Museu de Pachacamac / Llosa Cortegana Arquitectos

Museu de Pachacamac / Llosa Cortegana Arquitectos - Mais Imagens+ 31

Lurín, Peru
  • Arquitetos: Llosa Cortegana Arquitectos; Llosa Cortegana Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3028
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Solano Ojasi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Rosselló
  • Colaboradores: Angelia Piazza, Daniela Chong, Braulio Miki, Jorge Avendaño, Adela Zavala, Jose Ortiz, Solange Avila, LLONAZAMORA
  • Construtora: Prisma
  • Promotor: Ministério da Cultura do Peru
  • Equipe De Projeto: Patricia Llosa, Rodolfo Cortegana
  • Cidade: Lurín
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Santuário Pachacamac é um lugar onde a arquitetura pré-hispânica nos comove por seu silêncio e escala, seus percursos são grandes espaços confinados por estruturas murárias que nos confrontam permanentemente. Sua relação com o entorno é definida a partir de extensos traços que organizam a ocupação através do tempo. Os arquitetos pré-hispânicos entenderam que a arquitetura era uma mediação entre o homem e o culto a seus deuses, com uma profunda tradição operaram seus projetos a partir da inserção de estratégias pontuais de adaptação ao território. É assim que a tradição construtiva ia definindo sua arquitetura e agregando segundo as circunstâncias do território e inovações.

© Juan Solano Ojasi

Assim é feita implantação do Museu, com uma leveza que se contrapõe aos elementos da arquitetura pré-hispânica. O projeto nos permite construir uma realidade museológica dentro do território.

© Juan Solano Ojasi

A arquitetura contemporânea tenta falar da arquitetura pré-hispânica tomando seus elementos e construindo uma gramática alternativa com a qual é possível habitar a paisagem simbólica e definir espaços para marcar o Santuário.

Planta Pavimento
Corte

O projeto do museu nasce a partir de sua relação com o território, de seu traço topográfico e da possibilidade de se erigir como mediador do Santuário.

Os espaços de circulação exteriores são hierarquizados em suas necessidades  de marcar os templos pré-hispânicos. O edifício se adapta ao território direcionando o olhar, reforçando a relação com as pré-existências.

Cortesia de Llosa Cortegana Arquitectos

Os volumes se dobram num gesto telúrico, tensionados mediante os vazios de seus percursos em rampa, associados às ruas pré-hispânicas por onde os peregrinos se aproximavam a seus templos em espaços lineares que ordenavam o rumo das multitudes entre seus muros de grande escala.

© Juan Solano Ojasi

Sua massa expressada nas paredes de concreto se associa aos muros de terra pré-hispânicos, numa tentativa de construir a tipologia da sombra, o projeto evita a composição de vãos e perfurações. O projeto define sua forma a partir do muro.

© Juan Solano Ojasi

O edifício é colocado numa atitude débil ante seu entorno, a escala é manipulada de acordo com a topografia e os desníveis para não criar uma ruptura no local. Apenas na praça de encontro o edifício demonstra toda sua escala. O projeto manifesta um profundo respeito pelo território sagrado onde se insere e se manifesta como mais uma camada de estratificação do longo processo de transformação do Santuário.

© Juan Solano Ojasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santuário Arqueológico de Pachacamac, Lurín, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Pachacamac / Llosa Cortegana Arquitectos" [Pachacamac Site Museum / Llosa Cortegana Arquitectos] 23 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790130/museu-de-pachacamac-llosa-cortegana-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.