Bienal de Veneza 2014: Pavilhão francês tratará dos sucessos e fracassos do modernismo

Com Le Corbusier projetando uma extensa sombra sobre a história arquitetônica francesa do último século, não é surpresa que, face ao tema proposto por Rem Kollhaas - "absorbing modernity" - para a Bienal de Veneza 2014, o país tivesse uma única reação. 

A proposta inicial de Jean-Louis Cohen para o Pavilhão da França, intitulado "Modernity: Promise or Menace?" (Modernidade: Promessa ou Ameaça?), refletia a seguinte história: "desde 1914, a França não 'absorveu' tanto a modernidade quanto a moldou através de significantes contribuições de arquitetos e engenheiros franceses para atender as exigências de diferentes segmentos da sociedade. Como no caso de muitos países, a modernidade teve que vir acompanhada de reformas sociais e, com isso, concretizou grandes sonhos, como habitações de qualidade e serviços comunitários para todos desfrutarem. Este encontro trouxe consigo uma considerável ansiedade."

Saiba mais sobre os temas explorados pelo Pavilhão da França, a seguir.

Residência Alan / TAC Taller de Arquitectura Contextual

Arquitetos: TAC Taller de Arquitectura Contextual
Localização: Pedregal Playitas, Ensenada, Baja California, México
Arquitetos Responsáveis: Alejandro D’acosta Lopez, Claudia Turrent Riquelme
Colaborador: Agustín López
Área: 714.0 m2
Ano Do Projeto: 2008
Fotografias: Yoshihiro Koitani , Francisca D’Acosta Turrent

São Paulo regulamenta a criação de parklets para ampliar oferta de espaços públicos na cidade

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou nesta quarta-feira, 16 de abril, o decreto que regulamenta a criação dos parklets na cidade, espaços temporários de lazer instalados sobre vagas de estacionamento em espaços públicos destinadas aos automóveis. Haddad visitou o novo espaço localizado na rua Padre João Manuel, nos Jardins, que ganhou novos assentos, floreiras e paraciclos. A iniciativa tem como objetivo humanizar e democratizar o uso da rua e desenvolver espaços de convivência que possam proporcionar aos pedestres maior interação social. 

Jia Little Exhibition Center / SKEW Collaborative

Arquitetos: SKEW Collaborative
Localização: Songjiang, Shangai, China
Arquiteto Responsável: Eunice Seng, H. Koon Wee, Darren Zhou
Equipe De Projeto: I-Shin Chow, Xiong Haiying, Pauline Dai, Ji Lijun, Wang Peng, Teoh Renjie, Beatrix Redlich
Área: 38000m²
Ano Do Projeto: 2011
Fotografias: Courtesy of SKEW Collaborative

Projetando em função do som em nossos espaços cotidianos

Em um interessante artigo do New York Times, Allison Arieff destaca a frequência com que o som é desconsiderado na arquitetura. Ela ressalta o trabalho dos engenheiros de acústica da ARUP que começaram a trabalhar em escolas e hospitais, levando em consideração os efeitos que os ambientes com acústica ruim podem ter em nossas vidas cotidianas. Leia o artigo completo aqui.

Arte e Arquitetura: Breakwater Beacon, 60 metros de concreto branco por UAP Design Studio

Construido em 2009 e desenhado pelo Estúdio de Projetos UAP, a Breakwater Beacon é uma das estruturas arquitetônicas de maior destaque da KAUST (King Abdullah University of Science and Technology) na Arábia Saudita. A torre de concreto composta de 187 blocos hexagonais, é inspirada nas antigas tradições marítimas árabes similares a de um minarete em uma mesquita, e foi projetada para atuar como uma torre de resfriamento natural.

Veja mais detalhes na continuação.

