Primeira ponte de aço impressa em 3D é destaque na Semana do Design da Holanda

A empresa holandesa de robótica MX3D revelou a primeira ponte de aço inoxidável impressa em 3D do mundo na Dutch Design Week. Projetada para ser instalada em um dos canais mais antigos e famosos no centro de Amsterdã, a ponte foi criada em colaboração com o designer Joris Laarman. Equipando robôs industriais com ferramentas específicas, o projeto mostra as possíveis aplicações da tecnologia de impressão 3D com múltiplos eixos.

Primeira ponte de aço impressa em 3D é destaque na Semana do Design da Holanda - Mais Imagens+ 2

MX3D Bridge. Imagem © Adriaan de Groot
MX3D Bridge. Imagem © Adriaan de Groot

Proposta originalmente em 2015, a estrutura de aço foi construída por robôs de seis eixos a partir de camadas de aço fundido. Braços robóticos foram programados para controlar grandes máquinas de solda, de modo que a ponte foi projetada para seguir os regulamentos e especificações do conselho local. Além disso, matemáticos do Instituto Alan Turing e engenheiros da Arup trabalharam com a MX3D para criar uma rede de sensores inteligentes na ponte. Estes foram programados para registrar o desempenho da ponte, coletando dados como tensão, flexão, carga, deslocamento e vibração.

A MX3D fez parceria com a Arup e com a Heijmans para a construção. O projeto deve ser instalado sobre o canal Oudezijds Achterburgwal em 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Primeira ponte de aço impressa em 3D é destaque na Semana do Design da Holanda" [World's First 3D-Printed Steel Bridge Takes Center Stage at Dutch Design Week] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904615/primeira-ponte-de-aco-impressa-em-3d-e-destaque-na-semana-do-design-da-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.