
Segundo um estudo feito pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2020, foram catalogadas no território brasileiro mais de 46 mil espécies nativas, sendo que praticamente a metade delas são endêmicas, ou seja, ocorrem exclusivamente no Brasil e em nenhum outro lugar do mundo de forma natural. Um número exorbitante que reflete a diversidade da flora encontrada no país.
Entretanto, apesar dessa rica natureza, por muito tempo, os projetos paisagísticos desenvolvidos no Brasil eram condicionados ao uso de espécies exóticas, uma prática relacionada principalmente à influência dos países colonizadores sobre essa cultura. Foi apenas por volta de 1940 com Roberto Burle Marx - um dos principais arquitetos paisagistas do século XX – que o uso das plantas nativas brasileiras começou a ser devidamente incorporado aos projetos nacionais.



















