Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Columbia University reproduz a estrutura interna da madeira com impressão 3D

Columbia University reproduz a estrutura interna da madeira com impressão 3D
via Columbia University
via Columbia University

Pesquisadores da Columbia University desenvolveram um método para recriar os padrões internos e externos de materiais como a madeira usando impressoras 3D e técnicas digitalização. Ao passo que a aparência externa e os padrões de objetos naturais são testados e experimentados com certa facilidade, um grande desafio na indústria de impressão 3D é a replicação da textura interna dos objetos.

Em seu estudo mais recente, intitulado Digital Wood: 3D Internal Color Texture Mapping, a equipe de pesquisadores descreve como um sistema de "mapeamento de cores e voxels" leva à produção de um objeto impresso em 3D cuja textura se parece muito com a da madeira de oliveira, inclusive em corte.

via Columbia University via Columbia University via Columbia University via Columbia University + 6

via Columbia University
via Columbia University

Para escanear a amostra de madeira original, os pesquisadores usaram uma técnica de imagem destrutiva, onde a madeira foi cortada em intervalos de 27 micrômetros (0,027 mm) em um equipamento conhecido como CNC - Controle Numérico Computadorizado. O conjunto resultante de 230 imagens foi preparado para fabricação usando um código imprimível em 3D e uma impressora polyjet fornecida pelos parceiros de pesquisa da Stratasys.

via Columbia University
via Columbia University

Para produzir o padrão vibrante da seção interna da madeira, a equipe usou imagens com uma resolução de 600x300dpi, convertida em um esquema de cores CMYK compatível com a impressora.

via Columbia University
via Columbia University

O objeto impresso final assemelha-se ao bloco de madeira original, tanto em sua aparência externa quanto em seu padrão de cor interno, como pode ser confirmado quando o bloco é cortado ou quebrado. O fluxo de trabalho apresentado pode ser empregado na réplica digital de objetos com padrões internos complexos que até agora eram impossíveis de fabricar.
-Fabian Stute, Joni Mici, Lewis Chamberlain e Hod Lipson

via Columbia University
via Columbia University

A equipe de pesquisadores da Columbia University foi comandada por Fabian Stute, Joni Mici, Lewis Chamberlain e Hod Lipson. É possível ler todo o relatório oficial neste link.

Outros avanços importantes nas tecnologias de impressão 3D incluem a primeira ponte de aço inoxidável impressa em 3D do mundo, exibida pela MX3D, e o inovador dispositivo médico da Tonkin Liu, que usa uma estrutura tipo shell lace.

Via: 3D Printing Industry

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Columbia University reproduz a estrutura interna da madeira com impressão 3D" [Columbia University Creates 3D-Printed Timber Lookalike with Internal Grain Pattern] 13 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909169/columbia-university-reproduz-a-estrutura-interna-da-madeira-com-impressao-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.