ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

Casa Convento / Enrique Mora Alvarado

21:00 - 30 Junho, 2016
Casa Convento / Enrique Mora Alvarado, Cortesia de Enrique Mora Alvarado
Cortesia de Enrique Mora Alvarado
  • Arquitetos

  • Localização

    Chone, Equador
  • Diretor de Projeto

    Enrique Mora Alvarado
  • Área

    125.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Courtesy of Enrique Mora Alvarado

Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica Garden Bridge de Heatherwick

19:00 - 30 Junho, 2016
Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica  Garden Bridge de Heatherwick, Cortesia de Allies and Morrison
Cortesia de Allies and Morrison

Garden Bridge, projeto de Thomas Heatherwick, vem sendo criticada desde quando foi divulgada em 2013, causando ceticismo com relação à honestidade do processo do concurso, sendo até chamada de “nada além de uma praga supérflua”. No mês passado, o novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, deu um aval singelo ao projeto, considerando que £37.7 milhões de uma quantia de £60 milhões concedidos pelo governo já haviam sido gastos, cancelar o projeto agora, acabaria custando aos contribuintes mais do que dar continuidade a ele.

O atual impasse inspirou o escritório Allies and Morrison a projetar uma opção alternativa – que pudesse tanto poupar os contribuintes, como criar um novo projeto que se estendesse pelo Tâmisa. Muitas das reclamações em relação ao projeto original foram associadas ao custo de construir uma nova ponte que atenderia necessidades de transporte limitadas; Allies and Morrison eliminaram este problema, simplesmente ao relocar o percurso verde em uma infraestrutura existente, a Blackfriars Bridge.

Co-Residência Nanterre / MaO architectes + Tectône

17:00 - 30 Junho, 2016
Co-Residência Nanterre / MaO architectes + Tectône, © Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

© Arnaud Schelstraete © Arnaud Schelstraete © Arnaud Schelstraete © Arnaud Schelstraete +26

Bienal de Veneza 2016: "Reporting from Chile" (ou, do Chile para o Mundo)

16:00 - 30 Junho, 2016
Grupo Talca. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Grupo Talca. Imagem © Laurian Ghinitoiu

No início do mês de março, no Palácio de Governo do Chile, foi organizado um evento inédito para a arquitetura chilena: membros do governo, autoridades do governo e a imprensa se reuniram para participar, da primeira conferência de imprensa em espanhol realizada pela Bienal de Veneza.

Neste contexto, um emocionado Alejandro Aravena, curador desta edição da Bienal de Veneza e primeiro sul-americano a desempenhar este papel, apresentava as últimas notícias acerca de "Reporting from the Front", a 15ª Mostra de Arquitetura que abriu suas portas ao público do dia 28 de maio:

Tanto a Bienal, quanto os arquitetos convidados, ou os que estão trabalhando na curadoria, não pretendem outra coisa senão abrir um debate que possibilite que a arquitetura e a cidade melhorem a qualidade de vida, e que os arquitetos possam compartilhar seu conhecimento para alcançar esse objetivo.

Não é a mesma coisa colocar estas questões em nossos espaços comuns de fala e colocar-las no Palácio Presidencial. De alguma forma, este evento transmite a mensagem de que estes temas são importantes. Por isso, muito obrigado pela oportunidade de estar aqui.

Adaptação cinematográfica de "High-Rise" de Ballard oferece visão distópica do mundo

15:00 - 30 Junho, 2016
Adaptação cinematográfica de "High-Rise" de Ballard oferece visão distópica do mundo, Os edifícios brutalistas no filme de  Ben Wheatley foram inspirados em parte pelas Torres Trellick e Balfron de Ernö Goldfinger’s em Londres. Imagem Cortesia de Magnolia Pictures
Os edifícios brutalistas no filme de Ben Wheatley foram inspirados em parte pelas Torres Trellick e Balfron de Ernö Goldfinger’s em Londres. Imagem Cortesia de Magnolia Pictures

Este artigo foi originalmente publicado na Metropolis Magazine como “Dystopia in the Sky."

