ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Aura Pendant: Joias de ouro feitas a partir das emoções das pessoas

07:00 - 23 Junho, 2017

Estudio Guto Requena, em colaboração com o estúdio D3, lançou um aplicativo que coleta emoções para criar, através de impressão 3D, uma joia única para cada pessoa. Batizado de Aura Pendant, o produto final é um pingente dourado de geometria complexa que pode ser dado a quem você ama.

Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena Cortesia de © 2016 Estudio Guto Requena +10

Apartamento Terracota / AR Arquitetos

05:00 - 23 Junho, 2017
Apartamento Terracota  / AR Arquitetos, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba +13

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Dr. Gabriel dos Santos - Santa Cecilia, São Paulo - SP, Brasil
  • Área

    120.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Praça Urdanibia / SCOB

21:00 - 22 Junho, 2017
Praça Urdanibia / SCOB, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula +25

  • Arquitetos

  • Localização

    Irun, Gipuzkoa, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Sergi Carulla Altadill , Oscar Blasco Lázaro
  • Área

    3820.0 m²
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

Pavilhão com estrutura hiperbólica evidencia a flexibilidade do bambu

19:00 - 22 Junho, 2017
Pavilhão com estrutura hiperbólica evidencia a flexibilidade do bambu, Cortesia de Building Trust International
Cortesia de Building Trust International

Uma equipe de arquitetos de Florença, Itália, venceu o concurso para projetos em bambu da CAMBOO, evidenciando o material por suas qualidades construtivas sólidas e sustentáveis. Realizado em Phnom Penh, no Camboja, o festival CAMBOO procurou encontrar um projeto inovador para um pavilhão emblemático como peça central durante o evento. Os arquitetos Roberto Bologna, Fernando Barth, Chiara Moretti e Denny Pagliai venceram 125 outras propostas com seu pavilhão "Hyperbamboo", que foi escolhido pelo "uso inteligente e bem pensado do bambu como material de construção".

© Lucas Veuve Cortesia de Building Trust International Cortesia de Building Trust International Cortesia de Building Trust International +20

Phyllis Lambert: herdeira de um império, arquiteta por opção

18:00 - 22 Junho, 2017
Phyllis Lambert: herdeira de um império, arquiteta por opção, Philip Johnson, Ludwig Mies van der Rohe, e Phyllis Lambert diante de uma imagen da Torre Seagram, Nueva York, 1955. Impressão, 7½ × 9⅜ in. Fotógrafo desconhecido. Fonds Phyllis Lambert, Canadian Centre for Architecture, Montreal.  © United Press International
Philip Johnson, Ludwig Mies van der Rohe, e Phyllis Lambert diante de uma imagen da Torre Seagram, Nueva York, 1955. Impressão, 7½ × 9⅜ in. Fotógrafo desconhecido. Fonds Phyllis Lambert, Canadian Centre for Architecture, Montreal. © United Press International

A sede do Centro Canadense de Arquitetura (CCA) em Montreal finalizou no dia 11 de junho uma exposição dedicada (e comissionada) por Phyllis Lambert. A arquiteta, ativista e crítica rejeitou seu destino como herdeira do império da destilaria Seagram e dedicou-se a arquitetura por paixão.

Depois de rejeitar categoricamente um projeto de arranha-céu, seu  interesse a levou a ser diretora de planejamento do icônico Seagram Building aos 27 anos. Depois de elaborar uma lista de potenciais arquitetos, incluindo nomes do calibre de Frank Lloyd Wright e Le Corbusier. Lambert escolheu Mies van der Rohe como arquiteto principal e Philip Johnson para o projeto de interiores. 

Sobre sua própria retrospectiva e celebração de seus 90 anos, o jornal espanhol El Pais dedicou um artigo recordando as desavenças de sua infância e adolescência com seu pai, sua paixão pela arquitetura e sua vida marcada pelo ativismo urbano e conservacionista. A arquiteta recebeu o Leão de Ouro por sua trajetória, atribuído pela Bienal de Veneza em 2014.

