Aviões elétricos e carros sem motoristas: primeiro aeroporto do mundo autossuficiente em energia

Aviões elétricos e carros sem motoristas: primeiro aeroporto do mundo autossuficiente em energia

Em uma era definida pela globalização e um sistema econômico baseado em tempo e dinheiro, nossos espaços urbanos estão cada vez mais integrados com complexos sistemas aeroportuários, dando origem a um fenômeno arquitetônico mundial conhecido como "Aerotrópolis". Haptic Architects e Nordic Office of Architecture, dois escritórios de arquitetura da Noruega, imaginaram um futuro ainda mais à frente, e estão projetando na cidade de Oslo aquela que seria a primeira cidade aeroportuária autossuficiente em energia do mundo.

Aviões elétricos e carros sem motoristas: primeiro aeroporto do mundo autossuficiente em energia - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Haptic Architects

O masterplan de 4 milhões de metros quadrados para a Cidade Aeroportuária de Oslo (OAC), incorpora a ambição do governo norueguês de passar de uma economia baseada em petróleo para uma economia majoritariamente assentada em energias renováveis. Incluindo recursos de baixa emissão de carbono e tecnologias sustentáveis, a cidade aeroportuária será capaz de gerar mais energia do que consome, possibilitando a venda do excedente energético para os edifícios do entorno. O projeto não se restringe apenas as tecnologias atualmente disponíveis no mercado, mas servirá como um campo experimental de novos sistemas, incluindo veículos elétricos autônomos, auto-iluminação, sistemas inteligentes de coleta de resíduos e quem sabe ainda, de forma mais ambiciosa, uma frota de aeronaves elétricas.

Cortesia de Forbes Massie

A cidade aeroportuária de Oslo será um catalisador para as atividades econômicas de alto valor agregado na Noruega. Esperamos que ela ofereça também empregos de longo prazo para pessoas altamente qualificadas, desenvolvendo novos produtos baseados em tecnologia de ponta. Como urbanistas, estamos pensando à longo prazo, com foco em soluções sustentáveis e inovadoras. Acreditamos que a futura transformação da cidade aeroportuária de Oslo não é uma questão de se, mas quando! - Thor Thoeneie, diretor-gerente da Oslo City Airport

Mais do que um local para o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, a OAC incorpora uma série de estratégias voltadas aos seres humanos, já que deverá abrigar uma população de até 40 mil pessoas. Espaços públicos, áreas verdes e centros de lazer servirão como pano de fundo para uma população apaixonada por esportes e atividades ao ar livre. O centro da cidade será completamente aberto para pedestres e sem veículos automotores, e todo o sistema de transporte público poderá ser acessado à pé em não mais de cinco minutos.

Cortesia de Forbes Massie

Esta é uma oportunidade única para projetar uma nova cidade a partir do zero. Aplicando novas estratégias de planejamento urbano, como "caminhabilidade", densidades apropriadas, fachadas ativas e um centro livre de carros, combinando tudo isso com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, poderemos criar uma verdadeira cidade sustentável do futuro. - Tomas Stokke, Diretor da Haptic Architects.

Cortesia de Forbes Massie
Cortesia de Forbes Massie

A construção da Cidade Aeroportuária de Oslo está prevista para começar no início de 2019, e os primeiros edifícios deverão ser concluídos em 2022.

Oslo Airport Expansion / Nordic - Office of Architecture

82 Text description provided by the architects. Designed by Oslo-based practice Nordic-Office of Architecture, the 115,000 sqm expansion to Oslo Airport sets new standards in sustainability. The competition-winning design, which uses snow as a coolant, has achieved the world's first BREEAM 'Excellent' sustainability rating for an airport building.

Via: Haptic Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Aviões elétricos e carros sem motoristas: primeiro aeroporto do mundo autossuficiente em energia" [Electric Planes and Driverless Cars: Plans Unveiled for World's First Energy-Positive City Airport] 20 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890497/avioes-eletricos-e-carros-sem-motoristas-primeiro-aeroporto-do-mundo-autossuficiente-em-energia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.