ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Casa Maiten / Cristian Hrdalo

21:00 - 9 Dezembro, 2016
Casa Maiten / Cristian Hrdalo, © Guy Wenborne
© Guy Wenborne

© Guy Wenborne © Guy Wenborne © Cristian Hrdalo © Guy Wenborne +33

Paul Revere Williams recebe a AIA Gold Medal 2017

19:00 - 9 Dezembro, 2016
Paul Revere Williams recebe a AIA Gold Medal 2017, LAX Theme Building, 1961. Image © Flickr user thomashawk (CC BY-NC 2.0)
LAX Theme Building, 1961. Image © Flickr user thomashawk (CC BY-NC 2.0)

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou Paul Revere Williams, FAIA, como o vencedor póstumo da AIA Gold Medal 2017. Com um currículo de quase 3.000 edifícios ao longo de cinco décadas, a carreira de Williams foi notável por romper limites dentro da profissão como o primeiro membro negro da AIA.

Paisagem de atividades / JAJA Architects + AI

17:00 - 9 Dezembro, 2016
Paisagem de atividades / JAJA Architects + AI, © Rune Johansen
© Rune Johansen

© Rune Johansen © Rune Johansen © Rune Johansen © Rune Johansen +20

Canadá terá caminho de 24 mil quilômetros livre de automóveis

16:00 - 9 Dezembro, 2016
Canadá terá caminho de 24 mil quilômetros livre de automóveis, © Fonte: thegreattrail.ca
© Fonte: thegreattrail.ca

Em todo o mundo existem vários projetos de infraestrutura cicloviária que buscam melhorar a qualidade dos trajetos em duas rodas. 

Estas iniciativas estão sendo desenvolvidas em diferentes escalas. Por exemplo, em Munique estão avaliando a possibilidade de conectar a região metropolitana com 24 rotas cicloviárias, na Coreia do Sul, duas cidades se conectam através de uma ciclovia de 32 quilômetros coberta com teto solar, e na Europa há o projeto EuroVelo que até 2020 conectará 43 países. 

Pneumatic Vacuum Elevators lança elevador doméstico movido a ar comprimido

15:00 - 9 Dezembro, 2016

A companhia Pneumatic Vacuum Elevators, LLC criou uma série de elevadores pneumáticos projetados para ambientes domésticos. 

Com capacidade para até três pessoas e acessíveis para cadeirantes, os elevadores — chamados Pneumatic Vacuum Elevators (PVE) — são autoportantes e não necessitam de sala de máquinas ou outros espaços técnicos. O equipamento é completamente independentes e não se apoia na estrutura da edificação, podendo, assim, ser relocado facilmente. 

Conheça a vida dos moradores do Lafayette Park, de Mies van der Rohe, neste curta-metragem

14:00 - 9 Dezembro, 2016

Neste vídeo, o cineasta Ryan Clancy nos leva para dentro do Lafayette Park, que abriga a maior coleção de edifícios do mundo projetada por Mies van der Rohe.

Devido ao re-desenvolvimento de Detroit e à crescente popularidade do design de meados do século passado, os preços das casas e o custo de vida no bairro aumentaram dramaticamente em apenas 5 anos - colocando a comunidade num pleno enfrentamento com o mercado imobiliário. Vendo a necessidade de documentar Lafayette Park antes que ele mudasse de tom, Clancy usa sua câmera para capturar o diverso grupo de residentes em suas casas, destacando seus relacionamentos com a arquitetura atemporal.

Em foco: Steven Holl

13:00 - 9 Dezembro, 2016
Em foco: Steven Holl, Linked Hybrid. Imagem © Iwan Baan
Linked Hybrid. Imagem © Iwan Baan

Como fundador do escritório Steven Holl ArchitectsSteven Holl é reconhecido como um dos arquitetos de maior prestígio no mundo, tendo recebido diversos prêmios por suas contribuições ao longo de quase quarenta anos de atuação profissional. Entre as premiações que recebeu, estão a Alvar Aalto Medal em 1998, a AIA Gold Medal em 2012, e o 2014 Praemium Imperiale. Em 1991 a Time Magazine elegei Holl como o melhor arquiteto da América. 

