O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte II

Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte II

Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte II
Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte II, King's Cross Station como novo espaço público.
King's Cross Station como novo espaço público.

Prosseguindo com o artigo da semana passada, continuamos com as outras 5 ideias sustentáveis para transformar as cidades, apresentadas pela organização dinamarquesa Sustainia.

6. Projetar a cidade aproveitando a luz natural

Um novo método de projetar a cidade é a otimização da distribuição de luz do dia, para revitalizar os edifícios e bairros e, por sua vez, reduzir o consumo de energia. A luz natural é um recurso valioso para ser aproveitado nas cidades e, por isso, Henning Larsen Architects e seus associados desenvolveram um método de planejamento urbano sustentável que analisa sistematicamente os mapas de incidência solar nas áreas urbanas e edifícios, implementando-o através de uma estratégia operacional para a reabilitação sustentável de habitações no âmbito da cidade.

Mais sobre as últimas ideias sustentáveis para transformar as cidades a seguir.

7. Montería, Colômbia, uma cidade emergente que reduziu suas emissões de carbono

A cidade colombiana de Montería está cada vez mais exposta às mudanças climáticas, tais como chuvas fortes que provocam altos riscos de inundações. Montería, Ciudad Verde 2019 é uma iniciativa pioneira da cidade latino-americana, que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa atuais e futuros, melhorar a adaptação da cidade a mudanças climáticas e desenvolver o crescimento urbano sustentável. O plano consta de 26 medidas para enfrentar 15 desafios que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2019.

8. Metrobus de trânsito rápido

Projeto de mobilidade pioneiro da Cidade do México, Metrobus Linha 4, utiliza todos os componentes de um sistemabem sucedido de ônibus de trânsito rápido (BRT): pistas exclusivas, estações fechadas com acesso elevado e pago, os ônibus grandes possuem múltiplas portas, coleta de preços avançada e um desenho elegante. Inaugurado em abril de 2012, a Linha 4 de Metrobus atravessa o centro histórico da Cidade do México, com uma extensão até o aeroporto internacional. A Linha 4 foi projetada cuidadosamente para preservar a arquitetura colonial do centro histórico da cidade.

9. Refrigeração urbana em larga escala

Gotemburgo, Suécia, utiliza as águas do rio Gota Alv no sistema de refrigeração urbana em larga escala. Utilizando a combinação da água do rio para o pré-resfriamento e os resíduos de uma usina de incineração que são geridos para conduzir suas máquinas de absorção. Assim Gotemburgo reduziu consideravelmente as emissões de CO2 em comparação com os métodos de refrigeração convencionais. Os clientes recebem o benefício ambiental e refrigeração sustentável a um preço acessível.

10. Estação King’s Cross como um novo polo de desenvolvimento.

No coração de Londres, o projeto realizado na estação King’s Cross é a grande conquista da sustentabilidade e ao mesmo tempo um exemplo de proteção do patrimônio cultural. Os 66 acres (mais de 250 metros) do empreendimento cultural King’ s Cross representam a criação de uma nova parcela de Londres: 50 novos edifícios, 2.000 novas habitações, 20 novas ruas e 10 novos parques e espaços públicos. O patrimônio cultural da área se combinou muito bem à chamada “modernização”. A reutilização de edifícios e programas para criar habitações acessíveis é combinada à finalidade de proteger a diversidade social e cultural do patrimônio.

Por Natalia Barrientos Barría, via Plataforma Urbana. Tradução Naiane Marcon, ArchDaily Brasil.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte II" 16 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134619/dez-ideias-sustentaveis-para-transformar-as-cidades-parte-ii> ISSN 0719-8906