Proposta de Foster + Partners para o Thames Hub. Cortesia de Foster + Partners
O prognóstico não é promissor para o aeroporto proposto por Foster + Partners no estuário do Tâmisa. O jornal The Guardian publicou que a Independent Airports Commission divulgou um relatório provisório revelando uma lista de opções para o Reino Unido - e o Thames Hub, de Foster + Partners (com custo estimado em £112 bilhões), não está nela. Ainda há esperança (ainda que pequena) para a proposta, já que seu persistente defensor, o Prefeito de Londres Boris Johnson, conseguiu convencer a comissão a rever a ideia no início de 2014. Saiba mais sobre o desenrolar deste processo no The Guardian.
New York - Twice the size of LA. Via Flickr CC User. Used under Creative Commons
Um interessante artigo publicado no io9 revelou uma lei que aparentemente pode prever o tamanho das cidades - uma lei desenvolvida por um linguista. A versão original da lei de Zipf postula que em qualquer linguagem, a palavra mais comum é usada duas vezes mais que a segunda mais comum, três vezes mais que a terceira, e assim por diante. Parece, contudo, que esta lei também se aplica às populações das cidades de um dado país. E a parte mais interessante é que ninguém realmente sabe o porquê. Leia o artigo completo aqui.
Cientistas da NASA estão trabalhando duro nas investigações da porção de terra mais desconhecida do planeta: a Antártica. A humanidade nunca chegou a ver o continente sem neve e gelo, porém, após décadas de investigação, pode-se agora ver uma representação digital do território que existe por baixo das geleiras. A NASA compilou dados da British Antarctic Survey e as imagens do satélite ICESat para criar a imagem topográfica mais completa do continente branco.
Uma das finalidades do projeto é ajudar a medir o impacto que terá o derretimento da crosta de gelo sobre o resto do planeta, já que graças à compreensão do território, pode-se entender melhor como o gelo se desloca sobre a superfície terrestre do continente.
As torres comerciais de 53 pavimentos proporcionarão 140 mil m² de espaços para escritórios no distrito empresarial no centro de Parramatta, além de atuar como um ponto chave para a futura Parramatta Square.
Veja imagens das torres, que contarão com um "espaço público no céu" flutuante, a seguir...
Quase três anos depois de sua primeira aula, realizada em fevereiro de 2011, o Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro, continua rendendo bons frutos. Além de possuir a segunda melhor média de rendimento escolar do Estado, a escola se tornou oficialmente a primeira instituição de ensino totalmente sustentável da América Latina, ao receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela organização internacional Green Building Council.
A escola foi construída em modelo de parceira pública-privada pela ThyssenKrupp CSA, o governo estadual e prefeitura do Rio de Janeiro, em um dos bairros com pior índice de desenvolvimento humano da cidade, Santa Cruz, situado na zona oeste.
Lali Gurans Orphanage and Learning Centre. Image Courtesy of MOS Architects
Neste artigo, que aparece originalmente em Australian Design Review como "Reframing Concrete in Nepal," Aleksandr Bierig descreve como o escritório de Nova York MOS Architects, mais conhecido por seu trabalho experimental, esta projetando um orfanato para uma pequena comunidade no Nepal.
Estranhamente, se tornou quase banal um escritório como MOS Architects projetar um orfanato para uma pequena comunidade no Nepal. Agora em construção em Jorpati, oito quilômetros a nordeste da capital, Kathmandu, está o Orfanato e Centro de Aprendizagem Lali Gurans, que se encontra na intersecção de várias tendências: o surgimento de ajuda internacional e organizações não governamentais, a aniquilação aparente do espaço por redes de comunicação globais e o desejo latente de arquitetos de usar seus projetos para mudanças sociais efetivas. Enfatizando técnicas de construção simples e elementos de design sustentável, o edifício espera ser um modelo para comunidades próximas, como um centro educacional e ambiental que fornece serviços sociais para mulheres e como lar para 50 crianças.
MOS Architects, fundado em 2003 pelos arquitetos norte americanos Michael Meredith e Hilary Sample, não é um escritório conhecido por seu envolvimento com projetos humanitários. Seu trabalho é geralmente experimental e, às vezes, estranho. Além de sua arquitetura, MOS produz filmes, design de mobiliário e palestras sobre seu trabalho. Foi depois de uma palestra em Denver, Colorado em 2009 que Christopher Gish abordou Meredith e Sample para perguntar se estariam interessados em projetar um orfanato.
O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou recentemente sua decisão de premiar postumamente Julia Morgan, FAIA (1872-1957) com a 2014 AIA Gold Medal. Uma mulher "cujo extenso volume de obra serviu como uma inspiração para uma geração de arquitetas."
