Vencedores do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2016

12:27 - 9 Fevereiro, 2016

Após duas semanas de indicações e votações, temos o prazer de apresentar os vencedores do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2016. Como um prêmio de arquitetura baseado na votação do público, os resultados mostrados aqui representam a inteligência coletiva de 55.000 eleitores, filtrando os edifícios que se destacaram perante os mais de 3.000 projetos apresentados no ArchDaily durante o ano passado.

Como é comum na premiação, a lista dos vencedores representa uma grande diversidade. Possui dois ganhadores do Prêmio Pritzker, Renzo Piano e Herzog & de Meuron (o primeiro escritório a receber dois BOTY no mesmo ano), mas também pequenos, novos, escritórios como Tim Greatrex e Elisabete de Oliveira Saldanha. Os edifícios que receberam esses prêmios também variam em diferentes influências: a partir do enorme equilíbrio demonstrado por projetos como a Capela Espiral do NAP Architects e a Ópera de Harbin do MAD, aos encantos rústicos da Casa da Vila Matilde  do Terra e Tuma Arquitetos e o Dormitório Partners in Health de Sharon Davis Design.

Ao publicá-los no ArchDaily, estes edifícios exemplares nos ajudaram a inspirar arquitetos de todo o mundo, promovendo a nossa missão. Então, para todos que participaram por qualquer indicação ou votação de um projeto desta restrita lista, obrigado por fazer parte deste processo incrível, onde as vozes de arquitetos de todo o mundo se unem para formar uma mensagem inteligente, forte e  com visão de futuro.

E, claro, parabéns a todos os vencedores!

Foster + Partners inicia a construção de arranha-céu em Dubai

21:00 - 9 Fevereiro, 2016
© Foster + Partners
© Foster + Partners

Foi inciada a construção do mais recente projeto de Foster + Partners em Dubai, uma torre de escritórios e comércios localizada no Centro Financeiro Internacional da cidade. Conhecido como "ICD Brookfield Place", o arranha-céu tem conclusão prevista para 2018. 

"O início da construção do ICD Brookfield Place marca a próxima fase de um dos empreendimentos mais prestigiados no distrito financeiro de Dubai." 

Praça San Martín de la Mar / Zigzag Arquitectura

19:00 - 9 Fevereiro, 2016
© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe Cortesia de Zigzag Arquitectura +21

Galeria Choque Cultural promove a exposição "Laboratório da Cidade" em São Paulo

18:00 - 9 Fevereiro, 2016
Intervenção feita pelo argentino Tec nas ruas de São Paulo. Via O Beijo
Intervenção feita pelo argentino Tec nas ruas de São Paulo. Via O Beijo

No dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, a galeria Choque Cultural abriu as portas para arte pública. A exposição Laboratório da Cidade, de forte caráter experimental, conta com artistas que exploram novas formas de uso do espaço público e mídias tecnológicas, apresentando trabalhos que se inspiram ou se materializam nas ruas e em seu ritmo incessante.

Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects

17:00 - 9 Fevereiro, 2016
© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios
  • Arquitetos

  • Localização

    Cermak-McCormick Place, Chicago, IL 60616, Estados Unidos
  • Equipe de Projeto

    Carol Ross Barney, FAIA; Eric Martin, AIA; Ryan Giblin, AIA, LEED AP; Andrew Vesselinovitch, AICP Mordecai Scheckter, LEED AP; Sung-Joon Kim, LEED AP; Anna Ninoyu; Huili Feng; Monica Chadha; Nicolas Sanchez, LEED AP; Sallie Schwartzkopf, AIA; Amy Chun; Corrine Knight
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Kate Joyce Studios © Kate Joyce Studios © Kate Joyce Studios © Kate Joyce Studios +24

AMO divulga vídeo "Real Fantasies" para a coleção primavera/verão 2016 da Prada

15:00 - 9 Fevereiro, 2016

O think tank AMO lançou recentemente a 16ª edição do Prada Real Fantasies - uma reinterpretação conceitual da coleção primavera/verão 2016 da Prada. 

