Roland Halbe

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Arquitetura mexicana: projetos para entender o território de Sinaloa

Jardim Botânico / Tatiana Bilbao S.C.. Image © Iwan BaanCarpa Olivera / Colectivo Urbano. Image © Onnis LuqueDepartamentos Condesa / MZMX taller de arquitectura. Image © Marcos BetanzosHotelito Claussen / EPArquitectos. Image © César Béjar+ 13

Sinaloa é um estado localizado na região noroeste do México, limitado geograficamente pelos estados de Sonora, Chihuahua, Durango, Nayarti e a oeste com o Golfo da Califórnia e o Mar de Cortés. Com mais de 58 mil quilômetros quadrados de área, é o estado agrícola mias importante do país. 

Pode existir boa arquitetura sem modulação?

Presente na narrativa do Dilúvio no livro do Gênesis, Noé teria construído uma arca após um chamado de Deus, que decidiu inundar e destruir toda a vida na Terra por conta do mau comportamento da Humanidade. Apenas a família de Noé e um casal de cada espécie de animais poderia entrar na enorme embarcação e se salvar. Na bíblia, a arca é descrita com as medidas exatas de 300 côvados de comprimento por 50 de largura e 30 de altura. Esta era uma unidade utilizada na época, baseada no comprimento do antebraço, desde a ponta do dedo médio até o cotovelo. Um holandês que tem se dedicado a construir uma réplica da Arca de Noé, sem sucesso em encontrar um valor correspondente preciso no sistema métrico, utilizou as medidas do seu próprio corpo como o módulo. Modulação na arquitetura quer dizer adaptar o projeto a um módulo definido, geralmente uma medida base ou um material. Seja um metro, um tijolo, um azulejo ou um container, ela serve para facilitar o processo de projeto e torná-lo mais eficiente e sustentável.

Zaha Hadid, a arquiteta que mudou o curso do campo profissional

Zaha Hadid completaria hoje 70 anos e desde que ganhou o Prêmio Pritzker – primeira mulher a ser laureada com a honraria – sua carreira seguiu uma trajetória meteórica, com muitas importantes obras construídas e em fase de projeto em todo o mundo. O trabalho de seu escritório sempre buscou expandir os limites da arquitetura através de formas contínuas e singulares que criam contrastes espaciais.

Heydar Aliyev Center. Image © Hufton+CrowVitra Fire Station. Image © Wojtek GurakBergisel Ski Jump. Image © Hélène BinetAntwerp Port House. Image © Hélène Binet+ 36

Quais são os materiais mais utilizados nas habitações sociais da América Latina?

A escolha de materiais de construção e a reflexão contínua inerente sobre o alcance e as capacidades da arquitetura são uma maneira alternativa interessante de abordar essa questão. Os materiais utilizados na habitação social devem abordar as possibilidades locais e econômicas e as reais necessidades de acesso à moradia no contexto contemporâneo.

Na busca por fornecer inspiração e ferramentas aos arquitetos para a construção de melhores moradias sociais, analisamos diferentes projetos publicados em nosso site para identificar quais são os materiais predominantes, tanto para a formação de estruturas ou fechamentos, a fim de proporcionar um panorama global de diferentes estudos de caso, considerando principalmente sua localização geográfica e aspecto construtivo.

Diante da questão de quais são os materiais utilizados na habitação social, apresentamos uma compilação de 15 projetos que convidam à reflexão.

Escritórios E2E / 57STUDIO

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 23

  • Arquitetos: 57STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, Arauco, Cadwork, Etex, GRAPHISOFT

Tijolos e suas cores

Morovian Church / 70F Architecture. Image © Luuk KramerHVM House / M2.senos. Image © Ivo TavaresBlack Volcano / Urban Mesh Design. Image © Charles HoseaMaria Montessori Mazatlán School / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo. Image © Onnis Luque+ 48

O tijolo é um dos materiais mais populares para arquitetos que buscam uma estética mais rústica ou vintage tornando os projetos de apartamentos, restaurantes e lojas  mais quentes e convidativos. No entanto, a cor e o tipo de corte do tijolo podem influenciar significativamente a atmosfera que emana. Enquanto o tijolo branco se presta a um design mais minimalista, o tijolo marrom, por exemplo, tende a parecer mais rústico e terroso. Neste artigo, exploramos algumas das cores mais populares de tijolos, descrevemos formas de colori-los artificialmente e listamos projetos recentes que utilizam o material.