“Julia Morgan está indiscutivelmente entre os (as) maiores arquitetos e arquitetas americano(a)s de todos os tempos e é uma verdadeira joia da Califórnia", disse a Senadora Dianne Feinstein (D-CA) em sua carta de recomendação. "O legado de Morgan apenas cresceu com o passar dos anos. Ela foi uma arquiteta de alcance, profundidade e consistência impressionante, e é amplamente conhecida pela qualidade de sua obra por aqueles que praticam, lecionam e apreciam a arquitetura.
Integração Encicla (sistemas de bicicletas públicas) e metrô de Medellín.. Image Cortesia de Encicla
Este texto procura destacar alguns elementos sobre os quais Medellín e sua área metropolitana vêm trabalhando nos últimos anos na busca de uma mobilidade mais sustentável. Também são indicadas algumas tarefas que ainda precisam ser melhor desenvolvidas.
Medellin está em processo de consolidação de um grande sistema de infraestrutura e gestão da mobilidade. Este é o resultado de um complexo trabalho inter-institicional, multimodal e urbano que tem priorizado a eficiência energética de veículos e de novas tecnologias de informação. No entanto, apesar de alguns progressos, novas iniciativas públicas e privadas precisam ser implementadas para complementar as já existentes.
Hekker iniciou seus estudos de arquitetura de interiores e design espacial na Willem de Kooning Academy em Rotterdam em 2008, mas deixou temporariamente seus estudos para viajar. Em 2010, trabalhou no Horecawerf Amsterdam e, após isso, continuou suas viagens em direção à Ásia, Nova Zelândia e Austrália. Ao retornar, voltou a Willem de Kooning Academy e recebeu seu diploma de arquitetura de interiores e design espacial em 2013. Seu projeto final de graduação também foi nomeado aos prêmios Drempel e BNI.
Onde Hekker encontra inspiração para seus projetos? "Eu me inspiro no mundo ao meu redor: formas, edifícios... Mas eu sempre parto de mim mesma: o que eu quero ver ou sentir alí, o que eu espero?" diz ela. "Isto ajuda a descobrir o que os outros necessitam para o lugar."
No ano de 2013, a arte urbana continuou ganhando espaço nas ruas de todo o mundo. Artistas como Banksy, Gaser, Oakoak e o chileno INTI, foram alguns dos responsáveis por aproveitar as fachadas, cruzamentos, postes, dentre outros elementos urbanos, para expor seus grafites e murais.
As 86 melhores produções de 2013 foram selecionadas pelo site Street Art Utopia, que durante todo o ano se encarregou de mostrar esquinas coloridas de todas as partes do mundo.
Conheça a seguir as 86 melhores produções de arte urbana deste ano.
O OMA venceu recentemente uma competição internacional para projetar a Pont Jean-jacques Bosc, uma ponte sobre o rio Garonne em Bordeaux, França, que conectará os bairros de Bègles e Floriac. A ponte de 545 metros de extensão e 44 metros de largura, que atuará como "um generoso novo espaço público" e "uma intervenção de planejamento urbano" para a cidade, dando prioridade ao tráfego de pedestres, será a primeira realizada pelo OMA. Sua conclusão está prevista para 2018.
Segundo Clément Blanchet, diretor do OMA na França, a ponte "não é o 'evento' na cidade, mas uma plataforma que pode acomodar eventos da cidade [...ela] pode ser a menos técnica, a menos lírica, mas [é] a solução estrutural mais concisa e efetiva."
A descrição do projeto pelo arquiteto, a seguir...
Em Joshua Tree, Califórnia, o artista Phillip K Smith III realizou a Lucid Stead: uma instalação/ilusão de ótica que modifica, através de espelhos, uma propriedade rural de 70 anos de idade, fazendo-a parecer transparente. A cabine foi também equipada com LEDs para "extrair a experiência de como a luz se modifica com o tempo - como uma montanha pode ser azul, vermelha, marrom, branca, roxa e preta num único dia." Segundo Smith, o projeto trata da luz e da sombra no silencioso deserto. Veja mais imagens e um vídeo da cabine, a seguir.
Originalmente publicado em Metropolis Magazine como "Iconic Museums, Rendered In Gingerbread",Samuel Medina fala sobre um divertido projeto que consiste em representar edifícios mundialmente famosos através de vários tipos de doces.
Tivessem João e Maria tropeçado em uma dessas estruturas açucaradas, eles poderiam ido na direção oposta. Escura, sombria, e agourenta, a arquitetura de confeitaria teria, no entanto, causado grande impacto sobre Jack Skellington. O projeto, da artista de alimentos Caitlin Levin e do fotógrafo Henry Hargreaves está claramente em débito com a mise-en-scène gótica do submundo expressionista das histórias acima. Uma sombria, porém excêntrica, terra onde se poderia, talvez, esperar encontrar uma réplica às avessas (de chiclete, possivelmente) do Tate Modern ou do MAXXI de Zaha Hadid.
Saiba mais sobre o processo por trás deste doce projeto a seguir.
