O que 2019 significou para a impressão 3D na arquitetura

No início de 2019, identificamos a impressão 3D como uma tendência que influenciaria a arquitetura em 2019. Não era uma previsão difícil de fazer. Além de observar um aumento de 70% no interesse dos leitores pelo tema, em relação ao ano anterior, vimos como o campo disciplinar se comprometeu com a impressão 3D, desde o uso da tecnologia para combater a falta de moradia até a criação de conexões estruturais complexas e acessíveis.

Isso não significa que 2019 foi um ano "chato" no mundo da impressão 3D. De fato, embora a influência da tecnologia na arquitetura em 2019 fosse previsível, as várias maneiras pelas quais essa influência se manifestou não foram. Ao longo do ano, a impressão 3D apareceu em todos os lugares, desde um canal até a replicação de madeira, imaginando bairros do Texas até Marte.

O que 2019 significou para a impressão 3D na arquitetura - Mais Imagens+ 5

Recorde em Ponte Impressa 3D

Réplica da madeira. Imagem © Professor Xu Weiguo

O ano começou com a mais longa ponte para pedestres de concreto impressa em 3D do mundo sendo concluída em Xangai. Projetada pelo professor Xu Weiguo da Universidade de Tsinghua (Escola de Arquitetura) - Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital, a ponte de 26,3 metros de comprimento foi inspirada na antiga ponte Anji em Zhaoxian, na China.

Mobiliário Urbano em Impressora 3D

Colunas de concreto impressas em 3D. Imagem © Stefanos Tsakiris

No mesmo mês, o The New Raw lançou o Zero Waste Lab em Thessaloniki, uma iniciativa de pesquisa em que os cidadãos gregos podem reciclar resíduos plásticos em móveis urbanos. Parte do projeto maior Print Your City , ele utiliza um braço robótico e a reciclagem facilitando a criação de peças de mobiliário personalizadas que fecham o ciclo de resíduos de plástico. A iniciativa tem como objetivo usar produtos reciclados para redesenhar espaços públicos nas cidades.

Notável Imitação de Madeira

Réplica da madeira. Imagem © Columbia University

Também em janeiro, pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, revelaram um método de replicar de maneira vibrante a estrutura externa e interna de materiais como madeira, usando uma impressora 3D e técnicas especializadas de digitalização. Em seu estudo “Digital Wood: 3D Internal Color Texture Mapping”, a equipe de pesquisa descreve como um sistema de “cores e mapeamento voxel” levou à produção de um 3D impresso que se assemelha muito à textura da madeira de oliveira, incluindo em corte.

3D Printed Concrete Columns

Colunas de concreto impressas em 3D. Imagem © Benjamin Hofer

Continuando o tema acadêmico, a ETH Zurich revelou detalhes de “Concrete Choreography”, uma instalação inaugurada em Riom, na Suíça. A instalação apresentou o primeiro estágio de concreto impresso roboticamente em 3D, consistindo de colunas fabricadas sem cofragem e impressas em toda a sua altura em 2,5 horas.

Estruturas impressas em 3D no Pompidou

Estruturas impressas em 3D no Pompidou. Imagem © NAARO

Em fevereiro, o renomado Centre Pompidou, em Paris, abriu suas portas para duas esculturas vivas, incorporando as formas futuras de inteligência espacial. Como parte da exposição, intitulada “La Fabrique du vivant”, os fundadores da ecoLogicStudio Claudia Pasquero e Marco Poletto criaram “jardins humanos”, duas esculturas vivas impressas em 3D receptivas à vida humana e não humana.

Fachada Impressa 3D em Munique

Uma fachada impressa em 3D para Munique. Imagem © nuur.nu

Em março, o 3F Studio projetou uma fachada impressa em 3D destinada a servir como a nova entrada do Museu Deutsches em Munique, Alemanha. A startup com sede na Alemanha integrou funções como ventilação, isolamento e sombreamento na nova fachada.

Bairros Construídos em Impressão 3D no Texas

Um bairro impresso em 3D para o Texas. Imagem © Overland Partners

Em abril, a empresa de arquitetura Overland Partners, com sede em San Antonio, projetou uma série de propostas para novos bairros impressos em 3D no Texas. Em parceria com a 3 Strands Neighborhoods, sem fins lucrativos, e a ICON, criadora de impressoras, robótica e materiais avançados, a empresa utilizou a impressora 3D Vulcan II para revolucionar a construção de casas.

Um habitat impresso em 3D para Marte

Um habitat impresso em 3D para Marte. Imagem © AI SpaceFactory and Plomp

Em maio, o AI SpaceFactory recebeu o primeiro lugar no NASA Centennial Challenge. O habitat MARSHA da agência multi-planetária de arquitetura e design de tecnologia MARSHA foi agraciado como vencedor geral da série de competição de longa duração, concorrendo com 60 desafiantes no total. O habitat MARSHA oferece um vislumbre de como seria o futuro da vida humana em Marte, com um protótipo 3D de 4,5 metros de altura impresso durante a fase final da competição, incluindo três janelas colocadas roboticamente.

Futuro da Habitação Social?

O futuro da habitação social ?. Imagem © ICON and New Story

Como parte do nosso foco de um mês em Inovação, exploramos a capacidade da impressão 3D para enfrentar a crise imobiliária e oferecer uma alternativa às soluções tradicionais da habitação social. Vimos os prós e os contras da impressão 3D como uma ferramenta de construção em larga escala, considerando uma série de exemplos na qual a tecnologia demonstrou potencial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "O que 2019 significou para a impressão 3D na arquitetura" [What 2019 Meant for 3D Printing in Architecture] 18 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930120/o-que-2019-significou-para-a-impressao-3d-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.