O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Peru
  5. IDOM
  6. 2016
  7. Centro de Convenções de Lima / IDOM

Centro de Convenções de Lima / IDOM

Centro de Convenções de Lima / IDOM
Centro de Convenções de Lima / IDOM, © Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

© Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz + 44

  • Arquitetos

  • Localização

    San Borja, Peru
  • Arquitetos Encarregados

    Tono Fernández Usón, César Azcárate, Javier Álvarez de Tomás
  • Gestão de Projeto

    Javier Álvarez de Tomás
  • Área

    86000.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Equipe de Projeto

    María Cortés Monforte, Jorge Rodríguez, Alejandra Muelas, Enrique Alonso, Adrián Jabonero, Roberto Moraga, Armide González, Nazaret Gutiérrez, María Amparo González, Lucía Chamorro, Jesús Barranco, Magdalena Ostornol, DESSIN-TECHNISCH, Borja Gómez, Pablo Viña, Luis Valverde
  • Coordenador Equipe Lima

    Miguel de Diego
  • Coordenador Equipe Madrid

    Alejandro Puerta, Carmen Camarmo,
  • Estruturas

    Alejandro Bernabéu, Javier Gómez, Mónica Latorre
  • Climatização

    Antonio Villanueva, Ramón Gutiérrez, Mariano Traver, Celia Monge (SOLVENTA)
  • Iluminação

    Noemi Barbero
  • Engenharia Saúde Pública

    Ramón Gutiérrez, Mariano Traver, Javier Martínez (SOLVENTA)
  • Engenharia Elétrica

    José Antonio Yubero, Luis Martín, Carlos Jiménez, José Manuel Jorge, Javier Martínez (SOLVENTA)
  • Telecomunicações

    José Antonio Yubero, José Manuel Jorge, Carlos Jiménez, Luis Martín, Javier Martínez (SOLVENTA)
  • Acústica

    Mario Torices
  • Técnicos

    Óscar Martín Corpa, Carlos Mendoza, Alexander Chic, Sergio Lozana
  • Administração

    Banesa Marrero Castro
  • Construtora

    OAS
  • Mais informações Menos informações
© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto e a construção do Centro de Convenções de Lima (LCC) são marcados pelo contexto do compromisso que o Estado peruano adquiriu com o Banco Mundial e com o Fundo Monetário Internacional para celebrar Lima na Reunião dos Governantes do ano de 2015.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Estrategicamente situado no Centro Cultural da Nação (CCN) - junto ao Museu da Nação, Ministério da Educação, nova sede do Banco da Nação, ou o cofre de San Borja -, o LCC foi projetado para responder a quatro objetivos estratégicos: ser o motor cultural e econômico do país, representar um lugar de encontro no centro da capital enraizado na cultura coletiva peruana, transformar-se em um marco arquitetônico singular, flexível e tecnologicamente avançado, e, finalmente, ser o desencadeador da transformação urbana de CCN e de seu entorno próximo.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Os cerca de 15.000 m² de área útil correspondem às 18 salas de convenções multifuncionais de diversas dimensões e proporções - desde 3.500 a 100 m²-, que permitem a assistência de 10.000 pessoas a eventos simultâneos. O restante do programa se completa com quatro pavimentos de estacionamento subterrâneo, além de diversos usos nos pavimentos superiores que dão apoio às salas de conferências, como áreas de tradução e gestão geral do centro, lojas e banheiros, oficinas e espaços de manutenção e distribuição de material, cozinhas e áreas de restauração, espaços expositivos, cafeterias e áreas de lazer. Tudo isso gera uma superfície total construída de 86.000 m².

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

A proposta urbana localiza o acesso ao edifício no extremo norte, potencializando, assim, o desenvolvimento do futuro Boulevard da Cultura. O volume geral se organiza em três estratos físico-temporais claramente diferenciados, relacionados simbolicamente à história do país, ao tempo e à memória:

O presente, representado pelo grande vazio inferior - Salas da Nação - que recebe as duas salas transformáveis do arredor de 1.800 m², uma das quais se abre completamente ao espaço urbano ao recolher-se os painéis acústicos que conformam seu perímetro, gerando uma praça urbana coberta de mais de 2.500 m². 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

O passado, coração do projeto, um espaço exterior inspirado em um grande cofre - Salão de Lima- gerado de forma natural pela disposição e diferenças de altura das salas de convenções.

Corte Transversal
Corte Transversal
Corte Transversal
Corte Transversal

O futuro, um grande volume de vidro - Sala Internacional das Nações -, um espaço de convenções altamente tecnificado que convida ao resto do mundo a aproximar-se do Peru por sua capacidade de empreendimento e promissor futuro.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

A flexibilidade operacional e funcional é uma chave no projeto integral do LCC e está orientada a maximizar o êxito econômico e social do projeto. Praticamente todas as salas podem ser ampliadas ou reduzidas graças aos painéis acústicos que as limitam, possibilitando diversas configurações espaciais.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Tecnicamente, a condição inexorável à grande sala de 5.400 m² com capacidade para 3.500 pessoas permanecendo livre de pilares - unida à inconveniência sísmica de utilizar estruturas escoradas - transforma a proposta conceitual e estrutural em um desafio, posto que obriga a situar a grande sala no último nível. Localizar um volume coberto do tamanho de um campo de futebol, além de 30 metros de altura supõe um desafio, não só para o planejamento estrutural, mas também para resolução da mobilidade interna - acesso e evacuação - do edifício. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Convenções de Lima / IDOM" [LCC / ACXT] 04 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868448/centro-de-convencoes-de-lima-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.