Fundação Iberê Camargo de Siza e 1111 Lincoln Road de Herzog & de Meuron vencem o primeiro Prêmio MCHAP

Mchap_winners
Os vencedores do primeiro Prêmio MCHAP, reconhecendo os melhores projetos das Américas: Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza e 1111 Lincoln Road de Herzog & de Meuron. Fotografias © Fernando Guerra | FG + SG - últimas reportagens e © Hufton + Crow

Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza, localizada em Porto Alegre, e o 1111 Lincoln Road de Herzog & de Meuron, situado em Miami, acabam de ser eleitas as obras vencedoras do primeiro Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP).

O MCHAP foi criado pelo Illinois Institute of Technology (IIT) em Chicago para reconhecer as melhores obras construídas nas Américas. Como apontou Kenneth Frampton quando os finalistas foram anunciados em Santiago, Chile, os Prêmios MCHAP representam a primeira vez que uma prêmio de arquitetura foi abordado não de maneira transatlântica e horizontal, mas verticalmente por todas as Américas.

Embora inicialmente o júri buscasse selecionar apenas uma obra do período entre 2000 e 2013, os jurados sentiram que ambos os projetos representavam "uma forma incomum e expressiva de expor a estrutura", e dividiram o período de 13 anos em duas etapas. A Fundação Iberê Camargo foi selecionada como vencedora do período entre 2000 e 2008, ao passo que o estacionamento de uso misto de Herzog & de Meuron foi o vencedor do período entre 2009 e 2013. Os dois projetos vencedores foram selecionados entre um total de sete finalistas pelo júri composto por Jorge Francisco Liernur, Sarah Whiting, Wiel Arets, Dominique Perrault, e Kenneth Frampton.

Saiba mais sobre os projetos vencedores, a seguir.

playze e Schmidhuber vencem concurso para projetar o Urban Planning Museum de Ningbo

Os escritórios playze e Schmidhuber foram selecionados como vencedores de um concurso por convite para projetar o Urban Planning Exhibition Center em Ningbo, China. Inspirados pela antiga dança com fitas chinesa, o centro de exposições busca "diluir as fronteiras" entre cidadãos e aqueles que tomam as decisões, de modo a conferir ao público "acesso raro ao funcionamento interno da cidade" num esforço para fortalecer a relação entre governo local e comunidade.

A ideia do “Urban Planning Museums” chinês é uma resposta nacional ao rápido crescimento urbano em diversas cidades. Os museus visam comunicar informações de planejamento e desenvolvimento urbano ao público. Saiba mais sobre o projeto de playze e Schmidhuber, a seguir.

Entrevista com Julia King - a arquiteta do futuro(?)

"Procuro inspiração (ou oportunidades) nas pessoas e lugares ao invés de procurar por pessoas e lugares que recebam minhas ideias." -- Julia King  

Independentemente se Shigeru Bab mereceu ou não ser reconhecido com a mais alta premiação da profissão este ano (existem opiniões fervorosas em ambos os lados da questão), existe uma questão que é certa: arquitetura está passando por um momento delicado. E talvez ninguém represente melhor a mudança de direção da arquitetura do que Julia King, premiada com o Emerging Woman Architect of the Year pelo Architecture Journal.

Em busca de um PhD prático através do ARCSR, (sigla em inglês para o Arquitetura para as Mudanças Rápidas e Recursos Escassos) nas favelas da Índia, King percebeu muito rápido que a última coisa que essas comunidades precisavam era arquitetura - ou melhor, do que é tradicionalmente considerado "arquitetura". Afinal, os membros de comunidades já eram especialistas na construção de casas e edifícios. Ao invés disso, ela coloca seu conhecimento arquitetônico em prol de projetar e implementar o que era verdadeiramente necessário: sistemas de esgoto. E então - quase por acidente, ela me confessou - o título de "Garota Penico" surgiu [potty girl em inglês].

Na entrevista a seguir, conduzida via email, conversei com King sobre seu fascinante trabalho, o novo paradigma que isso representa para a arquitetura, a necessidade de renunciar a divisão "urbano e rural" (ela prefere "conectado e desconectado"), as sérias limitações da educação em arquitetura e o próprio futuro da arquitetura. Leia mais a seguir.

Mini House / Agustina Ruival

  • Arquitetos: Agustina Ruival
  • Localização: Barrio Mendiolaza Golf, Mendiolaza, Córdoba, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis: Agustina Ruival, Lucas Ruival
  • Área: 950.0 m2
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Gonzalo Viramonte

“SlowArt – Lina Bo Bardi” no Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, e a produtora Respire Cultura realizam no sábado, dia 25 outubro, uma nova edição do Slow Art. O evento está inserido nas comemorações do centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914–1992) e dialoga com a mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, em cartaz no MCB até 9 de novembro.

Clássicos da Arquitetura: Quatro escolas modernas

Relembre as quatro escolas modernas que publicamos nas últimas semanas.

Fotografias de cima do edifício mais alto de Nova Iorque

Demidism6
Fotografia registrada do 432 Park Ave, voltado para oeste. Imagem © Demid Lebedev

"Quanto mais alto você for, mais solitário o mundo parece."