Torre em Londres conhecida como "Walkie Talkie" . Cortesia de El Pais
O encontro entre dois jornalistas com uma frigideira e um ovo em frente ao edifício que "derrete carros" Walkie Talkie, do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, esperando que o ovo cozinhe, levanta a questão: Por que os "edifícios-estrela" falham? O recente artigo de Anatxu Zabalbeascoa, publicado no El País, busca responder até que ponto os arquitetos podem assumir riscos e mostrar as consequências que o excesso de criatividade pode acarretar em algumas situações. Leia o artigo completo aqui.
Segundo John Gallagher do Detroit Free Press, Detroit pode muito em breve remover uma das rodovias que cortam seu centro, a I-375, para transformá-la em uma rua mais adequada às necessidades dos pedestres. A mudança trará benefícios aos moradores da região, que tiveram seu bairro isolado de parte da cidade quando a rodovia foi construída em 1964, e segue uma tendência mais ampla de cidades que vêm removendo suas rodovias para regenerar suas áreas centrais. O governo da cidade está trabalhando em conjunto com as partes interessadas e uma proposta deve ser apresentada em meados de 2014. Leia o artigo completo aqui.
O Tribunal da Justiça de Hasselt será um dos dois edifícios que fazem parte da antiga estação ferroviária reestruturada. A reestruturação contará com um parque, edifícios públicos, escritórios, hotéis e blocos residenciais urbanos. Desenhado por J. Mayer H. Architects, juntamente com architecten A2o e Lens º Ass architecten, as referências do tribunal no processo projetual remetem tanto à imagem da "árvore" - as árvores de avelã no brasão da Cidade de Hasselt -, e estruturas de aço, uma vez que está na área industrial e é influenciada pela Art Nouveau.
Hufton+Crow compartilhou conosco suas fotos deste projeto. Veja todas a seguir.
Proposta de Heneghan Peng Architects. Cortesia de NCCA
O Ministério da Cultura da Rússia revelou as três propostas finalistas para o Centro de Artes Contemporâneas de Moscou (NCCA). A competição, agora em sua segunda e última etapa, selecionou estes finalistas dentre uma lista de dez, deixando para trás as propostas de Steven Holl Architects e outros renomados escritórios.
Planejado para se tornar a principal instituição de arte contemporânea da Rússia, o NCCA abrigará uma variedade de exposições permanentes e temporárias, além de palestras, conferências profissionais, concertos, performances, estúdios e equipamentos de educação artística.
A LEGO® anunciou o novo exemplar da sua Architecture Landmark Series: a Torre Eiffel (La tour Eiffel). Nomeada em homenagem ao engenheiro Gustave Eiffel, a famosa estrutura metálica é um dos ícones mais facilmente reconhecíveis do mundo. Construída no Champs de Mars, em Paris, para ser a "porta de entrada" da Feira Mundial de 1889, a Torre Eiffel permaneceu sendo a estrutura mais alta do mundo até 1930, e continua sendo a mais alta de Paris. Mais de 5 mil desenhos detalhados foram necessários para montar a torre de 324 metros de altura e 18.038 elementos de ferro num período de apenas dois anos.
Nos últimos dias do ano são recorrentes as famosas retrospectivas do ano que passou, sendo assim, nós do ArchDaily Brasil não podíamos deixar de fazer uma série de reportagens - que publicaremos durante todo o dia de hoje - em que cada editor reunirá os projetos, os artigos e os clássicos da arquitetura mais visitados de nossa página em 2013.
Para começar, a seguir uma lista - em ordem alfabética - com os 25 projetos de arquitetura realizados por escritóriosbrasileiros mais vistos no ArchDaily Brasilem 2013. Divirtam-se!
Como parte de sua pesquisa anual para o World Architecture Top 100, o jornal BD compilou uma lista dos arquitetos que são mais admirados por seus colegas de profissão de todas as partes do mundo. Os resultados do ano passada foram de certa forma previsíveis, com Foster + Partners liderando lista, seguido de perto por Renzo Piano's Building Workshop e Herzog + de Meuron. Segundo BD, "este ano houve uma tendência para nomes mais comerciais."
Na sequência de retrospectivas que marcam o fim do ano, a equipe do ArchDaily Brasil compilou uma lista com os 20 artigos mais lidos de 2013. Com assuntos que variam entre o ensino do desenho, planos para eliminar os automóveis das cidades e documentários sobre arquitetura, a lista deste ano se mostrou bastante abrangente.
A seguir, a lista – em ordem alfabética – dos 20 artigos mais lidos publicados pelo ArchDaily Brasil em 2013:
Para sua tese, Javier Lloret transformou um edifício em um gigantesco (e solucionável) cubo mágico. Utilizando uma fachada midiática da empresa Ars Electronica em Linz, Áustria, ele projetou o quebra-cabeça mais famoso do mundo em uma enormeescala - convidando os passantes a jogar e tentar solucionar o brinquedo. Neste processo, Lloret transformou a área circundante, mostrando que (quando usada corretamente) a tecnologia pode tornar o ambiente urbano mais divertido.