Roland Halbe

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Banheiros de concreto aparente: brutalismo no espaço íntimo

Por que usar concreto nos banheiros?

Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.

Estufa de Vidro / Max Núñez

© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 22

  • Arquitetos: Max Núñez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2018

Arquitetura para as artes cênicas: 15 espaços no México

Em termos gerais, as artes cênicas são todas aquelas disciplinas que ocorrem em um palco, embora a dança, o teatro e a música sejam os três eixos principais. No entanto, desfiles, procissões religiosas, festas populares e carnavais também têm uma clara dimensão de palco. É por isso que o espaço de palco é tão importante não só para as apresentações destas disciplinas, mas também para a realização de todo um processo corporal e espacial que se apoia na arquitetura.

Foro Boca / Rojkind Arquitectos. Imagem © Jaime NavarroCentro Cultural Teopanzolco / Isaac Broid + PRODUCTORA. Imagem © Jaime NavarroPraça Condesa / Muñohierro + Esrawe Studio. Imagem © Paul RiveraFrontón México / Moyao Arquitectos. Imagem © Jaime Navarro+ 14

Arquibancadas em espaços internos: de escritórios a residências

Sede da Unicred / Arquitetura Nacional. Image © Cristiano Bauce
Sede da Unicred / Arquitetura Nacional. Image © Cristiano Bauce

Espaços de circulação são geralmente desafiantes para projetistas por servirem, como o nome diz, apenas a passar de um cômodo a outro. Enquanto muitos aproveitam estes espaços como locais de armazenamento, Mies van der Rohe na casa Farmsworth reduziu a circulação ao mínimo, criando uma planta livre completamente isenta de corredores. Quando nos deparamos com circulações verticais, a questão é semelhante. Escadas cumprem ao propósito de vencer a altura entre um pavimento e outro, mas raramente constituem-se em espaços de convívio em interiores. Arquibancadas, por sua vez, desempenham este papel em diversos programas. Se até então eram encontradas apenas em espaços esportivos ou anfiteatros, o uso de arquibancadas se massificou e tem figurado em espaços de escritórios, prédios públicos, escolas e até residências.

Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 20

Las Condes, Chile

Casa Canela / ValdesHagemann

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 15

Angostura, Chile
  • Arquitetos: ValdesHagemann
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019

Ventilação natural e seu uso em diferentes contextos

A automação está em toda parte – nossas casas, móveis, escritórios, carros e até mesmo em nossas roupas; ficamos tão acostumados a estar cercados por sistemas automatizados que esquecemos de como era a vida sem eles. E embora a automação tenha melhorado visivelmente a qualidade dos espaços internos, com soluções como purificadores e controle de temperatura, nada se compara à brisa fresca natural da mãe natureza.

Mas, assim como tudo na arquitetura, não existe uma fórmula única para todos; o que funciona na Tanzânia, pode não funcionar na Suíça ou na Colômbia. Isso se deve a vários motivos, como a diferença na direção do vento, temperatura média, necessidades espaciais e restrições ambientais (ou a falta delas). Neste artigo, analisaremos a ventilação natural em todas as suas formas e como os arquitetos empregaram essa solução passiva em diferentes contextos.

Universidade Obafemi. Imagem via Documentário do Prof. Dr. Zvi Efrat© Dilanka BandaraJardim de Infância do Cultivo. Imagem © Hiroyuki Oki© Fernando Alda+ 30

Permeabilidade na arquitetura: 20 projetos que reinterpretam os tradicionais muxarabis

Frequentemente, existe uma relação intrincada entre a arquitetura e o ambiente. Cada parte do mundo definiu suas próprias técnicas arquitetônicas com base em suas condições climáticas únicas. No entanto, as preocupações ambientais no século 21 provocaram novas técnicas, implementando soluções para preservar os recursos naturais e proporcionar conforto térmico. Enquanto alguns optaram por uma abordagem futurista com soluções mecânicas e tecnologicamente avançadas, outros decidiram voltar no tempo e explorar como as civilizações protegiam seu povo, arquitetura e meio ambiente quando não tinham mais nada a que recorrer a não ser o próprio meio natural. Neste artigo, veremos como os muxarabis encontraram seu caminho de volta à arquitetura moderna. 

Sengal House / Play/ Saketh Singh. Image © Nancy Peter, Jaya SriramResidência Cave Canem / Juliano Barros Arquiteto. Image © Juliano BarrosHouse for a Daughter / Khuon Studio. Image © Hiroyuki OkiCasa da Tranquilidade / Tal Goldsmith Fish Design Studio. Image © Gif+ 28

Três anos após denúncias de assédio sexual, Richard Meier se aposenta e escritório muda de nome

O escritório Richard Meier & Partners Architects anunciou a aposentadoria de seu fundador, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Richard Meier. O anúncio também torna pública uma grande reorganização interna da empresa, bem como sua renomeação para Meier Partners. A mudança ocorre três anos após o arquiteto, agora com 86 anos, ser acusado de assédio sexual.

