ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Obra do Ano 2017: Conheça os 15 finalistas do maior prêmio da arquitetura lusófona

13:30 - 21 Março, 2017
Obra do Ano 2017: Conheça os 15 finalistas do maior prêmio da arquitetura lusófona

Após uma semana de nomeações, milhares de leitores escolheram seus projetos favoritos entre quase mil obras construídas nos países de língua portuguesa. Hoje apresentamos o Prêmio Obra do Ano 2017 (ODA17).

Esta é a primeira edição do prêmio que abrange projetos construídos em países lusófonos e consiste em um convite a todos os nossos leitores para reconhecer as obras publicadas durante 2016 que mais inspiraram e que representam a identidade de nossos contextos locais em um planeta globalizado, marcando a forma de fazer arquitetura ao redor do mundo. 

Nosso júri de especialistas, composto por nossos próprios leitores, realizou um excelente trabalho na seleção das 15 obras. Esta seleção é uma amostra interessante da produção arquitetônica contemporânea nos países lusófonos, fortemente marcada pela exploração dos materiais, a riqueza de nossos contextos geográficos e os diversos desafios enfrentados pelas nossas sociedades.

A partir de hoje, e até a próxima terça-feira, 28 de março às 23:59 (GMT -3), vocês - nossos leitores - podem conhecer cada detalhe destas obras e votar (uma vez por dia) naquelas que julgam ser os melhores exemplos da arquitetura lusófona contemporânea.

Vote agora!

Morphosis propõe fachada de fibra de vidro reforçada para a sede da Kolon em Seul

19:00 - 27 Março, 2017
Morphosis propõe fachada de fibra de vidro reforçada para a sede da Kolon em Seul, Exterior Perspective. Image © Morphosis Architects
Exterior Perspective. Image © Morphosis Architects

Morphosis Architects divulgou seu projeto para uma nova sede para a empresa The Kolon Group a ser localizado no distrito emergente Magok de Seul, Coréia do Sul. Parte de um esforço de revitalização promovido pelo Governo Metropolitano de Seul para transformar a área em um novo "ecossistema industrial", o projeto de quatro acres ficará adjacente ao parque central de Magok, tornando-se o primeiro edifício concluído do distrito.

Park View. Image © Morphosis Architects Exterior Approach. Image © Morphosis Architects Northwest Corner. Image © Morphosis Architects Interior Atrium. Image © Morphosis Architects +38

Casa 33.2 / Grafika

17:00 - 27 Março, 2017
Casa 33.2 / Grafika, © Grafika
© Grafika

© Grafika © Grafika © Grafika © Grafika +24

  • Arquitetos

  • Localização

    Sydney NSW, Austrália
  • Arquitetos Responsáveis

    Gorgi Gulevski
  • Área

    110.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

3ª edição Open House Porto: Abertas candidaturas para Voluntários

16:00 - 27 Março, 2017
3ª edição Open House Porto: Abertas candidaturas para Voluntários, Cortesia de Open House Porto 2017
Cortesia de Open House Porto 2017

 A arquitetura voltará a estar de portas abertas a 1 e 2 de julho 2017, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos. Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, a terceira edição do Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 01 e 02 de julho um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.

Zaha Hadid Architects divulga projeto de arranha-céu de uso misto em Nova Iorque

16:00 - 27 Março, 2017
Zaha Hadid Architects divulga projeto de arranha-céu de uso misto em Nova Iorque, © Zaha Hadid Architects/Kushner Companies
© Zaha Hadid Architects/Kushner Companies

Um arranha-céu de uso misto de 420 metros de altura, projetado por Zaha Hadid Architects, pode ser a próxima megaestrutura a ocupar o centro de Manhattan. Localizado no 666 Fifth Avenue entre as 52nd e 53rd Street, o projeto foi comissionado pela empresa Kushner Properties que, juntamente com a Vornado Realty Trustatualmente, é co-proprietária do edifício existente no local.

Com um custo estimado em US$ 12 bilhões, a empresa está atualmente negociando um acordo bilionário com a holding chinesa Anbang Insurance Group para financiar o projeto. Se os planos para comprar o prédio tiverem êxito, a Kushner dará início à construção da torre projetada por ZHA, que contará com unidades residenciais, um hotel de onze pavimentos e uma base comercial de 9 pavimentos.

