Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. TACO taller de arquitectura contextual
  6. 2019
  7. Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual

  • 06:30 - 13 Maio, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual
Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual , © Leo Espinosa
© Leo Espinosa

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 27

  • Projeto arquitetônico

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Projeto de interiores

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Projeto de paisagismo

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Construção

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Equipe de projeto

    Carlos Patrón Ibarra, Alejandro Patrón Sansor, Ana Patrón Ibarra, Estefanía Rivero Janssen, Joaquín Muñoz Olivera
  • Mais informações Menos informações
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de monte é um pequeno e aconchegante retiro de final de semana projetada para um jovem casal. Implantada em meio a exuberante paisagem do sudeste do México, o principal objetivo do projeto foi construir um espaço para a reflexão e contemplação, um ambiente intimamente conectado com a paisagem natural. Um ambiente intuitivo, simples e funcional.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

A implantação da casa, nos fundos do terreno, procura resguarda-la da rua proporcionando maior privacidade aos moradores; sua orientação foi concebida de tal forma a favorecer a iluminação e ventilação natural da casa, proporcionando condições mais agradáveis de temperatura e iluminação nos espaços interiores ao longo do ano.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O primeiro nível da casa foi elevado em relação ao acesso do terreno, interferindo mínimamente em seu perfil natural. Além disso, esta planta flutuante facilitou a construção da piscina sem a necessidade de escavar o terreno. Implantada à sombra da grande árvore que domina o terreno, a piscina é acessada através  de uma varanda aberta que se extende a partir dos espaços sociais no térreo. A área de uso comum, por sua vez, é um amplo espaço de pé direito duplo onde encontram-se uma pequena cozinha, uma sala de estar e jantar e a escada que dá acesso ao quarto no mezanino. Abaixo deste, encontra-se um hall que organiza os espaços da casa. Além da porta de acesso, o hall dá acesso à um pequeno closet e um banheiro com chuveiro à céu aberto. Abaixo da planta elevada, foram implantadas a adega e a casa de máquinas. Ao total, a pegada da casa conta com apenas quarenta e dois metros quadrados.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Sua volumetria é fundamentalmente ortogonal e a materialidade bastante contrastante. Tanto exterior quanto interiormente as paredes foram acabadas em massa grossa e pintura a base de cal com pigmentos minerais. As portas e janelas foram feitas em madeira de cedro, todas elas são do tipo camarão, permitindo aos moradores controlar facilmente o nível de privacidade e as condições de iluminação no interior da casa.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O projeto de interiores conta com uma série de itens de design em cores naturais e que incorporam processos artesanais em sua fabricação. A paisagem exterior foi praticamente mantida em seu estado natural, revelando uma profunda conexão entre arquitetura e paisagem através de suas cores e materialidade.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual " [Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual ] 13 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916796/casa-de-monte-taco-taller-de-arquitectura-contextual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.