Inscrições abertas para o concurso "THINK public SPACE"

O programa Think Space funciona como uma plataforma para experimentações espaciais e propostas conceituais. Em 2015, o THINK SPACE promove um concurso internacional, público, anônimo e conceitual de ideias arquitetônicas e urbanísticas com o tema THINK public SPACE. O foco dessa edição especial do concurso se volta para o espaço público urbano. Parte do projeto Zagreb for Me, o concurso do Think Space busca soluções para o presente dos espaços públicos em níveis conceituais e teóricos com potencial de realização dos projetos premiados nos espaços públicos de Zagreb, Croácia. Saiba mais a seguir.

Clássicos da Arquitetura: Residência Cunha Lima / Joaquim Guedes

© José Moscardi. Cortesia de Teca Guedes © José Moscardi. Cortesia de Teca Guedes © José Moscardi. Cortesia de Teca Guedes © José Moscardi. Cortesia de Teca Guedes

Quatro pilares quadrados definem a estrutura do edifício em concreto armado aparente. Seus lados medem trinta centímetros. Estão dispostos de tal modo que formam com suas faces externas um retângulo cujos lados medem quatro metros, e quatro metros e dez centímetros. Este é o centro do edifício. A partir dele, quatro vigas ortogonais apoiadas em cada par de pilares, cuja largura e altura livre também medem trinta centímetros, avançam aos quatro lados, ampliando o perímetro do edifício. Sob estas regras se desenvolvem as três lajes que definem os quatro pavimentos do edifício.

Centro de Atenção ao Vizinho / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos

© Aryeh Kornfeld © Aryeh Kornfeld © José Miranda Cortesia de Gubbins Arquitectos

Boitempo e Sesc São Paulo promovem o “Seminário Internacional Cidades Rebeldes”

A Boitempo Editorial, que completa 20 anos de história em 2015, e o Sesc São Paulo realizam entre os dias 9 e 12 de junho o Seminário Internacional Cidades Rebeldes, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A iniciativa faz parte de uma série de eventos promovidos pela Revista Margem Esquerda desde 2004. Estarão reunidos mais de 40 conferencistas para discutir o presente e o futuro das cidades como palco de disputas políticas, ideológicas e sociais.

Expo Milão 2015: Pavilhão da Itália / Nemesi

  • Arquitetos: Nemesi
  • Localização: Via Giorgio Stephenson, 107, 20157 Milão, Itália
  • Arquiteto Responsável: Alessandro Belilli, Claudio Cortese, Kai Felix Dorl, Daniele Durante, Enrico Falchetti, Alessandro Franceschini, Davide Giambelli, Alessandra, Giannone, Paolo Greco, Sebastiano Maccarrone, Paolo Maselli, Matteo Pavese, Mariarosaria Meloni, Fabio Rebolini, Giuseppe Zaccaria
  • Equipe De Projeto: Nemesi & Partners Srl, Arch. Michele Molè e Arch. Susanna Tradati
  • Associados: PROGER /BMS Progetti, Engineering and Cost Management, Livio De Santoli, sustainability energy
  • Área: 27.000m²
  • Ano Do Projeto: 2015
  • Fotografias: Courtesy of Nemesi

Cortesia de Nemesi Cortesia de Nemesi Cortesia de Nemesi Cortesia de Nemesi

Café Mu-A / Inexdesign

  • Arquitetos: Inexdesign
  • Localização: Jung-gu, Daegu, Coreia do Sul
  • Arquiteto Responsável: Won Myoung Hyun
  • Área: 105.0 m²
  • Fotografias: Jae Yoon Kim

© Jae Yoon Kim © Jae Yoon Kim © Jae Yoon Kim © Jae Yoon Kim

Caixa Cultural promove a exposição “Casa Brasileira”

A Caixa Cultural, instituição ligada à Caixa Econômica Federal, promove, até o dia 19 de julho, a exposição “Casa Brasileira” em sua filial em São Paulo.

Sala de Conferências da OMPI / Behnisch Architekten

© David Matthiessen © David Matthiessen © David Matthiessen © David Matthiessen

Bloco no Avenal / depA

  • Arquitetos: depA
  • Localização: Avenal, Condeixa-a-Nova, Portugal
  • Ano Do Projeto: 2011
  • Fotografias: João Crisóstomo

© João Crisóstomo © João Crisóstomo © João Crisóstomo © João Crisóstomo

Cidades radicais, soluções radicais: Livro de Justin McGuirk encontra oportunidades em lugares inesperados

O livro de Justin McGuirk Radical Cities: Across Latin America in Search of a New Architecture está rapidamente se tornando uma importante leitura para mundo da arquitetura. Desde sua grandiosa participação na Bienal de Veneza 2012, em que ganhou o prêmio Golden-Lion pelo projeto desenvolvido com o Urban Think Tank e Iwan Baan, o trabalho de McGuirk tem se tornado de fundamental interesse a disciplina da arquitetura, principalmente no que diz respeito a soluções de habitação de baixo custo na América Latina. Esta análise do livro Radical Cities, por Joshua K Leon, foi originalmente publicada pela Metropolis Magazine como "Finding Radical Alternatives in Slums, Exurbs, and Enclaves."

O livro Radical Cities: Across Latin America in Search of a New Architecture, de Justin McGuirk, deveria ser leitura obrigatória para qualquer um à procura de uma saída para a desigualdade social na qual estamos presos. Em 2012, existiam 40 milhões de moradores de favelas em todo o mundo a mais do em 2010, segundo a ONU. Os mercados privados claramente não podem fornecer moradia universal de forma eficiente e os governos são muitas vezes hostis em relação aos pobres. A única alternativa é a ação coletiva a nível popular, e eu nunca havia lido um relato mais vívido sobre tal assunto.

Museu Whitney / Renzo Piano Building Workshop + Cooper Robertson

© Nic Lehoux © Nic Lehoux © Nic Lehoux © Nic Lehoux

Anne Démians vence concurso para a renovação da ESPCI Paris Tech

A arquiteta francesa Anne Démians foi selecionada como vencedora do concurso para a renovação e expansão da ESPCI Paris Tech, localizada em uma edificação de 120 anos. O concurso, que busca converter a universidade em um centro de pesquisa de ponta, recebeu propostas de arquitetos como Rem Koolhaas e Renzo Piano.

Saiba mais a seguir sobre a proposta de 176 milhões de euros.

Casa RP / CMA Arquitectos

© Sebastian Aedo / Estudio Apulso © Sebastian Aedo / Estudio Apulso © Sebastian Aedo / Estudio Apulso © Sebastian Aedo / Estudio Apulso

Escola da Cidade lança livro sobre o arquiteto Glauco Campello

A Editora da Cidade, da Escola da Cidade, lança no dia 27 de maio (quarta-feira), o livro Glauco Campello: Caderno de Arquitetura, que apresenta a obra e trajetória deste importante arquiteto brasileiro que iniciou sua carreira na construção de Brasília e segue atuando no século XXI.

Hallenhaus / Observatorium

  • Arquitetos: Observatorium
  • Localização: Halde Norddeutschland, 47506 Neukirchen-Vluyn, Alemanha
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Thomas Mayer

© Thomas Mayer © Thomas Mayer © Thomas Mayer © Thomas Mayer