Casa dos Três Jardins / AGi Architects

Casa dos Três Jardins / AGi Architects - Mais Imagens+ 48

Mubarak Al Kabeer, Kuwait
  • Arquitetos: AGi architects; AGi architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GMetal, GRG, Gunni&Trentino, Pedro Beltrán, panoramah!®
  • Equipe De Projeto: Willy Ollero, Gwenola Kergall, Lulu Alawadhi, Ana López Cerrato, Alfredo Carrato, Cristina Ruiz Nolasco , Hanan Alkouh, Samer Mohammad, Babu Abraham, Abdulhafiz Bahi El Din
  • Iluminação: Irene Bas
  • Projeto De Interiores: AGi architects
  • Arquitetos Responsáveis : Nasser B. Abulhasan, Joaquín Pérez-Goicoechea
  • Líderes Do Projeto: Stefania Rendinelli, Sara Barranco
  • Cidade: Mubarak Al Kabeer
  • País: Kuwait
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tudo começou com uma questão: É possível desenhar um espaço externo que pode ser utilizado 365 dias por ano?

Para lugares onde o clima é moderado pode parecer simples, mas em regiões de climas extremos como o Kuwait é preciso pensar novas estratégias. Passamos a pergunta ao cliente: é possível viver em um espaço externo localizado em diferentes níveis? Você conseguiria classificar suas atividades ao ar livre em ações diurnas e noturnas? De verão e de inverno?

Essas perguntas podem ser difíceis de serem respondidas por uma família mediterrânea, mas definitivamente não é o caso para aqueles acostumados a morar em condições adversas e que podem facilmente definir o que pode ou não ser feito durante o verão, por exemplo.

Decidimos estratificar os usos externos de acordo com o período do ano e as horas do dia em que essas atividades podem ser desenvolvidas, e assim surgiu o conceito de três jardins diferentes. 

Axonométrica

O primeiro deles é um 'Jardim Molhado' no térreo, que permitiu ativar espaços relacionados durante os períodos mais quentes. A piscina e algumas fontes de água estão localizadas aqui, rodeadas pelos principais espaços sociais da casa.

O Jardim de Verão está na camada mais fria, localizada 4 metros abaixo do nível da rua. Protegido pela massa térmica do solo e pelo sombreamento do volume da casa, uma grande camada de água está posicionada para catalizar a evapotranspiração que por convecção sobe e refresca o ar em direção aos espaços superiores. 

O terceiro está na cobertura, um local ideal para os dias de inverno e as quentes noites de verão. Uma camada de placas perfuradas cobre o Jardim de Inverno, evitando o efeito da radiação solar direta e aumentando a privacidade de seus habitantes.

Estes três jardins se tornam unificados como apenas um espaço externo e são conectados tanto visual como fisicamente através das escadarias externas. O restante da casa foi desenvolvido a partir da geração de vazios já mencionados, articulando o programa dos usos exigidos em torno deles. 

Outro aspecto importante é a circulação interna da casa, fortemente conectada ao conceito de família assumido pelos clientes. A partir da entrada principal, a separação dos espaços e níveis atua como um filtro para visitantes, portanto aqueles que circulam por ali são apenas aqueles que têm uma relação próxima com a família. A circulação dentro do edifício - tanto vertical como horizontal - é concebida de maneira fluida criando múltiplas rotas e possibilidades para os residentes de maneira mais ou menos direta. Os percursos podem ser realizados tanto interna como externamente, oferecendo vistas qualificadas e diferentes experiências. Neste sentido, as áreas 'públicas' são visualmente conectadas, deixando a maior parte das áreas privadas mais íntimas. Oposto ao volume fechado e em direção ao lado externo, enfatizado pelo revestimento uniforme em pedra - está a total transparência dos espaços voltados ao pátio interno, revestido em azulejos brancos que refletem a luz para iluminar os ambientes naturalmente. 

A mesma camada perfurada que serve de filtro na cobertura - placas metálicas de alumínio anodizado - foi utilizada para manter a privacidade dos residentes em relação à seus vizinhos e filtrar a luz direta, servindo como abrigo para a vegetação contra o clima agressivo do Kwait.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Três Jardins / AGi Architects" [Three Gardens House / AGi Architects] 06 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875150/casa-dos-tres-jardins-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.