Centro de Convenções de Lima / IDOM

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 2 de 44Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 3 de 44Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 4 de 44Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 5 de 44Centro de Convenções de Lima / IDOM - Mais Imagens+ 39

San Borja, Peru
  • Arquitetos: IDOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  86000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Ortiz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  INDOBE, Instaplac, Legrand / Bticino, Modernfold, SAK, Sika, Teisa, Técnicas metálicas
  • Arquitetos Encarregados: Tono Fernández Usón, César Azcárate, Javier Álvarez de Tomás
  • Gestão De Projeto: Javier Álvarez de Tomás
  • Equipe De Projeto: María Cortés Monforte, Jorge Rodríguez, Alejandra Muelas, Enrique Alonso, Adrián Jabonero, Roberto Moraga, Armide González, Nazaret Gutiérrez, María Amparo González, Lucía Chamorro, Jesús Barranco, Magdalena Ostornol, DESSIN-TECHNISCH, Borja Gómez, Pablo Viña, Luis Valverde
  • Coordenador Equipe Lima: Miguel de Diego
  • Coordenador Equipe Madrid: Alejandro Puerta, Carmen Camarmo,
  • Estruturas: Alejandro Bernabéu, Javier Gómez, Mónica Latorre
  • Climatização: Antonio Villanueva, Ramón Gutiérrez, Mariano Traver, Celia Monge (SOLVENTA)
  • Iluminação: Noemi Barbero
  • Engenharia Saúde Pública: Ramón Gutiérrez, Mariano Traver, Javier Martínez (SOLVENTA)
  • Telecomunicações: José Antonio Yubero, José Manuel Jorge, Carlos Jiménez, Luis Martín, Javier Martínez (SOLVENTA)
  • Acústica: Mario Torices
  • Técnicos: Óscar Martín Corpa, Carlos Mendoza, Alexander Chic, Sergio Lozana
  • Administração: Banesa Marrero Castro
  • Construtora: OAS
  • Engenharia Elétrica: José Antonio Yubero, Luis Martín, Carlos Jiménez, José Manuel Jorge, Javier Martínez (SOLVENTA)
  • Cidade: San Borja
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 12 de 44
© Aitor Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto e a construção do Centro de Convenções de Lima (LCC) são marcados pelo contexto do compromisso que o Estado peruano adquiriu com o Banco Mundial e com o Fundo Monetário Internacional para celebrar Lima na Reunião dos Governantes do ano de 2015.

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 3 de 44
© Aitor Ortiz

Estrategicamente situado no Centro Cultural da Nação (CCN) - junto ao Museu da Nação, Ministério da Educação, nova sede do Banco da Nação, ou o cofre de San Borja -, o LCC foi projetado para responder a quatro objetivos estratégicos: ser o motor cultural e econômico do país, representar um lugar de encontro no centro da capital enraizado na cultura coletiva peruana, transformar-se em um marco arquitetônico singular, flexível e tecnologicamente avançado, e, finalmente, ser o desencadeador da transformação urbana de CCN e de seu entorno próximo.

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 4 de 44
© Aitor Ortiz

Os cerca de 15.000 m² de área útil correspondem às 18 salas de convenções multifuncionais de diversas dimensões e proporções - desde 3.500 a 100 m²-, que permitem a assistência de 10.000 pessoas a eventos simultâneos. O restante do programa se completa com quatro pavimentos de estacionamento subterrâneo, além de diversos usos nos pavimentos superiores que dão apoio às salas de conferências, como áreas de tradução e gestão geral do centro, lojas e banheiros, oficinas e espaços de manutenção e distribuição de material, cozinhas e áreas de restauração, espaços expositivos, cafeterias e áreas de lazer. Tudo isso gera uma superfície total construída de 86.000 m².

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 13 de 44
© Aitor Ortiz

A proposta urbana localiza o acesso ao edifício no extremo norte, potencializando, assim, o desenvolvimento do futuro Boulevard da Cultura. O volume geral se organiza em três estratos físico-temporais claramente diferenciados, relacionados simbolicamente à história do país, ao tempo e à memória:

O presente, representado pelo grande vazio inferior - Salas da Nação - que recebe as duas salas transformáveis do arredor de 1.800 m², uma das quais se abre completamente ao espaço urbano ao recolher-se os painéis acústicos que conformam seu perímetro, gerando uma praça urbana coberta de mais de 2.500 m². 

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 5 de 44
© Aitor Ortiz
Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 18 de 44
© Aitor Ortiz

O passado, coração do projeto, um espaço exterior inspirado em um grande cofre - Salão de Lima- gerado de forma natural pela disposição e diferenças de altura das salas de convenções.

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 38 de 44
Corte Transversal
Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 39 de 44
Corte Transversal

O futuro, um grande volume de vidro - Sala Internacional das Nações -, um espaço de convenções altamente tecnificado que convida ao resto do mundo a aproximar-se do Peru por sua capacidade de empreendimento e promissor futuro.

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 14 de 44
© Aitor Ortiz

A flexibilidade operacional e funcional é uma chave no projeto integral do LCC e está orientada a maximizar o êxito econômico e social do projeto. Praticamente todas as salas podem ser ampliadas ou reduzidas graças aos painéis acústicos que as limitam, possibilitando diversas configurações espaciais.

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 6 de 44
© Aitor Ortiz

Tecnicamente, a condição inexorável à grande sala de 5.400 m² com capacidade para 3.500 pessoas permanecendo livre de pilares - unida à inconveniência sísmica de utilizar estruturas escoradas - transforma a proposta conceitual e estrutural em um desafio, posto que obriga a situar a grande sala no último nível. Localizar um volume coberto do tamanho de um campo de futebol, além de 30 metros de altura supõe um desafio, não só para o planejamento estrutural, mas também para resolução da mobilidade interna - acesso e evacuação - do edifício. 

Centro de Convenções de Lima / IDOM - Imagem 7 de 44
© Aitor Ortiz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Borja, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Convenções de Lima / IDOM" [LCC / ACXT] 04 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868448/centro-de-convencoes-de-lima-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.