"O AMO reinterpreta graficamente o Indefinite Hangar como um pôr do sol sintético afixado em um espaço tridimensional em branco. O hangar abstrato é ocupado por objetos e mobiliários geométricos. Os personagens se movem por uma cena neutra entre fragmentos indefinidos e destilados da vida cotidiana. O horizonte e  escala mudam constantemente, manipulando o enquadramento e rompendo a sequência linear: uma paisagem artificial onde ficção e coleção colidem", comentou o estúdio de pesquisas do OMA.

Sofia Lofts / Nakhshab Development and Design

13:00 - 9 Fevereiro, 2016
© Paul Body
© Paul Body

© Paul Body © Paul Body © Paul Body © Paul Body +30

Os principais sítios arqueológicos pré-coloniais do Brasil

12:00 - 9 Fevereiro, 2016
Pedra de Santana, Bahia. Image via Ensinar História
Pedra de Santana, Bahia. Image via Ensinar História

Segundo levantamento de 2008 feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Brasil possui 14.000 sítios arqueológicos. Hoje, acredita-se que esse número já tenha saltado para 20 mil. Porém, desse total, somente 17 bens arqueológicos (11 sítios e 6 coleções) foram tombados pelo IPHAN, conforme esse instituto informa em seu site.

É possível visitar muitos deles com boa estrutura para receber o visitante. Há, porém, aqueles que se encontram em locais de difícil acesso e outros que precisam de autorização para serem visitados. A lista abaixo, em ordem alfabética por estado, limita-se aos sítios arqueológicos pré-coloniais, isto é, sítios com vestígios de ocupação anterior à chegada dos portugueses.

Casa em Pakse / Makoto Yamaguchi Design

11:00 - 9 Fevereiro, 2016
© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

© Koichi Torimura © Koichi Torimura © Koichi Torimura © Koichi Torimura +23

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects

09:00 - 9 Fevereiro, 2016
© Nacása & Partners
© Nacása & Partners
  • Arquitetos

  • Localização

    Shincho, Shimogyo Ward, Kyoto, Prefeitura de Kyoto 600-8001, Japão
  • FBA

    Florian Busch, Sachiko Miyazaki, Suguru Takahashi, Akira Miyamoto, Antoine Vaxelaire, Renee Reder, Oliver Pershav, Katie Colford (intern), Shiori Sageshima (estagiário), Anne-Marlene Rüede (estagiário), Kayo Nakamura (estagiário)
  • Área

    156 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Nacása & Partners © Nacása & Partners © Nacása & Partners © Nacása & Partners +19

Como o escritório eslovaco GutGut transformou uma antiga habitação soviética em uma estrutura mais humana

07:00 - 9 Fevereiro, 2016

A antiga Checoslováquia é lar de mais habitações pré-fabricadas da era da Guerra Fria que qualquer outro país que fazia parte da União Soviética. Após a queda do bloco político-econômico, algumas destas estruturas foram demolidas, sendo vistas como lembranças de um passado difícil. Apenas em Bratislava, mais de 130 mil pessoas viviam nesses blocos; destruir e substituir essa enorme quantidade de unidades habitacionais teria sido muito caro, então, o escritório eslovaco GutGut teve uma ideia diferente. 

Como vemos no vídeo, o escritório renovou e reconfigurou uma dessas torres residenciais, atualizando sua aparência, inserindo espaços comunitários no térreo e criando diferentes tipos de apartamentos. O edifício recuperado se afasta do estigma de estrutura indesejável e proporcional mais opções de habitação aos residentes. Porém, mais que atualizar o estilo, o escritório GutGut mostra que mesmo as estruturas mais desatualizadas podem ser modificadas de modo a atender às necessidades contemporâneas. 