Teachers Village. Imagem © Scott Frances Esto© Scott Frances Esto© Hufton Crow© Mike Schwartz+ 6

Edifício Riesco Leguia / ValdesHagemann

© Roland Halbe© Cristobal Valdés© Cristobal Valdés© Cristobal Valdés+ 50

Las Condes, Chile
  • Arquitetos: ValdesHagemann
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  7600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Brimat, Dialum, PARKY, Tecma

Arquitetura no México: projetos para entender o território da Baja California Norte

Casa Río / graciastudio. Imagem © Onnis LuqueCasa GA2 / graciastudio. Imagem © Onnis LuqueCentro Cultural Tijuana / Pedro Ramírez Vázquez + Manuel Rosen Morrison. Imagem via cuartooscuroVinícola BRUMA / TAC Taller de Arquitectura Contextual. Imagem © Humberto Romero+ 27

O estado da Baja California Norte está localizado na região noroeste do país, suas divisões geográficas fazem fronteira com a Califórnia (nos Estados Unidos), Sonora e Baja California Sur (no México). Da mesma forma, junto com a Baja California Sur, eles são os únicos dois estados do México que enfrentam o Oceano Pacífico e o Mar de Cortez a leste e oeste, respectivamente, protegendo algumas das paisagens e costas mais impressionantes de todo o território mexicano.

Complexo industrial SCANIA / EovaStudio

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 24

  • Arquitetos: EovaStudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  3200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Adobe Systems Incorporated, Andreu Barberá, Assa Abloy, AutoDesk, Incoperfil, +2

Arquitetura mexicana: projetos para entender o território de Sinaloa

Jardim Botânico / Tatiana Bilbao S.C.. Image © Iwan BaanCarpa Olivera / Colectivo Urbano. Image © Onnis LuqueDepartamentos Condesa / MZMX taller de arquitectura. Image © Marcos BetanzosHotelito Claussen / EPArquitectos. Image © César Béjar+ 13

Sinaloa é um estado localizado na região noroeste do México, limitado geograficamente pelos estados de Sonora, Chihuahua, Durango, Nayarti e a oeste com o Golfo da Califórnia e o Mar de Cortés. Com mais de 58 mil quilômetros quadrados de área, é o estado agrícola mias importante do país. 

Pode existir boa arquitetura sem modulação?

Presente na narrativa do Dilúvio no livro do Gênesis, Noé teria construído uma arca após um chamado de Deus, que decidiu inundar e destruir toda a vida na Terra por conta do mau comportamento da Humanidade. Apenas a família de Noé e um casal de cada espécie de animais poderia entrar na enorme embarcação e se salvar. Na bíblia, a arca é descrita com as medidas exatas de 300 côvados de comprimento por 50 de largura e 30 de altura. Esta era uma unidade utilizada na época, baseada no comprimento do antebraço, desde a ponta do dedo médio até o cotovelo. Um holandês que tem se dedicado a construir uma réplica da Arca de Noé, sem sucesso em encontrar um valor correspondente preciso no sistema métrico, utilizou as medidas do seu próprio corpo como o módulo. Modulação na arquitetura quer dizer adaptar o projeto a um módulo definido, geralmente uma medida base ou um material. Seja um metro, um tijolo, um azulejo ou um container, ela serve para facilitar o processo de projeto e torná-lo mais eficiente e sustentável.

Zaha Hadid, a arquiteta que mudou o curso do campo profissional

Zaha Hadid completaria hoje 70 anos e desde que ganhou o Prêmio Pritzker – primeira mulher a ser laureada com a honraria – sua carreira seguiu uma trajetória meteórica, com muitas importantes obras construídas e em fase de projeto em todo o mundo. O trabalho de seu escritório sempre buscou expandir os limites da arquitetura através de formas contínuas e singulares que criam contrastes espaciais.

Heydar Aliyev Center. Image © Hufton+CrowVitra Fire Station. Image © Wojtek GurakBergisel Ski Jump. Image © Hélène BinetAntwerp Port House. Image © Hélène Binet+ 36

Quais são os materiais mais utilizados nas habitações sociais da América Latina?

A escolha de materiais de construção e a reflexão contínua inerente sobre o alcance e as capacidades da arquitetura são uma maneira alternativa interessante de abordar essa questão. Os materiais utilizados na habitação social devem abordar as possibilidades locais e econômicas e as reais necessidades de acesso à moradia no contexto contemporâneo.

Na busca por fornecer inspiração e ferramentas aos arquitetos para a construção de melhores moradias sociais, analisamos diferentes projetos publicados em nosso site para identificar quais são os materiais predominantes, tanto para a formação de estruturas ou fechamentos, a fim de proporcionar um panorama global de diferentes estudos de caso, considerando principalmente sua localização geográfica e aspecto construtivo.

Diante da questão de quais são os materiais utilizados na habitação social, apresentamos uma compilação de 15 projetos que convidam à reflexão.

Escritórios E2E / 57STUDIO

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 23

  • Arquitetos: 57STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Arauco, Cadwork, Etex, GRAPHISOFT