ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque

O escritório ODA Nova York divulgou imagens de sua proposta para o Dragon Gate em Chinatown, um pavilhão que busca se tornar símbolo do famoso bairro novaiorquino. Utilizando materiais modernos e formas que simbolizam as tradições chinesas, o projeto busca captar a dualidade do bairro: uma comunidade tradicional resistente às mudanças da sociedade em contraposição ao seu fenômeno exclusivamente contemporâneo, de dialogar com a diversidade inclusiva de Nova Iorque.

Localizado no ponto de cruzamento das Ruas Canal, Baxter e Walker, o projeto pretende ativar o espaço dos pedestres, atualmente subutilizado. O Dragon Gate apresenta uma forma triangular composta por uma estrutura em grelha tridimensional feita de perfis tubulares de bronze inspirados nos tradicionais andaimes de bambu da China. Na medida em que a estrutura se adensa, algumas peças são pintadas de vermelho para compor a imagem de um dragão em voo. 

ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 2 de 5ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 3 de 5ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 4 de 5ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 5 de 5ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Mais Imagens

ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 2 de 5
Cortesia de ODA New York

O projeto busca responder ao seu contexto urbano, potencializando as rota de pedestres e suas conexões. Um portal comum em forma de arco não conseguiria acomodar o fluxo cruzado de pedestres do local, assim, uma série de arcos foi criada para permitir vários pontos de acesso, todos voltados em direção a uma área central.

ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 3 de 5
Cortesia de ODA New York

Mais do que uma intervenção urbana estratégica, o Dragon Gate pretende evocar uma relação mais profunda e significativa com a cultura chinesa. A associação da estrutura com bambu faz referência a um material de significado cultural, remetendo à longevidade, vitalidade, virtude e sorte. Onde a estrutura se adensa, as pinturas vermelhas compõe uma figura que se assemelha a um dragão em voo, fazendo lembrar o famoso simbolo chinês de força e fortuna. 

ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque - Imagem 5 de 5
Cortesia de ODA New York

Para além de uma intervenção urbana, o Dragon Gate celebra a diversidade, passando uma mensagem de apoio à comunidade de imigrantes em uma época de crise mundial marcada pelo hipernacionalismo. 

Via: ODA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "ODA projeta pavilhão inspirado em dragão para Chinatown em Nova Iorque" [ODA Unveils Images of Bamboo-Inspired "Dragon Gate" for New York's Chinatown] 09 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892069/oda-projeta-pavilhao-inspirado-em-dragao-para-chinatown-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.