gmp é selecionado para projetar nova biblioteca de Suzhou

O escritório gmp Architekten foi selecionado para projetar uma nova biblioteca em Suzhou, China. Segundo equipamento do tipo na cidade, o edifício será construído na região de Xiangchen, uma área recente localizada ao norte do centro histórico de Suzhou. A biblioteca, que será situada próximo aos muitos cursos d'água artificiais de Xiangcheng, terá o primeiro sistema completamente automatizado da China, que armazenará 7 milhões de livros, além de contar com serviços como cinema e salas de exposição. 

Vista aérea a partir de oeste. Imagem © Willmore CG Vista da entrada da biblioteca. Imagem © Willmore CG Interior. Imagem © Willmore CG Interior. Imagem © Willmore CG

México: O novo museu de FR-EE Fernando Romero Enterprise em Mazatlán

Fernando Romero Entreprise compartilhou conosco seu último projeto cultural para a cidade mexicana conhecida como a "Pérola do Pacífico". Trata-se do Museu Mazatlán, que conferirá a cidade um símbolo de identidade e que tem por objetivo tornar-se um Museu da Cidade, onde seja exposta sua história e cultura local, configurando-se como um ponto de integração social para a comunidade. 

Conheça os detalhes do projeto, a seguir.

Cortesia de FR-EE Cortesia de FR-EE Cortesia de FR-EE Cortesia de FR-EE

Roterdã planeja usar garrafas plásticas na construção de ruas

A produção mundial de plástico aumentou 500% desde 1980, segundo uma pesquisa publicada na revista Science. Essa cifra traz consigo problemas que são cada vez mais presentes e preocupantes, como o fato de 90% da contaminação dos oceanos ser causada por esse material.

Além disso, se considerarmos que cada sacola plástica leva de 100 a 150 anos para se decompor, e que no caso das garrafas esse tempo pode passar a mil anos, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, se torna flagrante a necessidade de reduzir o consumo deste material e fazer melhor proveito do que já existe.

Neste sentido, a pesquisa da organização La Ciudad Verde, que se une à campanha #30DíasSinPlástico, realizada este mês, é uma oportunidade para que todos tomemos consciência da quantidade de plástico que consumimos e descartamos todos os dias sem lhe dar melhor uso.

Para que isso não ocorra em Roterdã, a prefeitura da cidade está avaliando a ideia de usar garrafas plásticas na pavimentação das ruas, evitando que esse material vá para o lixo.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

R4 / Florian Busch Architects

© Nacasa + Partners © Nacasa + Partners © Nacasa + Partners © Nacasa + Partners

Dubai construirá o primeiro edifício feito inteiramente com impressão 3D

O Comitê Nacional de Inovação dos Emirados Árabes Unidos divulgou planos de construir o primeiro edifício feito a partir de impressão 3D usando uma impressora de 6 metros de altura. Embora muitas estruturas já tenham sido produzidas com impressão 3D, nenhuma foi construída inteiramente com essa tecnologia. Tudo - a estrutura do edifício, os acabamentos internos e o mobiliário - será impresso em seções e, então, montado in loco, segundo informou a 3DPrint. O edifício de 185m² abrigará a sede do Museu do Mobiliário de Dubai.

Escritório Viola Communications / M+N Architecture

  • Arquitetos: M+N Architecture
  • Localização: E 10 - Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos
  • Equipe De Projeto: Lorenzo Zoli, Alessandra Barilaro, Giulio Asso, Marco Barazzuoli
  • Área: 1.463 m²
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

© Giulio Asso @ Verdekiwi Photography © Giulio Asso @ Verdekiwi Photography © Giulio Asso @ Verdekiwi Photography © Giulio Asso @ Verdekiwi Photography

CAU/GO abre nova chamada de patrocínio

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) lançou recentemente um novo edital de patrocínio para receber projetos que apresentem contribuições relevantes para o desenvolvimento e a promoção da Arquitetura e Urbanismo no estado de Goiás. Podem ser apresentadas propostas como eventos, publicações, exposições ou produções audiovisuais.

Pavilhão Circular / Christiansen Andersen

  • Arquitetos: Christiansen Andersen
  • Localização: Gothersgade 11, 1123 København K, Dinamarca
  • Autores: Mikkel Kjærgård Christiansen, Jesper Kort Andersen
  • Fotografias: Hampus Berndtson

© Hampus Berndtson © Hampus Berndtson © Hampus Berndtson © Hampus Berndtson

LED-UFC cria 'infograma' que ajuda a escolher qual o cobogó mais adequado para cada fachada

Aderson Passos, arquiteto e pesquisador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Projeto Digital (LED), um dos responsáveis pelo trabalho Design de Precisão, compartilhou conosco o resultado de um estudo criado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará que seleciona, a partir de distorções paramétricas de tipologias conhecidas e recorrentes de cobogós locais, um tipo específico de cobogó/distorção para cada uma das orientações de fachada (L, O, N e S), mediante inputs climáticos de sol e ventos.

Desta forma, a peça criada é uma espécie de infograma, que situa, nas fachadas do cubo, qual o cobogó selecionado (em acrílico vermelho) para cada situação L, O, N ou S.