José Manuel Abad Liñán, autor do artigo " La heredera de la ginebra Seagram que marcó la historia de la arquitectura", explica o ponto de inflexão na vida de Lambert.

Sem ter formação de arquiteta, Phyllis assumiu o cargo de diretora de planejamento da torre [Seagram], um enorme volume de aço, bronze e vidro erguido na frente de um espaço limpo, uma praça, o que alivia a densa Park Avenue e o pescoço de quem queira contemplar o edifício. "Meu trabalho era ter certeza de que Mies construíra o edifício que queria e evitar que qualquer coisa, ou pessoa, o impedisse", disse. O orçamento inicial "que foi ridiculamente baixo", duplicou, superando os 30 milhões de dólares.

Leia o artigo completo neste link (em espanhol).

Shopping Nord Graz / BEHF Corporate Architects

17:00 - 22 Junho, 2017
Shopping Nord Graz / BEHF Corporate Architects, © Markus Kaiser
© Markus Kaiser

© Markus Kaiser             © Markus Kaiser             © Markus Kaiser             © Markus Kaiser             +15

Icônico arranha-céu de Seattle passará por renovação de US$ 100 milhões

16:00 - 22 Junho, 2017
Icônico arranha-céu de Seattle passará por renovação de US$ 100 milhões, Mirante externo (depois). Imagem © Olson Kundig
Mirante externo (depois). Imagem © Olson Kundig

Um dos marcos urbanos mais reconhecidos do mundo, a Seattle Space Needle, deverá passar por um projeto de renovação de US $ 100 milhões voltado para a preservação da estrutura e o aprimoramento da experiência do visitante, abrindo espaços para vistas muito mais dramáticas do skyline da cidade.

Projetada por Olson Kundig, com interiores da Tihany Design, a proposta intensificará a experiência do mirante com a introdução de panos de vidro do chão ao teto em espaços interiores e exteriores, criando vistas desobstruídas em 360 graus. A renovação também incluirá o pavimento do restaurante na cobertura, com um piso de vidro rotativo que oferecerá vistas para baixo. 

Corte transversal da cobertura para mostrar as alterações no mirante. Imagem © Olson Kundig Vista do mirante interno (depois). Imagem © Olson Kundig Mirante interno Deck (depois). Imagem © Olson Kundig Cobertura da Space Needle (depois). Imagem © Olson Kundig +16

8 Clássicos da arquitetura argentina ilustrados por Hernán Berdichevsky

15:00 - 22 Junho, 2017
8 Clássicos da arquitetura argentina ilustrados por Hernán Berdichevsky, Cortesía de Moderna Buenos Aires
Cortesía de Moderna Buenos Aires

Buscando valorizar e difundir a arquitetura moderna argentina, Hernán Berdichevsky realizou, a pedido da Moderna Buenos Aires - CPAU. uma série de ilustrações que evidencia alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Buenos Aires. 

Moderna Buenos Aires é uma campanha da Comissão de Arquitetura do CPAU (Conselho Profissional de Arquitetura e Urbanismo) que tem o propósito de dar visibilidade à arquitetura construída na cidade entre os anos de 1930 e 1970, para refletir a importância das obras construídas nesse período como parte do crescimento da cidade. 

Veja, a seguir, oito ilustrações de clássicos da arquitetura moderna argentina. 

Loja Conceito da Adidas 'DAS 107 by kasina' / URBANTAINER

13:00 - 22 Junho, 2017
Loja Conceito da Adidas 'DAS 107 by kasina' / URBANTAINER, © Young Kim Indiphos
© Young Kim Indiphos

© Young Kim Indiphos © Young Kim Indiphos © Young Kim Indiphos © Young Kim Indiphos +16

  • Arquitetos

  • Localização

    74 Wausan-ro, Mapo-gu, Seul, Coreia do Sul
  • Área

    114.23 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

O custo humano trágico das novas megacidades da África

12:00 - 22 Junho, 2017
O custo humano  trágico das novas megacidades da África, Uma renderização da Eko-Atlantic City, Lagos, Nigéria. Imagem <a href='http://www.ekoatlantic.com/media/image-gallery/'>via ekoatlantic.com</a>
Uma renderização da Eko-Atlantic City, Lagos, Nigéria. Imagem via ekoatlantic.com

Este artigo foi publicado originalmente por Common Edge como "Tale of Two Cities: Unravelling the Brutal Backstory Behind Africa’s Emerging Megacities."

