Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Tonkin Liu cria dispositivo médico inovador inspirado em estruturas arquitetônicas

Tonkin Liu cria dispositivo médico inovador inspirado em estruturas arquitetônicas

Tonkin Liu cria dispositivo médico inovador inspirado em estruturas arquitetônicas
Tonkin Liu cria dispositivo médico inovador inspirado em estruturas arquitetônicas, Cortesia de Tonkin Liu
Cortesia de Tonkin Liu

Anna Liu e Mike Tonkin, do estúdio Tonkin Liu, de Londres, desenvolveram um dispositivo médico inovador para procedimentos na traqueia de pacientes. O protótipo de stent é baseado nas conhecidas Shell Lace Structures desenvolvidas pelo estúdio, uma “tecnologia estrutural de superfície projetada e desenvolvida ao longo de uma década de pesquisas para aplicações em arquitetura e engenharia.”

O protótipo impresso em 3D é 500 vezes menor do que o utilizado pela empresa para suas aplicações arquitetônicas e foi desenvolvido em colaboração com a Arup e o Museu de História Natural.

Cortesia de Tonkin Liu Cortesia de Tonkin Liu Cortesia de Tonkin Liu Cortesia de Tonkin Liu + 10

Cortesia de Tonkin Liu
Cortesia de Tonkin Liu

A estrutura por trás do projeto se baseia na biomimética e busca inspiração em características naturais de moluscos e plantas, usadas desde 2008 para criar pavilhões, pontes e torres ultraleves. A aplicação médica dessa tecnologia assume a forma de um stent traqueal, comumente usado para tratar vias aéreas colapsadas em casos de câncer de garganta, trauma ou envelhecimento.

Cortesia de Tonkin Liu
Cortesia de Tonkin Liu

Este projeto é pequeno em escala mas grandioso em ambição. Mostra como os arquitetos podem ir além da arquitetura - como podemos projetar outras coisas além de edifícios. Nosso objetivo agora é fazer com que o Shell Lace Stent seja fabricado em escala para que ele possa trazer benefícios tangíveis para pacientes em todo o mundo.
- Mike Tonkin, cofundador do Tonkin Liu

O novo dispositivo se diferencia da malha tubular tradicional - produzida em tamanhos padronizados, frequentemente causando problemas de ajuste - e propõe um instrumento em forma de C, mais adaptável às dimensões da traqueia de cada paciente. O desenho em C se "desenrola" uma vez inserido, oferecendo um ajuste flexível e resistente. Feito de silicone médico, a superfície perfurada do stent ajuda a respiração e a ingestão de medicamentos. 

Cortesia de Tonkin Liu
Cortesia de Tonkin Liu

Precisamos reimaginar coletivamente o papel do arquiteto - o setor da arquitetura tem um grande potencial para se envolver com diferentes áreas e profissões. Ao passo que todos nós vivemos mais e exigimos mais da medicina, devemos procurar usar nossas habilidades (no nosso caso, design e fabricação digital avançados) para colaborar e beneficiar a sociedade.
- Mike Tonkin, cofundador do Tonkin Liu

Cortesia de Tonkin Liu
Cortesia de Tonkin Liu

O projeto foi elogiado por grandes especialistas da área médica, com o professor Martin Birchall, da University College London, chamando-o de "uma invenção notável e sem precedentes, que é inovadora no contexto dos dispositivos atualmente disponíveis."

Cortesia de Tonkin Liu
Cortesia de Tonkin Liu

O protótipo foi apoiado pelo programa Innovate UK, financiado pelo governo do Reino Unido em 2016.

Via: Olson Kundig

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Tonkin Liu cria dispositivo médico inovador inspirado em estruturas arquitetônicas" [Tonkin Liu Create Innovative Medical Device using their Signature Shell Lace Structure] 20 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904026/tonkin-liu-cria-dispositivo-medico-inovador-inspirado-em-estruturas-arquitetonicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.