Portanto, foi desenvolvido um método de otimização que, adaptativo ao local de onde se retira as informações de sol, ventos e condições ideais de conforto, nos informa que tipologia conhecida de cobogó e qual distorção paramétrica da mesma é a melhor resposta para cada fachada.

Imagem Cortesia de LED - UFC Imagem Cortesia de LED - UFC Imagem Cortesia de LED - UFC Imagem Cortesia de LED - UFC

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Vídeo: Como Sevilla fez para que 70 mil pessoas usassem diariamente a bicicleta

Bike Friendly Cities é um projeto que reflete, através de uma série de vídeos, sobre os fatores que levaram certas cidades a se tornarem líderes mundiais no ciclismo urbano.

No caso de Sevilla, uma cidade que criou políticas urbanas que fizeram o uso da bicicleta passar de 0,2% para 9%, cerca de 70 mil pessoas realizam seus deslocamentos diários sobre duas rodas.

Neste vídeo, alguns dos protagonistas desta grande transformação, que se tornou um exemplo mundial, contam como mudaram a cidade através da bicicleta.

Hoje, Sevilla ocupa com mérito um posto no ranking das 20 cidades mais adequadas ao ciclismo urbano, segundo a Copenhagenize.

Arquivo: Concreto

Esta semana o Arquivo destaca dez projetos imperdíveis que utilizam o concreto aparente.

O concreto como material estrutural, robusto e escultórico, é capaz de integrar diversos espaços e volumes num caráter único. Quando o concreto é aparente, é ele que define a qualidade plástica, material e tectônica de um projeto, sem a necessidade de um revestimento superficial.

Na seleção buscamos não focar em grandes clássicos já conhecidos, mas sim em mostrar a versatilidade que o material apresenta perante o programa e partido de cada projeto. Veja os projetos escolhidos, a seguir.

© Duccio Malagamba © Marcelo Cáceres A. © Iwan Baan © Montse Zamorano

Projeto de Zaha Hadid para o Estádio Nacional de Tóquio será cancelado

Seguindo a notícia de 2012 de que Zaha Hadid vencera o concurso para projetar o Estádio Nacional de Tóquio, elemento central das Olimpíadas de Tóquio 2020 com capacidade para 80 mil pessoas, o Primeiro Ministro do Japão anunciou que os planos de construção serão cancelados. Citando os custos astronômicos como principal razão, Shinzo Abe declarou que o estádio, que deveria substituir o atual Estádio Nacional Kasumigaoka, não ficará pronto a tempo para a Copa do Mundo de Rugby em 2019, nem para os Jogos Olímpicos de 2020, como originalmente planejado.

Residência Hidalga / grupoarquitectura

  • Arquitetos: grupoarquitectura
  • Localização: Cidade do México, Distrito Federal, México
  • Arquiteto Responsável: Daniel Álvarez
  • Equipe De Projeto: Pilar Medina, Rosa López, Susana López, Raúl Chávez, Sergio Valdés, Francisco Puente, Manuel Campos
  • Área: 900.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2010
  • Fotografias: Luis Gordoa

© Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa

Três projetos portugueses entre os vencedores do Iconic Awards 2015

O Iconic Awards, premiação organizada pelo Conselho Alemão de Design, anunciou recentemente a lista de projetos premiados em suas cinco categorias – Arquitetura, Interiores, Produto, Comunicação, Conceito – que na edição de 2015 somam mais de 200 trabalhos contemplados.

Três projetos de arquitetos portugueses estão entre os premiados na categoria Arquitetura. O júri elegeu os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, de Jorge Mealha, e a Escola Superior de Desporto de Melgaço, de Pedro Reis, entre os melhores exemplos de arquitetura pública construída em 2014; já a Renova Loja & Teatro que o ateliê PHYD Arquitectura projetou para a fábrica da empresa de produtos de papel em Pedrogão, Torres Novas, está entre os melhores trabalhos de arquitetura comercial.

Casa no Vale / Philip M Dingemanse

© Luke Hesketh © Luke Hesketh © Luke Hesketh © Luke Hesketh

Rio Academy: Mobilidade, arte pública e acupuntura urbana fecham o ciclo de debates

O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo continuou a pleno vapor no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O Rio Academy concluiu suas atividades com a fase prática, onde os participantes estudantes e profissionais desenvolveram projetos como uma forma de presentear a cidade no ano que completa 450 anos. Iniciada na quarta-feira, dia 22, a segunda etapa do evento segue a dinâmica dos talks pela parte da manhã e o resto do dia para o desenvolvimento dos projetos.

The Luchtsingel / ZUS

© Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Fred Ernst

“A luta é longa”: Filme sobre os dois últimos anos de Niemeyer

Com direção de Bernardo Pinheiro Mota, “A luta é longa” retrata os dois últimos anos de vida do arquiteto Oscar Niemeyerfalecido em 2012 aos 104 anos de idade. O filme aborda a trajetória, os hábitos e a rotina dele que foi um dos maiores arquitetos do século XX.