Kolon One & Only Tower / Morphosis Architects

Kolon One & Only Tower / Morphosis Architects - Mais Imagens+ 26

© Jasmine Park

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura liderado por Thom Mayne, o Morphosis, está celebrando a inauguração de seu mais novo projeto: a nova sede da empresa líder em manufatura de tecidos da Coreia do Sul, The Kolon Group. O edifício foi concebido para abrigar as novas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Kolon, contando com uma série de espaços flexíveis para a instalação dos laboratórios, espaços administrativos além de áreas de convívio que incentivam uma maior interação entre os distintos departamentos da companhia, além de uma impressionante e tecnológica fachada que leva a assinatura de Thom Mayne, demonstrando o compromisso do Kolon Group com a inovação e a sustentabilidade.

© Jasmine Park

Liderada por Lee Woong-Yeul, CEO e Chairman da empresa, a Kolon (empresa que empresta o nome do seu mais famoso produto, o chamado KOrean nyLON) é uma corporação que atua em diversas frentes, abrangendo desde P&D, fabricação de materiais primários até a produção em larga escala de produtos de alto desempenho. Seus principais produtos estão voltados à industria têxtil, a produção de químicos e tecnologias sustentáveis entre outras. Assim como a sua organização interna, a Kolon apresentou um escopo de projeto bastante completo e minucioso, assumindo a posição de cliente e empreiteira. Além do mais, o Grupo Kolon assumiu todas as responsabilidades pelo financiamento e execução da obra, a qual foi batizada posteriormente de "Kolon One & Only Tower". 15% da área total, ou aproximadamente 11.500 metros quadrados, foram dedicados exclusivamente a espaços de sociabilização, seguindo as solicitações de Lee Woong-Yeul, um grande defensor da qualidade espacial do ambiente de trabalho e da qualidade de vida de seus empregados. Metade do programa abriga os espaços de laboratório da empresa e o restante está voltado às áreas administrativas.

© Jasmine Park

“Desenvolver um projeto desta categoria, para uma empresa que - assim como nós - também procura inovar em tudo aquilo que faz, nos permitiu criar com muita liberdade, utilizando a tecnologia e o design para desenvolver um projeto de arquitetura visualmente impressionante e sustentável”, disse o diretor fundador do Morphosis, Thom Mayne. "Desde o início, trabalhamos em estreita colaboração com a equipe da Kolon para dar forma a esse sonho comum, criando espaços inovadores que atendem as necessidades da empresa e traçam um caminho em direção ao futuro da mesma."

© Roland Halbe

A Kolon é uma das empresas pioneiras em Seul e uma das primeiras em transferir todas as suas operações de pesquisa e desenvolvimento para Magok, o novo distrito tecnológico da cidade. As autoridades de Seul estão investindo alto nesta iniciativa que pretende transformar o distrito tecnológico em uma espécie de “ecossistema industrial”, onde várias empresas de tecnologia e informação deverão se estabelecer ao longo dos próximos anos. O terreno de 20.000 metros quadrados  fica bem ao lado do parque central de Magok - um lugar de destaque dentro do distrito uma vez que este é o primeiro grande edifício a ser concluído em Magok.

Corte

A fachada do edifício se projeta em direção ao parque, proporcionando sombreamento passivo a boa parte dos pavimentos inferiores. Fazendo a conexão entre as três alas de laboratório, esse enorme volume inclinado abriga tanto as salas de reuniões quanto os espaços de uso comum, enquanto que os pavimentos inferiores foram ocupados por espaços comerciais e áreas expositivas concebidas para familiarizar o público com a marca Kolon.

© Roland Halbe

O térreo transparente e permeável fornece uma conexão direta entre a paisagem exterior e o espaço interior de recepção o edifício, encaminhando a luz natural e os visitantes em direção ao amplo átrio central. Com 40 metros de altura e 100 metros de comprimento, este pátio interior serve como o centro social do edifício. Contando com mais de quatrocentos painéis de oito metros de comprimento revestidos com o tecido Kolon, este é o coração da nova sede da The Kolon Group. Através deste imenso foyer, uma escadaria monumental inspirada na Piazza di Spagna de Roma atende a funções bastante práticas, mas além disso, também atua como uma extensão vertical do pátio onde podem ser realizadas pequenas reuniões informais e encontros casuais, assim como grande cerimônias e celebrações.

Corte

“O novo edifício sede da Kolon servirá como um padrão de referência para os novos projetos que deverão ser construídos no emergente distrito de Magok”, disse o diretor do projeto, Eui-Sung Yi. "A partir de nossa vasta experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de anos de pesquisa e desenvolvimento do nosso principal material, colaboramos diretamente com a equipe de engenharia  para criar um sistema de sombreamento de fachada composto por camadas verticais sobrepostas de tecido, desafiando a abordagem convencional do projeto de sistemas de sistemas de sombreamento de fachada e levando o desempenho térmico deste edifício a um nível sem precedentes".

© Jasmine Park

O design exclusivo deste sistema de brise-soleil na fachada principal do edifício, a qual encontra-se voltada para oeste, foi criado e desenvolvido através de um complexo processo levado à cabo logo no início do projeto, junto com os primeiros estudos de viabilidade realizados. O resultado disso se materializa em um elemento único e exclusivo, simbólico e de altíssima performance. A fachada principal é composta por um padrão repetitivo destes elementos de sombreamento, criando uma imagem inovadora, tecnológica e que faz referência ao nosso principal produto - os materiais têxteis desenvolvidos pela Kolon, além de ser um símbolo do trabalho colaborativo desenvolvido entre os vários departamentos da nossa empresa. Estes elementos de fachada foram desenvolvidos através de softwares paramétricos, maximizando o sombreamento com a mínima interferência nas vistas ao nível do observador. Eles foram fabricados com um polímero reforçado com fibra (FRP), o qual utilizamos em um dos tecidos de alta tecnologia produzidos pela Kolon, o Aramid, proporcionando um considerável aumento na resistência à tração do material. Uma das principais características desta surpreendente fachada é a falta de estruturas de suporte aparentes, como se se estes enormes brises estivessem  flutuando, balançando com o vento como a vela de um barco.

© Jasmine Park

O Kolon One & Only Tower foi desenvolvido segundo os mais altos padrões de certificação, e provavelmente deverá receber a certificação LEED Gold, algo incomum em uma estrutura de altíssimos níveis de consumo de energia como um edifício de laboratórios técnicos. O edifício também está pleiteando a mais rigorosa certificação de sustentabilidade em vigência na Coréia do Sul. O desempenho do edifício encontra-se na sua alta eficiência energética, conservação de recursos naturais e gestão ambiental, tudo isso complementado por um conjunto de ações educativas voltadas à saúde e o bem-estar de seus funcionários. Seus amplos terraços e pátios proporcionam uma melhor iluminação e ventilação natural, revigorando a atmosfera do ambiente de trabalho. Outros elementos que contribuem com o desempenho do edifício são: coberturas verdes, produção de energia solar e geotermia, utilização de materiais reciclados e lajes nervuradas que diminuíram a quantidade de concreto necessária na obra em até 30%.

© Jasmine Park

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Kolon One & Only Tower / Morphosis Architects" [Kolon One & Only Tower / Morphosis Architects] 07 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912661/kolon-one-and-only-tower-morphosis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.