O vazio / Hyunjoon Yoo Architects

13:00 - 9 Dezembro, 2016
O vazio / Hyunjoon Yoo Architects, © Park Young-Chae
© Park Young-Chae

© Park Young-Chae © Park Young-Chae © Park Young-Chae © Park Young-Chae +30

  • Arquitetos

  • Localização

    Sinan-gun, Jeollanam-do, Coreia do Sul
  • Equipe de Projeto

    Heo Jinsung, Son Insil, Park Jungkyu, Kwon Jinhee, Ham Seungho
  • Cliente

    Shinan-gun office
  • Área

    604.07 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

7 desafios que impedem a originalidade na arquitetura (e como superá-los)

12:00 - 9 Dezembro, 2016
7 desafios que impedem a originalidade na arquitetura (e como superá-los) , © Ariana Zilliacus. Original work using images by <a href='http://www.archdaily.com/448774/heydar-aliyev-center-zaha-hadid-architects'>Iwan Baan</a>, <a href='http://snohetta.com/project/42-norwegian-national-opera-and-ballet'>Jens Passoth</a>, <a href='http://www.archdaily.com/384289/serpentine-pavilion-sou-fujimoto'>Daniel Portilla</a> and <a href='http://www.archdaily.com/339893/bigs-waste-to-energy-plant-breaks-ground-breaks-schemas'>BIG</a>
© Ariana Zilliacus. Original work using images by Iwan Baan, Jens Passoth, Daniel Portilla and BIG

"Originalidade está morta" não é uma frase incomum de se ouvir em nossa era moderna, repleta de informações Big Data e fácil acesso ao material de origem. Se você der uma olhada no Google Ngram Viewer, o uso da palavra "originalidade" parece ter diminuído; é agora aproximadamente tão comum como era em 1800, com seu pico de uso ocorrendo logo antes de 1900. Então o que estava acontecendo em torno dessa época? Em 1893, as primeiras imagens em movimento foram exibidas; Em 1898, a primeira escada rolante foi instalada; Em 1899, a aspirina foi inventada; E 1901 viu a primeira transmissão sem fio enviada da Inglaterra ao Canadá. [1]

Naquela época, o desenvolvimento de várias formas de tecnologia permitia encorajar as pessoas a explorar e realizar ideias que só poderiam ter sido sonhadas no passado. Mas sem essa injeção de novas ferramentas, é difícil competir com 200 mil anos de novas ideias; Para ajudá-lo a fazer isso, aqui estão sete aspectos do nosso mundo moderno que tornam difícil chegarmos a ideias originais e maneiras que você pode combatê-los.

Museu Nacional de Fotografia de Marubi / Casanova+Hernandez Architecten

11:00 - 9 Dezembro, 2016
Museu Nacional de Fotografia de Marubi / Casanova+Hernandez Architecten, © Christian Richters
© Christian Richters

© Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters +62

"Terramotourism": um documentário sobre o processo de gentrificação do centro de Lisboa

10:00 - 9 Dezembro, 2016

O coletivo Left Hand Rotation lançou recentemente o documentário "Terramotourism" sobre o processo de gentrificação e "turistificação" do centro de Lisboa. Segundo o grupo, o filme é "um retrato subjetivo de uma cidade e sua transformação durante os últimos 6 anos."

Projeto de Reutilização da Água do Sydney Park / Turf Design Studio, Environmental Partnership, Alluvium, Turpin+Crawford, Dragonfly and Partridge

09:00 - 9 Dezembro, 2016
Projeto de Reutilização da Água do Sydney Park / Turf Design Studio, Environmental Partnership, Alluvium, Turpin+Crawford, Dragonfly and Partridge, © Ethan Rohloff Photography
© Ethan Rohloff Photography

