Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaIgreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Imagem 3 de 14Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraIgreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaIgreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Mais Imagens+ 9

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1735
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FSB Franz Schneider Brakel, Feldhaus Klinker, Schüco
  • Arquitetos Líderes: Joel Harris, Bertram Wruck, Elena Guerrero Ogando, Vojtech Bast
  • Arquiteto Paisagista: Studio Grijsbach
  • Estruturas: Engelsmann Peters
  • Instalações: Ingenieurbüro Gassen mit IB Kierdorf
  • Cidade: Köln
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roland Halbe

Cenário inicial. O projeto teve início com o fechamento de dois locais de uma igreja dos anos 1960 para dar lugar a um novo desenvolvimento multifuncional em Cologne - Weidenpesch. Em resumo, foi criado um novo espaço híbrido que abriga uma igreja, centro comunitário, escritório comunitário, apartamentos e uma creche. O escritório de arquitetura Harris + Kurrle venceu o concurso de projeto de arquitetura em 2015. Construção - Em termos de espaço urbano, o edifício faz uma declaração expressiva em seu entorno. Apesar de sua compactação, não parece desproporcional, mesmo com uma altura ligeiramente mais exposta em comparação com os arredores. Pelo contrário, define claramente a praça da igreja e expressa sua intenção para o exterior. Esse efeito é enfatizado pela generosa abertura das entradas cortadas na fachada.

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Exterior
© Roland Halbe
Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roland Halbe

"Cercado pela vida". Esse conceito norteia o projeto. Isso significa que o espaço de adoração, como o coração do novo edifício, é cercado por funções cotidianas, como creche, moradia, trabalho comunitário e o espaço público (praça). Esse conceito reflete nas diferentes abordagens das fachadas: de um lado, a igreja com superfícies predominantemente fechadas, moldadas por grandes janelas estrategicamente posicionadas. Do outro lado, as fachadas das funções "profanas", estruturadas por uma grade regular de janelas. No geral, o resultado é uma estrutura extremamente compacta que, apesar de sua austeridade, transmite a diversidade da vida através de seu design. Para reforçar a compactação, as superfícies externas fechadas são revestidas homogeneamente com tijolos de cor areia. As janelas da igreja, a torre do sino e dois portais de entrada são destacados por um modelado ornamental das superfícies de tijolos para enfatizar o caráter sagrado do edifício.

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Imagem 9 de 14
Planta - Local
Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Imagem 11 de 14
Planta - Térreo

As duas entradas são divididas entre uma entrada "sagrada", do local de adoração, e uma entrada para usos "profanos", na Rua Derfflinger. Se necessário, o saguão e as salas do grupo podem ser conectados ao espaço de adoração por meio de divisórias móveis. O elemento central do design de interiores da igreja é a luz natural. Diferentes situações de iluminação são proporcionadas: - Luz direta do sul através da janela projetada pela artista Gabriele Wilpers. - Luz zenital acima da área do crucifixo, vinda de cima como referência ao céu.

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Imagem 3 de 14
© Roland Halbe

Isso resulta em um interior variado que permite experienciar diferentes ambientes de iluminação, dependendo do horário do dia e das condições climáticas. As paredes e o teto são projetados de forma homogênea em branco para destacar o efeito da iluminação e dar destaque aos objetos religiosos e artísticos bastante diversos. O órgão da Igreja Philipp Nicolai, local que foi abandonado em prol do novo edifício, foi reaproveitado para a construção.

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Roland Halbe
Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Imagem 14 de 14
Corte

Ao redor da igreja de dois andares, acessada por três escadas independentes, está o centro de creche no térreo do jardim, mais salas da comunidade da igreja no primeiro andar e um total de 9 apartamentos do primeiro ao quarto andar: O centro de creche é estruturado por um acesso central e uma sala multiuso, que dá acesso a todas as salas de grupo e laterais. Do quarto de jovens no primeiro andar, há uma vista para o espaço de adoração para integrar crianças e jovens na vida da congregação. Os apartamentos são posicionados em um ângulo acima da nave da igreja, sendo esse ângulo completado espacialmente pela nova torre do sino.

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Interiores
© Roland Halbe

Espaço aberto. A praça é projetada como um amplo local de encontro para a congregação e o público. Bancos longos sob as grandes árvores existentes convidam as pessoas a conversar à sombra. Em combinação com o foyer, a praça atua como um local de boas-vindas e encontro. Naturalmente, somos guiados para dentro do prédio; atravessar a praça até a entrada principal e, de lá, para a igreja pode ser entendido no sentido clássico como um caminho de reflexão e preparação: a praça torna-se assim parte da vida evangélica neste lugar. O jardim é projetado principalmente como um espaço aberto para o centro de creche. A espaçosa terraço, que se conecta diretamente à sala multiuso e às salas de grupo, também pode ser usada para celebrações comunitárias, se necessário. Adjacente à terraço, há áreas de recreação para crianças menores. As crianças mais velhas podem descobrir e explorar o extenso jardim de aventuras natural como pequenos exploradores em expedições e brincadeiras de faz de conta.

Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Köln Weidenpesch, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Köln-Weidenpesch / harris + kurrle architekten bda" [Köln-Weidenpesch Church / harris + kurrle architekten bda] 25 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011206/igreja-koln-weidenpesch-harris-plus-kurrle-architekten-bda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.