O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Chile
  5. Undurraga Devés Arquitectos
  6. 2017
  7. Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos

Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos

  • 21:00 - 11 Maio, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos
Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos, © Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe © Sebastián Mallea © Roland Halbe © Cristian Undurraga + 11

  • Comissionado Geral

    Lorenzo Constans
  • Diretor do Pavilhão

    Guillermo Ariztía
  • Colaboradores

    Laura Signorelli, Soledad Fernández
  • Colaboradores (Progettisti Associati)

    Federica Pugliese, Marta Garlati
  • Engenharia

    F&M Ingegneria LTDA (Itália), SIRVE (Chile)
  • Estrutura de Madeira

    Albertani
  • Construtoras

    Sarapalti (Itália), Constructora San Ignacio (Chile), ASAP (Chile)
  • Cliente

    Governo de Chile
  • Mais informações Menos informações
© Carlos Massmann
© Carlos Massmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início do projeto sabíamos que o Pavilhão Chileno para a Expo Milão 2015 deveria ser feito em madeira. O Chile possui uma bela tradição de edificações em madeira cujas raízes remontam à colonização europeia na América. A madeira é também um dos recursos naturais mais importantes do país, além de ser um material renovável, sendo Chile um dos países mais exitosos na taxa de reflorestamento do planeta. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Para estender o ciclo de vida útil da edificação logo após a finalização da Expo, desenhou-se uma estrutura onde a racionalidade e simplicidade do sistema construtivo permitiria não somente uma rápida montagem em Milão mas também sua posterior desmontagem, transporte e reconstrução no Chile. Ao mesmo tempo, foram desenhados espaços neutros, no interior do edifício, para permitir a flexibilidade durante a exposição levando em conta sua adaptação a diferentes usos no futuro. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O destino final do Pavilhão, após a Expo, foi a cidade de Temuco, ao sul do Chile. Diferentemente da sua implantação original em Milão, onde o pavilhão era parte de uma paisagem densa e repleta de edifícios singulares aqui, em Temuco, o tramado de madeira está próximo a um espaço público aberto possibilitando uma nova leitura do seu volume. Por outro lado, como pano de fundo, aparece a massa arborizada da montanha Ñielol, território dos mapuches, povo nativo da região.

Plantas
Plantas

Formalmente, o pavilhão é um volume simples feito de madeira laminada de pinos cuja expressão está definida por uma grelha estrutural. Estrutura e arquitetura são a mesma coisa. De longe, o pavilhão aparece como uma totalidade, (escala monumental), enquanto na proximidade aparece o fragmento, a divisão da madeira que nos relaciona com o restante do corpo e confere escala humana. 

© Cristian Undurraga
© Cristian Undurraga
Fachada Sul e Corte Longitudinal
Fachada Sul e Corte Longitudinal
© Roland Halbe
© Roland Halbe

A caixa de madeira está montada sobre 6 tripés invertidos de aço. Essa condição de "ponte" permite liberar o térreo gerando uma transparência visual e criando um espaço intermediário onde interior e exterior se misturam. Na sua nova localização foi disposto um envidraçamento perimetral de modo que permitisse seu uso intensivo durante todo o ano. Ali se desdobra um pequeno mercado e restaurante, além de servir de átrio para acessar a caixa onde estão as exposições. Como complemento do programa desenhou-se um pequeno auditório e escritórios administrativos. 

© Sebastián Mallea
© Sebastián Mallea

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos" [Pabellón de Chile Expo Milán 2015 / Undurraga Devés Arquitectos] 11 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893755/pavilhao-do-chile-expo-milao-2015-undurraga-deves-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.