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Casa Chokchai 4 / Archimontage Design Fields Sophisticated

17:00 - 30 Setembro, 2016
Casa Chokchai 4 / Archimontage Design Fields Sophisticated, © Baan Lae Suan
© Baan Lae Suan

© Baan Lae Suan © Baan Lae Suan © Baan Lae Suan © Baan Lae Suan +39

Casa da Arquitectura do Porto reúne arquitetos da diáspora para um ciclo de conferências

16:00 - 30 Setembro, 2016
Casa da Arquitectura do Porto reúne arquitetos da diáspora para um ciclo de conferências

Ouvir os arquitetos portugueses que trabalham em alguns dos maiores gabinetes, escolas e revistas de arquitetura do mundo e conhecer os respetivos percursos, métodos e projetos é o objetivo do ciclo de conferências “Outside Job - Reporting design process overseas / A diáspora da arquitectura portuguesa”, que decorrerá no próximo dia 29 de outubro, na Casa das Artes do Porto. Organizada pela Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura e comissariada pelo arquiteto Diogo Brito, a iniciativa deverá ainda dar origem a uma publicação que partilhará as diferentes metodologias de trabalho apresentadas pelos participantes, assumindo-se como uma ferramenta auxiliar do trabalho dos arquitetos.

A opinião do arquiteto Andrew Tesoro sobre Donald Trump

15:00 - 30 Setembro, 2016
A opinião do arquiteto Andrew Tesoro sobre Donald Trump, Imagem de Donald Trump © <a href='https://www.flickr.com/photos/80038275@N00/20548281849/sizes/h/'> Flickr user Michael Vadon</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a>. Inset via screenshot do vídeo da campanha de Hillary Clinton
Imagem de Donald Trump © Flickr user Michael Vadon licensed under CC BY-SA 2.0. Inset via screenshot do vídeo da campanha de Hillary Clinton

Os Estados Unidos estão vivenciando esta que é, sem dúvidas, uma das campanhas presidenciais mais bizarras da história. Neste estranho contexto, o mundo da arquitetura se viu, inesperadamente, envolvido em uma controvérsia que diz respeito ao arquiteto Andrew Tesoro.

O envolvimento de Tesoro na campanha presidencial começou com um vídeo criado pela campanha de Hillary Clinton, a candidata do Partido Democrata. No vídeo, Tesoso conta a história de como ó candidato republicano, Donald Trump, "intimidou" a ele e seu estúdio, Tesoro Architects, devido aos 'muitos milhares de dólares" pagos por seus serviços. Posteriormente, Tesoro foi mencionado novamente por Clinton durante o debate presidencial de segunda feira passada, como exemplo de que a experiência empresarial de Trump não o qualifica para ser presidente. 

Dada a natureza do vídeo da campanha, que foi certamente editado para mostrar Trump sob uma perspectiva negativa (note-se, ainda mais negativa), muitas pessoas começaram a se questionar se as opiniões de Tesoro e toda a história eram, de fato, reais. Em função da confusão em torno das opiniões de Tesoro, o ArchDaily decidiu oferecer ao arquiteto a oportunidade de esclarecer a situação. O que segue são as respostas de Tesoro a três questões sobre Donald Trump. As respostas não foram editadas pelo ArchDaily

Apartamento Dobrado / MoreDesignOffice

13:00 - 30 Setembro, 2016
Apartamento Dobrado / MoreDesignOffice, © Raphael Olivier
© Raphael Olivier

© Raphael Olivier © Raphael Olivier © Raphael Olivier © Raphael Olivier +20

Quando gotas criam espaços: Um olhar sobre arquitetura líquida

12:00 - 30 Setembro, 2016
Quando gotas criam espaços: Um olhar sobre arquitetura líquida, Light in Water, 2015. Paris. Arquitetos: DGT Architects. Fotógrafo: <a href='http://www.takuji-shimmura.com/'>Takuji Shimmura</a>. Image © DGT Architects
Light in Water, 2015. Paris. Arquitetos: DGT Architects. Fotógrafo: Takuji Shimmura. Image © DGT Architects

