Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 2 de 29Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 3 de 29Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 4 de 29Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 5 de 29Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Mais Imagens+ 24

Um ambiente monocromático é um espaço em que a maioria de seus elementos é de uma única cor. E, embora seja muito comum as cores escolhidas serem em preto e branco, devido à sua neutralidade, é possível usar qualquer paleta de cores, aproveitando seus infinitos tons, subtons ou matrizes.

A escolha da composição cromática dos ambientes pode ser uma aliada na estratégia projetual, como vimos em: "Como as cores alteram a percepção dos espaços interiores" e em "Como as cores influenciam a Arquitetura". Explorando uma série de exemplos construídos, hoje falaremos sobre três estratégias nas quais a cor pode fazer a diferença: destacar, unificar e zonificar.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 28 de 29
Apartment XVII / Studio Razavi architecture. Image © Simone Bossi

1. Valorizar

O uso de uma única cor na cozinha é uma estratégia interessante quando se busca destacar o espaço total ou qualquer um de seus elementos em particular. Dessa maneira, é possível contrastar cores com eletrodomésticos, acentuar revestimentos especiais ou aprimorar objetos, utensílios e acessórios.

Contraste com eletrodomésticos

E/L Studio projetou a cozinha da Residência Jade com revestimento da marcenaria e ladrilhos cerâmicos na parede, ambos em tonalidade esverdeada, destacando os eletrodomésticos na cor preta.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 26 de 29
Residencia Jade / E/L Studio. Image © Pepper Watkins

A cozinha do Flat#5, resultado da parceria entre Marcio Kogan, Diana Radomysler e Luciana Antunes (Studio MK27), foi projetada para acentuar a materialidade da madeira. No interior, as cadeiras e luminárias pretas adicionam um toque de elegância ao ambiente, conectando-se ao estilo da sala de estar.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 21 de 29
Flat#5 / Studio MK27 - Marcio Kogan + Diana Radomysler + Luciana Antunes. Image © Jonas Bjerre-Poulsen

O Apartamento cobogó, desenhado por Lelalo arquitetura e design, apresenta uma cozinha na qual o piso, as paredes, o balcão e a carpintaria são pretos, contrastando com os utensílios de aço inoxidável. O piso de madeira da sala é transformado em piso de granito na cozinha, respeitando o mesmo layout e formato.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 10 de 29
Apartamento cobogó / Lelalo arquitetura e design. Image © Joana França

No Apartamento Tetrys 607 assinado pelas arquitetas da CR2 Arquitetura, os eletrodomésticos, torneiras e acessórios, em tons de prata, contrastam com o laranja da cozinha, que se estende até a porta de entrada do apartamento.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 3 de 29
Apartamento Tetrys 607 / CR2 Arquitetura. Image © Cris Farhat

Revestimentos especiais

A cozinha da Casa Escu, de Bijl Architecture, é um bom exemplo de como uma cozinha monocromática pode ajudar a destacar um revestimento de parede com um design específico, como azulejos ou papel de parede.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 19 de 29
Casa Escu / Bijl Architecture. Image © Katherine Lu

Objetos e utensílios

Os arquitetos do TACO taller de arquitectura contextual projetaram a cozinha da Casa de monte com uma paleta monocromática suave em tons de terra. Como nenhuma porta foi projetada em seus móveis, os utensílios e outros elementos se destacam quando expostos em suas prateleiras.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 23 de 29
Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa

No caso da cozinha branca na Casinha dos Daher Jardim Arquitetura, as quatro cadeiras de madeira são valorizadas e adquirem uma posição ainda mais relevante.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 24 de 29
Casinha / Daher Jardim Arquitetura. Image © Haruo Mikami

Na Residência para Quatro, Harry Thomson projetou uma cozinha sutil em tons de bege, destacando utensílios e acessórios em seus nichos abertos.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 16 de 29
Residência para Quatro / Harry Thomson. Image © Lenny Codd

2. Unificar

Optar por uma paleta monocromática pode ser uma boa estratégia para unificar os elementos que compõem um ambiente, e é uma opção amplamente usada ao procurar uma imagem mais ousada para o ambiente da cozinha. Aqui, é comum tirar proveito das infinitas variedades de tons, subtons ou matrizes de cada paleta de cores.

Se você deseja criar um ambiente acolhedor e natural, o Cabana de Skigard da Mork-Ulnes Architects pode ser um bom exemplo. A casa é principalmente monocromática, pois todas as superfícies e móveis são revestidos no mesmo tom de madeira.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 9 de 29
Cabana de Skigard / Mork-Ulnes Architects. Image © Bruce Damonte

E por que não uma cozinha de cor cítrica? O espaço da cozinha da 3in1, desenhado por batlab architects é unificado do chão ao teto por uma cor verde viva.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 6 de 29
3in1 / batlab architects. Image © Norbert Juhász

Para moradores que desejam viver em um ambiente mais calmo, os tons de azul são sempre uma boa opção. Essa foi a escolha dos arquitetos Plaini e Karahalios para o Apartamento em Korydallos.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 5 de 29
Apartamento em Korydallos / Plaini and Karahalios Architects. Image © Nikos Papageorgiou

As cozinhas 100% brancas proporcionam uma maior sensação de limpeza, o que pode ser uma característica altamente desejável em um ambiente de preparação de alimentos. A cozinha do Apartmento concepto T, da Itay Friedman Architects, pode até passar despercebida, ajudando a expandir virtualmente as dimensões do espaço.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 14 de 29
Apartmento concepto T / Itay Friedman Architects. Image © Boaz Arad
Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 29 de 29
The White Triangles Apartment / YCL studio. Image © Andrius Stepankevičius

No entanto, não se pode negar que uma cozinha totalmente na cor preta pode proporcionar maior sofisticação e nobreza. É possível confirmar essa afirmação pelas imagens da cozinha do Restaurante Tori Tori Santa Fe, projetado por Esrawe Studio.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 17 de 29
Restaurante Tori Tori Santa Fe / Esrawe Studio. Image © Genevieve Lutkin

Para aqueles que desejam uma cor neutra, mas desejam fugir dos tons de preto e branco, é possível usar tons de cinza suave ou optar por madeiras claras. A cozinha da House 28, do estúdio edwards, é totalmente revestida com compensado de 9 mm.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 13 de 29
House 28 / studio edwards. Image © Tony Gorsevski

3. Setorizar

Há projetos que preferem organizar os ambientes, separando-os. Alguns deles usam cores para atingir esse objetivo, aprimorando o zoneamento através de partições móveis que abrem ou fecham, dependendo do uso da cozinha.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 22 de 29
Apartamento em Korydallos / Plaini and Karahalios Architects. Image © Nikos Papageorgiou

Os arquitetos da NatureHumaine foram muito criativos ao projetar um corredor com superfícies pretas, separando a cozinha branca da circulação vertical amarela na Casa Canari.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 20 de 29
Casa Canari / NatureHumaine. Image © Adrien Williams

Já falamos sobre o espaço unificado da cozinha cítrica da 3in1. No entanto, ao olhar para o apartamento como um todo, percebe-se que seu tom esverdeado também tem a função de separar a cozinha do resto dos espaços interiores.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 25 de 29
3in1 / batlab architects. Image © Norbert Juhász

Por fim, os arquitetos do IDIN Architects optaram por criar uma cozinha completamente branca para a JB House, que pode permanecer oculta quando não estiver em uso. Seus painéis móveis de madeira se unem para formar um grande espaço social, no qual predominam os tons suaves de madeira.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor - Imagem 12 de 29
JB House / IDIN Architects. Image © Ketsiree Wongwan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Audrey Migliani. "Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor" 15 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941283/cozinhas-monocromaticas-3-estrategias-de-design-com-uma-unica-cor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.