O edifício do Hotel Cambridge, localizado na Avenida 9 de Julho, foi concluído nos anos 1950 e hospedou o músico Nat King Cole quando este veio ao Brasil em 1959. Image © Leandro Moraes
O edifício do Hotel Cambridge, localizado na Avenida 9 de Julho, foi concluído nos anos 1950 e hospedou o músico Nat King Cole quando este veio ao Brasil em 1959. Image © Leandro Moraes

Escolha do Editor Ensaio fotográfico “Copa Ocupada #02”, por Leandro Moraes

Condenados a ser Modernos / Pavilhão do México na Bienal de Veneza 2014

O pavilhão do México para a 14ª edição de Bienal de Veneza tem como ponto de partida as reflexões de Octavio Paz quem descreve a contraposição entre tradição e modernidade. Ecoando os preceitos ditados por Rem Koolhaas para os pavilhões nacionais, que abordam a temática Absorbing Modernity 1914-2014, Octavio Paz estabelece que "...a modernidade é há 100 anos o nosso estilo. É o estilo universal. Querer ser moderno parece loucura, estamos condenados a ser modernos [...]"

Através dessa reflexão, os arquitetos Julio Gaeta e Luby Springall criam um projeto curatorial e o desenho de um pavilhão com base em dois relatos-percursos: um tradicional e outro vanguardista. Isso é realizado a partir da seleção de obras emblemáticas da modernidade mexicana e, como contraponto, a projeção de obras, eventos e entrevistas que condicionaram processos e resultados na arquitetura.

Veja as fotografias do pavilhão juntamente como texto oficial dos curadores, a seguir.

Urban Think Tank comenta a desapropriação forçada da Torre David

Continuando a notícia de ontem sobre a desapropriação forçada de centenas de moradores da Torre David na Venezuela, a maior favela vertical do mundo, o Urban-Think Tank publicou uma declaração. O grupo, que passou dois anos pesquisando este extraordinário espaço urbano para o seu Pavilhão vencedor do Golden Lion na Bienal de Veneza de 2012, falou com os moradores e espera inquietar a comunidade de arquitetos e designer ao se pronunciar neste debate. Leia a seguir a declaração na inteira.

Residência CP 78 / Taller Estilo Arquitectura

Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura
Localização: Merida, Yucatan, México
Equipe De Projeto: Víctor Cruz Domínguez, Atahualpa Hernández Salazar, Luis Estrada Aguilar
Área: 484.0 m2
Ano Do Projeto: 2012
Fotografias: Alberto Cáceres

Palestra “Rio Metropolitano”, no Studio-X Rio

Na publicação "Rio Metropolitano: Guia para uma Arquitetura", Gulherme Lassance, Cauê Capilé e Pedro Varella apresentam um debate teórico sobre a evolução do Rio de Janeiro como uma metrópole complexa, com foco em como a produção de arquitetura se entrelaça com essa evolução.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik

O edifício possui seis faixas idênticas que determinam os cinco pavimentos tipo e a platibanda da cobertura. Sua fachada principal e o caráter do edifício são determinados por elas. Elas são compostas por um trecho reto, que ocupa os dois terços orientais da fachada, e um trecho curvo, que demarca as varandas dos apartamentos de frente.

Definido destino do acervo de Álvaro Siza

 Na semana passada, divulgamos a notícia sobre o incerto destino do acervo do arquiteto português Álvaro Siza. Em meio  a especulações e de uma grande discussão em Portugal (e no mundo) sobre o o assunto, finalmente nesta quarta-feira foi anunciada pelo arquiteto a sua decisão.

Bunker nazista é transformado em galeria de arte e residência

Numa capital cultural como Berlim, onde lojas "pop-up" surgem em armazéns abandonados, marcas locais emergem de lojas invadidas e boates realizam festas em usinas de energia, não é estranho que uma galeria de arte se estabelecesse num casulo de concreto quase indestrutível. Este é o caso do "Berlin Bunker", no coração do "descolado" bairro Mitte.

Monolítico e simétrico, decorado apenas com singelas linhas de janelas verticais em suas quatro fachadas idênticas, este abrigo nazista contra ataques aéreos é uma relíquia do passado alemão. No entanto, um olhar mais atento para além de suas linhas duras revela algo inesperado: jardins exuberantes e um apartamento de luxo coroam a severa estrutura. Esta é a residência de Christian Boros, um colecionador de arte cuja coleção particular está armazenada e exposta nas profundezas do bunker.

