes derretidos durante o incendio do ano passado, foram interrompidas sem data prevista de retorno.

via Shuuterstock/ By Wirestock Imagesvia Shutterstock/ By Ligankov Alekseyvia Shutterstock/ By Ligankov Alekseyvia Shutterstock/ By Ligankov Aleksey+ 9

Um passeio solitário: série fotográfica de Erieta Attali mostra Paris em quarentena

Estados de quarentena e distanciamento social em todo o mundo, em resposta ao coronavírus, criaram curiosos cenários: os canais turvos de Veneza agora estão cristalinos e imagens de satélite da China mostram uma diminuição significativa da poluição. A fotógrafa Erieta Attali, com seu smartphone em punho, caminhou pelas ruas vazias de Paris e retratou a capital francesa completamente deserta.

Quadra de tênis Simonne-Mathieu em Roland Garros / Marc Mimram

© Erieta Attali
© Erieta Attali

© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali+ 23

  • Arquitetos: Marc Mimram
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Erieta Attali: "Crio imagens que capturam a identidade do lugar"

A arquitetura é conhecida principalmente por meio de representações. Ainda hoje, quando as viagens não são mais tão raras ou apenas para os ricos, os prédios e lugares são amplamente divulgados e apreciados por meio de imagens. Nesse sentido, a fotografia foi - e ainda é - fundamental para a arquitetura. A entrevista a seguir investiga o trabalho de Erieta Attali e o relacionamento com a arquitetura e a paisagem através das lentes de sua câmera. Com mais de duas décadas de experiência, fotografando e ensinando em todo o mundo, a fotógrafa israelense reflete sobre as origens e a evolução de sua renomada prática.

Cultura em construção: arquitetura reformulando a tradição no Peru

O Peru conta com um grande número de projetos de espaços culturais. Fortemente vinculados à geografia distinta do país, os novos projetos reinterpretam as técnicas de construção do passado. Inspirando-se nas paisagens vernaculares e variadas, esses edifícios contemporâneos surgem de longas tradições enraizadas em culturas e civilizações antigas.

© Aitor Ortiz© Iwan Baan Cortesia de ETH Zurich + PUCP© Cristobal Palma, Estudio Palma+ 20

Casa I / THIERMANNCRUZ

© Erieta Attali© William Rojas© Erieta Attali© Erieta Attali+ 32

Santiago, Chile

Casa de meditação na floresta / Kengo Kuma & Associates + STUDIO LOIS Architecture

© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali+ 9

Krün, Alemanha

Foster + Partners planeja projetar a nova torre para a Catedral de Notre-Dame

O escritório Foster + Partners fez coro a uma série de outros profissionais que entrarão no concurso internacional para projetar a nova torre da Catedral de Notre-Dame. Segundo o The Times, Foster propôs um pináculo de vidro e aço que será “leve e arejado”, a ser erguido sobre a cobertura da catedral.

França anuncia concurso para redesenhar o pináculo de Notre-Dame

O primeiro-ministro da França anunciou um concurso internacional de arquitetura para redesenhar o pináculo e cobertura da Catedral de Notre-Dame, destruídos pelo incêndio desta semana. O primeiro-ministro Édouard Philippe fez o anúncio após uma reunião especial marcada pelo presidente francês Emmanuel Macron sobre a reconstrução da catedral. Philippe disse que o concurso oferecerá à catedral "uma torre adequada às técnicas e desafios do nosso tempo".

Incêndio na Notre-Dame: o que aconteceu e o que acontecerá?

© Erieta Attali
© Erieta Attali

Um dia depois do incêndio que destruiu parcialmente a icônica Catedral de Notre-Dame de Paris, resta-nos olhar para trás, para a devastação causada, e avançar nos planos de recuperação da estrutura, trazendo-a de volta à sua antiga glória. A estrutura de 856 anos de idade, que sobreviveu a revoltas, guerras e revoluções, sofreu grandes danos como o fogo, que acabou destruindo sua torre central, dois terços da cobertura e partes do seu interior em abóbadas. Apesar das imagens e vídeos alarmantes da obra prima gótica em chamas, parece que a estrutura principal, e grande parte do interior, escapou da destruição.

A investigação sobre a causa do incêndio tomará um tempo até ser concluída, no entanto, enquanto isso, iniciativas do setor público e privado para financiar a restauração da catedral já estão em andamento. A seguir, retomamos a sucessão de fatos na noite de ontem, e em seguida apresentamos os planos de reconstrução da emblemática catedral. 

© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali+ 9

Incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris: Estrutura principal foi salva

A Catedral de Notre Dame, um dos mais adorados monumentos góticos em Paris e na Europa, está envolto em chamas esta noite, quando um grande incêndio irrompeu no telhado da catedral. Conforme detalhado pelo The Guardian, acredita-se que o incêndio pode estar ligado a obras de restauração em andamento. Um vídeo abaixo mostra a icônica torre do prédio gótico de 850 anos em colapso, com o receio de que todo o interior de madeira da catedral esteja ameaçado. A agência Reuters também está relatando que todo o telhado da catedral entrou em colapso, enquanto as três janelas de rosas medievais da catedral teriam explodido no calor intenso. Em um lampejo de esperança, os bombeiros confirmaram que a estrutura principal foi "salva e preservada".

© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali+ 12

Por que o incêndio na Catedral de Notre-Dame foi tão difícil de combater?

© Erieta Attali
© Erieta Attali

Por quase um milênio, a Catedral de Notre Dame, na Île de la Cité, em Paris, se manteve como um símbolo da história, cultura e romantismo da cidade. Na segunda-feira, 15 de abril de 2019, milhares de pessoas nas margens do Sena e milhões em todo o mundo observavam com uma mistura de descrença, desgosto e desamparo a obra-prima gótica arder em chamas diante de seus olhos.

O fogo, felizmente, não tirou vidas, mas roubou o marco de sua torre do século XIX, o telhado, três janelas de rosas medievais e a ornamentação de interiores e obras de arte de valores potencialmente inestimáveis. Até o momento, parece que a estrutura principal da Catedral de Notre Dame foi salva e preservada, devido aos esforços de 500 bombeiros enviados para o combater o desastre.

© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali© Erieta Attali+ 9

APS / ARP - Architecture Research Practice

© Ed Reeve© Erieta Attali© Ed Reeve© Ed Reeve+ 33

Paros, Grécia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hansgrohe, Arber Kollektion, Bega