Demid Lebedev, mais conhecido por sua conta no instagram (Demidism), escalou recentemente o 432 Park Avenue, registrando perspectivas inéditas a partir do edifício residencial mais alto de Nova Iorque. "Fui ao céu e voltei" escreveu Lebedev em uma das fotos. Envolto por neblina, Lebedev registrou vistas a partir de diferentes níveis do edifício, que está atualmente em fase final de construção. 432 Park Avenue terá 420 metros de altura - ultrapassando o One57 - e receberá o título de edifício residencial mais alto da cidade.

Após sua escalada, Lebedevfoi preso e acusado por invasão e imprudência, segundo afirma um jornal local.

Nós conversamos com Lebedev para saber como é escalar o maior edifício edifício da cidade e como ela muda à medida que nos afastamos do nível da rua. Leia, a seguir, o que Lebedev tem a dizer e veja algumas de suas impressionantes fotografias.

Vídeo: Proposta de identidade visual para o Porto / Atelier Martino&Jaña

Convidado para desenvolver, juntamente com outros dois estúdios, uma proposta de identidade visual para o Porto, o Atelier Martino&Jaña compartilhou conosco um vídeo que explica sua estratégia de comunicação visual para a cidade portuguesa.

Com apenas 18 dias para desenvolver sua proposta, o atelier, que tem sede no Porto, viu nesse concurso uma oportunidade de contribuir com a cidade através do design. O grupo acredita que a comunicação visual pode ultrapassar a ideia de uma “marca” para a cidade, criando, assim, um diálogo e atuando como mediadora entre a cidade e seus habitantes.

All quiet on the western front / José António Bandeirinha

O texto é parte da segunda edição do jornal Homeland: News from Portugal, publicação que representa a participação portuguesa na 14a. Bienal de Veneza de 2014.

Um grupo de jovens arquitectos com afinidades ideológicas reuniu-se em Veneza, Colin Ward, com 28 anos, John F Charlewood Turner e Pat Crooke, ambos com 25. Giancarlo De Carlo, com 33 anos, recebeu-os. Estávamos em 1952.

Residência e Estúdio Flaming Lips / Fitzsimmons Architects

  • Arquitetos: Fitzsimmons Architects
  • Localização: Oklahoma, Oklahoma, Estados Unidos
  • Arquitetos Responsáveis: Fitzsimmons Architects
  • Consultoria: Obelisk Engineering
  • Área: 580.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2009
  • Fotografias: Joseph Mills Photography 

Inshopnia / Nan Arquitectos

  • Arquitetos: Nan Arquitectos
  • Localização: Rúa Velázquez Moreno, Vigo, Pontevedra, Espanha
  • Equipe: Wenceslao López, Vicente Pillado, Alberto F. Reiriz
  • Área: 95.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Iván Casal Nieto

Vídeo: O papel dos mecânicos na cultura ciclista de Havana

Ian Clark e Diego Vivanco são os fundadores da Kauri Multimedia e autores deste curta-metragem intitulado Havana Bikes. Nele, nos mostram como os mecânicos de bicicleta da capital cubana têm ajudado a manter a cultura da bicicleta apesar da dificuldade de encontrar as peças necessárias.

Entretanto, isto não tem impedido os cidadãos de usarem diariamente esse meio de transporte. E mais, esta situação dá origem a invenções próprias, como os ônibus-bicicleta, caminhões-bicicleta e táxi-bicicleta que fazem parte do transporte público da cidade e têm se convertido num símbolo para a capital cubana.

Residência GCP / Bernardes Arquitetura

  • Arquitetos: Bernardes Arquitetura
  • Localização: Porto Feliz - São Paulo, Brasil
  • Equipe De Projeto: Thiago Bernardes, Jaime Cunha, Carolina Penna, Raquel Pereira Alves, Daniel Vannucchi
  • Área: 910.0 m2
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Leonardo Finotti

Em foco: Sir Peter Cook

Sir Peter Cook, o arquiteto, professor e escritor inglês celebra hoje seu 78º aniversário. Uma figura central no mundo da arquitetura há mais de meio século, Cook foi um dos fundadores do Archigram, grupo vanguardista dos anos 60. Atualmente, Cook leciona na University College London e dá palestras em todo o mundo.

Elizabeth de Portzamparc vence concurso para projetar a estação Le Bourget do metrô de Paris

Elizabeth de Portzamparc venceu um concurso internacional para projetar a nova estação de metrô em Le Bourget, França. A estação Le Bourget é uma das quatro novas que serão construídas como parte do ambicioso projeto Grand Paris Express (GPE), que busca modernizar a rede de transporte existente e criar um metrô automático que conectará novos bairros ao centro de Paris.

A proposta vencedora de Elizabeth de Portzamparc servirá a três municípios: Le Bourget, Drancy e La Courneuve. Flexibilidade para futuros programas, visibilidade e a presença da natureza são os aspectos que mais influenciaram o projeto.

Mais informações sobre o projeto vencedor, a seguir.