Antes e Depois: 30 fotos que mostram que é possível projetar para os pedestres

Proporcionar mais espaço aos pedestres é uma das principais metas dos projetos de renovação urbana em muitas cidades do mundo.

Recorrendo à distribuição do espaço público, que implica, muitas vezes, em restringir o espaços dos automóveis - seja nas ruas ou estacionamentos -, plantar mais árvores, construir mais calçadas e ciclovias e estabelecer novas zonas de lazer, é possível projetar lugares mais acolhedores, com menos congestionamento viário e que fomentam o uso de meios de transporte sustentáveis, como as caminhadas e o ciclismo.

Visando divulgar as renovações que mudaram o desenho das cidades, o coletivo brasileiro Urb-I, composto por arquitetos e urbanistas, iniciou o projeto Antes/Depois, que, como diz seu nome, mostra como era as ruas no passado e como são hoje, expondo indubitáveis mudanças em seus desenhos.

O projeto tem caráter colaborativo, então, qualquer pessoa pode recorrer ao Google Street View ou outra ferramenta para divulgar as mudanças que estão acontecendo em sua cidade.

Veja, a seguir, a renovação de alguns espaços urbanos.

Padre Alonso de Ovalle, Santiago de Chile. Image Cortesía de Urb-I
Apoquindo, Santiago de Chile. Image Cortesía de Urb-I
Bank St., Adelaida, Australia. Image Cortesía de Urb-I
Boulevard Ion C., Bucarest, Rumania. Image Cortesía de Urb-I
Forth St., Auckland, Nueva Zelanda. Image Cortesía de Urb-I
Griffith Park Boulevard, Los Ángeles, Estados Unidos. Image Cortesía de Urb-I
Minquen W Rd, Taipei, Taiwán. Image Cortesía de Urb-I
Calle Marqués de Leganés, Madrid, España. Image Cortesía de Urb-I
Coenties Slip, Nueva York, Estados Unidos. Image Cortesía de Urb-I
Regnbuepladsen, Copenhague, Dinamarca. Image Cortesía de Urb-I
Rue St. Hubert, Montreal, Canadá. Image Cortesía de Urb-I
R Sacadura Cabral, Río de Janeiro, Brasil. Image Cortesía de Urb-I
R Nova do Carvalho, Lisboa, Portugal. Image Cortesía de Urb-I
Plaza Tiradentes, Río de Janeiro, Brasil. Image Cortesía de Urb-I
Dutch Kills Green, Queens, Nueva York, Estados Unidos. Image Cortesía de Urb-I
Palace St., Dublín, Irlanda. Image Cortesía de Urb-I
Avenue General Brosset, Lyon, Francia. Image Cortesía de Urb-I
Avenue Shamrock, Montreal, Canadá. Image Cortesía de Urb-I
Agias Sofias, Salónica, Grecia. Imagen 2015 por Kosmas Anagnostopoulos. Image Cortesía de Urb-I
Av. Duque de Ávila, Lisboa, Portugal. Image Cortesía de Urb-I
Avenida Francisco I Madero, Ciudad de México. Image Cortesía de Urb-I
Avenida José Larco, Lima, Perú. Image Cortesía de Urb-I
Avenue General Brosset, Lyon, Francia. Image Cortesía de Urb-I
Stationsstraat, San Nicolás de Flandes, Bélgica. Image Cortesía de Urb-I
Strada Halelor, Bucarest, Rumania. Image Cortesía de Urb-I
Times Square, Nueva York, Estados Unidos. Image Cortesía de Urb-I
Venn St., Londres, Reino Unido. Image Cortesía de Urb-I
Young St., Southport, Australia. Image Cortesía de Urb-I
Shlomtsiyon HaMalka, Jerusalén, Israel. Image Cortesía de Urb-I

Publicado originalmente em 27 de agosto de 2015 e atualizado em 16 de setembro de 2019. 

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Antes e Depois: 30 fotos que mostram que é possível projetar para os pedestres" [Antes / Después: 30 fotos que demuestran que es posible diseñar pensando en los peatones] 21 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772541/antes-depois-30-fotos-que-mostram-que-e-possivel-projetar-para-os-pedestres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.