Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado

O plástico é um material incrível. O grande problema é a forma como estamos usando-o e descartando-o na natureza. Foi com essa ideia em mente que o Museu do Plástico foi criado, para mostrar o papel vital que o plástico desempenha nas nossas vidas, bem como as possibilidades que o seu reaproveitamento e reciclagem oferecem. Inaugurado em Madri no dia 8 de maio, não conterá apenas plástico, mas será construído inteiramente a partir desse material. Através das peças que se encontram no interior, como objetos essenciais para os cuidados de saúde, comunicação, construção, alimentação e mobilidade sustentável, o visitante poderá conhecer tudo o que o plástico nos proporciona quando é feito o seu uso correto.

“Este museu destaca a importância do uso do plástico e sua contribuição para a proteção do meio ambiente em todas as fases: ecodesign, uso, reaproveitamento e reciclagem”, afirma Alicia Martín, porta-voz da EsPlásticos, plataforma que reúne os diversos agentes que fazem parte do setor plástico da Espanha. “Mostra também qual é a sua contribuição no combate às alterações climáticas através da redução do consumo de energia e das emissões de CO2”, acrescenta.

Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 11 de 18
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)
Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 10 de 18
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

De fato, falamos muito sobre os enormes malefícios que o plástico tem trazido para o meio ambiente. Mas há muitos casos que este material reduziu o gasto excessivo de energia. Neste artigo de Alberto Cerri são expostos alguns prós e contras deste polêmico material, mas que está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. “Um exemplo é a indústria automobilística. Os carros antigos contavam com muitos equipamentos metálicos, pesadíssimos. Com o alastramento dos materiais plásticos, eles chegaram ao mercado de autopeças para compor os novos automóveis. Resultado: os carros ficaram mais leves e o custo com combustível diminuiu sensivelmente, amenizando as emissões de gases de efeito estufa.” O autor também cita outros produtos plásticos como as lonas plásticas usadas em aterros sanitários para evitar a contaminação de lençóis freáticos, o isolamento térmico de determinados materiais reduz o consumo de energia, filmes plásticos proporcionam melhores rendimentos em certos tipos de culturas agrícolas, entre muitos outros.

Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 14 de 18
Cortesia de delavegacanolasso
Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 9 de 18
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Por ser um produto muito completo, isso também se torna um problema. Sua durabilidade e resistência mecânica e contra fungos e bactérias o tornam quase eterno, dificultando a decomposição. Além disso, é um material difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo, ocupando grandes volumes no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. Quando o plástico cai nos oceanos, ele se fragmenta em pequenas partículas plásticas, microplásticos, que acabam participando da cadeia alimentar. Repensar sobre o plástico de uso único (sacolas, copos descartáveis, canudos, etc) é imprescindível e já tem sido feito. Mas pensar no destino do material após o descarte é tão importante quanto.

No dia 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, a estrutura será desmontada para reaproveitar e reciclar todas as suas peças de forma a transmitir a importância deste gesto de valorização destes materiais. Paredes, tetos e pisos serão reciclados com o objetivo de transformá-los em diferentes objetos e dar-lhes uma nova vida.

Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 15 de 18
Cortesia de delavegacanolasso
Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 17 de 18
Desmontagem da estrutura
Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 18 de 18
Detalhes

O Museu foi projetado pelo estúdio de arquitetura Delavegacanolasso, especializado na arquitetura modular pré-fabricada e na utilização de elementos plásticos para o projeto e construção de estruturas e móveis. Com uma área de 73,5m2, é construída com diversos materiais plásticos, como polietileno, metacrilato, policarbonato e PVC. Apresenta um design moderno e vanguardista, e combina luz natural e artificial, enquanto brinca com diferentes materiais plásticos. Ao longo das suas três salas, o Museu apresenta-se como um espaço transformador, que visa uma mudança na percepção errada ou imprecisa do plástico, um material reciclável e sustentável. Além disso, mostra como esses materiais são essenciais e como eles transformaram setores como saúde, alimentação, construção civil e mobilidade, entre outros. Por fim, o museu persegue o objetivo de transformar o uso indevido por meio de práticas responsáveis, consciência ambiental e uma cultura de reutilização e reciclagem.

Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 5 de 18
Croqui. Image Cortesia de delavegacanolasso
Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado - Imagem 12 de 18
Cortesia de delavegacanolasso

Para quem não pode visitar pessoalmente o museu, o Museu do Plástico coloca à disposição no seu site um tour virtual por todas as salas e peças do museu, para que através de imagens e vídeos também possam usufruir da experiência.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Um museu sobre o plástico, de plástico, e que será completamente reciclado" 06 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961564/um-museu-sobre-o-plastico-de-plastico-e-que-sera-completamente-reciclado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.