Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Leo Espinosa

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

O uso da piscina em casas, hotéis e edifícios públicos mexicanos

Casa Kutz / CPDA Arquitectos. Image © Tamara Uribe Casa Volta / Ambrosi I Etchegaray. Image © Sergio López Casa Z / Zozaya Arquitectos. Image © Rafael Gamo Carpa Olivera / Colectivo Urbano. Image © Onnis Luque + 45

O clima é um dos principais fatores que definem a arquitetura específica de um lugar. Em se tratando de situações extremas, as condições climáticas podem se transformar em um grande desafio para a arquitetura, demandando a utilização de complexos sistemas de isolamento para viabilizar a habitabilidade dos edifícios em ambientes hostis. Entretanto, quando o clima favorece, ele se volta à favor dos arquitetos, permitindo o desenvolvimento de soluções arquitetônicas intimamente conectadas ao seu ecossistema específico, dissimulando os limites entre arquitetura e paisagem.

Construção em taipa: 15 projetos impressionantes

© Nic Lehoux Photography
© Nic Lehoux Photography

© Iwan Baan © Stefan Müller © Norman Müller © Filip Dujardin + 19

Esta semana, apresentamos uma seleção das melhores fotografias de projetos construídos em taipa. São 15 obras que mostram o potencial estético dessa técnica que consiste na sobreposição de camadas de terra comprimida e sem revestimento. Embora pouco utilizada na construção civil, esta técnica de origens vernaculares voltou a ser empregada por alguns escritórios nos últimos anos.

Veja, a seguir, fotografias de obras em taipa feitas por nomes como Filip Dujardin, Cade Hayes e Nic Lehoux.

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa Fagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son Lindman AUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis Smith Pombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido + 28

Casa do lago / TACO taller de arquitectura contextual

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 39

Mérida, México

20 Projetos mexicanos que exploram as possibilidades do concreto aparente

Foro Boca / Rojkind Arquitectos. Image © Jaime Navarro Casa Lomas / Oficio Taller. Image © Adrián Llaguno / Documentación Arquitectónica y The Raws Club de Niños y Niñas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica. Image © Arturo Arrieta Casa Orgánica / Javier Senosiain. Image Cortesía de Javier Senosian + 23

Concreto é um material muito comum na indústria da construção civil, composto por um aglutinante combinado com agregados (pedra, por exemplo), água e certos aditivos. Sua história remonta ao Egito antigo, quando surge a necessidade de se construir grandes fundações, momento em que as propriedades naturais das pedras já não atendem mais às demandas e fica clara a necessidade de um material que pode ser moldado para assumir determinadas formas. 

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 27

8 Projetos mexicanos com bambu

Guadalajara, México: un edificio comunitario de muros de bahareque y celosía de carrizo. Image © Pedro Bravo, Sofía Hernández, Francisco Martínez Cafetería Rural Comunitaria Tosepan Kajfen / Proyecto cafeína + Komoni. Image © Patrick López Vivienda en Puebla / Comunal Taller de Arquitectura. Image © Onnis Luque Sport City Oaxaca / Rootstudio + Arquitectos Artesanos. Image © Angel Ivan Valdivia Salazar + 9

O México é um país que vem se destacando no cenário global da arquitetura, com projetos que mesclam elementos tradicionais e contemporâneos de maneiras bastante inventivas. As técnicas construtivas características de cada região e o uso de materiais de acordo com as necessidades térmicas, econômicas ou estéticas, resultam em propostas muito singulares.

Um exemplo disso são os projetos em bambu. Seja como elemento construtivo ou decorativo, usado em revestimentos, fachadas ou coberturas, este material comprovou sua versatilidade frente a materiais mais usuais, como aço ou compostos plásticos.

Embora as pesquisas sobre esse material tenham avançado significativamente nos últimos anos, sabemos que ainda há muito a aprender - e esse conhecimento será reforçado a partir de novos projetos que se baseiam em conhecimentos do passado e os empregam com técnicas atuais. Por isso, apresentamos uma lista de oito projetos no México que exploram o bambu de diferentes modos. 

Um tributo à cor na arquitetura mexicana

© BGP © Javier Callejas © Paco Pérez Arriaga © Leo Espinosa + 20

A arquitetura mexicana se destaca cada vez mais no cenário global pela gestão de recursos e sensibilidade em relação ao seu contexto. Embora sejam muitos os elementos que caracterizam a arquitetura mexicana, um dos mais representativos é a cor - herdada das culturas indígenas e incorporada por diferentes arquitetos e artistas como Luis Barragán, Ricardo Legorreta, Mathias Goeritz, Juan O'Gorman e Mario Pani.

A cor da arquitetura mexicana se transformou em um gesto projetual tão forte que até contribuiu para reforçar a identidade de diferentes áreas do país, por exemplo, é quase impossível pensar em San Miguel de Allende ou Guanajuato sem as cores que compõem as fachadas na paisagem. 

Arquitetura mexicana: 21 exemplos de "celosias" e suas diferentes aplicações

Estudio Iturbide / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo. Image Cortesía de Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo Vivienda en Puebla / Comunal Taller de Arquitectura. Imagem © Onnis Luque Juzgados Oral-Penal en Pátzcuaro / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo. Imagem © Rafael Gamo La Tallera / Frida Escobedo. Imagem © Rafael Gamo + 22

celosia é um elemento da arquitetura mexicana usado para criar uma barreira sutil e permeável entre o interior e o exterior, assemelhando-se, em muitos aspectos, aos cobogós ou muxarabis. 

Empregado por Frida Escobedo em seu recém-inaugurado Serpentine Pavilion, este elemento arquitetônico versátil pode ser constituído de materiais tão diversos quanto blocos cerâmicos e tramas vegetais. A seguir, reunimos 21 exemplos de celosias que podem servir de inspiração para seus próximos projetos.

Edifício Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 23

Escritório FDZ Esquivel / FDZ Esquivel / Arquitectura

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 26

Mérida, México

Fotos da Semana: 10 formas incomuns de usar o concreto

© Song Yousub
© Song Yousub

Um dos materiais que permite a maior variedade de acabamentos e texturas é o concreto. A preparação do traço, a escolha da fôrma e a pigmentação são aspectos importantes para um bom resultado. A seguir, compilamos dez fotografias que apresenta usos incomuns para o concreto. 

© David Schreyer Cortesía de Moon Hoon © Ana Cecilia Garza Villarreal © Giorgio Marafioti + 12

Residência Chaaltun / tescala

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 34

Mérida, México
  • Arquitetos: tescala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Casa de terra / earthLAB Studio

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 27

Mérida, México
  • Arquitetos: earthLAB Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  189.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 51

Merida, México