Nieto Sobejano Arquitectos inaugura o Centro Arvo Pärt na Estônia

O Centro Arvo Pärt foi fundado na Estônia em 2010 com a finalidade de promover o legado criativo de Arvo Pärt, considerado um dos mais importantes compositores contemporâneos ainda vivo. Em 2014 foi convocado um concurso internacional de arquitetura para o projeto do edifício sede do Instituto, o qual teve Nieto Sobejano como grande vencedor entre outras vinte equipes de arquitetos, entre eles: Coop Himmelb(L)Au (Áustria), Claudio Silvestrin (Reino Unido), Jensen & Skodvin (Noruega), Office Keers/van Severen (Bélgica), Rick Joy (EUA) e Zaha Hadid (Reino Unido).

Implantado em um bosque de pinhos às margens do Báltico, o projeto de Nieto Sobejano sugere um diálogo entre a arquitetura, a música e a paisagem. Concebido através de uma série de pátios geométricos pentagonais, o edifício procura um equilibrio entre o lado mais íntimo da obra de Arvo Pärt e a serenidade da magnífica paisagem natural onde se encontra. A grande cobertura plana que serpenteia por entre as árvores do bosque, integra o edifício à paisagem e acolhe os diferentes espaços do programa, como o arquivo, a biblioteca, áreas administrativas, expositivas e uma sala de concertos. O perímetro exterior é marcado por uma série de colunas circulares que atuam como um filtro que marca o limite entre o espaço natural e o construído, simulando a paisagem e integrando-se a ela. Uma esbelta torre helicoidal de base pentagonal se eleva por cima das copas das árvores, onde é possível ver o panorama com vistas para o mar.

Arvo Pärt Centre. Vista exterior. Imagem © Roland Halbe
Arvo Pärt Centre. Planta
Arvo Pärt Centre. Cortes

A inauguração do novo edifício será celebrada com um concerto de abertura no próximo dia 13 de Outubro, com a ilustre presença de Arvo Pärt, além do Presidente da Estônia e demais autoridades do país báltico, a Embaixadora da Espanha além de numerosas personalidades internacionais do mundo da arte e da música.

Arvo Pärt Centre. Vista aérea. Imagem © Roland Halbe

Vía Nieto Sobejano Arquitectos.

Arvo Pärt Centre. Cortes

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santibañez, Danae. "Nieto Sobejano Arquitectos inaugura o Centro Arvo Pärt na Estônia" [Nieto Sobejano Arquitectos inaugura el Centro Arvo Pärt en Estonia] 21 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903827/nieto-sobejano-arquitectos-inaugura-o-centro-arvo-part-na-estonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.