Lizete Rubano: Habitação Coletiva

10:00 - 29 Maio, 2016

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo da palestra da professora e arquiteta Drª Lizete Rubano sobre habitação coletiva e seu percurso durante os momentos pós-guerra mundial até a contemporaneidade. Com a derrocada da discussão modernista no cenário da arquitetura é iniciada uma sequencia de eventos que eventualmente causam uma ruptura, e dissolução da habitação no contexto geral da cidade. Tais acontecimentos levam ao estranhamento das pessoas, na medida em que estas mudanças cortam vínculos com a historicidade do local gerando o tópico a ser abordado no CIAM de 1951: “O Coração da Cidade”

Estação Hangzhou East / CSADI

09:00 - 29 Maio, 2016
Estação Hangzhou East / CSADI, © Zheng Shi
© Zheng Shi
  • Arquitetos

  • Localização

    Hangzhou, Zhejiang, China
  • Autores

    Peihuang Yuan, Chunfang Li, Li Wang, Guangping Qi, Nan Wang, Xin Fang
  • Equipe

    CSADI Third Design Department
  • Cliente

    China/Hangzhou Jianggan
  • Engenharia

    Ting Li,Deliang Zhou, Dengwu Cao, Wei zhang,Yi Qian
  • Área

    321020.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Zheng Shi © Zheng Shi © Zheng Shi © Zheng Shi +17

Bjarke Ingels, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME

07:00 - 29 Maio, 2016
Bjarke Ingels, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME, © DAC / Jakob Galtt
© DAC / Jakob Galtt

Bjarke Ingels foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME em sua lista anual dividida em cinco categorias: pioneiros, titãs, artistas, líderes e ícones. Outros gigantes do mesmo âmbito avaliam a autoridade de cada figura selecionada, e no caso do fundador do BIG, seu ex-chefe, Rem Koolhaas, tece um comovente elogio.

Tinshed / Raffaello Rosselli

05:00 - 29 Maio, 2016
©  Mark Syke
© Mark Syke

©  Mark Syke ©  Mark Syke © Richard Carr © Richard Carr +14

Condomínio Mosconi 3 / Frazzi Arquitectos

21:00 - 28 Maio, 2016

© Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian +33

Zaha Hadid Architects divulga projeto em antiga área industrial de Praga

19:00 - 28 Maio, 2016
Zaha Hadid Architects divulga projeto em antiga área industrial de Praga, Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O escritório Zaha Hadid Architects (ZHA) divulgou planos de projetar e desenvolver mais de 22.000 metros quadrados de uma área industrial de Praga, em um empreendimento de 90.000 metros adjacente à Estação Masaryk Railway. ZHA foi selecionado pelo parceiro de projeto Penta, uma companhia de investimento que atua em dez mercados da Europa, como vencedor do concurso de 2014 para o projeto. Planejando um novo distrito central de negócios, o escritório procura integrar sua proposta com os modais de transporte existentes, incluindo trens urbanos e metropolitanos, um terminal de ônibus, a linha B do metrô da cidade e uma futura conexão ferroviária com o Aeroporto Internacional Vaclav Havel. Localizado aproximadamente a um quilometro da praça central de Praga, o projeto procura criar um equilíbrio entre a horizontalidade das linhas ferroviárias e a verticalidade e aberturas da Antiga Cidade.

Cortesia de Zaha Hadid Architects Cortesia de Zaha Hadid Architects Cortesia de Zaha Hadid Architects Cortesia de Zaha Hadid Architects +4

Casa Sankt Augustin / Graft

17:00 - 28 Maio, 2016
Casa Sankt Augustin / Graft, © Tobias Hein
© Tobias Hein
  • Arquitetos

  • Localização

    Sankt Augustin, Alemanha
  • Área

    2856.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Tobias Hein © Tobias Hein © Tobias Hein © Tobias Hein +19

WOHA revela “Fragmentos de um Futuro Urbano” para a Bienal de Veneza 2016

16:00 - 28 Maio, 2016
WOHA revela “Fragmentos de um Futuro Urbano” para a Bienal de Veneza 2016, PARKROYAL em Pickering. Imagem Cortesia de WOHA Architects
PARKROYAL em Pickering. Imagem Cortesia de WOHA Architects