Nas últimas duas décadas, a narrativa africana mudou fenomenalmente. A história extensa, em grande parte tecida em torno dos estereótipos da pobreza, doenças e de guerras civis sangrentas, foi substituída por uma que celebrava o crescimento econômico sem precedentes do continente e uma relativa estabilidade política. Esta nova narrativa é também sobre os arranha-céus brilhantes da África, os enormes shoppings e as cidades ambiciosas "inteligentes" sendo projetadas e construídas a partir do zero: Ebene Cyber City em Mauritius; Konza Technology City no Quênia;  Safari City na TanzâniaLe Cite du Fleuve na República Democrática do Congo; Eko Atlantic na Nigéria;  Appolonia City em Gana, entre outras.

Atualmente, há pelo menos vinte dessas novas cidades em construção no continente e cerca de duas vezes esse número em obras. Esses empreendimentos alteraram permanentemente a perspectiva urbana do continente, e ofereceram algo diferente da mistura de pastiches da arquitetura colonial que já era conhecida. Como arquiteto, inicialmente fiquei entusiasmado com a qualidade de algumas arquiteturas, embora eu deva admitir que essas novas cidades são estranhas cópias idênticas de desenvolvimentos na China, Cingapura e até mesmo nos Emirados Árabes Unidos, e que eles são, em grande parte, privados de qualquer conexão cultural com a África.

Restaurante Cowiche Canyon e Bar Icehouse / Graham Baba Architects

11:00 - 22 Junho, 2017
Restaurante Cowiche Canyon e Bar Icehouse / Graham Baba Architects, © Lara Swimmer
© Lara Swimmer

© Lara Swimmer © Lara Swimmer © Lara Swimmer © Lara Swimmer +39

Plataforma online disponibiliza documentos sobre direito autoral na arquitetura

10:00 - 22 Junho, 2017
Plataforma online disponibiliza documentos sobre direito autoral na arquitetura, Glass House / Philip Johnson. © Mark B. Schlemmer via Visualhunt.com /  CC BY
Glass House / Philip Johnson. © Mark B. Schlemmer via Visualhunt.com / CC BY

Casos de violações de direitos autorais são, de tempos em tempos, tema de manchetes nos maiores veículos de informação ligados à arquitetura. O mais recente é o caso do arquiteto Jeehoon Park, que está processando o escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM) por ter roubado o projeto do One World Trade Center - que seria, supostamente, uma cópia de um projeto que desenvolvera na pós-graduação no Illinois Institute of Technology. 

Outros casos famosos incluem as acusações de que o escritório de Kengo Kuma teria copiado o projeto de Zaha Hadid Architects para o Estádio Nacional de Tóquio e, voltando algumas décadas no tempo, talvez o caso mais emblemático de plágio da história da arquitetura, em que Philip Johnson copiou, sem pudores, o projeto da Casa Farnsworth de Mies van der Rohe. 

Viriato II / Nuno Brandão Costa

09:00 - 22 Junho, 2017
Viriato II / Nuno Brandão Costa, © André Cepeda
© André Cepeda

© André Cepeda © André Cepeda © André Cepeda © André Cepeda +19

Dispositivo parafusa madeira através da força magnética, sem buracos visíveis

07:00 - 22 Junho, 2017

Invis Mx2 é um dispositivo que permite conectar parafusos e cavilhas facilmente sem deixar buracos aparentes. Seu parafusador sem fios funciona através de um campo magnético rotativo MiniMag, que se adapta a qualquer broca convencional, permitindo a geração de ligações desmontáveis com uma força tensora de 250 kg por conector.

