Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023

Na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, o Pavilhão da África do Sul explora a representação arquitetônica de estruturas sociais por meio de uma exposição intitulada The Structure of a People. Antes da exposição, os curadores do pavilhão, Sr. Stephen Steyn, Dr. Emmanuel Nkambule e Dr. Sechaba Maape, realizaram uma chamada nacional intitulada Political Animals, com o objetivo de reunir artefatos criados por professores e estudantes de arquitetura para representar as estruturas de suas escolas ou universidades. Os modelos arquitetônicos resultantes, produzidos pela ModelArt, serão exibidos no pavilhão.

Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 9Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 9Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 9Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 9Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 4

O espaço do pavilhão é dividido em três zonas. A primeira, intitulada The Past is the Laboratory of the Future, traça conexões com a representação arquitetônica de estruturas sociais em sociedades pré-coloniais do sul da África. A Zona II, The Council of (Non-Human) Beings, apresenta desenhos contemporâneos sobre o tema do animismo na prática arquitetônica. Por fim, Political Animals apresenta as estruturas curriculares das escolas de arquitetura sul-africanas como objetos arquitetônicos. Os seis modelos selecionados são "Olhar para o Outro Lado", "Ressonância", "MAAT 18", "Caos Organizado", "Vozes Amplificadas" e "Comemorando Culturas".

Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 9
Courtesy of the South African Pavilion at Biennale Architettura 2023

O comunicado de imprensa oficial da exposição explica a inspiração para o tema: "Espalhadas por mais de dez mil quilômetros quadrados de terras gramadas em Mpumalanga, cerca de duzentos quilômetros a leste de Joanesburgo, encontram-se as ruínas de uma vasta civilização conhecida como Bokoni. De particular interesse arquitetônico neste local está um grande número de gravuras rupestres em baixo-relevo que retratam planos de construção. É amplamente aceito que os planos não foram destinados à construção, mas constituem uma representação arquitetônica teórica, demonstrando que os pastores de Bokoni faziam desenhos das estruturas sociais conforme representadas pelos planos arquitetônicos."

É com essa tradição em mente que a exposição abordará condições contemporâneas, como mudanças ecológicas e desigualdade. "A inclusão de sistemas de valores anteriormente periféricos depende fortemente da valorização dos valores pré-coloniais, por meio do estudo dos Sistemas de Conhecimento Indígena e de seu papel na reimaginação de nossos assentamentos humanos, instituições e comunidades contemporâneas para o futuro", diz o comunicado. 

Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 6 de 9
Courtesy of the South African Pavilion at Biennale Architettura 2023

Com este Pavilhão, temos uma grande oportunidade de apresentar artefatos e pensamentos anteriormente não vistos, profundamente enraizados nos vitais Sistemas de Conhecimento Indígena da África do Sul, e demonstrar como o passado pode realmente ser o laboratório do futuro e nos ajudar a repensar questões críticas que enfrentamos como sociedade global. — Maape, Nkambule e Steyn, Curadores do Pavilhão da África do Sul

Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 9
Political Animals Competition - Dept Of Arts and Culture Architecture - . Image Courtesy of the South African Pavilion at Biennale Architettura 2023

Outras exposições de pavilhões nacionais também estão buscando inspiração na cultura local e em sua relação com a terra e a arquitetura. O Pavilhão do Brasil, questiona a história canônica da arquitetura e lançar luz sobre práticas espaciais por muito tempo invisibilizadas. O Pavilhão Irlandês, por sua vez, propõe explorar as diversas culturas, comunidades e experiências das ilhas remotas da Irlanda, em busca de novas maneiras de habitar o mundo. E o Pavilhão Húngaro apresenta a etnografia do país, suas artes tradicionais e práticas como ponto de partida para expandir a criatividade da comunidade global e a variedade de diálogos culturais.

Acompanhe a cobertura completa do ArchDaily para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Pavilhão da África do Sul explora representações arquitetônicas do povo na Bienal de Veneza 2023" [The Structure of a People: The South African Pavilion Explores Architectural Representations at the 2023 Venice Architecture Biennale] 22 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001227/pavilhao-da-africa-do-sul-explora-representacoes-arquitetonicas-do-povo-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.