Perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo: uma seleção de artigos para se aproximar do tema

Não é novidade que a questão de gênero permeia toda a nossa organização como sociedade e sistema, refletindo diretamente a dualidade dos "papéis femininos e masculinos" e seus mecanismos de opressão de gênero. No âmbito da arquitetura e do urbanismo isso não é diferente. Ao longo dos séculos, as cidades e suas edificações têm se mantido e se transformado de forma a priorizar as demandas de um perfil bem específico de usuário. Tal estrutura, obviamente, não considera outras identidades e formas de apropriação, ou seja, a demanda real e toda a sua diversidade de classes sociais, gênero, cores, faixas etárias, orientações sexuais, etc. São planejamentos e projetos disfarçados de uma concepção “neutra”, mas que na verdade reproduzem o olhar de um homem branco de classe média.

Essa polêmica estruturação urbana e arquitetônica, com o passar do tempo, começou a ganhar visibilidade e encabeçar discussões fundamentais sobre a perspectiva de gênero nas disciplinas e a apropriação igualitária das cidades. Com isso, autores, projetos e estudos vieram à tona a fim de embasar mudanças de pensamentos e de ações. Nesse sentido, levando em conta a complexidade e, sobretudo, a urgência do tema, ao longo dos anos o Archdaily tem produzido e divulgado diferentes artigos que abordam desde exemplos práticos de inclusão da perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo até fundamentações teóricas e marcos históricos.

A seguir compilamos uma série de artigos que pode servir de base para uma compreensão mais aprofundada sobre o tema:

Iniciativas e projetos

Perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo: uma seleção de artigos para se aproximar do tema - Imagem 5 de 10
#DCRainbowCrosswalks Washington, DC USA. Flickr by Ted Eytan Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

História e teoria

Perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo: uma seleção de artigos para se aproximar do tema - Imagem 9 de 10
© Category is Books

Mobilidade urbana e perspectiva de gênero

Perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo: uma seleção de artigos para se aproximar do tema - Imagem 2 de 10
© Stefano Aguiar

Diretrizes e caminhos

Perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo: uma seleção de artigos para se aproximar do tema - Imagem 8 de 10
© Tanushree Rao / Unsplash

O ArchDaily está sempre aberto a receber artigos que abordam questões de gênero, raça e sexualidade e como esses temas se relacionam com o espaço. Se quiser contribuir com a discussão, envie seu artigo através de nosso formulário de contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Perspectiva de gênero na arquitetura e no urbanismo: uma seleção de artigos para se aproximar do tema" 26 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004936/perspectiva-de-genero-na-arquitetura-e-no-urbanismo-uma-selecao-de-artigos-para-se-aproximar-do-tema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.