Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office

Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de ExteriorSede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, TijoloSede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, TijoloSede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de ExteriorSede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos Responsáveis: Lyndon Neri, Rossana Hu
  • Arquiteta Associada: Lina Lee
  • Equipe De Projeto: Begona Sebastian, Herman Mao, Jinlin Zheng, Davide Signorato, Evan Chen, Kelvin Huang
  • Cliente: Schindler Group
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Annika Feuss

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neri & Hu propõem uma sede de 32.400m² para a Schindler, renomada fabricante de elevadores, como parte de uma nova diretriz corporativa que inclui escritórios, showrooms, fábricas, depósitos e instalações de pesquisa. Situado na área industrial em desenvolvimento de Jiading, fora do centro da cidade de Xangai, Neri & Hu procuraram superar a sensação de isolamento e vastidão, característica das instalações industriais, priorizando a integração de elementos de paisagem em escala humana e espaços públicos ao longo de todo o projeto.

Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Annika Feuss
Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Annika Feuss

A proposta resultante possui duas partes, uma base contínua ao nível do solo e volumes de luz que flutuam acima dessa base. Desafiando, assim, a tipologia usual de blocos de escritórios em edifícios individuais raramente envolvidos por vegetação ou caminhos. Para tal, a arquitetura desse edifício absorve esses elementos em um bloco unificado que não apenas conecta fortemente a arquitetura à paisagem, mas também une perfeitamente todos os programas do projeto. Essas funções incluem espaços compartilhados como uma cantina com capacidade para 600 pessoas, um auditório com 200 lugares, vários lounges e cafés, mais de 7.000 m² de jardins e um caminho de 300 m de comprimento com esteiras rolantes da própria Schindler para conectar todos esses ambientes.

Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Annika Feuss
Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 15 de 17
Croqui de Lyndon Neri (2)
Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Annika Feuss

Na extremidade nordeste do local, o a base do volume sobe e cresce para formar a unidade de Pesquisa e Desenvolvimento. Este recinto em forma de fortaleza, com seus volumes irregulares, é dinâmico e sólido ao mesmo tempo. Representando a natureza inovadora e sigilosa dos trabalhos aqui realizados. Na extremidade oposta do pódio, dentro de três caixas de vidro, 800 funcionários ocupam escritórios quatro níveis acima, incluindo salas de reunião, salões, arquivos, showroom e centro de treinamento. Cada um dos três edifícios possui um átrio de vários andares que incentiva as interações visuais e físicas entre os diferentes departamentos em cada andar.

Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dirk Weiblen
Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 17 de 17
Croqui de Lyndon Neri (4)
Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Dirk Weiblen

Os dois elementos arquitetônicos que compõem o projeto não são apenas funcionalmente exclusivos, mas também mostram uma paleta de materiais bem distintos. Para seguir a missão do cliente de se envolver com as culturas locais, o volume da base em tijolos cinza, material de construção comum na China, é uma homenagem ao patrimônio material do local do projeto. Para as caixas de vidro acima, partes em vidro translúcido, intercaladas de janelas com caixilhos metálicos brancos, compõem uma fachada de edifício brilhante, minimalista e elegante - uma referência sutil ao passado suíço da empresa. O design resultante está bastante embasado nas culturas locais e nas tradições de construção, ao mesmo tempo que celebra a cultura corporativa inovadora e com visão de futuro da Schindler.

Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Dirk Weiblen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jiading District, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Schindler / Neri&Hu Design and Research Office" [Schindler City Headquarters / Neri&Hu Design and Research Office] 15 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973347/sede-da-schindler-neri-and-hu-design-and-research-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.