Ao longo do século passado, a relação da arquitetura com a água tem sido desenvolvida ao longo de uma variedade de diferentes caminhos. Com sua "Casa Cascata", por exemplo, o mestre americano Frank Lloyd Wright confrontou o fluxo dramático da água com linhas horizontais expressivas para aumentar a experiência da natureza. Desde então, o uso da água na arquitetura tornou-se mais variada e complexa. Um espaço feito quase exclusivamente de água surgiu com o projeto de Isamu Noguchi na Expo de Osaka: a água brilhante parecia cair do nada e brilhava no escuro. Mais tarde, com a digitalização e as formas fluidas dos projetos paramétricos, o foco mudou para uma arquitetura líquida feita de água e luz. As interpretações têm variado de formas arquitetônicas modeladas para literais gotas de água, como a visionária “Bubble”, de Bernhard Franken, para a BMW, a instalações espetaculares feitas de linhas de água, transformadas em pixels pela luz.

Pavilhão Islandês. Hannover, Expo 2000. Image © Thomas Schielke Blur Building. Pavilhão de Exposições, Yverdon-Les-Bains, 2002. Arquitetos: Diller Scofidio + Renfro. Image © Diller Scofidio + Renfro Olafur Eliasson: O Corredor Reflexivo, Projeto para parar a queda livre, 2002. (Der reflektierende Korridor, Entwurf zum Stoppen des freien Falls, 2002). Fotógrafo: Werner J. Hannappel. Cortesia de Centre for International Light Art Unna, Germany. Image © 2002 Olafur Eliasson Luce Tempo Luogo, 2011. Milão. Arquitetos: DGT Architects. Fotógrafo: Daici Ano. Image © DGT Architects +20

Casa e Atelier / Atelier Bow-Wow

11:00 - 30 Setembro, 2016
Casa e Atelier / Atelier Bow-Wow, ©  Atelier Bow-Wow
© Atelier Bow-Wow

©  Atelier Bow-Wow ©  Atelier Bow-Wow ©  Atelier Bow-Wow ©  Atelier Bow-Wow +12

  • Arquitetos

  • Localização

    Shinjuku, Tóquio, Japão
  • Autores

    Yoshiharu Tsukamoto, Momoyo kaijima, Shun Takagi
  • Área

    109.0 m²
  • Ano do Projeto

    2005
  • Fotografias

Dois monumentos e prédio da Secretaria de Educação amanhecem pichados em SP

10:30 - 30 Setembro, 2016
Dois monumentos e prédio da Secretaria de Educação amanhecem pichados em SP, Monumento à Bandeira em São Paulo. Image © Eliezer dos Santos, via Estadão
Monumento à Bandeira em São Paulo. Image © Eliezer dos Santos, via Estadão

O Monumento às Bandeiras, localizado na Praça Armando Salles de Oliveira (entre o Parque do Ibirapuera e a Assembleia Legislativa), e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, os dois na zona sul de São Paulo, amanheceram cobertos de tinta colorida. Em ambos, os responsáveis usaram as mesmas cores: rosa, verde e amarelo. Ao lado do Borba Gato também havia cascas de ovos.

Também amanheceu pichado o prédio Caetano de Campos, sede da Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, centro da capital. Com tinta rosa, foi escrito "Fora Temer" em toda a extensão de uma parede lateral, atingindo as janelas de vidro do edifício.

Canteiro, o lugar de tensão na construção civil

10:00 - 30 Setembro, 2016
Canteiro, o lugar de tensão na construção civil, Construção do Templo Bahá'ís / Hariri Pontarini Architects. Cortesia de Comunidad Bahá´í
Construção do Templo Bahá'ís / Hariri Pontarini Architects. Cortesia de Comunidad Bahá´í

Na busca de uma palavra para definir o canteiro de obras, talvez nenhuma satisfaça tanto quanto “tensão”. Lugar e momento em que são colocados à prova aspectos do projeto, a obra literalmente tensiona a relação entre o pensar e o fazer arquitetônico, colocando em cheque certezas do projeto que, quando contrapostas a questões técnicas, econômicas e políticas, podem perder solidez e mesmo cair por terra.