ZAAD e Challenge Studio propõem nova tipologia residencial no Irã

21:00 - 8 Fevereiro, 2016
© ZAAD Studio; Challenge Studio
© ZAAD Studio; Challenge Studio

O escritório ZAAD Studio uniu esforços ao Challenge Studio para propor uma nova tipologia residencial em Mashhad, Irã. A torre de 40 mil metros quadrados foi projetada de modo a incorporar estratégias passivas de energia e emular a "sensação de uma pequena cidade". Sua forma distinta, baseada na ideia de "projetar o vazio", é o resultado do desejo de trocar programa construído por espaços verdes que fortalecerão a interação entre os habitantes. 

Edifício "Primaria" do Colégio Anglo Colombiano / Daniel Bonilla Arquitectos

19:00 - 8 Fevereiro, 2016
© Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila +14

Espaço Urbano: Episódio 6 -Impactar Globalmente

18:00 - 8 Fevereiro, 2016

Espaço Urbano é uma websérie de 10 episódios sobre cidades brasileiras vistas e debatidas através de diferentes ângulos. Produzida pelo Rio Academy, Espaço Urbano é uma compilação de ideias, pensamentos e visões de palestrantes do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo - FIAU 2015 que aconteceu este ano no Rio de Janeiro.

O episódio 6 da série - que tem como título "Impactar Globalmente" - aborda o modo como as cidades vêm se desenvolvendo e como este crescimento impacta contextos locais e globais.

Sede Central Nedvest / Studio Aa + Petra van Roon

17:00 - 8 Fevereiro, 2016
© Milad Pallesh
© Milad Pallesh

© Milad Pallesh © Milad Pallesh © Milad Pallesh © Milad Pallesh +11

Trienal de Arquitectura de Lisboa anuncia seleção final dos Projetos Associados da 4ª edição

15:00 - 8 Fevereiro, 2016

Foi anunciada a seleção dos Projetos Associados que irão integrar o programa alargado da 4º edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. O desafio lançado a projectos auto-financiados de diferentes disciplinas artísticas e criativas revelou-se um sucesso com a recepção de 73 candidaturas nacionais e internacionais. Nesta edição, para dar maior destaque a cada um dos Projetos Associados, foi inicialmente idealizado um número de 12 possíveis escolhas. Contudo, devido ao elevado nível de qualidade das propostas recebidas, a escolha foi ampliada a 14. 

Ampliação Winscombe / Preston Lane Architects

13:00 - 8 Fevereiro, 2016
© Derek Swalwell
© Derek Swalwell

© Derek Swalwell © Derek Swalwell © Derek Swalwell © Derek Swalwell +17

Quando as habitações sociais "de autor" dão errado: Os problemas do projeto Centre Village em Winnipeg

12:00 - 8 Fevereiro, 2016
Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited. Imagem © James Brittain Photography
Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited. Imagem © James Brittain Photography

Os desafios envolvidos no projeto de habitações sociais são complexos. De acordo com declarações recentes de Martha Thorne ao The Guardian, "não basta fazer um espaço comunitário e dizer: 'as pessoas poderão ver umas as outras'... Os arquitetos realmente têm que compreender o contexto do cliente - o contexto cultural, o contexto mais amplo, econômico, o futuro dos moradores que viverão ali." Sobre o bem intencionado projeto Centre Village em Winnipeg, do escritório 5468796 Architecture, Thorne acredita que muitos destes desafios são novos aos arquitetos. 

Com apenas cinco anos de funcionamento, o Centre Village foi projetado como uma pequena vila voltada para a comunidade; 25 famílias em uma das áreas urbanas mais pobres do Canadá. Desde sua conclusão, o conjunto se tornou um foco de crimes, com os pátios sendo usados para atividades ilícitas e as famílias tentando estabelecer suas vidas nos minúsculos cômodos de cada unidade residencial.