Banheiros de concreto aparente: Brutalismo no espaço íntimo

Por que usar concreto nos banheiros?

Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.

#house#1.130 / Estudio.Entresitio

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland HalbeGif 03+ 28

Madri, Espanha
  • Arquitetos: Estudio.Entresitio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Edifício Comercial Greifswalder / Tchoban Voss Architekten

© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 25

Esquadrias minimalistas com perfis de aço de alta rigidez: máxima transparência e desenho sutil

Após séculos utilizando a madeira para o desenvolvimento de carpintaria de janelas e portas, o racionalismo do século XX começou a adotar um novo material para esses fins: o aço. Impulsionado pela produção industrial e promovido por arquitetos como Adolf Loos, Mies van der Rohe e Le Corbusier, o aço evoluiu para gerar estruturas cada vez mais finas e resistentes. No entanto, materiais eficientes e de baixo custo, como alumínio e PVC, começaram gradualmente a substituir seu uso maciço, aumentando a dimensão dos marcos e removendo a "limpeza" de uma arquitetura que começou a integrar grandes painéis de vidro em suas fachadas. .

Atualmente, as novas tecnologias aprimoram seus processos de produção, desenvolvendo perfis mínimos de alta rigidez e precisão, que aproveitam ao máximo a transparência do vidro e oferecem novos recursos de conforto e segurança. Conversamos com os especialistas da empresa Jansen para aprofundar sua aplicação na arquitetura contemporânea.

LocHal Library / CIVIC architects + Braaksma & Roos architectenbureau + Inside Outside + Mecanoo. Image © Stijn BollaertMuseo Bauhaus Dessau / Addenda Architects. Image © Thomas MeyerCortesía de JansenFuturium Berlin / Richter Musikowski. Image © Schnepp Renou+ 30

Odile Decq é escolhida para presidir o júri do RIBA International Prize 2020

O Royal Institute of British Architects anunciou o júri do seu RIBA International Prize 2020. Presidido pela arquiteta francesa Odile Decq, contará com a participação de Es Devlin, Jeanne Gang, Rossana Hu e o brasileiro Gustavo Utrabo.

Residência em Chicureo II / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 15

Arquitetos : Cristián Izquierdo Lehmann
Localização : Condor Sur, Chicureo, Colina, Região Metropolitana, Chile
Equipe de Projeto : Cristián Izquierdo e Francisco Saul
Construção : Tecton
Cálculo Estrutural : Osvaldo Peñaloza
Área : 205.0 m2
Ano do Projeto : 2018
Fotografias : Roland Halbe
Fornecedores : Arauco

Residência em Peumo / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 12

Arquitetos : Cristián Izquierdo Lehmann
Localização: Peumo, Região del Libertador Gral. Bernardo O’Higgins, Chile
Colaboradores: Angela Koch, Jorge Cárdenas
Construção: Carlos Olivares
Cálculo Estrutural: Osvaldo Peñaloza
Área : 163 m2
Ano Projeto: 2017
Fotografias : Roland Halbe
Fornecedores: Arauco, Nuprotec

Pavilhão de Madeira BUGA / ICD/ITKE University of Stuttgart

Courtesy of ICD-ITKE© Roland Halbe© Roland HalbeCourtesy of ICD-ITKE+ 48

Heilbronn, Alemanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hertalan

Casa em Matanzas / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe© Roland Halbe+ 17

Matanzas, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, Cutek, Nuprotec, Osmo

BUGA Pavilhão de Fibra / ICD/ITKE Universidade de Stuttgart

© Roland HalbeCortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart© Roland HalbeCortesia de ICD/ITKE University of Stuttgart+ 40

Heilbronn, Alemanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: EWO Lighting