Vídeo: Projeto Parque Botânico Rio Medellín, Colômbia

Vídeo: Projeto Parque Botânico Rio Medellín, Colômbia

Neste ano o município Medellín lançou um concurso público internacional para revitalizar o Rio Medellín. Há alguns dias a proposta vencedora para o anteprojeto arquitetônico, paisagístico e urbano - do escritório Latitud Taller de Arquitectura y Ciudad - foi anunciada. O projeto procura regenerar as áreas adjacentes ao rio para que este volte a conectar a cidade através de novos espaços públicos.

O projeto se baseou em quatro estratégias: estabelecer o rio como eixo ambiental de Medellín, incluir os riachos, integrar os vazios verdes à rede ecológica da cidade e reciclar os espaços abandonados que apresentam potencial. Com estes eixos, a empresa tem como objetivo que os riachos que desembocam no rio convertam-se em novos caminhos e que convirjam transversalmente no rio, juntando-se às áreas verdes de Medellín.

Como o rio Medellín atravessa a cidade, o projeto também visa se tornar um eixo para diferentes meios de transporte, como ocorre com uma linha de metrô paralela ao rio e que se distancia desta no centro da cidade. Para que isso aconteça, o projeto inclui a construção de novas estações. Além disso, através do enterro de rodovias, procura-se liberar espaço na superfície para os pedestres e considera-se a construção de uma ciclovia que percorra o traçado do rio e que se junte a uma rede existente na cidade. Os ônibus (Metroplús), o metrocable e um percurso de lancha também se conectam ao rio.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Isabela Costa, ArchDaily Brasil.


Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: Projeto Parque Botânico Rio Medellín, Colômbia" 19 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-161485/video-projeto-parque-botanico-rio-medellin-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.