Centro Cultural e Esportivo ZHOUSHI / UDG YangZheng Studio

Arquitetos: UDG YangZheng Studio
Localização: Kunshan, Suzhou, Jiangsu, China
Arquiteto Responsável: Yang Zheng, Zhang Yu
Equipe De Projeto: Team:Zhou Song、Liu Yanlin、Zhong Kai、Qian Qian
Área: 31387.0 m²
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Su Shengliang

Inscrições abertas para o 28º Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB abre até 18 de agosto as inscrições para sua 28ª edição, que conta com a participação de profissionais e estudantes em oito categorias: Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Utensílios, Têxteis, Transporte e Trabalhos escritos, além de suas modalidades protótipo, reservadas a projetos que ainda não estejam em produção.

Feliz aniversário Richard Rogers

Richard Rogers, um dos líderes do movimento High-Tech britânico, completa hoje 81 anos. Rogers se tornou conhecido nas décadas de 70 e 80 por projetar e construir edifícios como o Centre Georges Pompidou em Paris e a sede do Banco Lloyd em Londres.

OMA divulga projeto de remodelação de um edifício industrial para as Galeries Lafayette, em Paris

O escritório OMA divulgou seu mais recente projeto que pretende unir os mundos da moda e da arquitetura: a remodelação de um edifício industrial do final do século XIX, localizado em Paris,  para o grupo francês Fondation d'Entreprise Galeries Lafayette.

O OMA não é nenhum estranho para o mundo da moda, tendo colaborado na última década em diversos projetos de passarelas para a Prada, além da renovação de um palazzo do século XVI, localizado em Veneza, para a marca Benetton. Para a Galeries Lafayette, uma edificação de cinco pavimentos com planta em "U" e um pátio interno, construída em 1891, será transformada em um espaço de exposições e produção. Localizado no bairro Marais, um dos mais antigos de Paris, a obra é protegida pelo patrimônio histórico. O edifício deverá ser totalmente preservado, limpo e restaurado, e o projeto do OMA incluirá a construção de uma nova torre de exposição no pátio. Esta irá conter dois conjuntos de plataformas móveis que podem ser divididas em quatro plataformas independentes, potencializando a flexibilidade dos espaços.

Veja fotos e leia a descrição do projeto do OMA na continuação.

Máquina numa Caixa / Luce Et Studio

Arquitetos: Luce Et Studio
Localização: 9800 Campus Point Drive, San Diego, CA 92121, EUA
Arquiteto Encarregado: Jennifer Luce Principal
Equipe De Projeto: Jennifer Luce, Ann Worth, Adam Grove
Área: 464,52 m²
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Paul Rivera

Feliz aniversário Arata Isozaki

Arata Isozaki, arquiteto, professor e teórico japonês, completa hoje 83 anos de idade. Após se graduar pela Universidade de Tóquio em 1954, Isozaki trabalhou para Kenzo Tange, um de seus professores, antes de abrir seu próprio escritório. Apesar disso, ambos desenvolveram diversos projetos em colaboração até 1970. Isozaki ganhou a RIBA Gold Medal em 1986 e fundou a sede italiana de seu escritório, Arata Isozaki & Andrea Maffei Associates, em 2005.

Edifício pré-escolar / Miguel Montor

Arquitetos: Miguel Montor
Localização: Zaragoza 61, Colonia la Capilla, 76176 Santiago de Querétaro, Querétaro, México
Área: 1700.0 m²
Ano Do Projeto: 2012
Fotografias: Moritz Bernoully, Onnis Luque

Uso da bicicleta como meio de transporte urbano gera economia de US$ 4,6 bilhões nos EUA

Quando uma política promove o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, é comum que esta se justifique pela economia que o ciclismo urbano gera. Este é um tema muito importante quando se considera, por exemplo, que em média 16% dos orçamentos familiares nos Estados Unidos são gastos com o transporte, e ainda mais alarmante é a constatação de que esta cifra sobe para 55% nas famílias mais pobres.

Esse e outros temas são abordados no informativo “Pedaling to Prosperity”, elaborado pela Liga de Ciclistas Americanos em colaboração com outras organizações, que traz diversos dados sobre o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte urbano, a porcentagem dos deslocamentos diários de bicicleta em todo o país (EUA) e o custo de manutenção de uma bicicleta em comparação com o de um automóvel.

Veja alguns destes dados a seguir.