Por que o Museu de Arte Islâmica de I.M. Pei é o edifício perfeito para Doha

15:00 - 27 Março, 2017

#donotsettle é um projeto de vídeo online criado por Wahyu Pratomo e Kris Provoost sobre arquitetura e a maneira como ela é percebida pelos seus usuários. 

Em nosso primeiro artigo estamos levando você para Doha, a capital do Catar, onde visitamos o Museu de Arte Islâmica. Por alguns anos, este museu foi o único projeto de arquitetura que você poderia encontrar em Doha, mas recentemente isso mudou, com projetos quase concluídos por Jean Nouvel e Rem Koolhaas, e continuará a mudar com a aproximação da Copa do Mundo de 2022. O edifício foi projetado por I.M. Pei que, na época, já era aposentado, mas foi persuadido a dedicar seu tempo a projetar este proeminente museu. E proeminente essa obra com certeza é. Senhor Pei, você sabe como fazer o seu edifício se destacar. Erguido sobre uma pequena ilha, uma sólida estrutura de pedra se eleva sobre as águas.

© Wahyu Pratomo and Kris Provoost © Wahyu Pratomo and Kris Provoost © Wahyu Pratomo and Kris Provoost © Wahyu Pratomo and Kris Provoost +9

B.Amsterdam / NEXT architects

13:00 - 27 Março, 2017
B.Amsterdam / NEXT architects, © Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira             © Francisco Nogueira             © Francisco Nogueira             © Francisco Nogueira             +15

  • Arquitetos

  • Localização

    Amsterdã, Holanda
  • Arquitetos Responsáveis

    Marijn Schenk, Mark Spijkerman, Arno Kwint e Douwe Strating
  • Outros Participantes

    Studio Fabrick, B. Amsterdam, Collaboration-O, SKEPP
  • Área

    18000.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet

12:00 - 27 Março, 2017
Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet, © Wikimedia user: Subrealistsandu
© Wikimedia user: Subrealistsandu

© Wikimedia user: Subrealistsandu © Wikimedia user: Subrealistsandu © Wikimedia user: Subrealistsandu Perspectivas Axonométricas +11

Do arquiteto. Projetada por Pierre Chareau e Bernard Bijvoet, a Maison de Verre (em português "Casa de Vidro"), é um marco no início da arquitetura moderna.

Arte em Weidingen / AXT Architekten

11:00 - 27 Março, 2017
Arte em Weidingen  / AXT Architekten, © Chibi Moku
© Chibi Moku

© Chibi Moku © Chibi Moku © Chibi Moku © Chibi Moku +33

  • Arquitetos

  • Localização

    Weidingen, Alemanha
  • Autores

    Anja Axt Dipl.-Ing., Dirk Axt M.Eng. Dipl-Ing.
  • Área

    8450.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

A importância de incluir a igualdade de gênero no planejamento de transportes

10:00 - 27 Março, 2017
A importância de incluir a igualdade de gênero no planejamento de transportes, © Benoit Colin/EMBARQ/Flickr. Cortesia de The CityFix Brasil
© Benoit Colin/EMBARQ/Flickr. Cortesia de The CityFix Brasil

Em 1996, um estudo icônico de Viena, na Áustria, explorou por que havia menos meninas (acima de nove anos) em parques públicos em comparação ao número de meninos. Os pesquisadores concluíram que os meninos eram mais seguros em seu uso do parque, e as meninas geralmente ficavam de fora nesta competição por espaço limitado. Após o estudo, em 1999, a cidade iniciou um projeto de redesenho do parque, e os resultados foram impressionantes. Ao adicionar mais caminhos de acesso e paisagismo para dividir grandes espaços abertos em seções menores, grupos de meninos e meninas foram capazes de criar zonas para si próprios sem competir. As moças da cidade voltaram para os parques.

Nas últimas duas décadas, Viena realizou mais de 60 projetos-piloto – em transporte público, moradias e trilhas – para incorporar a igualdade de acesso para homens e mulheres no design. Hoje, a integração da perspectiva de gênero é fundamental para a estratégia de planejamento de Viena.

