Dirk Weiblen

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

As diversas escalas de "verde" no urbanismo chinês

O confinamento forçado, resultado da política de isolamento da pandemia global de COVID-19, fez com que todos passassem um bom tempo olhando pela janela. Às vezes, quando estamos exaustos com o trabalho e a vida cotidiana, desejamos apenas uma fuga rápida para oceanos e florestas, em algum lugar perto da natureza.

Espaço Social do Centro Jing’an Kerry / Linehouse

© Dirk Weiblen
© Dirk Weiblen

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 19

  • Arquitetos: Linehouse
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  682
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Belle Stone, HAY, Lost & Found, Rongji

B Campus  / AIM Architecture

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 38

M Campus / AIM Architecture

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 20

  • Arquitetos de interiores: AIM Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70714
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Iluminação para espaços de trabalho: exemplos de sistemas uniformes, localizados e mistos

© Luc Boegly© Yevhenii Avramenko© Jack Hobhouse© Matthijs van Roon+ 15

Se considerarmos que as pessoas passam grande parte do dia em seus trabalhos, o conforto visual e a regulação da luz ao longo do dia são importantes. A iluminação dos espaços de trabalho deve proporcionar as melhores condições de conforto visual para cada caso específico, adaptando-se às mudanças de luz ao longo das horas do dia, melhorando o desempenho e proporcionando bem-estar físico e mental. 

Arquitetura pop-up: construindo novas experiências em pequena escala

A arquitetura pop-up se aproveita de pequenos espaços para criar experiências intimistas. Como estruturas temporárias e nômades, pavilhões pop-ups não são novidade no mundo da arquitetura, remontando à antiguidade quando era utilizadas durante diversos tipos de festivais. Levando a arquitetura para além de seus limites, estruturas temporárias têm como principal objetivo chamar à atenção do público, divulgando identidades, marcas e/ou produtos em contextos muito especiais. Atualmente, esta abordagem está se transformando em algo mais do que apenas intervenções efêmeras, influenciando decisivamente a maneira como pensamos e concebemos nossos edifícios.

© Dirk Weiblen© Laurian Ghinitoiu© Hadley Fruits© Onnis Luque+ 9

Reuso criativo de portas e janelas em 10 projetos de arquitetura

Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fujii / Nacasa and Partners Inc.
Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fujii / Nacasa and Partners Inc.

Quando um material se torna obsoleto porque não cumpre mais sua função original adequadamente ou simplesmente é relegado para segundo plano por causa de reformas, ampliações ou demolições - somando-se à pilha de entulho que se transformará em desperdício - na grande maioria dos casos ele pode ser reparado, reutilizado e reciclado para recomeçar um novo ciclo de vida. Entretanto, com alguns elementos de construção, esta recuperação representa um desafio maior do que com outros, e sua reutilização pode nem sempre ser tão simples. No caso de portas e janelas, por exemplo, a demolição ou desmontagem deve ser muito mais cuidadosa se houver interesse em reciclar tais objetos, e algumas inspeções devem ser realizadas posteriormente para verificar o estado das peças e considerar possíveis custos de reforma. Também é verdade que este interesse em recuperar itens antigos nem sempre está presente, já que em muitos casos os proprietários priorizam o uso de peças novas e regulares que proporcionam uma certa uniformidade a todo o projeto.

Como as cores influenciam a Arquitetura

Assim como as cores de uma pintura ou de uma fotografia abstrata podem despertar um certo humor, as cores de um edifício ou sala podem influenciar profundamente a sensação das pessoas que o usam. Fisiologicamente, diversos estudos mostraram que a luz azul retarda a produção de melatonina, mantendo as pessoas mais alertas ou acordadas mesmo à noite. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas - por exemplo, elas podem perceber a cor vermelha como ameaçadora ou assustadora por causa de sua conexão com o sangue.

No geral, a maneira como uma sala é pintada pode ter efeitos complexos sobre como seus usuários se sentem, ao mesmo tempo que uma fachada pode ser percebida de maneiras dramaticamente diferentes, dependendo de como são suas cores. Abaixo, resumimos as associações emocionais de todas as cores, avaliando seus efeitos diferentes à medida que cada uma é usada no espaço arquitetônico.

Design Wing / Coordination Asia. Image © Coordination AsiaHotel Encanto Acapulco / Miguel Angel Aragonés. Image © MAAFamily Box Qingdao / Crossboundaries. Image © Xia ZhiLe Soufflet / NatureHumaine. Image © Adrien Williams+ 52

Como o "coworking" transformou nossos espaços de trabalho?

