UNStudio lança startup focada no bem estar das pessoas nas cidades do futuro

Cortesia de UNStudio

Um crescente número de novas tecnológicas nesse início de século abriu caminho à teorização e a implementação das chamadas Smart Cities, ambientes urbanos projetados com base em dados técnicos e concebidos para serem eficientes. Embora a maioria das inovações tecnologias estejam relacionadas à infraestrutura, uma nova startup chamada de UNSense acaba de ser lançada com uma abordagem voltada ao ser humano, com foco na saúde e no bem-estar das pessoas.

Fundada por Ben van Berkel, diretor do escritório holandês UNStudio, e com sede em um centro de inovação de Amsterdã, a UNSense pretende usar dados técnicos para projetar intervenções em espaços urbanos de modo a qualificar a saúde física, mental e social das pessoas. Como empresa irmã independente do UNStudio, a UNSense se especializará em tecnologia orientada ao usuário para desenvolver uma arquitetura focada nas pessoas - uma abordagem de "software" que oferece um contraponto ao "hardware" do UNStudio.

UNStudio lança startup focada no bem estar das pessoas nas cidades do futuro - Mais Imagens

Cortesia de UNStudio

Vivemos na era do iPhone, mas as empresas de arquitetura e construção ainda encontram-se na era do Walkman. Com a UNSense, queremos integrar totalmente as novas tecnologias ao ambiente construído para melhorar a vida das pessoas, dos ambientes de trabalho e os deslocamentos intra-urbanos. Não é o hardware ou o software em si que nos interessa, mas como ele pode ser aplicado na arquitetura e no urbanismo para qualificar a vida das pessoas.
- Ben van Berkel, fundador e arquiteto responsável pela UNSense

A UNSense se utiliza de tecnologias a partir de três níveis de sensibilidade: a cidade, o edifício e os espaços interiores. Projetadas com foco no bem estar dos indivíduos, essas tecnologias podem ser utilizadas para aliviar o estresse, criar uma sensação de segurança e otimizar o ambiente circundante para o conforto humano através da iluminação e ventilação natural.

CitySense. Imagem Cortesia de UNStudio

Abordando a falta de recursos dos escritórios de arquitetura para o desenvolvimento de novas tecnologias, a UNSense operará independentemente do UNStudio, trabalhando em colaboração com analistas de dados, algoritmos, neurocientistas e outras áreas especializadas não facilmente disponíveis em nosso ambiente profissional. Embora independentes do UNStudio, os fundadores da UNSense reconhecem seu potencial para “permitir que nosso escritório expanda seu potencial projetual incorporando novas tecnologias em nossos projetos”.

Solar Brick. Imagem Cortesia de UNStudio

As primeiras soluções da UNSense já estão mostrando os primeiros resultados na prática. A "CitySense", uma infra-estrutura sensorial que coleta dados para mapear experiências pessoais de vida e trabalho, está atualmente em fase de testes na cidade de Amsterdã e em outras cidades holandesas. Enquanto isso, o “Solar Brick”, um módulo fotovoltaico que pode ser instalado em coberturas e também em fachadas, poderá no futuro transformar todo o tecido urbano de nossas cidades em usinas de energias limpas e renováveis.

Em seu novo website, a UNSense lançou um blog documentando seus objetivos e ambições, que podem ser acessados aqui.

Via: UNSense

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "UNStudio lança startup focada no bem estar das pessoas nas cidades do futuro" [UNStudio Founder Launches Startup for Shaping Human-Focused Smart Cities] 15 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892108/unstudio-lanca-startup-focada-no-bem-estar-das-pessoas-nas-cidades-do-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.