Siza, Castanheira e Shu envolvidos no projeto do museu da Academia de Arte de Hangzhou

Após a inaugurar seu primeiro edifício na China - o “Edifício sobre a Água” - Álvaro Siza anuncia agora seu segundo projeto no país, também em parceria com Carlos Castanheira. Trata-se de um museu para a Academia de Arte de Hangzhou, localizada na costa leste, 180km ao sudoeste de Xangai.

O novo museu, que terá aproximadamente 15 mil metros quadrados, uma área semelhante à da Fundação Serralves, e acolherá uma grande coleção de obras e peças da famosa escola de arte e design alemã Bauhaus, fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius.

O futuro de ontem, hoje: Como é ser arquiteto na Coréia do Norte?

Originalmente publicada na Metropolis Magazine como "The Future of Architecture, According to a North Korean Architect, esta entrevista com Nick Bonner, curador da Seção Norte-Coreana do Pavilhão da Coréia na Bienal de Veneza 2014, investiga as realidades do trabalho de um arquiteto em um dos países mais fechados do mundo.

Há uma boa chance de você nunca pisar na Coréia do Norte, o que não é o mesmo que dizer que você não pode. O interesse no estado socialista é cada vez maior, um fato refletido pelo aumento no número de turistas ansiosos para descobrir os locais e atrações de Pyongyang. Nick Bonner, fundador da Koryo Tours, vem trazendo visitantes para a República Popular Democrática da Coréia (DPRK) há mais de duas décadas. Ele recentemente foi encarregado da curadoria de uma pequena exposição no Pavilhão Coreano na edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Para os "Utopian Tours" Bonner encomendou projetos de um arquiteto norte-coreano não identificado, pedindo-lhe para imaginar uma infra-estrutura totalmente nova para acomodar grupos maiores de turistas. As ilustrações resultantes são fascinantes: o futuro da arquitetura, pelo menos na Coreia do Norte, se parece muito com o futuro de ontem, onde os turistas viajam em aerobarcos e os trabalhadores vivem em hotéis em forma de zigurate inspirados em montanhas e árvores.

A revista Metropolis convidou o arquiteto paisagista a mostrar um panorama geral do atual cenário da arquitetura em um dos países mais isolados do mundo.

Nova ferramenta em ArchDaily Brasil: Meu ArchDaily

Caros leitores e leitoras,

É com grande satisfação que compartilhamos uma novidade que permitirá aos nossos estimados usuários selecionar, guardar e organizar seus projetos, notícias, clássicos e artigos preferidos. A partir de agora é possível criar sua própria biblioteca personalizada dos projetos do ArchDaily Brasil em: Meu ArchDaily

Em 3 anos de existência já publicamos mais de 5500 projetos, e como arquitetos, sabemos o quão importante é organizar  e encontrar de forma rápida as informações sobre as obras, materiais utilizados e detalhes construtivos, podendo consultá-las a qualquer momento. 

Mais de 2.000 arquitetos registrados em apenas poucos dias indica que estamos no caminho certo mas, como estamos apenas começando, muitas coisas ainda serão ajustadas, portanto, toda sugestão é bem-vinda! 

Para criar sua conta é fácil, basta clicar no canto superior direito da nossa página inicial, em INSCREVER-SE, e começar a usar! 

Sintam-se a vontade para opinar e contribuir para o melhor funcionamento do sistema! Envie-nos seus comentários aqui.

Equipe ArchDaily Brasil

Parque Educativo Vigía Del Fuerte / Mauricio Valencia + Diana Herrera + Lucas Serna + Farhid Maya

Redesign Tradition - Play Architecture / Mezzo Atelier + Argot ou la Maison Mobile

Sobre o Festival Walk&Talk

Uma ilha de origem vulcânica no meio do oceano atlântico com cerca de 140 000 habitantes tem sido palco de experimentação artística nos últimos 4 anos através do festival de arte urbana Walk&Talk. O museu a céu aberto se localiza na cidade de Ponta Delgada, capital regional do Arquipélago dos Açores, mas as intervenções propagam-se a outras áreas da ilha de São Miguel. 

Se as primeiras edições ficaram marcadas pelos murais de aclamados artistas da street art, já nas últimas juntaram-se tantos outros de áreas como a dança, cinema, design e arquitetura, evoluindo e amadurecendo como um evento cultural multidisciplinar que colocou a ilha ao alcance do radar artístico contemporâneo. 