Para arquitetos, se eu posso generalizar toda uma comunidade profissional, existem poucos novelistas louvados como J.G. Ballard. Borges ou Calvino possuem sua significante porcentagem de admiradores, emprestando um adjetivo usado para descrever edifícios, Ballard é o mais icônico das figuras literárias - especialmente para os fãs de concreto. Tendo testemunhado a guerra enquanto criança, recebido treinamento em medicina, e posteriormente escrevendo a partir de um subúrbio de classe média, Ballard escreveu textos sobre a vida urbana que continuam a ser visceralmente desconfortantes.

Centro Bergeron para Excelência em Engenharia / ZAS Architects

13:00 - 30 Junho, 2016
Centro Bergeron para Excelência em Engenharia / ZAS Architects, © Doublespace Photography
© Doublespace Photography

© Doublespace Photography © Doublespace Photography © Doublespace Photography © Doublespace Photography +26

A Experiência Contemporânea do Espaço Museológico

12:00 - 30 Junho, 2016
A Experiência Contemporânea do Espaço Museológico, © Susan Sermoneta (CC BY-NC)
© Susan Sermoneta (CC BY-NC)

Uma das características pela qual a década de 10 do século XXI será lembrada é a da inclusão quase que irrestrita dos dispositivos móbiles (celulares, tablets e outros) na vida e no cotidiano das pessoas de qualquer classe social, salvo em raras partes do mundo. Como símbolo gerador de maior impacto nos tempos de hiper conectividade, podemos destacar os aparelhos da categoria “smartphone”, que por meio da internet remota, nos faz acessível a qualquer conteúdo ou plataforma online, inclusive esses mesmos aparelhos hiper conectados nos proporciona outro experiência já indelével de nossos tempos, as interações sociais virtuais por meio de redes sociais.

Container Park / ATÖLYE Labs

11:00 - 30 Junho, 2016
Container Park / ATÖLYE Labs, © Yerçekim Photography
© Yerçekim Photography
  • Arquitetos

  • Localização

    Bornova,35040 Bornova/İzmir, Turquia
  • Equipe de Projeto

    Engin Ayaz, Nesile Yalçın, Nujen Acar, Elif Karaköse, Buşra Tunç, Berna Erenoğlu
  • Diretor de Projeto

    Nesile Yalçın
  • Interiores

    Begüm Ural, Batuhan Türker
  • Imagens

    Murathan Sırakya, Gökhan Gürbüz
  • Desenho Arquitetônico

    ATÖLYE Labs
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Yerçekim Photography © Yerçekim Photography © Yerçekim Photography © Yerçekim Photography +23

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje

10:30 - 30 Junho, 2016
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje, MAAT à beira do rio Tejo em Lisboa. Image Cortesia de  Amanda Levete Architects
MAAT à beira do rio Tejo em Lisboa. Image Cortesia de Amanda Levete Architects

Localizado à margem do rio Tejo, em Lisboa, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado pela britânica Amanda Levete, foi inaugurado hoje, às 12h (horário local) ao público.  Após uma intensa última semana de obras, o museu abriu suas portas para convidados na noite de ontem, oferecendo os primeiros vislumbres de quatro exposições temporárias e do novo espaço cultural na capital portuguesa - cuja curadoria está a cargo de Pedro Gadanho, ex-curador de arquitetura no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Após três anos no  MoMA, Gadanho diz que um dos objetivos do museu que agora dirige será não apenas aumentar o espaço expositivo para os artistas contemporâneos do país, mas também apostar na parceria com instituições internacionais. “Ter exposições que estavam fora e que não vinham a Portugal”, como The World of Charles and Ray Eames (inicialmente prevista para outubro, mas já reagendada para março), que “nunca viria a Portugal se não fôssemos nós a trazê-los”, afirmou o arquiteto.

Boas Práticas: histórias que conectam clientes e arquitetos - Episódio 4

10:00 - 30 Junho, 2016

Apresentamos aqui o quarto capítulo de uma série de seis vídeos produzidos como parte do programa escolha—arquitectura que narram histórias entre clientes e arquitetos a partir do elo que os unem: a obra de arquitetura. No processo de escolha de um arquiteto e na relação que se estabelece enquanto se desenvolve um projeto de arquitetura, nascem histórias e criam-se ligações. Uma obra enriquece sempre quem se envolve com ela.

