Roland Halbe

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Tijolos e suas cores

Morovian Church / 70F Architecture. Image © Luuk KramerHVM House / M2.senos. Image © Ivo TavaresBlack Volcano / Urban Mesh Design. Image © Charles HoseaMaria Montessori Mazatlán School / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo. Image © Onnis Luque+ 48

O tijolo é um dos materiais mais populares para arquitetos que buscam uma estética mais rústica ou vintage tornando os projetos de apartamentos, restaurantes e lojas  mais quentes e convidativos. No entanto, a cor e o tipo de corte do tijolo podem influenciar significativamente a atmosfera que emana. Enquanto o tijolo branco se presta a um design mais minimalista, o tijolo marrom, por exemplo, tende a parecer mais rústico e terroso. Neste artigo, exploramos algumas das cores mais populares de tijolos, descrevemos formas de colori-los artificialmente e listamos projetos recentes que utilizam o material.

Banheiros de concreto aparente: Brutalismo no espaço íntimo

Por que usar concreto nos banheiros?

Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.

#house#1.130 / Estudio.Entresitio

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland HalbeGif 03+ 28

Madri, Espanha
  • Arquitetos: Estudio.Entresitio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Edifício Comercial Greifswalder / Tchoban Voss Architekten

© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 25

Esquadrias minimalistas com perfis de aço de alta rigidez: máxima transparência e desenho sutil

Após séculos utilizando a madeira para o desenvolvimento de carpintaria de janelas e portas, o racionalismo do século XX começou a adotar um novo material para esses fins: o aço. Impulsionado pela produção industrial e promovido por arquitetos como Adolf Loos, Mies van der Rohe e Le Corbusier, o aço evoluiu para gerar estruturas cada vez mais finas e resistentes. No entanto, materiais eficientes e de baixo custo, como alumínio e PVC, começaram gradualmente a substituir seu uso maciço, aumentando a dimensão dos marcos e removendo a "limpeza" de uma arquitetura que começou a integrar grandes painéis de vidro em suas fachadas. .

Atualmente, as novas tecnologias aprimoram seus processos de produção, desenvolvendo perfis mínimos de alta rigidez e precisão, que aproveitam ao máximo a transparência do vidro e oferecem novos recursos de conforto e segurança. Conversamos com os especialistas da empresa Jansen para aprofundar sua aplicação na arquitetura contemporânea.

LocHal Library / CIVIC architects + Braaksma & Roos architectenbureau + Inside Outside + Mecanoo. Image © Stijn BollaertMuseo Bauhaus Dessau / Addenda Architects. Image © Thomas MeyerCortesía de JansenFuturium Berlin / Richter Musikowski. Image © Schnepp Renou+ 30

Em foco: Zaha Hadid

Zaha Hadid completaria hoje 69 anos e desde que ganhou o Prêmio Pritzker - primeira mulher a ser laureada com a honraria - sua carreira seguiu uma trajetória meteórica, com muitas importantes obras construídas e em fase de projeto em todo o mundo. O trabalho de seu escritório sempre buscou expandir os limites da arquitetura através de formas contínuas e singulares que criam contrastes espaciais.

Heydar Aliyev Center. Image © Hufton+CrowVitra Fire Station. Image © Wojtek GurakBergisel Ski Jump. Image © Hélène BinetAntwerp Port House. Image © Hélène Binet+ 36

Odile Decq é escolhida para presidir o júri do RIBA International Prize 2020

O Royal Institute of British Architects anunciou o júri do seu RIBA International Prize 2020. Presidido pela arquiteta francesa Odile Decq, contará com a participação de Es Devlin, Jeanne Gang, Rossana Hu e o brasileiro Gustavo Utrabo.

Quais são os materiais mais utilizados nas habitações sociais?

A escolha de materiais de construção e a reflexão contínua inerente sobre o alcance e as capacidades da arquitetura são uma maneira alternativa interessante de abordar essa questão. Os materiais utilizados na habitação social devem abordar as possibilidades locais e econômicas e as reais necessidades de acesso à moradia no contexto contemporâneo.

Na busca por fornecer inspiração e ferramentas aos arquitetos para a construção de melhores moradias sociais, analisamos diferentes projetos publicados em nosso site para identificar quais são os materiais predominantes, tanto para a formação de estruturas ou fechamentos, a fim de proporcionar um panorama global de diferentes estudos de caso, considerando principalmente sua localização geográfica e aspecto construtivo.

Diante da questão de quais são os materiais utilizados na habitação social, apresentamos uma compilação de 15 projetos que convidam à reflexão.

Residência em Chicureo II / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 15

Arquitetos : Cristián Izquierdo Lehmann
Localização : Condor Sur, Chicureo, Colina, Região Metropolitana, Chile
Equipe de Projeto : Cristián Izquierdo e Francisco Saul
Construção : Tecton
Cálculo Estrutural : Osvaldo Peñaloza
Área : 205.0 m2
Ano do Projeto : 2018
Fotografias : Roland Halbe
Fornecedores : Arauco

Residência em Peumo / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 12

Arquitetos : Cristián Izquierdo Lehmann
Localização: Peumo, Região del Libertador Gral. Bernardo O’Higgins, Chile
Colaboradores: Angela Koch, Jorge Cárdenas
Construção: Carlos Olivares
Cálculo Estrutural: Osvaldo Peñaloza
Área : 163 m2
Ano Projeto: 2017
Fotografias : Roland Halbe
Fornecedores: Arauco, Nuprotec

Pavilhão de Madeira BUGA / ICD/ITKE University of Stuttgart

Courtesy of ICD-ITKE© Roland Halbe© Roland HalbeCourtesy of ICD-ITKE+ 48

Heilbronn, Alemanha

Casa em Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 17

Matanzas, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, Cutek, Nuprotec, Osmo

BUGA Pavilhão de Fibra / ICD/ITKE Universidade de Stuttgart

© Roland HalbeCortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart© Roland HalbeCortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart+ 40

Heilbronn, Alemanha

15 Projetos que exploram as possibilidades diversas do aço na arquitetura

O uso do aço na arquitetura é considerado um dos desenvolvimentos mais inovadores da história da construção civil, permitindo que os arquitetos criassem estruturas em escalas nunca antes imaginadas. Hoje em dia, o aço continua sendo um dos materiais mais importantes no campo da construção, mas há muito mais neste material do que apenas resistência à tração e durabilidade. Alguns arquitetos estão bem cientes do potencial do aço e o transformaram em uma enorme diversidade de itens, de luminárias e elementos decorativos a fachadas e acabamentos.

Veja, a seguir, 15 projetos que exploram o aço para além de suas qualidades estruturais, buscando aplicações variadas e, por vezes, inesperadas. 

© Ket Kolektif© Markus Hattwig© Juan Alberto Andrade© Edmon Leong+ 16

Museu du Quai Branly / Ateliers Jean Nouvel

© Roland Halbe© Clément Guillaume© Roland Halbe© Philippe Ruault+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  76500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006