Barcelona é o berço do urbanismo contemporâneo, uma cidade enriquecida por suas infinitas camadas históricas sobrepostas. Desde os primórdios da Roma antiga, gerações após gerações transformaram esta cidade em palimpsesto, escrevendo e reescrevendo a sua historia ao longo do tempo.
A origem dos primeiros povos que aqui chagaram é até certo ponto, incerta. Entretanto, sabemos que os romanos deixaram marcas indeléveis na capital catalã assim como os visigodos o fizeram em seu tempo. Barcelona passou por um breve período islâmico que ainda pode ser visível na arquitetura de algumas das mais importantes ruas da cidade. Essas antigas histórias permanecem presentes ainda hoje, convivendo para construir uma atmosfera arquitetônica espirituosa. Junto ao coração da cidade, podemos visitar uma catedral de pedra construída no século XIV e logo em seguida visitar ao lado um edifício de arquitetura contemporânea de estrutura metálica e cobertura sinuosa. Talvez não haja cidade no mundo em que podemos experimentar tal tensão temporal como em Barcelona.
https://www.archdaily.com.br/br/919329/guia-de-arquitetura-de-barcelona-23-lugares-imperdiveis-que-todo-arquiteto-precisa-visitarVirginia Duran
As características da madeira e sua manufatura - segundo a espécie de árvore e seu local de crescimento - permitiu o desenvolvimento da humanidade em qualquer região da Terra. Os detalhes nas obras com madeira, presentes na diversidade de tipos de junções e uniões, não apenas evidenciam um fator construtivo e estrutural, mas também concedem um valor e complexidade arquitetônica.
Veja uma seleção de 50 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso da madeira.
Tradicionalmente, as habitações chilenas têm na cozinha um espaço central. Sendo um ponto focal dentro de cada projeto, é importante aprofundar seu desenho e ocupar cada metro quadrado disponível em favor de seu uso efetivo. Revisamos 7 cozinhas projetadas especificamente em casas chilenas; cada um com detalhes , distribuições particulares e diferentes combinações de materiais, móveis e equipamentos.
https://www.archdaily.com.br/br/910781/detalhes-de-cozinhas-de-casas-chilenasMartita Vial della Maggiora
Após ser educado no Instituto Repin de Pintura, Escultura e Arquitetura em São Petersburgo, Sergei Tchoban se mudou para a Alemanha aos 30 anos de idade. Ele agora executa práticas paralelas em Berlim e Moscou, após tornar-se sócio-gerente da NPS Tchoban em 2003 e co-fundador da SPEECH com Sergey Kuznetsov em 2006. Em 2009, a Fundação Tchoban foi formada em Berlim para celebrar a arte perdida de desenhar através de exposições e publicações. O Museu de Desenho Arquitetônico da Fundação foi construído em Berlim em 2013 para o projeto da Tchoban. Nesta última entrevista para sua série “Cidade das Ideias”, Vladimir Belogolovsky conversou com Tchoban durante seu recente encontro em Paris sobre identidades arquitetônicas, inspirações, a paixão fanática do arquiteto pelo desenho e intangíveis como a beleza.
O Centro Arvo Pärt foi fundado na Estônia em 2010 com a finalidade de promover o legado criativo de Arvo Pärt, considerado um dos mais importantes compositores contemporâneos ainda vivo. Em 2014 foi convocado um concurso internacional de arquitetura para o projeto do edifício sede do Instituto, o qual teve Nieto Sobejano como grande vencedor entre outras vinte equipes de arquitetos, entre eles: Coop Himmelb(L)Au (Áustria), Claudio Silvestrin (Reino Unido), Jensen & Skodvin (Noruega), Office Keers/van Severen (Bélgica), Rick Joy (EUA) e Zaha Hadid (Reino Unido).
Implantado em um bosque de pinhos às margens do Báltico, o projeto de Nieto Sobejano sugere um diálogo entre a arquitetura, a música e a paisagem. Concebido através de uma série de pátios geométricos pentagonais, o edifício procura um equilibrio entre o lado mais íntimo da obra de Arvo Pärt e a serenidade da magnífica paisagem natural onde se encontra. A grande cobertura plana que serpenteia por entre as árvores do bosque, integra o edifício à paisagem e acolhe os diferentes espaços do programa, como o arquivo, a biblioteca, áreas administrativas, expositivas e uma sala de concertos. O perímetro exterior é marcado por uma série de colunas circulares que atuam como um filtro que marca o limite entre o espaço natural e o construído, simulando a paisagem e integrando-se a ela. Uma esbelta torre helicoidal de base pentagonal se eleva por cima das copas das árvores, onde é possível ver o panorama com vistas para o mar.
No último episódio da série de vídeos do PLANE — SITE, Time-Space-Existence, a arquiteta francesa Odile Decq aconselha jovens arquitetos: sejam ousados. “Se você quer construir e criar o novo século, é preciso pessoas que tenham personalidades específicas. Adoro quando as pessoas se expressam com muita força e clareza."