Centro de Visitantes Kunshan / Vector Architects

  • Arquitetos: Vector Architects
  • Localização: Kunshan, Suzhou, Jiangsu, China
  • Arquiteto Responsável: Gong Dong
  • Arquitetos Do Projeto: Zhimin Zhou, Xiangdong Kong, Feng Xu, Ran Huo
  • Assessor Do Projeto: Nan Wang
  • Área: 280.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Shengliang Su

Começa a votação para eleger “O Melhor da Arquitetura”

Teve início no dia 29 de agosto e se estende até 25 de setembro a fase em que o público em geral pode votar – através da página online - e escolher os projetos vencedores da sétima edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura”, promovido pela revista Arquitetura & Construção.

A equipe de redação da revista selecionou, na 1ª fase, 53 de um total de 405 projetos arquitetônicos inscritos. Os vencedores (um por categoria, das 17 existentes) receberão o troféu "O Melhor da Arquitetura 2014", além da publicação dos projetos na revista.

Nessa 2ª fase, além da votação por meio do site - que tem peso na nota final de cada projeto -, uma comissão julgadora, formada por professores e críticos de arquitetura, historiadores da área e editores, avalia os projetos e dá notas de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionalidade, solução plástica, qualidade ambiental, implantação e integração com o entorno. Da tabulação dessas notas, que inclui o voto popular, sairão os vencedores.

Casa na Av. Faber / Hyla Architects

  • Arquitetos: Hyla Architects
  • Localização: Avenida Faber, Singapura
  • Arquitetos Responsáveis: Han Loke Kwang, Nirun Thawornngamyingsakul, Nussara Sonsart
  • Área: 415.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2011
  • Fotografias: Derek Swalwell

Vídeo: Portugal Hyperlapse / Kirill Neiezhmakov

O videomaker russo Kirill Neiezhmakov compartilhou conosco seu mais recente trabalho - Portugal Hyperlapse -, um vídeo produzido com a técnica do hyperlapse que retrata, através de uma perspectiva pouco comum, as cidades portuguesas de Lisboa e Sesimbra.

Em visita à Sesimbra por ocasião do Festival Finisterra 2014, no qual outro de seus vídeos - Moscow 2014 Hyperlapse - estava concorrendo na categoria “Melhor Hyperlapse”, Kirill aproveitou para filmar suas primeiras impressões do país ibérico.

Centro Esportivo Løgstør / CEBRA

  • Arquitetos: CEBRA
  • Localização: 9670 Logstor, Dinamarca
  • Área: 1400.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Mikkel Frost

Quinta da Faísca / Carlos Castanheira

  • Arquitetos: Carlos Castanheira
  • Localização: 5070-272 Favaios, Portugal
  • Arquiteto Responsável: Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arqtos Lda.
  • Equipe De Projeto: Orlando Sousa, Sérgio Barbosa
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Fernando Guerra – FG+SG, Courtesy of Carlos Castanheira

Os impressionantes skateparks de Londres e Cidade do Cabo

Há algumas semanas, a estação Waterloo, em Londres, deixou de ser somente uma estação de trem e se tornou, também, um enorme skatepark.

Algo parecido foi feito na Cidade do Cabo, mas dessa vez sob uma ponte, depois da divulgação do concurso de projeto PLAYscapes, que visava  reunir ideias sobre os lugares abandonados que a população gostaria de transformar.

Em ambos os casos as cidades disponibilizaram espaços para que os próprios cidadãos tornassem seus os lugares que sempre existiram, demostrando, assim, que é possível dar-lhes um novo uso e atrair mais pessoas.

Veja os vídeos de cada projeto, a seguir.

Condomínio Baleia / Studio Arthur Casas

Primeiro lugar no concurso para Nova Sede do Clube Curitibano / Arqbox Arquitetura

No dia 1º de abril, o Clube Curitibano lançou um concurso de projetos para a nova sede no bairro Mercês, em Curitiba. Por meio de carta convite, trinta escritórios da cidade participaram do evento. A primeira fase do concurso contemplou a entrega de quatro pranchas com a descrição de um estudo preliminar para a nova sede, as quais foram analisadas por uma comissão julgadora interna, com membros da diretoria do clube. Nesta fase, apenas dezoito escritórios entregaram suas propostas.  

Residência H-22 / Vértice Arquitectos

  • Arquitetos: Vértice Arquitectos
  • Localização: Punta Hermosa, Peru
  • Arquiteto Encarregado: Hernani Canessa Lohmann, Sandro Moro Miranda, Luis Miguel Becerra de la Fuente
  • Área: 337 m²
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Courtesy of Vértice Arquitectos