© Simon Wood © Adam Hunter © Ethan Rohloff Photography © Simon Wood +31

"Arranha-infernos": a casa enterrada de Fernando Higueras

07:00 - 9 Dezembro, 2016
"Arranha-infernos": a casa enterrada de Fernando Higueras, Cortesia da Fundación Fernando Higueras, Lola Botia
Cortesia da Fundación Fernando Higueras, Lola Botia

Em 1972, o arquiteto espanhol Fernando Higueras iniciou em Madri a construção do edifício que seria seu estúdio e, posteriormente, sua casa até o fim de sua vida em 2008. O projeto recebeu do arquiteto o apelido de "rascainfiernos", ou, em tradução livre, "arranha-infernos", já que, diferentemente de um arranha-céu, este edifício é muito discreto e submerge na terra. 

Cortesia da Fundación Fernando Higueras, Lola Botia Cortesia da Fundación Fernando Higueras, Lola Botia Cortesia da Fundación Fernando Higueras, Lola Botia Cortesia da Fundación Fernando Higueras, Lola Botia +14

Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY

05:00 - 9 Dezembro, 2016
Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY, © Woohyun Kang
© Woohyun Kang

© Woohyun Kang © Woohyun Kang © Woohyun Kang © Woohyun Kang +32

  • Arquitetos

  • Localização

    Chungju-si, Chungcheongbuk-do, Coreia do Sul
  • Arquitetos Responsáveis

    Woohyun Kang, Youngjin Kang
  • Área

    191.63 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Casa de Madeira / Estudio Borrachia

21:00 - 8 Dezembro, 2016
Casa de Madeira / Estudio Borrachia, © Fernando Schapochnik
© Fernando Schapochnik

© Fernando Schapochnik © Fernando Schapochnik © Fernando Schapochnik © Fernando Schapochnik +54

Anunciados os vencedores do RIBA President's Medals 2016

19:00 - 8 Dezembro, 2016
Anunciados os vencedores do RIBA President's Medals 2016, Silver Medal: Crafts Vault / Thomas Chee. Cortesia de RIBA
Silver Medal: Crafts Vault / Thomas Chee. Cortesia de RIBA

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou o President’s Medals Student Awards em um evento especial hoje em Londres. Os prêmios, reconhecidos como os mais prestigiados do mundo em educação arquitetônica, foram inaugurados em 1836 (tornando-os, incluindo a RIBA Gold Medal, o mais antigo prêmio do instituto). Três medalhas em particular - o Bronze para um estudante de Parte I (nível de bacharelado), o Prata para um estudante de Parte II (Mestrado) e a Dissertation Medal - são concedidos para "promover a excelência no estudo da arquitetura e recompensar o talento e incentivar o debate arquitetônico em todo o mundo". Além disso, também foram anunciados os vencedores do Serjeant Award for Excellence in Drawing e das Bolsas da Fundação SOM, juntamente com uma série de comendas.

Residência de uso misto / Makovský & partners

17:00 - 8 Dezembro, 2016
Residência de uso misto / Makovský & partners, © Manfred Seid
© Manfred Seid

© Manfred Seid © Manfred Seid © Manfred Seid © Manfred Seid +36

  • Arquitetos

    Makovský & partners; Zdeněk Makovský, Daniel Makovský, Adam Sirotek
  • Localização

    Minská 214/85, 616 00 Brno-Brno-Žabovřesky, República Checa
  • Área

    105.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Manfred Seid, Lukáš Poláček

Polônia inaugura calçada e ciclovia que brilham à noite

16:00 - 8 Dezembro, 2016
Polônia inaugura calçada e ciclovia que brilham à noite, © TPA Sp. z o.o
© TPA Sp. z o.o

A primeira cidade a instalar uma ciclovia solar que brilha à noite foi Neunen, nos Países Baixos, onde viveu o artista Vincent van Gogh. Por este mesmo fato a ciclovia foi inspirada em uma das obras mais famosas do pintor, o quadro A Noite Estrelada.

Agora foi a vez de Lidzbark Warminski, uma cidade no norte da Polônia, que acaba de inaugurar uma ciclovia que faz uso da mesma tecnologia, porém, localizada na zona rural.