Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. TACO taller de arquitectura contextual
  6. 2019
  7. Casa do lago / TACO taller de arquitectura contextual

Casa do lago / TACO taller de arquitectura contextual

  • 20:00 - 9 Setembro, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Julia Brant
Casa do lago / TACO taller de arquitectura contextual
Casa do lago / TACO taller de arquitectura contextual , © Leo Espinosa
© Leo Espinosa

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 39

  • Projeto arquitetônico

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Construção

    TACO taller de arquitectura contextual
  • Equipe geral

    Carlos Patrón Ibarra, Alejandro Patrón Sansor, Ana Patrón Ibarra, Estefanía Rivero Janssen, Joaquín Muñoz Olivera
  • Mais informações Menos informações
© Alejandro Patrón
© Alejandro Patrón

"Casa do lago" é uma residência unifamiliar situada em um empreendimento imobiliário onde todos os lotes fazem limite com um corpo d'água em sua parte posterior.

Os usuários são um casal multicultural de adultos maduros. O objetivo do projeto foi fazer com que a casa tirasse proveito das características do complexo e que os espaços abertos fizessem parte da dinâmica de uso diário. Além disso, a casa deveria fazer referência à cultura yucateca e ter a capacidade de alojar a coleção de objetos de valor artístico e/ou emocional dos proprietários.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O edifício se apresenta de forma respeitosa em relação à via pública, gerando um parque na baia de um de seus lados. Nele existe um acesso definido por uma porta antiga que foi restaurada. Ao cruza-lo se revelam as áreas públicas abertas formadas pela piscina, lagoas, áreas pavimentadas e áreas arborizadas, cuja disposição em diagonal até o limite oposto da propriedade gera um efeito visual que aproxima o corpo d'água do complexo ao visitante, permitindo uma interação inicial sem necessidade de atravessar os espaços fechados.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

A construção é formada no térreo por uma área social de pé-direito duplo (salas de estar e jantar), cozinha, banheiro de visitas, lavanderia, garagem coberta e um dormitório principal com terraço, closet e banheiro. O pavimento superior consiste em um mezanino conectado à área principal que funciona como quarto de visitas, além de um banheiro, casa de máquinas e três terraços abertos como reservas de crescimento para fins comerciais.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

A definição volumétrica responde à conciliação da análise dos usuários, as restrições do empreendimento e a aplicação de critérios de sistemas passivos. O método construtivo é o mais comum da região, a partir de blocos, vigas e abóbodas de concreto. Os acabamentos arquitetônicos são aparentes, para reduzir custos de manutenção. Os pisos internos são de concreto, assim como as placas pré-coladas com as quais o mobiliário fixo foi revestido. Todas as paredes e painéis baixos têm estuque polido à base de cimento impermeável. Os pisos dos terraços e áreas externas pavimentadas são de concreto antiderrapante. As janelas foram distribuídas de tal forma que enfatizam a conexão entre interior e exterior.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O projeto paisagístico integra as árvores preexistentes com espécies endêmicas e plantas ornamentais dos proprietários. Os interiores foram pensados a partir da ideia de trabalhar com a personalidade dos proprietários e facilitar sua apropriação, por isso os espaços deveriam servir como telas em branco prontas para receber diversos elementos que eles introduziriam ao habitar a casa.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa do lago / TACO taller de arquitectura contextual " [Casa del lago / TACO taller de arquitectura contextual ] 09 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924364/casa-do-lago-taco-taller-de-arquitectura-contextual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.