Nesse sentido, e em função das escolhas e limitações das técnicas construtivas empregadas e disponíveis, o canteiro é um lugar e momento que exige uma comunicação eficiente entre projeto e obra; flexibilidade e ponderação se tornam palavras de ordem para o arquiteto e demais profissionais envolvidos na construção.  É através da obra, também, que aquilo que antes habitava a mente de apenas alguns poucos envolvidos se torna concreto e passa, enfim, a fazer parte da coleção de imagens que compõe a paisagem urbana (ou rural).

Construção da Casa Ktima / Camilo Rebelo e Susana Martins. © Cortesia de Camilo Rebelo Construção da Rodoviária de Jaú de Vilanova Artigas. Cortesia de Arquigrafia Escola de Balé por Vittorio Garatti. Imagem © Adrián Guerra Rey via places.designobserver.com Construção da Casa de Sambade / Spaceworkers. © João Morgado +9

Parte Noroeste da Universidade de Monash / Jackson Clements Burrows

09:00 - 30 Setembro, 2016
Parte Noroeste da Universidade de Monash / Jackson Clements Burrows , © Peter Clarke
© Peter Clarke

© Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke +18

Material em Foco: Casa de Meia Encosta por Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida

08:00 - 30 Setembro, 2016
Material em Foco: Casa de Meia Encosta por Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida, © Pedro Kok
© Pedro Kok

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que nos contem sobre o processo e o de pensamento por trás de suas escolhas de materiais e definem os passos necessários para a construção de suas edificações.

Casa de Meia Encosta foi projetada pelos arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida, a edificação se situa nos arredores da cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira,  no interior de São Paulo. E um dos desafios enfrentados foi a declividade acentuada do terreno, que já possuía um pequeno terrapleno, remanescente de uma construção antiga. Nós conversamos com o arquiteto Denis Joelsons para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios dos projetos.

Eileen Gray, a história por trás da arquiteta

07:00 - 30 Setembro, 2016
Eileen Gray, a história por trás da arquiteta , Autor desconocido [Dominio público]. Image © Wikimedia Commons
Autor desconocido [Dominio público]. Image © Wikimedia Commons

Neste artigo publicado originalmente na revista Casas, sua autora nos conta a história da arquiteta e desenhista irlandesa Eileen Gray. Desconhecida para muitos, Gray foi a fonte de inspiração para milhares de arquitetos e desenhistas ao redor do mundo. É fato que Le Corbusier foi seu maior admirador e também seu maior inimigo.

O Sistema de Torre de Madeira SOM passou com sucesso por testes de resistência

06:00 - 30 Setembro, 2016

As novas descobertas da recente tendência  de arquitetura com estruturas de madeira podem estar apenas começando.

O projeto de pesquisa "Torres de Madeira" de SOM passou a ser um importante marco e como sistema estrutural foi bem sucedido após completarem os testes de resistência que validaram os cálculos iniciais.  
Lançado em 2013, o projeto de pesquisa "Torres de Madeira" foi estabelecido com o objetivo de desenvolver um novo sistema estrutural para arranha-céus que utilizam a madeira como matéria-prima principal. Utilizando essas técnicas, a equipe de pesquisa estima que a emissão de carbono incorporada aos edifícios possa ser reduzida entre 60 e 75% quando comparada à um edifício de concreto tradicional.

Casa em Ubatuba II / SPBR Arquitetos

05:00 - 30 Setembro, 2016
Casa em Ubatuba II / SPBR Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon +39

Casa Valtocado / Mathias Klotz + Rafael De Lacour

21:00 - 29 Setembro, 2016
Casa Valtocado / Mathias Klotz + Rafael De Lacour, © Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe +19

Terceira Bienal de Design de Istambul: "Somos humanos?"

