Edifício de madeira e estrutura metálica autoportante vencem o Prêmio de Inovação do RAIC

O Royal Architectural Institute of Canada (RAIC) selecionou dois projetos como vencedores do prêmio Inovação da Arquitetura 2015 pelo uso de madeira e aço como materiais construtivos: o Wood Innovation Design Center de Michael Green Architecture foi considerado um exemplo de edifício em altura feito de madeira, ao passo que o projeto One Fold de Patkau Architects ilustra o potencial estrutural de painéis de aço dobrados. Saiba mais sobre os dois projetos, a seguir.

Casa 367 / Mateo Ponce de León

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte

Série Exo, luminárias de acrílico por Rowan Turnham e Matthew Harding

Produzida por Rowan Turnham e Matthew Harding em colaboração com Rakumba Lighting a Série Exo é uma coleção muito versátil de luminárias elaboradas a partir de uma estrutura de alumínio anodizado e acrílico. A série é composta por três modelos diferentes de luminárias: pendente, de parede e de mesa

Colégio Beatrix em Tilburg / Architecten|en|en

© BASEPHOTOGRAPHY © BASEPHOTOGRAPHY © BASEPHOTOGRAPHY © BASEPHOTOGRAPHY

Três pavilhões desenhados por estudantes que serão construídos no Burning Man

Três estudantes do Diploma Studio 10 (DS10), da University of Westminster, receberam doações que possibilitarão a realização de seus projetos na edição deste ano do festival Burning Man. Os projetos - The Infinity Tree, Reflection, e Bismuth Bivouac - são pavilhões temporários que fornecerão um respiro para os festivaleiros, cada um com uma qualidade experiencial única para cativar as massas.

Baseando-se no tema de 2015 do Burning Man, "Carnival of Mirrors" [Carnaval de Espelhos - tradução livre], os três pavilhões pretendem explorar as qualidades ilusórias e encantadoras da old-fashioned cultura carnavalesca como espaços funcionais de descanso e abrigo do sol no deserto de Black Rock. Estas e outras instalações criarão uma "metrópole temporária" entre 30 de agosto e 7 de setembro.

Saiba mais sobre os projetos e sua campanha Kickstarter, a seguir.. 

Casa Pobble / Guy Hollaway Architects

  • Arquitetos: Guy Hollaway Architects
  • Localização: Estate Office, Hamstreet, Ashford, Kent TN26 2JW, Reino Unido
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Charles Hosea

© Charles Hosea © Charles Hosea © Charles Hosea © Charles Hosea

Abea abre chamada para Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura

Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) divulgou recentemente a segunda convocatória para a submissão de trabalhos e inscrições do XXXIV Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura (Ensea) e do XVIII Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Conabea), cujos prazos se encerram no dia 29 de maio. Os eventos acontecem de 27 a 29 de setembro, em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Dicotomia do Instável / OFFA.arquitectura

  • Arquitetos: OFFA.arquitectura
  • Localização: Rua São Domingos, 4705 Braga, Portugal
  • Construção: Sá Machado, SA
  • Área: 150.0 m2
  • Ano Do Projeto: 2012
  • Fotografias: Carlos Melo Moreira

©  Carlos Melo Moreira ©  Carlos Melo Moreira ©  Carlos Melo Moreira ©  Carlos Melo Moreira

"HAPPY BIKE, Pedalando verso la felicità”: a bicicleta como meio de transporte urbano

"A bicicleta não é apenas um meio de transporte. É muito mais. É a possibilidade de fazer a cidade mais humana e mais bela. Uma cidade que promove a bicicleta é uma cidade feliz."

Assim é como começa o livro "HAPPY BIKE, Pedalando verso la felicità", escrito por Alfredo Bellini, mestre em transporte e fundador do BiciZen, um blogue italiano sobre ciclismo urbano dedicado àqueles que querem usar a bicicleta por seu aspecto "zen", isto é, uma forma de alcançar a alegria e o bem estar.

Em seu texto, Bellini analisa a relação entre as bicicletas e a felicidade, sendo esta vista tanto a partir de uma perspectiva individual como coletiva, e imagina como as bicicletas poderiam ser um meio de transporte urbano.

O que Bellini aponta com isso? Saiba mais a seguir.

Residência Milani / Belleza & Batalha C. do Lago Arquitetos Associados

© Luiz Fernando Macian © Luiz Fernando Macian © Luiz Fernando Macian © Luiz Fernando Macian

3 finalistas do concurso para reprojetar o Píer de St. Petersburg

Após selecionar oito propostas pré-finalistas para o Píer St. Petersburg, o comitê do concurso reduziu para três o número de projetos finalistas. Embora as propostas variem muito em termos estéticos, todos os finalistas abordaram o projeto como uma oportunidade de expressar o passado e, ao mesmo tempo, incorporar formas modernas e programas públicos.

No último dia 23 o comitê do concurso realizou um encontro público no qual os finalistas apresentaram seus projetos. Dê uma olhada nas três propostas, a seguir.

Residência para ver o céu/ Abraham Cota Paredes Arquitectos

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque

Sesc SP promove série de palestras sobre a relação da arquitetura de centros culturais e a cidade

Quando um centro cultural é projetado, ele geralmente é pensado para ser um espaço agregador, onde o público possa ter contato fácil e direto com várias manifestações culturais. Mas, para além do tamanho do espaço, qual a importância da arquitetura e do design na percepção do público quanto ao espaço cultural? Sem dúvidas é grande!

Operação Secreta 610 / Studio Frank Havermans + RAAAF

© Michiel de Cleene © Michiel de Cleene © René de Wit. © Michiel de Cleene

Instalação "Floating Piers" de Christo fará você caminhar sobre a água

Unindo 200 mil componentes têxteis flutuantes, Christo espera fazer com que os habitantes de duas cidades da região da Lombardia, Itália, caminhem sobre as águas por meio de uma instalação que deverá ser concluída em junho do próximo ano. Se aprovada, a obra "Floating Piers" conectará as duas cidades às ilhas do Lago Iseo através de um píer de tecido colorido que se estenderá por 3,2 quilômetros.