Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos

Um ambiente árido remete a regiões específicas caracterizadas por uma severa falta de água disponível e condições climáticas extremamente secas. Por definição, as regiões áridas são as que recebem menos de 25 centímetros de chuva por ano. Na imensa vastidão dos ambientes áridos, onde climas extremos trazem grandes desafios, o papel da água na arquitetura assume uma nova dimensão.

Por séculos, arquitetos e designers inventaram técnicas, tecnologias e novas estruturas para lidar com paisagens desérticas áridas e a necessidade de água. Além disso, é preciso criatividade para aproveitar, coletar e resfriar a água em ambientes áridos.

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 2 de 8Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 3 de 8Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 4 de 8Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 5 de 8Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Mais Imagens+ 3

Descubra diferentes edifícios icônicos localizados em ambientes secos e desérticos em todo o mundo e explore como cada um desses projetos aborda a escassez de água de maneira diferente e única.

Cidade Masdar, United Arab Emirates

Foster + Partners

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 6 de 8
Cidade Masdar. Imagem © Tyler Caine

Projetada para ser um empreendimento de zero emissões de carbono e zero resíduos, a Cidade Masdar é um esquema urbano sustentável projetado pela Foster + Partners e construído pela Masdar em Abu Dhabi. Projetada como um centro de negócios e destino para empresas de tecnologia, a Cidade Masdar incorpora muitas técnicas tradicionais árabes de manejo de água. Por exemplo, utiliza torres de vento, criando ventilação cruzada e resfriamento passivo. Comumente chamada de "a cidade mais verde do mundo", o empreendimento urbano é conhecido por seu instituto de águas residuais na Universidade Khalifa, e a longo prazo, a instituição espera aperfeiçoar sua coleta de água da chuva e utilizar a tecnologia de dessalinização para reciclar a água.

Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah (KAUST), Arábia Saudita

HOK

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 2 de 8
KAUST. Imagem Cortesia de HOK

Ao longo da costa do Mar Vermelho, a KAUST é uma universidade privada de pesquisa localizada em um ambiente desértico. Além de ser o primeiro campus universitário misto na Arábia Saudita, a KAUST possui e opera sua própria planta de dessalinização por osmose reversa de água do mar. Além disso, a universidade possui um canal de água que percorre a rota central dos pedestres, resfriando o ambiente externo. A universidade tinha 4.349 alunos e professores em tempo integral no campus em 2019, com todas as suas necessidades de água atendidas e cerca de 147.449 m3 de água potável produzida pela planta de dessalinização.

Casa dos Três Jardins, Kuwait

AGi Architects

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 5 de 8
Casa dos Três Jardins. Imagem Cortesia de AGi Architects

No clima extremo do seco Kuwait, esta casa encontrou uma solução para utilizar o exterior 365 dias por ano usando água e nivelamento. Um jardim está situado no térreo, ativando espaços próximos durante os períodos mais quentes e resfriando as principais áreas sociais da casa. Uma grande folha de água é colocada 4 metros abaixo do nível da rua protegida pela massa térmica do solo para acelerar o resfriamento do ar em direção aos espaços superiores. O ar quente é substituído por ar mais frio através da água deste átrio central sob a terra.

Sistema de coberturas côncavas, Irã

BMDesign Studio

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 3 de 8
Sistema de telhado côncavo. Imagem Cortesia de BMDesign Studio

Projetado na província de Kerman, em Jiroft, o BMDesign Studio criou o "Telhado Côncavo" como solução para a luta do árido Irã contra a escassez de água. A infraestrutura que atua como coletora de água da chuva permite que mesmo as menores quantidades de chuva cheguem ao telhado e evitem a evaporação. Através da captação eficiente da precipitação na forma de água da chuva e de orvalho da manhã, uma escola com 923 m2 de área de telhado coberta pelo sistema côncavo coleto aproximadamente 28 metros cúbicos de água.

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 8 de 8
Sistema de telhado côncavo. Imagem Cortesia de BMDesign Studio

Os edifícios acima mostram maneiras diferentes de lidar com a água na aridez, desde plantas de dessalinização, resfriamento passivo, reaproveitamento de água e captação de precipitação. Estudar a água em estruturas situadas em ambientes áridos expande a habilidade de arquitetos e urbanistas de criar novas tecnologias que se integram perfeitamente com as paisagens circundantes. À medida que navegamos em um mundo cada vez mais estressado pela água, há muitas maneiras novas e criativas de suavizar a dureza dos ambientes áridos através do uso inteligente. A água é um componente fundamental da natureza e do design que não pode ser ignorado. Ela pode ativar o conforto térmico, fornecer isolamento e criar experiências espaciais novas e flexíveis.

Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos - Imagem 4 de 8
Cidade Masdar. Imagem © Tyler Caine

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Água e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

“Water is life and our passion. And water conservation is climate protection. We at Hansgrohe are committed to making a difference in how water is considered in Architecture, with products that save water while maintaining the same showering experience.”

Every month we explore a topic in-depth through articles, interviews, news, and architecture projects. We invite you to learn more about our ArchDaily Topics. And, as always, at ArchDaily we welcome the contributions of our readers; if you want to submit an article or project, contact us.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Projetando para a escassez de água: como a arquitetura está se adaptando a ambientes áridos" [Designing for Water Scarcity: How Architects are Adapting to Arid Environments] 16 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002730/projetando-para-a-escassez-de-agua-como-a-arquitetura-esta-se-adaptando-a-ambientes-aridos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.