O sistema foi pensado para ser aplicado em elementos de madeira e materiais cerâmicos, permitindo a construção de mobiliários, corrimões, revestimentos, escadas, entre outros.

© Invis Mx2 / Lamello © Invis Mx2 / Lamello © Invis Mx2 / Lamello © Invis Mx2 / Lamello +5

Como a realidade virtual mudará o modo de projetar?

07:00 - 22 Junho, 2017
Como a realidade virtual mudará o modo de projetar?, Uma visualização imersiva do modelo de Revit no Revit Live
Uma visualização imersiva do modelo de Revit no Revit Live

Há mais de cinquenta anos, Bob Dylan cantou as palavras que ainda conhecemos tão bem hoje, "os tempos, eles estão mudando". Ele estava certo.

Vimos mudanças acontecendo ao nosso redor. A arquitetura parecia muito diferente 50, 30 e até 10 anos atrás. E a tecnologia que impulsiona a indústria evoluiu para manter o ritmo. Primeiro, mudando da mesa de desenho para a tela do computador com o CAD 2D, e agora para o Building Information Modeling (BIM), onde os modelos 3D repletos de informações permitem que os arquitetos criem de maneira sem precedentes.

TG Ilhabela / Alex Hanazaki Paisagismo

05:00 - 22 Junho, 2017
TG Ilhabela / Alex Hanazaki Paisagismo, © Demian Golovaty
© Demian Golovaty

© Demian Golovaty © Demian Golovaty © Demian Golovaty © Demian Golovaty +18

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Mte. Aleijadinho - Urubu, Ilhabela - SP, 11630-000, Brasil
  • Arquiteto Responsável:

    Alex Hanazaki
  • Equipe

    Erica Ochoa, Fernanda Torres, Francisca Homem de Melo
  • Área

    1600.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Adega em Mont-Ras / Jorge Vidal + Víctor Rahola

21:00 - 21 Junho, 2017
Adega em Mont-Ras / Jorge Vidal + Víctor Rahola, © José Hevia
© José Hevia

© José Hevia © José Hevia © José Hevia © José Hevia +22

Peter Zumthor divulga projeto para a ampliação da Fundação Beyeler

19:00 - 21 Junho, 2017
Peter Zumthor divulga projeto para a ampliação da Fundação Beyeler, Casa para Arte e Pavilhão (lado direito), Visto do Parque Berower. Image Cortesia de Atelier Peter Zumthor & Partner
Casa para Arte e Pavilhão (lado direito), Visto do Parque Berower. Image Cortesia de Atelier Peter Zumthor & Partner

O Atelier Peter Zumthor revelou seus projetos conceituais para a ampliação da Fundação Beyeler em Riehen, na Suíça, nos arredores da cidade de Basileia. Localizado em um lote anteriormente não acessível para o público, a extensão irá adicionar uma série de novos espaços de eventos e galerias ao museu existente, desenhado pela Renzo Piano Building Workshop e aberto em 1997.

Com base no "caráter da vila" de Riehen, a adição consistirá em três prédios novos relativamente pequenos que se misturam harmoniosamente ao cenário cheio de natureza do museu: um edifício austero para administração e serviços, um pavilhão de vidro para eventos e uma Grande Casa para a Arte. Juntos, seu arranjo ajudará a criar uma conexão sutil entre as áreas novas e antigas do terreno.

Casa para Arte, Vista do Parque Iselin-Weber. Image Cortesia de Atelier Peter Zumthor & Partner Casa para Arte, Espaço de Exposições. Image Cortesia de Atelier Peter Zumthor & Partner Casa para Arte e Pavilhão. Image Cortesia de Atelier Peter Zumthor & Partner Casa para Arte, Vista do Parque Iselin-Weber. Image Cortesia de Atelier Peter Zumthor & Partner +6