SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis

O laboratório de pesquisa e design da IKEA, SPACE10, publicou o relatório The Healthy Home, a segunda edição da série Future Home. O relatório explora três temas principais relacionados aos ambientes domésticos: como nossas casas nos protegem de danos, restauram nossos corpos e mentes, e nos permitem evoluir ao longo das etapas da vida. A pesquisa tem como objetivo avaliar as formas pelas quais as casas podem contribuir positivamente e apoiar os ritmos e fluxos de vida das pessoas.

SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 2 de 5SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 3 de 5SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 4 de 5SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 5 de 5SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Mais Imagens

Preocupado com as noções de uma "casa saudável", o SPACE10 se propôs a explorar espaços além de seu papel estritamente funcional, examinando seu impacto na saúde e bem-estar de seus moradores e conectando-os a desafios como o aquecimento planetário, poluição, segurança, nutrição e solidão. O estudo adota uma abordagem múltipla, incluindo também estudos de caso e inovações em diversas partes do mundo.

SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 5 de 5
SPACE10 - Healthy Home. Image © Marissa Patrice Leitman

Noções de saúde, cuidado e felicidade são princípios orientadores para o modo como muitos de nós desejamos viver. No entanto, no contexto do aumento dos gastos com saúde, uma população idosa em crescimento e desconexões entre as pessoas e seus familiares, devemos reconsiderar como a saúde e o cuidado se encaixam em nossas vidas diárias — e como nossas casas podem desempenhar um papel de apoio. Pilares da saúde, como descanso, nutrição, um sentido de pertencimento e crescimento pessoal, serão cada vez mais integrados à forma como vivemos. — Ivan Korolev, Pesquisa e Estratégia, SPACE10

O SPACE10 resumiu as conclusões do relatório em dez pontos, destacando como as casas do futuro poderão apoiar melhor as pessoas:

  1. Clima: Antecipar mudanças de temperatura e umidade e manter um ambiente seguro.
  2. Poluição: Proteger os residentes do ar e da água contaminados por meio de rotinas ou produtos aprimorados.
  3. Privacidade: Equilibrar a privacidade e segurança das pessoas em casa com uma conectividade mais tranquila.
  4. Descanso: Estratégias para o sono que considerem todos os nossos sentidos.
  5. Nutrição: Adaptar a cozinha para apoiar todos na preparação de alimentos nutritivos.
  6. Higiene: Harmonizar a higiene pessoal com o bioma doméstico para aumentar o bem-estar.
  7. Ludicidade: Facilitar a brincadeira, o exercício e a aprendizagem para todos, e promover interações intergeracionais.
  8. Cuidado com a comunidade: Promover atos de cuidado coletivo para combater a solidão.
  9. Envelhecimento: Apoiar o envelhecimento permitindo que o espaço e os móveis sejam reconfigurados com facilidade.
  10. Interconexão: Uma casa saudável também é regenerativa e inclusiva, ou seja, é melhor para as pessoas e para o planeta.

SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 2 de 5
SPACE10 - Healthy Home. Image © Marissa Patrice Leitman

SPACE10 é um laboratório de pesquisa e design apoiado e dedicado à marca IKEA para qualificar novas oportunidades, informar estratégias e projetar novas soluções para um futuro melhor. No início deste ano, o escritório lançou um concurso global de design e um programa de pesquisa de código aberto para reimaginar o programa doméstico usando tecnologias de inteligência artificial. O laboratório também é responsável por várias outras iniciativas, incluindo um relatório sobre o impacto do design digital na arquitetura e um projeto voltado a empregar métodos de fabricação digital para criar abrigos de abelhas.

SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis - Imagem 3 de 5
SPACE10 - Healthy Home. Image © SPACE10

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "SPACE10 e IKEA publicam diretrizes para criar casas saudáveis" [SPACE10’s New Report Reveals the Essential Elements for Creating Healthy Homes ] 21 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005600/space10-e-ikea-publicam-diretrizes-para-criar-casas-saudaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.