Do escritório WOHA, com base em Singapura, "Fragmentos de um Futuro Urbano" estará em exibição na Bienal de Veneza 2016, abordando algumas das questões críticas que as megacidades enfrentam atualmente – "urbanização sem precedentes, acelerando mudanças climáticas e a necessidade de preservação da biodiversidade tropical". Sendo parte da exposição colateral “TIME SPACE EXISTENCE,”, da Global Art Affairs Foundation, a contribuição de WOHA estará sediada no Palazzo Bembo.

Um passeio virtual pelos aspectos técnicos do novo SFMOMA do Snøhetta

15:00 - 28 Maio, 2016
Um passeio virtual pelos aspectos técnicos do novo SFMOMA do Snøhetta, © Henrik Kam
© Henrik Kam

A história do novo Museum of Modern Art in San Francisco combina uma série de outras histórias cativantes: a expansão de um grande museu para se tornar o maior espaço dedicado à arte moderna no país; um novo projeto do prestigiado escritório Snøhetta; e a alteração do edifício original de Mario Botta de 1995. 

Livraria da Universidade de British Columbia / office of mcfarlane biggar architects + designers

13:00 - 28 Maio, 2016
Livraria da Universidade de British Columbia / office of mcfarlane biggar architects + designers, © Ed White
© Ed White

© Ema Peter © Ema Peter © Ema Peter © Ema Peter +24

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten

12:00 - 28 Maio, 2016
Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten, © Paul Ott
© Paul Ott
  • Arquitetos

  • Localização

    Leoben, Áustria
  • Equipe de Projeto

    Dietger Wissounig, Stephan Brugger, Vojka Mocnik, Patrick Steiner, Nicola Schnabl, Barbara Steindl, Thomas Wadl
  • Área

    3024.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Paul Ott © Paul Ott © Paul Ott © Paul Ott +26

The Europe - Galeria do Extremo Leste / Ingarden & Ewý Architekci

11:00 - 28 Maio, 2016
The Europe - Galeria do Extremo Leste / Ingarden & Ewý Architekci, © Krzysztof Ingarden
© Krzysztof Ingarden

© Krzysztof Ingarden © Krzysztof Ingarden © Krzysztof Ingarden © Krzysztof Ingarden +27

Espanha vence Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2016 com "UNFINISHED"

10:30 - 28 Maio, 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das diferentes exposições que fazem parte de "Reporting from the Front".

A Espanha é um dos países onde o impacto da crise econômica mais afetou a profissão da arquitetura. Existem poucos lugares no mundo onde em um período de tempo tão curto foram erguidos tantos edifícios. A ausência de reflexões sobre a necessidade ou vigência destas obras fez com que muitas fossem abandonadas devido à inviabilidade econômica de sua conclusão ou manutenção. Sua materialização no território espanhol gerou uma coleção de edifícios inacabados, onde a consideração do fator tempo foi subtraída da fórmula da arquitetura. 

UNFINISHED / curadoria de Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns. Pavilhão da Espanha da Bienal de Veneza  2016. Imagem © Laurian Ghinitoiu UNFINISHED / curadoria de Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns. Pavilhão da Espanha da Bienal de Veneza  2016. Imagem © Laurian Ghinitoiu UNFINISHED / curadoria de Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns. Pavilhão da Espanha da Bienal de Veneza  2016. Imagem © Laurian Ghinitoiu UNFINISHED / curadoria de Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns. Pavilhão da Espanha da Bienal de Veneza  2016. Imagem © Laurian Ghinitoiu +9

Aires Mateus e Souto de Moura participam da exposição portuguesa na Bienal de Veneza 2016

10:00 - 28 Maio, 2016
Aires Mateus e Souto de Moura participam da exposição portuguesa na Bienal de Veneza 2016, Francisco Aires Mateus. Fonte da imagem: screenshot da entrevista com o ArchDaily Brasil
Francisco Aires Mateus. Fonte da imagem: screenshot da entrevista com o ArchDaily Brasil

Pela terceira vez nas últimas quatro edições, o atelier dos irmãos Aires Mateus vai estar presente na Bienal de Arquitetura de Veneza. A convite do comissário geral do evento, Alejandro Aravena, os autores da sede da EDP em Lisboa vão apresentar a instalação Fenda, com a qual respondem à pergunta-desafio do curador chileno: “Qual é a vossa batalha?”

Vencedores da Bienal de Veneza 2016: Espanha, Japão, Peru, NLÉ & Gabinete de Arquitectura

09:05 - 28 Maio, 2016
Vencedores da Bienal de Veneza 2016: Espanha, Japão, Peru, NLÉ & Gabinete de Arquitectura , UNFINISHED / curadoria de Carlos Quintáns & Iñaqui Carnicero. Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016 Image © Laurian Ghinitoiu
UNFINISHED / curadoria de Carlos Quintáns & Iñaqui Carnicero. Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016 Image © Laurian Ghinitoiu

Alejandro Aravena e o júri da 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza acabam de anunciar as participações vencedoras desta edição do evento.

O Leão de Ouro para Melhor Participação Nacional foi para a Espanha, com a exposição  UNFINISHED. O júri citou a "concisa seleção de arquitetos emergentes, cujo trabalho mostra como a criatividade  e o compromisso podem transcender as limitações materiais", feita pelos curadores  Carlos Quintáns e Iñaqui Carnicero.

Gabinete de Arquitectura. Image © Pola Mora NLÉ recebe o Leão de Prata como Promising Young Participant na Bienal de Veneza 2016 "Reporting from the Front".  © Pola Mora Paulo Mendes da Rocha recebe seu Leão de Ouro por sua Trajetória. © Pola Mora Iñaqui Carnicero & Carlos Quintáns com seu Leão de Ouro  © Pola Mora +13

Estúdios Anish Kapoor II, III, IV, V, VI & VII / Caseyfierro Architects

09:00 - 28 Maio, 2016
Estúdios Anish Kapoor II, III, IV, V, VI & VII  / Caseyfierro Architects, © Jim Stephenson
© Jim Stephenson

© Jim Stephenson © Jim Stephenson © CFA © Jim Stephenson +28

7 arquitetos que morreram de forma estranha (e deixaram um legado impressionante)

07:00 - 28 Maio, 2016
7 arquitetos que morreram de forma estranha (e deixaram um legado impressionante), Francesco Borromini (1599-1667), Giuseppe Terragni (1904-1943) y Antoni Gaudí (1852-1926)
Francesco Borromini (1599-1667), Giuseppe Terragni (1904-1943) y Antoni Gaudí (1852-1926)

Ao rever a história da arquitetura, nos deparamos com uma série de arquitetos cuja vida nesta terra terminou em circunstâncias curiosas. Alguns - que deixaram o mundo de forma inesperada - nem chegaram a ver suas obras concluídas; outros, cansados ou doentes - mas deixando um importante legado -  deliberadamente decidiram acabar com suas próprias vidas.

A arquitetura, no entanto, nos permite superar a barreira do tempo e embora um dia deixemos este mundo, nossa obra permanece, influenciando e sendo habitada por diferentes gerações. Ao mesmo tempo, ela pode ser reutilizada, transformada e adaptada para novas formas de vida.

Os sete arquitetos a seguir conseguiram enganar a morte através de seu talento e dificilmente serão esquecidos. Mas como passaram seu último dia neste mundo? Descubra a seguir.

Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura

05:00 - 28 Maio, 2016
Apto Vila Sul América / Baumann Arquitetura, © Thiago Barros
© Thiago Barros

© Thiago Barros © Thiago Barros © Thiago Barros © Thiago Barros +20

  • Arquitetos

  • Localização

    Cosme Velho, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
  • Equipe

    Matias Baumann, Ricardo Vergara, Anneliese Fuchshuber, Bernardo Emmanuel, Jéssika Lagarde, Paula Dias
  • Área

    90.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias