Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann

Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Exterior
© Roland Halbe

Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de ExteriorConjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Interiores, EscadaConjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de ExteriorConjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de ExteriorConjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Mais Imagens+ 15

Las Condes, Chile
  • Colaboradores: Erica Pasetti, Francisco Saul, Pablo Lobos
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Exterior
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto de 8 casas ao redor de um espaço comum está localizado em um terreno irregular, anteriormente ocupado por uma grande casa, a poucos passos do centro financeiro de Santiago. O espaço comum é concebido como uma passarela de pedestres com bordas contínuas e estacionamento subterrâneo. As casas, por outro lado, estão organizadas a partir de uma planta em forma de "L" simétrica ao redor de um pátio quadrado.

Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Exterior
© Roland Halbe
Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 15 de 20
Corte
Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Exterior
© Roland Halbe

A passagem está disposta no centro do terreno, perpendicular e visualmente aberta para a rua, com 3 casas de pátio ao norte e 5 ao sul. A metade norte do pátio abriga o acesso de pedestres, e a metade sul a rampa de veículos que desce até as áreas de estacionamento. O nível -1 de cada casa contém acesso e serviços ao redor de um pátio de luz. O nível principal contém os espaços comuns ao redor do pátio de 8 x 8m, com um lado do pátio conjugado (preenchendo os 40% da quantidade permitida de terreno vizinho) e o outro para a casa seguinte. O primeiro andar contém os dormitórios em um eixo pareado em ambos os lados, formando dois longos pavilhões retangulares sobre a passarela de pedestres.

Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Interiores, Escada
© Roland Halbe

A estrutura de madeira laminada é composta por um sistema modular contínuo de 77 cm, com seus montantes expostos na parte externa do primeiro andar. Em direção às bordas, eles emolduram as janelas dos quartos, bloqueando a vista do pátio vizinho. Em direção à passagem, por outro lado, eles emolduram uma série de paredes revestidas de madeira, criando uma parede. A repetição deste módulo qualifica as fachadas com um ritmo constante que dissemina a presença singular de cada casa em dois volumes unitários na passagem central. Entre eles, uma série de canteiros com árvores destaca as entradas das casas e esconde a presença dos grandes edifícios ao redor.

Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roland Halbe
Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 10 de 20
Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann - Fotografia de Exterior
© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Las Condes, Región Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann" [Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann] 13 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968333/conjunto-alcantara-cristian-izquierdo-lehmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.