Apartamento Capela / Julliana Camargo Arquitetos

09:00 - 27 Março, 2017
Apartamento Capela / Julliana Camargo Arquitetos, ©  Maira Acayaba
© Maira Acayaba

©  Maira Acayaba ©  Maira Acayaba ©  Maira Acayaba ©  Maira Acayaba +23

Em foco: Mies van der Rohe

08:00 - 27 Março, 2017
Em foco: Mies van der Rohe, © Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com
© Chicago History Museum: HB-8506-K4. Cortesía de www.900910.com

"(...) Pessoalmente, gosto de ter limites. Penso que para os que têm poucas habilidades seria muita liberdade. Quando se tem menos limites deve-se tomar mais cuidado. (...)" 

Fotógrafo dá vida a edifícios alemães com cores vibrantes

07:00 - 27 Março, 2017

Em qualquer cidade do mundo, há inúmeros exemplos de arquitetura desconhecida - bem projetados, inofensivos edifícios que se esforçam para agradar, não se destacando da multidão. Para o fotógrafo alemão Paul Eis, estes edifícios fornecem a tela perfeita para seu trabalho. Em sua conta no Instagram, the_architecture_photographer, Eis captura esses edifícios em sua melhor luz e, em seguida, adiciona digitalmente em cores brilhantes, transformando completamente essas estruturas opacas. 

Dom Bosco / Shieh Arquitetos Associados

05:00 - 27 Março, 2017
Dom Bosco  / Shieh Arquitetos Associados, ©  Fernando Stankuns
© Fernando Stankuns

©  Fernando Stankuns ©  Fernando Stankuns ©  Fernando Stankuns ©  Fernando Stankuns +18

Casa lote 117 / Centro Cero Estudio

21:00 - 26 Março, 2017
Casa lote 117 / Centro Cero Estudio, © Joaquín Portela
© Joaquín Portela

© Joaquín Portela © Joaquín Portela ©  Jerónimo Ballesteros © Joaquín Portela +26

  • Arquitetos

  • Localização

    La Costa Partido, Província de Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos Encarregados

    Leonardo G. Valtuille, Carolina Antolini
  • Colaboradores

    Guillermo Galeano, Javier Mora
  • Arquitetos Colaboradores

    Marina Balduzzi, Javier Soler
  • Área

    156.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

FAAB Architektura propõe Academia de Música que reduz a poluição do ar

19:00 - 26 Março, 2017
FAAB Architektura propõe Academia de Música que reduz a poluição do ar, Courtesy of FAAB Architektura
Courtesy of FAAB Architektura

FAAB Architektura projetou uma academia de música que combate a poluição do ar no terreno de uma antiga base militar em Cracóvia, na Polônia. Em uma cidade que luta constantemente contra a poluição do ar, FAAB incorporou um "purificador de ar" de 1300 metros quadrados na sua proposta, combatendo os níveis de CO2 tão eficazmente quanto 33.000 árvores da cidade. Este sistema, no entanto, é apenas um elemento em uma academia de música inteiramente integrada com seu ambiente natural.

Courtesy of FAAB Architektura Courtesy of FAAB Architektura Courtesy of FAAB Architektura Courtesy of FAAB Architektura +18

Casa Olmo / Peter Braithwaite Studio

17:00 - 26 Março, 2017
Casa Olmo / Peter Braithwaite Studio, © Julian Parkinson
© Julian Parkinson

© Julian Parkinson  © Julian Parkinson  © Julian Parkinson  © Julian Parkinson  +16

Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo

16:00 - 26 Março, 2017
Teatro Colón em Buenos Aires: a história de um dos melhores teatros do mundo, vía CC0 Public Domain
vía CC0 Public Domain

Considerado um dos melhores edifícios para ópera do mundo, o Teatro Colón da Cidade Autônoma de Buenos Aires é internacionalmente reconhecido por sua acústica e por seu valor patrimonial, uma evidência da influência da cultura arquitetônica italiana e francesa na Argentina.

Inaugurado no dia 25 de maio de 1908, localiza-se em uma área privilegiada no centro da cidade - entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad-, e é considerado um dos monumentos históricos mais representativos do país.