As obras escolhidas abrangem casas particulares, lojas e empreendimentos turísticos localizados de norte a sul de Portugal, envolvendo clientes nacionais e internacionais, arquitetos e arquitetas. Assista, acima, ao terceiro episódio da série Boas Práticas, que conta a história da relação do arquiteto Pedro com seus clientes Britta e Eric.

Casa de Alumínio / Fran Silvestre Arquitectos

09:00 - 30 Junho, 2016
Casa de Alumínio / Fran Silvestre Arquitectos, ©  Diego Opazo
© Diego Opazo

©  Diego Opazo ©  Diego Opazo ©  Diego Opazo ©  Diego Opazo +32

  • Arquitetos

  • Localização

    Madri, Espanha
  • Autor

    Fran Silvestre
  • Colaboradores

    Jordi Martínez, Fran Ayala, María Masià, Maria José Saez, Ángel Fito, Adrián Mora, Estefanía Soriano, Pablo Camarasa, Sandra Insa, Santi Dueña, Ricardo Candela, David Sastre, Sevak Asatrián, Álvaro Olivares, Paloma Márquez, Mercedes Calderón, Eduardo Sancho, Esther Sanchís, Vicente Picó, Erika Angulo, Alba Monfort, Ruben March.
  • Área

    958.03 m²
  • Fotografias

Autodesk desenvolve sistema que torna a impressão 3D mais rápida

07:00 - 30 Junho, 2016

Uma equipe de engenheiros da Autodesk está buscando ampliar os limites da impressão 3D convenciona -- não ao redesenhar as impressoras em si, mas ao criar uma rede para aumentar seu poder coletivo. O "Projeto Escher" da Autodesk é um novo sistema de impressão que utiliza o poder de diversas impressoras simultaneamente para fabricar partes complexas, publicou a FastCoDesign. O novo sistema pode aumentar a velocidade de produção em até 90%. 

12 regras da Herman Miller sobre como projetar

06:00 - 30 Junho, 2016
12 regras da Herman Miller sobre como projetar, Cortesia de Herman Miller
Cortesia de Herman Miller

Neste post, originalmente publicado na Metropolis, Vanessa Quirk, que já trabalhou no ArchDaily como diretora editorial, explora as expectativas do cliente e como o arquiteto Nicholas Grimshaw lidou com elas - em ambas as concepções: edifício ou livro. 

Não é comum um cliente afirmar que seu objetivo é "construir um edifício indeterminado", mas foi assim que Max De Pree, o filho do fundador da Herman Miller, D.J. De Pree, expressou os seus anseios para a nova fábrica da empresa, em 1975. Seguindo as ideais de designers como Charles e Ray Eames e Alexander Girard, De Pree compilou uma longa lista de diretrizes filosóficas para o projeto, as quais ele reuniu e nomeou com o lacônico título: "Uma Declaração de Expectativas".

O jovem arquiteto Nicholas Grimshaw, que foi escolhido por De Pree para o projeto, foi  imensamente inspirado pela "Declaração", particularmente, pela ênfase na longevidade e na flexibilidade que a fábrica deveria apresentar; sua integração ao contexto (da cidade de Bath, na Inglaterra), e a necessidade do edifício proporcionar um aumento do potencial de seus funcionários. Na resposta de Grimshaw à lista, ele afirmou: "Muitas dessas ideias - como a flexibilidade e a não-monumentalidade -  dizem respeito ao bem-estar dos usuários, o que vai de acordo com a abordagem que estamos construindo desde a fundação de nosso escritório, há dez anos. Nós sentimos, particularmente, que nenhum edifício novo deve se impor aos ocupantes, mas, ao contrário, deve funcionar como uma ferramenta em suas mãos."

Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental

05:00 - 30 Junho, 2016
Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental , © Alexandre Prass
© Alexandre Prass

© Alexandre Prass © Alexandre Prass © Alexandre Prass © Alexandre Prass +43

Cabana Delta / AToT

21:00 - 29 Junho, 2016
Cabana Delta / AToT, © Manuel Ciarlotti
© Manuel Ciarlotti
  • Arquitetos

  • Localização

    Delta do Tigre - Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis

    Agustin Moscato, Lucia Hollman (Arquitectos Todo Terreno)
  • Área

    72,00 m²
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografías

    Manuel Ciarlotti

© Manuel Ciarlotti © Manuel Ciarlotti © Manuel Ciarlotti © Manuel Ciarlotti +26

MX_SI e MestresWåge remodelam uma praça pública em Oslo

19:00 - 29 Junho, 2016
MX_SI e MestresWåge remodelam uma praça pública em Oslo, Cortesia de MX_SI + MestresWåge
Cortesia de MX_SI + MestresWåge

Com a proposta "Flying carpet", os escritório MX_SI architectural studio e MestresWåge arquitectes venceram por unanimidade o concurso aberto internacional para a remodelação do espaço público Trygve Lies Plass (Oslo, Noruega), promovido pela Câmara Municipal de Oslo e pelo programa Nordic Built Cities do Nordic Council of Ministers.

Superando outras 31 propostas apresentadas, o projeto da equipe ganhadora "transforma a praça existente em um espaço público permeável e integrador. Com um gesto simples e claro modifica-se a topografia continua da praça ao centro e eleva-se, criando assim a cobertura do Centro de Mobilidade Sustentável, o núcleo de transporte".

A Extensão Laranja / Shroffleon

17:00 - 29 Junho, 2016
A Extensão Laranja / Shroffleon, © Sebastian Zachariah / Photographix
© Sebastian Zachariah / Photographix

© Sebastian Zachariah / Photographix © Sebastian Zachariah / Photographix © Sebastian Zachariah / Photographix © Sebastian Zachariah / Photographix +26

A pior coisa da Bienal de Veneza de 2016 foi a reação mesquinha de alguns críticos

16:00 - 29 Junho, 2016
A pior coisa da Bienal de Veneza de 2016 foi a reação mesquinha de alguns críticos , Exposição do Arsenale "Reporting from the Front". Imagem © Laurian Ghinitoiu
Exposição do Arsenale "Reporting from the Front". Imagem © Laurian Ghinitoiu

Para muitos, pode parecer que os objetivos de Alejandro Aravena com a Bienal de Veneza de 2016 - como ele descreve, "entender quais ferramentas de projeto são necessárias para subverter as forças que privilegiam o ganho individual sobre o benefício coletivo"—são irrepreensíveis. Apesar destes objetivos, um grande número de comentadores surgiram, levados pelo talvez mais fervoroso Patrik Schumacher, criticando a Biennale. Neste artigo, originalmente publicado no site do The Architecture Foundation como "Holier than thou," Phineas Harper responde a estas críticas.

A virada mais surpreendente da Bienal de Veneza deste ano não foi a exposição em si, mas a reação de seus críticos. Poucas horas após sua inauguração, a internet estava repleta de murmúrios depreciativos sobre a exposição: "até que vale a pena," "moralizante," "mais santo que você," "careta," "sinalizador de virtudes," entre outros. Arquitetos ativos no Twitter não se impressionaram.

Mas o que exatamente eles estão odiando tanto? A Biennale exibiu princialmente algumas práticas que enxergaram o sofrimento no mundo e, através de seu trabalho, de alguma forma ou de outra, buscam diminuir isso. Como uma proposta tão cheia de compaixão gerou uma reação tão mesquinha? 

Escola Flutuante de NLÉ's Makoko na Bienal de Veneza 2016. Imagem © Laurian Ghinitoiu  “Breaking the Siege”, por Gabinete de Arquitectura – Vencedor do Leão de Ouro. Imagem © Laurian Ghinitoiu UNFINISHED, com curadoria de  Iñaqui Carnicero & Carlos Quintáns, vencedor do Leão de Ouro por uma contribuição nacional (Pavilhão Espanhol). Imagem © Laurian Ghinitoiu In Therapy, com curadoria de  David Basulto e James Taylor Foster (Pavilhão Nórdico). Imagem © Laurian Ghinitoiu +16