Nest / Beza Projekt. Imagem © Jacek KołodziejskiWeWork Yangping Lu / Linehouse. Imagem © Dirk WeiblenWeWork Tower 535 / NCDA. Imagem © Dennis Lo Designs© WeWork+ 16

Ao longo dos últimos anos, os espaços habitáveis de nosso planeta passaram por uma revolução sem precedentes que corresponde ao momento específico da história da humanidade, quando mais da metade da população mundial passou a viver em áreas urbanizadas. É por isso que, devido ao considerável aumento da população urbana de nosso planeta, a estrutura de nossas cidades estão mudando. Tanto as nossas casas quanto os espaços públicos e locais de trabalho estão se transformando para construir novas relações entre as pessoas e o espaço.

Como calcular a quantidade de papel de parede para revestir um ambiente

Utopicus Clementina cowork / Izaskun Chinchilla Architects. Image © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)
Utopicus Clementina cowork / Izaskun Chinchilla Architects. Image © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Uma vez terminada a obra pesada, é a hora de instalar os revestimentos que formarão as faces visíveis nos espaços internos. Papéis de parede podem ser uma opção eficiente para dar cor e design aos espaços, especificados de acordo com os metros quadrados que queremos cobrir. Para iniciar, devemos calcular a área de cada superfície com grande precisão.

Essa tarefa pode ser fácil em paredes claras e dimensões padrão, mas pode levar a contratempos mais complexos ou despesas desnecessárias. Apresentamos algumas dicas para fazer uma estimativa o mais precisa e eficiente possível.

Modern Sampran Wangprom Office / Apostrophy's. Image © Sitthisak NamkhamAncestry / Rapt Studio. Image © Jeremy BittermanUtopicus Clementina cowork / Izaskun Chinchilla Architects. Image © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)Snow Hotel / 1990 uao + Archigroup MA. Image © Sun Namgoong+ 18

MuWeCo / AIM Architecture

Edifício. Imagem © Dirk WeiblenEdifício. Imagem © Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 16

  • Arquitetos de interiores: AIM Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Resort de Águas Termais Fushengyu / AIM Architecture

Habitações. Imagem © Dirk WeiblenPiscina Terraço. Imagem © Dirk WeiblenPiscina Interna Spa. Imagem © Dirk WeiblenPiscina Interna Spa. Imagem © Dirk Weiblen+ 23

  • Arquitetos: AIM Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  24000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Colorful Lighting, Dai Si Le Pools, SAWO Sauna, Fantastic planner, Kohler Power, DC2, Uni Wood. Merbau floor

Projetos de pequenos cafés: 20 exemplos com plantas e cortes

Cortesía de xm3Cortesía de Andrés JaqueCortesía de Office AIOCortesía de I Like Design Studio+ 59

O projeto de interiores de um café pode impulsionar ou afundar o negócio. Com um projeto convidativo, pode-se transformar a simples xícara de café em uma experiência maravilhosa. No entanto, quando se dispõe de apenas alguns metros quadrados e várias máquinas para alocar, não é fácil encontrar uma configuração espacial eficiente.

Para ajudar você a aproveitar melhor os pequenos espaços, reunimos uma seleção de 20 projetos de pequenos cafés, acompanhados pelos seus desenhos de planta.

Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes

Cortesía de 3XNCortesía de Paul de Ruiter ArchitectsCortesía de Renzo Piano Building Workshop + PayetteCortesía de Renzo Piano Building Workshop+ 31

Edifícios culturais e corporativos oferecem a oportunidade perfeita para projetar grandes átrios. Esses espaços centrais, projetados para possibilitar o encontro de pessoas ou para ajudar na orientação dentro do edifício, são geralmente amplos e oferecem muita liberdade na etapa de concepção. Escala imponente, escadarias esculturais, materiais nobres e vegetação interna são apenas alguns dos recursos usados para dar vida a esses espaços. Para ajudá-lo com seu projeto, compilamos a seguir 15 átrios e seus desenhos de corte.

Barraco / Q&A

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 14

  • Arquitetos: Quarta & Armando
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: HAY

Loja klee klee / AIM Architecture

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 13

Xuhui Qu, China
  • Arquitetos de interiores: AIM Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  81
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Restauração do Armazém Xintai / Kokaistudios

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 13

  • Arquitetos: Kokaistudios
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000

Centro de Exposições / Neri&Hu Design and Research Office

© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen© Dirk Weiblen+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Acor, Flow, HAY, Kohler, Stella Works, +1