Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas

Uma das instâncias mais radicais de transformação do espaço público aconteceu recentemente. Durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19, o espaço público se transformou em "um recurso médico, centro de distribuição, espaço de transbordamento, local de protesto e resistência, academia, centro para idosos, centro comunitário, creche, pátio escolar, boate, via de transporte, restaurante ao ar livre, shopping center, parquinho infantil, teatro aberto, espaço de música, refugio natural e um lugar de pertencimento, de 'sentir-se em casa'".

Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 2 de 5Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 3 de 5Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 4 de 5Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 5 de 5Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Mais Imagens

Como Setha Low escreve em seu livro Why Public Space Matters, "o espaço público importava".

Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 2 de 5
Por que o espaço público é importante. Imagem © Oxford University Press

Mas por que os espaços públicos importam? Para Low, uma antropóloga de formação e professora de psicologia ambiental, geografia, antropologia e estudos femininos na City University of New York, sua importância reside em seu valor social e em seu papel de estabelecer comunidades socialmente justas.


Artigo Relacionado

Parques urbanos deveriam fazer parte do sistema de saúde pública

Eles são lugares de interação social e construção comunitária. São lugares onde as pessoas aprendem a conviver com a diferença. Eles oferecem um palco para protestos políticos e sociais e podem incentivar a democracia e a igualdade. Eles são cruciais para o florescimento das pessoas e de suas sociedades.

O espaço público abrange todos os tipos de lugares: os parques, praças e bibliotecas típicos, mas também ruas e calçadas, infraestrutura social e "vínculos ambientais". No entanto, a definição de espaço público varia de acordo com quem a define. Um arquiteto paisagista, por exemplo, centra-se na forma espacial e nas interações das pessoas com o meio ambiente, enquanto um cientista social se concentra nas relações sociais.

Para estabelecer uma compreensão mais uniforme do espaço público, Low propõe seis características que as pessoas de diferentes disciplinas podem usar para definir qualquer espaço público:

  • Aspectos físicos
  • Propriedade
  • Autoridade de governança ou gestão e financiamento
  • Controle e influência, regulamentos e acesso
  • Significado simbólico/histórico
  • E atividade política

A determinação dessas seis características mostra que "existem muitos tipos e não um tipo ideal" de espaço público.

Ao longo do livro, Low recorre às suas décadas de pesquisa sobre espaço público, que começaram em 1978. Desde então, questões como injustiça racial, desigualdade socioeconômica e mudanças climáticas, entre outras, sempre foram importantes, mas são ainda mais agora. São nessas questões que ela se concentra em seu livro.

Low aponta Jones Beach, a 32 km da cidade de Nova York e um dos parques estaduais mais populares do estado, como um espaço público onde os visitantes experimentam justiça social. Seus dois anos de pesquisa mostraram como muitos grupos diversos frequentam um espaço onde se sentem aceitos e pertencentes, especialmente em um contexto onde as cidades vizinhas restringem o acesso à praia.

Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 3 de 5
Parque Estadual Jones Beach, Nova York. Imagem © Wikipedia, Chanilim714, CC BY-SA 3.0

O desenho do local acomoda e acolhe diferentes pessoas por meio de design físico e marcos urbanos - calçadões e rampas suaves, bancos amplos, placas que remetem à histórica Vila Lakota, e assim por diante. Mas, além disso, Jones Beach tem "muitos tipos de pessoas e também ambientes para experimentar e coisas para fazer, de modo que as pessoas encontram um lugar para si mesmas e, assim, se sentem representadas e bem-vindas". Elas se sentem igualmente reconhecidas e respeitadas.

Low argumenta que lugares como Jones Beach são fundamentais para uma sociedade democrática e para o espaço público - e, como resultado, também é importante avaliar a justiça social nos espaços públicos. Ela oferece o "Modelo de Avaliação de Justiça Social e Espaço Público" para examinar e projetar espaços justos, o que é útil tanto para arquitetos quanto para membros da comunidade.

Parques como Jones Beach, bem como outros locais estudados por Low, como a "Passarela sobre o Parque Histórico de Hudson" em Poughkeepsie e Highland, e a Lake Welch Beach no Parque Estadual Harriman, Nova York, incorporam espaços públicos estereotipados, especialmente na mente dos arquitetos paisagistas.

Outro tipo de espaço público que ela examina é menos considerado: as ruas, calçadas, praças, pontes e outros ambientes usados como parte da economia informal. Essa economia pode representar até 70% da força de trabalho em áreas urbanas da África subsaariana e do Sudeste Asiático. Trabalhar nesses espaços públicos - inclusive em sociedades neoliberais como a nossa, que têm poucas proteções para pessoas mais pobres e sem-teto - expõe os trabalhadores especialmente à violência física, roubo, vigilância policial e encarceramento.

Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 4 de 5
Dabbawallas entregam almoços como parte da economia informal de Mumbai. Imagem © Wikipedia, Joe Zachs de Pune, Índia, CC BY 2.0

Vender, entregar, coletar resíduos, cuidar: todas essas atividades acontecem em espaços públicos. Na profissão de arquitetura paisagística, onde desenhos de parques glamorosos muitas vezes chamam mais atenção, é importante lembrar que "para grande parte do mundo, o espaço público é um local de trabalho ou busca de trabalho e construção de capital social para encontrar um emprego melhor ou mais estável". Os estudos de caso etnográficos de Low ao redor do mundo demonstram como esses espaços são adaptáveis ​​e capacitadores para as pessoas que os usam como seus locais de trabalho.

Como antropóloga médica de formação, Low deixa claro que as dinâmicas sociais estão no cerne de sua compreensão do espaço público. No entanto, ela vê a sustentabilidade ambiental como um fio condutor integral dessa compreensão. Seu primeiro emprego como professora, no departamento de arquitetura paisagística e planejamento regional da Universidade da Pensilvânia, era instruir "saúde humana e ambiental como resultado de um planejamento ecológico".

Para Low, elementos como hortas comunitárias e agricultura urbana são benefícios ecológicos não por si só, mas porque “[constroem] comunidades mais fortes, [apoiam] a reprodução social e [promovem] a justiça ambiental”. Ela destaca as palavras de um morador de Detroit: “A justiça ambiental não se trata apenas da distribuição de coisas ruins… Trata-se também da distribuição de poder entre comunidades que historicamente têm sido apenas sujeitos e experimentos de estruturas de poder”.

Os vários capítulos do livro apresentam as etnografias sistemáticas de Low que fundamentam suas descobertas. Ela observa, fala, mapeia e escreve notas de campo que, em última análise, revelam padrões de comportamentos e interesses. Low aprecia esta metodologia de etnografia porque, em vez de, digamos, contar o número de pessoas num espaço, “centra-se na razão pela qual as pessoas estão fazendo o que fazem do seu próprio ponto de vista”.

A etnografia também significa que a perspectiva do pesquisador – por natureza subjetiva – desempenha um papel significativo na pesquisa. Para ilustrar a sua reflexividade, o livro está repleto de excertos das notas de campo de Low sobre crianças que criam espaços lúdicos em Nairobi, locais de trabalho improvisados nas ruas de Varanasi, o seu trabalho de planeamento ecológico na ilha de Sanibel, Flórida.

São estas observações nítidas e empáticas dos espaços públicos – o que os fazem funcionar, as pessoas que os ativam e a diversidade de formas como utilizam esses espaços – que animam o livro e ilustram tão vividamente a sua afirmação de que os espaços públicos são cruciais para o florescimento de sociedades.

Low escreve sobre suas décadas de pesquisa de uma forma que faz seu trabalho parecer fácil. Suas notas de campo evocativas revelam o prazer que ela sente em vivenciar e realizar seu trabalho compreendendo paisagens urbanas. No entanto, também está claro que ela dedicou muito esforço e tempo a cada um dos seus estudos de caso. Ela reconhece que certas pesquisas levaram anos enquanto ela observava os participantes e conduzia extensas entrevistas.

Ela sabe que este é um período de tempo impraticável para arquitetos paisagistas que desejam realizar pesquisas ou avaliações semelhantes. Mesmo assim, eles exigem uma forma rigorosa de estudar as interações entre os humanos e seu ambiente. Assim, o capítulo final do livro oferece kits de ferramentas, metodologias e recursos para projetar e avaliar espaços públicos. Mais notavelmente, Low fornece um modelo de como os leitores podem realizar etnografias de espaço público menos demoradas, na mesma linha que a dela.

Low chama esse método de "Kit de Ferramentas para o Estudo Etnográfico do Espaço" (TESS), que ela desenvolveu em conjunto com seus colegas. Ela cooptou algumas técnicas do "Procedimento de Avaliação Etnográfica Rápida", uma metodologia usada por antropólogos médicos que leva apenas meses, bem como outras técnicas comportamentais.

Em última análise, o TESS consiste em cinco etapas: 1) Mapeamento; 2) Observação participante; 3) Entrevista; 4) Documentação histórica; e 5) Análise.

Não é um kit de ferramentas de projeto, mas sim um kit etnográfico desenvolvido para permitir que você se torne seu próprio cientista social e se envolva diretamente no ativismo do espaço público para melhorar as cidades para o futuro. - Setha Low

Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas - Imagem 5 de 5
Tompkins Square Park em East Village, Manhattan, Nova York. Low criou um estudo de caso do parque usando o método TESS. Imagem © Wikipedia, David Shankbone, CC BY-SA 3.0

Low acredita no poder do espaço público socialmente justo e seus efeitos transformadores. Embora um parque, uma calçada ou uma praça possam não resolver sozinhos os problemas de injustiça social, ela acredita que podem ser pontos de partida. Ela apresentou a estrutura e seus próprios exemplos para capacitar o leitor a iniciar a transformação em sua própria comunidade.

Este artigo foi publicado originalmente em The Dirt.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Mitchell Tada, Grace. "Espaços públicos socialmente justos são cruciais para sociedades prósperas" [Socially Just Public Spaces Are Crucial to Flourishing Societies] 23 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010274/espacos-publicos-socialmente-justos-sao-cruciais-para-sociedades-prosperas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.