A inteligência artificial é realmente a próxima grande novidade na arquitetura?

Este artigo foi originalmente publicado em Common Edge.

Está aqui! A renascença digital do século XXI acabou de produzir sua última debutante, e sua entrada chique e sensacional enviou o mundo a uma histeria impressionada. Agora, sambando sem esforço na disciplina da arquitetura, brilhando com a promessa de ser imaculada, revolucionária e invencível: o ChatGPT. O mais recente chatbot da OpenAI foi recebido com uma recepção frenética que parece tudo muito familiar, quase um dèjá vu de algum tipo. A razão é esta: toda vez que qualquer inovação tecnológica aparece no horizonte da arquitetura, ela é imediatamente empurrada para um holofote cegante e anunciada como o "próximo grande acontecimento". Mesmo antes de ser entendida, absorvida ou ratificada, a ideia já atraiu uma multidão de defensores e uma horda ainda maior de detratores. Hoje, enquanto todos se preparam para serem varridos pela enxurrada de uma nova descoberta, voltamos nosso olhar introspectivo, desembrulhando onde a tecnologia nos levou e o que mais está por vir.

A tendência da prática arquitetônica em glamurizar momentos de glória tecnológica pode ter sido fundada nos primeiros sucessos do CAD e do BIM em um momento em que o desenho manual era a norma. Curiosamente, nem todo momento desse tipo se traduziu na interrupção que se destinava a ser. Lembramos, apenas muito bem, que em nossos primeiros dias na profissão, a impressão 3D era a terra prometida final, deixando as pessoas em suspense com suas indicações de produção rápida, eficiência de custos e minimização de resíduos. No entanto, essa visão elevada nunca foi totalmente realizada e a tecnologia inofensiva luta para ver a adaptação em larga escala hoje.

Apesar dessas experiências pouco impressionantes, os arquitetos continuam fascinados e até mesmo temerosos da direção para a qual estamos nos dirigindo. Na verdade, no século XXI, para cada arquiteto com olhos estrelados, admirando tudo o que é científico, existe um contraparte igualmente petrificado, acovardando-se sob o leviatã que é a tecnologia emergente. Mas antes de jogarmos a toalha na arquitetura, vamos primeiro perguntar isso: o que é preciso para uma inovação ter sucesso?

Invariavelmente, como qualquer outra commodity produzida em massa, a inovação deve ser acessível e adaptável, apoiada por um nível proporcional de habilidades, hardware e outros recursos. A tecnologia arquitetônica, em particular, deve ter o aspecto adicional de utilidade ou o conhecimento de onde se encaixa no mecanismo do processo de design. Se tornar uma peça integral e indispensável da máquina, inevitavelmente será sustentada, como têm sido o AutoCAD, o BIM e o design generativo. Mas se não puder provar-se absolutamente crítica para o processo e permanecer opcional ou suplementar - como a impressão 3D, a RV e a RA -, é menos provável que floresça.

Discernir o escopo de cada inovação tecnológica é uma agência de seu usuário. Cada nova ferramenta opera dentro de um domínio específico, delineado por suas funções, para produzir um resultado específico. Por exemplo, a exploração de forma com ferramentas avançadas de modelagem não seria a mesma que a exploração de forma com ferramentas mais elementares. É, em última análise, a decisão do arquiteto determinar a rota para obter o resultado desejado. Da mesma forma, ampliar ou diminuir o papel de uma etapa específica no fluxo de trabalho também pode definir o escopo de uma determinada tecnologia. Por exemplo, no escritório londrino da Arup, a RV / RA e sistemas relacionados são usados ​​significativamente para enriquecer o processo de design.

A inteligência artificial é realmente a próxima grande novidade na arquitetura? - Imagem 2 de 2
Imagem da Wikipedia do Shard (à direita) vs. quatro visuais gerados pelo Disco Diffusion. Comparar a produção da IA com uma imagem de um fórum popular de código aberto confirma o fato de que o conhecimento da IA se estende apenas até os bancos de dados existentes. Consequentemente, a IA responde como um arquiteto fortemente influenciado aos prompts “vidro, pirâmide, torre, paisagem urbana de Londres”. Cortesia de Geethanjali Raman e Mohik Acharya

De certa forma, parece que temos motivos para euforia. Chegamos longe da arquitetura de papel e lápis, e o futuro pitoresco, estilo Matrix, da AI nos chama à porta. A maioria do software de AI - como DALL-E, Stable Diffusion, Disco Diffusion, Midjourney e até ChatGPT - opera utilizando dados derivados do ciberespaço de acesso aberto para gerar respostas com base em prompts de texto fornecidos pelo usuário - em outras palavras, dando forma tangível a uma ideia em minutos. Isso revela novas e emocionantes possibilidades na arquitetura, como já estão descobrindo os designers. O arquiteto italiano Arturo Tedeschi recentemente usou o ChatGPT para escrever um script para o Grasshopper 3d, combinando as forças da IA baseada em texto e da tecnologia avançada de modelagem. Embora isso seja realmente notável, usar AI para projetar um prédio do zero ainda é um sonho distante, embora um plausível. Enquanto isso, ainda podemos aproveitar as habilidades da AI baseada em imagem na conceituação, tratando-a, como o arquiteto baseado em Londres Arthur Mamou-Mani coloca, como um "mood board mais envolvido". Em teoria, fazer as perguntas certas ao software pode potencialmente ajudar a explorar uma ideia. Mas isso é altamente problemático por causa da forma como a IA funciona. Com sua hiperdependência da reciclagem de dados no ciberespaço, a IA é vulnerável à imitação cega de estilos arquitetônicos, colocando em risco a linguagem de design do futuro de mais objetificação. O resultado é uma arquitetura de cópia e cola consumista produzida para agradar as sensibilidades de gratificação instantânea. Uma preocupação ainda mais comovente é que, na ausência de quaisquer estruturas regulatórias, as empresas de arquitetura podem ser susceptíveis a violações de dados. No entanto, se a regulamentação for imposta neste ecossistema, provavelmente limitará o banco de recursos do software de IA, tornando-o inútil. Uma abordagem mais útil na prática atual é empregar a AI baseada em imagem na fase de pós-produção, para aumentar o processo de renderização ou mesmo em necessidades de design suplementares de marketing e criação de conteúdo online.

O domínio da AI baseada em texto e imagem é potencialmente mais pervasivo do que outras tecnologias, pois pode ser empregado em quase todas as etapas do processo de design. No entanto, é necessário reconhecer que a maior parte do processo de design é alocada para tarefas (como coordenação entre serviços) decididamente menos glamorosas do que as visuais brilhantes de clickbait que a AI produz. De certa forma, os arquitetos também trabalham com base em prompts que o cliente fornece diretamente, através de um briefing, e indiretamente, através de suas subjetividades pessoais. Essa camada é então sobreposta com as sensibilidades do arquiteto, seu estilo individualista e interpretações. Incorporar esse conhecimento em sistemas artificiais de inteligência ainda pode levar algum tempo, mas enquanto isso, vamos nos deleitar com o conhecimento que se desdobra diante de nós, levando-o com um grão de sal e não superestimando sua capacidade. 

Sobre este autor
Cita: Geethanjali Raman & Mohik Acharya . "A inteligência artificial é realmente a próxima grande novidade na arquitetura?" [Is AI Really the Next Big Thing in Architecture?] 25 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002085/a-inteligencia-artificial-e-realmente-a-proxima-grande-novidade-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.