O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Temos que trazer de volta a habitação ao centro das cidades": Joan Clos, diretor da ONU-Habitat

"Temos que trazer de volta a habitação ao centro das cidades": Joan Clos, diretor da ONU-Habitat

"Temos que trazer de volta a habitação ao centro das cidades": Joan Clos, diretor da ONU-Habitat
"Temos que trazer de volta a habitação ao centro das cidades": Joan Clos, diretor da ONU-Habitat, Joan Clos na abertura da World Water Week 2011. Imagem © Flickr User: worldwaterweek [Thomas Henrikson/SIWI], Licença CC BY 2.0
Joan Clos na abertura da World Water Week 2011. Imagem © Flickr User: worldwaterweek [Thomas Henrikson/SIWI], Licença CC BY 2.0

A cada vinte anos, a ONU organiza uma conferência internacional sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Sua terceira edição aconteceu e outubro deste ano, pela primeira vez na América Latina (em Quito, Equador), recebendo as delegações de 193 países membros da ONU para discutirem o futuro das cidades.

Por ocasião do evento internacional, o atual diretor da ONU-Habitat, Joan Clos, conversou com o jornal colombiano El Tiempo sobre os principais desafios enfrentados pelas cidades, enfatizando o papel do Estado no planejamento urbano. "Em Nova Iorque não deixam de fazer negócios por que há normas; pelo contrário, fazem porque lá a definição de espaço público é absoluta e radical."

Cidades latino-americanas como Santiago enfrentaram um forte processo de adensamento após uma desmedida expansão em direção à periferia nos anos 1990. Imagem © Flickr user: Francisco Madariaga, Licença CC BY-NC-ND 2.0
Cidades latino-americanas como Santiago enfrentaram um forte processo de adensamento após uma desmedida expansão em direção à periferia nos anos 1990. Imagem © Flickr user: Francisco Madariaga, Licença CC BY-NC-ND 2.0

Em meio a uma burocracia do Estado e uma respectiva consolidação das autoridades locais, Clos afirma: "A moda é dizer que os prefeitos vão resolver tudo, porém, é o Estado que estabelece as normas, define as políticas de habitação, do meio ambiente, o salário mínio, o financiamento dos municípios, e tudo isso afeta a vida dos cidadãos."

O ex-prefeito de Barcelona (entre 1997 e 2006) também adverte que tanto o Estado como as cidades devem entender o erro que significa entregar o planejamento urbano (ou ausência dele) ao mercado imobiliário. "Eles não têm por que saber sobre vias públicas pois este é um serviço coletivo e não de um projeto urbanístico. Delega-se a eles por incapacidade do Estado", comenta. 

Na medida em que as taxas de urbanização se consolidam na América Latina, África e Ásia, a problemática da habitação e sua localização foi abordada no Habitat III:

Temos que trazer de volta a habitação ao centro das cidades. E isso pode ser feito se perseguirmos e considerarmos este objetivo [...] A construção na periferia tem como consequência o crescimento da 'mancha urbana', e a dispersão diminui a produtividade das cidades [...] A maioria das cidades do mundo já passou por isso. Entre os anos 60 e 70 a população migrou para a periferia. Quando viram os efeitos perniciosos em relação aos custos, nos anos 90 e 2000, houve um retorno ao centro. Retornar ao centro exige uma intervenção que inclui mudar a regulamentação.

Leia a entrevista completa no jornal El Tiempo.

Habitat III. Imagem © ONU-Habitat / Divulgação
Habitat III. Imagem © ONU-Habitat / Divulgação
Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. ""Temos que trazer de volta a habitação ao centro das cidades": Joan Clos, diretor da ONU-Habitat" ['Hay que volver a poner la vivienda en el centro de las ciudades': Joan Clos, director de ONU-Hábitat] 07 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798536/temos-que-trazer-de-volta-a-habitacao-ao-centro-das-cidades-joan-clos-diretor-da-onu-habitat> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.