Quadra Petar Zoranić e Praça Šime Budinić/ Kostrenčić-Krebel

Arquitetos: Kostrenčić-Krebel
Localização: Trg Petra Zoranića, 23000, Zadar, Croácia
Architect In Charge: Aleksandra Krebel, Alan Kostrenčić
Equipe De Projeto: Zoran Šušulić, Jelenko Hercog, Hrvoje Giaconi, Hrvoje Turkulin, Ivan Vadanjel, Darovan Tušek, Bruno Lovrenčić, Slavica Polić
Área: 2900.0 m²
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Damir Fabijanić , Courtesy of Kostrenčić-Krebel

Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos

Arquitetos: Elías Rizo Arquitectos
Localização: Zapopan, JAL, México
Arquiteto Responsável: Elías Rizo Suárez, Alejandro Rizo Suárez
Colaboradores: Jenny Mora,
Paola Hernández, Alma Osnaya, Jenny Camarena, Gabriela Chávez, Roberto Contreras, Rigo González, Daniela Valdez, Andrea Zúñiga, Maripily Roel, Diana Reséndiz y Rodrigo Ortega
Construtora: Calca Constructora, César Alcaraz Flores, Pamela Cabrera Castro
Área: 341.0 m²
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Marcos García

Terceiro Lugar no concurso para a Requalificação Urbana do Centro Histórico de São José - SC

Em janeiro deste ano o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Santa Catarina (IAB-SC) lançou a chamada para um concurso que visava a Requalificação Urbana do Centro Histórico da cidade de São José - SC. Os resultados foram recentemente divulgados na página do IAB-SC e apresentamos aqui a proposta que ficou em Terceiro Lugar na competição. Veja a seguir imagens, desenhos e a descrição do projeto pelos autores.

Competição: Concurso Nacional de Arquitetura para Requalificação Urbanística do Centro Histórico de São José / Santa Catarina
Premio: Terceiro Lugar
Projeto:
Autores: João Serraglio, Romullo Baratto, Bernardo Brasil, Fernanda Gorski, Flávio Schons, Victor Delaqua, Júlia Fáveri, Kota Matsunaga, Mayná Quintana, Fred Gorski, João Serraglio, 2014

Escritório e Residência Luna / Hitzig Militello arquitetos

Arquitetos: Hitzig Militello arquitectos
Localização: Buenos Aires, Argentina
Área: 250.0 m2
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Federico Kulekdjian

Arquitetura e Paisagem: HOME - um documentário por Yann Arthus-Bertrand

HOME é um documentário dirigido por Yann Arthus-Bertrand, que mostra impressionantes fotografias aéreas de diversos lugares do mundo. Temas como os rastros de nossas origens, a diversidade da vida na Terra, a geografia, as paisagens naturais e como as atividades humanas se converteram em uma ameaça ao equilíbrio do planeta são registrados no filme através de belíssimas imagens. Um lado sensível da arquitetura da paisagem, que nos mostra a transformação da Terra, permite-nos entender e valorizar nossos recursos naturais. 

Mais detalhes a seguir.

Mun Jeong Heon / A.M Architects

Arquitetos: A.M Architects
Localização: Bongsan-myeon, Gimcheon-si, Gyeongsangbuk-do, Coréia do Sul
Arquiteto: Kim Tae Yun
Área: 99.0 m²
Fotografias: Kim Jae Kyeong

BBDO Moscow / Nefaresearch

Arquitetos: Nefaresearch
Localização: Moscou, Rússia
Arquitetos Responsáveis: Boris Voskoboynikov, Dmitry Ovcharov, Maria Akhremenkova
Equipe De Design / Criação: Boris Voskoboynikov, Dmitry Ovcharov, Maria Akhremenkova (interior designer), Maxim Frolov (3D)
Equipe De Projeto: Maria Nasonova, Olga Ivlieva
Área: 3400.0 m²
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Courtesy of Nefaresearch

Japão inaugura hortas urbanas em estações de trem

Os locais escolhidos para a construção de hortas urbanas são cada vez mais surpreendentes, como o caso de uma horta feita em alguns abrigos da Segunda Guerra Mundial a 30 metros de profundidade do Metro de Londres.

Em Tóquio, foram inaugurados cinco pomares construídos nas coberturas de edifícios, mas não qualquer edifício, mas nas estações de trem. Este caso se soma aos exemplos que ajudariam a reutilizar os espaços vazios através do cultivo e criar novos espaços verdes abertos para as pessoas nas cidades.

Saiba como é possível ocupar estas hortas, a seguir.

Cadeira Angular / S-AR

Angular é a segunda peça de uma série de móveis de madeira desenhados por S-AR, um estúdio de arquitetura com base em Monterrey, México.

A peça surge a partir da sequência da união de quatro tábuas de madeira de pinus onde uma delas foi defasada num ângulo para criar ao mesmo tempo o encosto e o apoio posterior do assento da cadeira, rompendo, assim, um retângulo primitivo conceitual formado originalmente por quatro tábuas.