Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah / HOK

KAUST Campus © 2009 J.B. Picoulet – S. Lourié

Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah / HOK - Mais Imagens+ 50

  • Arquitetos: HOK; HOK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Bradley Corporation USA
Acesso ao Campus

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de 560 mil metros quadrados da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, a KAUST, apresenta uma série de detalhes que rendeu-lhes a etiqueta LEED Platinum. Formado por duas partes, o Campus e a Cidade Universitária, a universidade conta com algumas unidades administrativas, a acomodação estudantil, faculdades, entre outros programas.

O projeto consiste em duas partes, o campus e a cidade universitária, com instalações e acomodações para estudantes, professores e funcionários.

Biblioteca

A área principal do Campus é composta por dez volumes com vista para o Mar Vermelho e abrigam os escritórios administrativos da Universidade, espaços de apoio estudantil, biblioteca, laboratórios, centros de pesquisa, um auditório e uma mesquita. Um Centro de Estudos Costeiros ainda está em construção e será inaugurado em janeiro. 

Biblioteca

Este foi o primeiro edifício que nossa equipe visitou, a Biblioteca. 

O núcleo de serviço e circulação está localizado no centro da planta, liberando o perímetro para livros, áreas de estudo, computadores, etc. As fachadas laterais têm uma pele dupla translúcida com estrutura de aço. Esta pele permite que o interior seja preenchido com luz natural. No final do volume, com vista para o mar, o interior ganha um pé direito alto, com um espaço para estudo individual e em grupo, e uma excelente vista.

Biblioteca

Transversal a esses volumes, existe uma circulação aberta que conecta todos os edifícios. A massa dos volumes lançou grandes sombras protegendo os acessos dos edifícios. 

Mesquita
Acessar o edifício por um caminho sombreado

Entre os volumes, você encontra pátios cobertos com telhado perfurado que filtram a luz e permitem que o ar flua.

Pátio Coberto
Pátio Coberto
Pátios

As fontes no nível do solo resfriam o ar, que flui constantemente através das chaminés. Esta circulação é um elemento importante neste clima extremo, pode-se sentir constantemente o fluxo refrescante de ar ao caminhar entre os edifícios.

Sistema de Resfriamento

Dentro dos prédios de laboratórios e pesquisa, encontramos espaços com pé direito triplo no centro. Estes espaços, intersectados por pontes abertas, dão uma riqueza social ao interior, conectando visualmente as diferentes áreas de trabalho.

Inteiror do edifício de laboratórios e pesquisa

Quanto à materialidade, a maioria das fachadas é coberta com painéis NBK terracota da Hunter Douglas em tom escuro, pedra, vidro e aço, telhados perfurados e folhas translúcidas. Você pode facilmente observar conceitos tradicionais da arquitetura árabe aplicada de maneira contemporânea a este edifício: a filtragem do sol, o uso da água, a massa, etc.

Circulação
Brise de Vidro

Bem ao lado do campus, estão as residências para os professores e alunos. A ideia de uma massa compacta é misturada com grandes avenidas e canais, ao longo dos quais os ventos fluem. Estes têm uma arquitetura mais tradicional, uma vez que o masterplan foi feito pelo HOK, mas a arquitetura para estas moradias foi feita por outros arquitetos.

Vista para o mar

Não há departamento de arquitetura na KAUST, mas durante a visita aos laboratórios, nossa equipe encontrou com o Prof. Dr. Helmut Pottmann, diretor do Centro de Pesquisa em Modelagem Geométrica e Visualização Científica, que estudou geometria na arquitetura (autor do livro Architectural Geometry).

Ele mostrou o trabalho que fez com o Asymptote para o Yas Marina Hotel no circuito de Abu Dhabi F1 e disse que trabalha com outras práticas para trazer suas estruturas à realidade.

Serviços para Estudantes

É interessante ver um projeto deste tamanho em um clima tão extremo e construído em tão pouco tempo. Durante a conferência de imprensa na abertura, a diretoria da Universidade anunciou que foi o primeiro edifício na Arábia Saudita a obter a certificação LEED Platinum.

Nossa equipe teve também a oportunidade de entrevistar Bill Odell, arquiteto e sócio da HOK. 

Cidade

Essa viagem deu oportunidade para entender mais sobre a cultura islâmica e como ela se reflete nesse projeto. Também foi muito interessante ouvir a opinião dos sauditas sobre o projeto, e todos concordaram que o foco na pesquisa de fontes de energia renováveis foi um grande passo para um país que detém 24% das reservas mundiais de petróleo, pensando no futuro.

Cidade

Em nome da equipe do Archdaily, gostaríamos de agradecer à KAUST e à Fleishman-Hillard por tornar isso possível.

Cidade

Cidade

Rua

Prof. Dr. Helmut Pottmann

Estrutura

Estrutura

Maquete
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saudi Arabia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah / HOK" [King Abdullah University of Science and Technology / HOK] 23 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911673/universidade-de-ciencia-e-tecnologia-king-abdullah-hok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.