Poluição por plástico: soluções através da arquitetura

Hoje, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, uma data que, entre outras coisas, formenta a busca por soluções para o problema global da poluição por plástico. O evento foi coordenado pela Costa do Marfim com o objetivo de nos lembrar da importância de nossas ações individuais em relação ao tema — e a importância de os governos e as empresas intensificarem urgentemente suas medidas.

A poluição por plástico é um problema ambiental que afeta diversos setores e a arquitetura não fica excluída. O plástico é um material amplamente utilizado na indústria da construção devido à sua durabilidade, resistência e baixo custo. No entanto, sua produção, uso e descarte inadequado têm um impacto significativo no meio ambiente. Para abordar esse problema, é importante tomar medidas em várias etapas, que incluem redução, reciclagem, conscientização e regulamentações. A seguir, apresentamos alguns projetos que abordam esses pontos.

Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado

O Museu do Plástico, projetado por delavegacanolasso, foi criado com o propósito de destacar o papel do plástico em nossas vidas, além de promover a reutilização e a reciclagem desse material. O museu, inaugurado em Madri em maio de 2021, não apenas exibia objetos de plástico, como também foi construído inteiramente com esse material. Através dos elementos apresentados em seu interior, como objetos essenciais para a saúde, comunicação, construção, alimentação e mobilidade sustentável, os visitantes puderam apreciar os benefícios que o plástico nos proporciona quando usado adequadamente.

Poluição por plástico: soluções através da arquitetura - Imagem 2 de 4
The Plastic Museum / delavegacanolasso. Image © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Um interior impresso em 3D com plástico reciclado: reduzindo os resíduos e aprimorando o design

A Ecoalf, uma empresa líder em moda sustentável, fez uma colaboração com a Nagami, um estúdio de design que busca transformar a produção e o consumo por meio da impressão 3D em larga escala. Ambas as marcas espanholas compartilham o compromisso com a fabricação sustentável e se uniram para criar uma loja Net Zero, Zero Waste em Las Rozas, Madrid. Este novo espaço garante novo destino para 3,3 toneladas de resíduos plásticos, que podem ser completamente reciclados ao final de sua vida útil sem perder sua qualidade estrutural. 

Poluição por plástico: soluções através da arquitetura - Imagem 4 de 4
© Alfonso Quiroga

É possível transformar resíduos de plástico em moradias acessíveis?

Othalo, uma empresa fundada em 2019, tem se destacado por sua tecnologia que permite a produção em massa de sistemas construtivos a partir de resíduos plásticos reciclados. Esses sistemas podem ser usados para criar uma variedade de estruturas, como moradias, instalações para refugiados, escolas, hospitais e unidades móveis de armazenamento com temperatura controlada para alimentos e medicamentos. O notável é que todas essas estruturas são acessíveis, sustentáveis e atendem aos padrões de vida contemporâneos. Por exemplo, uma única casa de 60 metros quadrados pode reciclar até oito toneladas de plástico. Considerando a quantidade de resíduos plásticos que atualmente contaminam o planeta, seria possível fabricar um bilhão desses protótipos de moradias.

Poluição por plástico: soluções através da arquitetura - Imagem 3 de 4
Cortesía de Othalo

Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, una-se aos esforços de conscientização da população. #BeatPlasticPollution.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Poluição por plástico: soluções através da arquitetura" [Polución por plástico: Soluciones desde la arquitectura] 05 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002027/poluicao-por-plastico-solucoes-atraves-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.