19:00 - 29 Setembro, 2016
Terceira Bienal de Design de Istambul: "Somos humanos?", The European Space Agency's vizualisation of space debris orbiting Earth. Image Cortesia de "Are We Human" / 3. Istanbul Tasarim Bienali
The European Space Agency's vizualisation of space debris orbiting Earth. Image Cortesia de "Are We Human" / 3. Istanbul Tasarim Bienali

terceira Bienal de Design de Istambul, que será oficialmente inaugurada no dia 22 de outubro de 2016 e permanecerá aberta por quatro semanas, lança a questão: "Somos humanos?" Abrangendo uma vasta gama de ideias relacionadas ao Design de espécies, de intervalos de tempo de 2 segundos, 2 dias, 2 anos, 200 anos e 200.000 anos, a mostra internacional irá girar em torno de uma imediata provocação: o design em si precisa ser refeito. Isto será feito através da exploração da íntima relação entre o conceito de "design" e "humanidade".

Cinco locais principais — a Escola Primária Grega Galata, o Studio-X Istambul e Depo em Karaköy, Alt in Bomonti e os museus arqueológicos de Istambul em Sultanahmet — receberão mais de 70 projetos feitos por designers, arquitetos, historiadores, arqueologistas e cientistas de treze países. Buscando "repensar" o design desde o começo da humanidade, a Bienal será organizada em quatro "nuvens" sobrepostas de projetos: Design do CorpoDesign do Planeta, Design da Vida e Design do Tempo.

Fritz Kahn: Man Machine (Edited, 2009). Image Cortesia de "Are We Human" / 3. Istanbul Tasarim Bienali Neil Armstrong's first human footprint on the Moon (July 20th, 1969). Image © NASA (Courtesy "Are We Human" / 3. Istanbul Tasarim Bienali) Marshmallow Laser Feast with Analog / Memex. Image Cortesia de "Are We Human" / 3. Istanbul Tasarim Bienali Chinese public health poster depicting the body as a machine (1930). Image Cortesia de "Are We Human" / 3. Istanbul Tasarim Bienali +7

Daniels Lane / Blaze Makoid Architecture

17:00 - 29 Setembro, 2016
Daniels Lane / Blaze Makoid Architecture, © Marc Bryan Brown
© Marc Bryan Brown

© Marc Bryan Brown © Marc Bryan Brown © Marc Bryan Brown © Marc Bryan Brown +23

Plastique Fantastique envolve antiga escultura com pavilhão inflável para o Helsinki Design Week

15:00 - 29 Setembro, 2016

O coletivo alemão Plastique Fantastique criou a “superKOLMEMEN”, uma estrutua inflável envolvendo uma antiga escultura localizada no centro de Helsinki para o Helsinki Design Week.  Ao longo do evento, a instalação foi usada como um espaço para encontros, leituras, apresentações e oficinas.

Cortesia de Plastique Fantastique Cortesia de Plastique Fantastique Cortesia de Plastique Fantastique Cortesia de Plastique Fantastique +8

Legado de Zaha Hadid: os escritórios do Porto de Antuérpia, fotografados por Laurian Ghinitoiu

14:00 - 29 Setembro, 2016
Legado de Zaha Hadid: os escritórios do Porto de Antuérpia, fotografados por Laurian Ghinitoiu , © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Projetado pro Zaha Hadid Architects, e após uma década entre desenho e construção, os novos escritórios do porto de Antuérpia (Bélgica) abriram suas portas. Uma nova e monumental estrutura é colocada sobre uma estação de bombeiros remodelada, para se converter no escritório central do segundo maior porto da Europa, com capacidade para 500 funcionários.

O fotógrafo Laurian Ghinitoiu visitou o projeto para capturar a forma única do mais recente projeto completado pelo escritório de Zaha Hadid.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu +42