Quinta do Lobo Branco / AND-RÉ

Arquitetos: AND-RÉ
Localização: Penafiel, Portugal
Arquitetos Responsáveis: Bruno André, Francisco Salgado Ré
Equipe De Projeto: Adalgisa Lopes, Ana Matias, João Fernandes, Pedro Costa, Sandra Paulo, Sofia Mota Silva
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: João Soares

Bienal de Veneza 2014: Romênia discute a arquitetura industrial como geradora da modernidade

Na Europa Oriental a assimilação da modernidade passou por um processo divergente, correlacionado a diversos eventos sócio-políticos tumultuosos e contraditórios. O espaço urbano sofreu sucessivas desestruturações causadas por maciças inserções industriais que tiveram impacto direto na esfera urbana e demográfica.

Neste sentido, a exposição que terá lugar no Pavilhão da Romênia, intitulada Site Under Construction, discutirá o papel da arquitetura industrial como geradora da modernidade. A exposição cria uma jornada que parte do período entre guerras, passa pela industrialização socialista e termina nos vazios urbanos pós-industriais. Glória e vazio, passado e presente são confrontados e colocados à contemplação. Uma vez fechadas as instalações industriais, as estruturas remanescentes se tornaram ruínas urbanas modernas que compõem paisagens desoladoras. 

Cortxo Gastrobar / Nexus Estudio

Arquitetos: Nexus Estudio
Localização: Calle Ireneo Gonzalez, 5, 38500 Güímar, Santa Cruz de Tenerife, Espanha
Equipe: Guillermo Diaz, Luis Maure, Claudia Russi, Lara Zaccaria, Alberto Molowny
Iluminação: Gustavo Robayna
Climatização: Terclima Canarias S.L
Marcenaria: Carpinteria Barmel S.L
Contratante: Aguere Gestion y Obras S.L
Área: 42.0 m2
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Edu LóPez Lifestyle Photography

Arquitetos(as) e Urbanistas de todo o Brasil se encontram na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

Para promover maior integração entre a sociedade e os arquitetos e urbanistas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promove a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que tem início hoje, 22 de abril, e segue até o dia 25, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Sob o tema “Arquitetura e Urbanismo para Todos”, especialistas e sociedade poderão debater sobre a qualidade de vida nas cidades, preservação do patrimônio, manutenção e preservação de espaços públicos de uso coletivo, além de discutir sobre práticas e ética profissionais. Serão mais de 600 arquitetos e urbanistas trocando experiências com especialistas de outras áreas. 

Sendo a Arquitetura uma das disciplinas essenciais para moldar o espaço construído de acordo com as necessidades sociais, o diálogo com diversos atores sociais é fundamental para a construção de espaços urbanos mais eficazes e democráticos. O evento acontece em meio a um momento histórico para o Brasil, em que os brasileiros saem às ruas para pedir transparência nos gastos públicos e urbanismo, além de cidades bem planejadas e com boa qualidade de vida. 

Casa na Rua Wilden / Shaun Lockyer Architects

Arquitetos: Shaun Lockyer Architects
Localização: Paddington QLD 4064, Austrália
Equipe De Projeto: Shaun Lockyer, Jen Lambkin, Corinne Bolton
Área: 387.0 m²
Ano Do Projeto: 2012
Fotografias: Scott Burrows

VÍDEO: I LIKE Red

Ad_collaboration_180_pt
Courtesy of Canal 180

O ArchDaily Brasil fez uma parceria com o Canal 180, de Portugal, para trazer até nossos leitores e leitoras a série "I LIKE". Confira o oitavo episódio: "I LIKE RED". O vídeo apresenta stARTT com WhatamiCarlos Martinez e Pipilotti Rist' com City Lounge,  Museu Chocolate Nestlé de Rojkind Arquitectos e outros dois projetos em tons de vermelho.

I LIKE é uma série sobre arquitetura e intervenções espaciais desenvolvida através de uma colaboração entre o Canal 180 e o ateliê LIKEarchitectsDiogo Aguiar e Teresa Otto que criaram um experimento cromático e um exercício espacial que revela algumas das mais interessantes intervenções arquitetônicas do mundo.

Na próxima semana ArchDaily Brasil apresentará o nono episódio "I LIKE". Fique atento!

Edifício em Okazaki / Henri Gueydan

Arquitetos: Henri Gueydan
Localização: Okazaki, Aichi, Japão
Área: 3000.0 m²
Ano Do Projeto: 2012
Fotografias: Toshihisa Iishi

3XN vence OMA, Brasil Arquitetura e outros escritórios na competição para projetar a Sede Olímpica em Lausanne

O Comitê Olímpico Internacional (COI) selecionou o escritório 3XN como vencedor da competição para projetar sua sede em Lausanne, Suíça. A decisão de escolher o escritório dinamarquês ao invés de outros competidores, incluindo o OMAToyo Ito e Brasil Arquitetura, segue uma recomendação unânime do Colégio de Arquitetura do COI.

A sede de 14.000 m² fará parte de um "Campus Olímpico" composto por edifícios administrativos localizado em um terreno de 24.000 metros quadrados nos bancos do Lago Geneva.

A lista de finalistas e mais sobre a proposta do 3XN, a seguir...

Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano

Contemplado com financiamento do PAC Cidades Históricas, o restauro da Vila de Paranapiacaba, em Santo André - SP, terá início no segundo semestre deste ano.Dos 44 municípios, a Vila receberá o maior número de intervenções: R$ 42,4 milhões do governo federal que serão empregados quase integralmente no restauro de 100% das casas de madeira da vila. 

Ao todo, serão 250 intervenções, o que requer um extenso detalhamento de projeto, como lembra o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio.

Casa K2 / Pauliny Hovorka Architekti

Pha_k2_02
© Branislav Hovorka

Arquitetos: Branislav Hovorka, Martin Paulíny
Localização: Banská Bystrica, Eslováquia
Colaboradores: Zuzana Reháková
Área: 1086.0 m²
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Branislav Hovorka

Casa MC / VismaraCorsi Arquitectos

Arquitetos: VismaraCorsi Arquitectos
Localização: Rosario, Província de Santa Fé, Argentina
Arquitetos Responsáveis: Maria Marta Corsi, Maria Florencia Corsi, Luciano Vismara
Construtores: Maria Marta Corsi, Florencia Corsi, Abasto Constructora
Calculo De Estrutura: Jose Maria Pedrido
Área: 305.0 m²
Fotografias: Cortesia de VismaraCorsi Arquitectos

Neighborhood Postcard Project: Uma iniciativa para mudar a percepção que se tem de um bairro

Quando perguntados sobre o que gostariam de melhorar em seu bairro, os habitantes mais jovens de Bayview, São Francisco (EUA), responderam que o melhor a se fazer seria mudar a percepção que os cidadãos de outros bairros têm a respeito de Bayview.

Esse acontecimento foi o que motivou a criação do Neighborhood Postcard Project, um projeto do artista estadunidense Hunter Franks que busca acabar com os preconceitos que existem dentro da cidade e criar um sentido comunitário. Para isso, Franks criou um sistema de consiste em que os habitantes dos bairros vulneráveis enviem postais a outros bairros da cidade, contanto suas histórias ou explicando a importância de determinados locais, como ruas, mercados, feiras, etc.

Mais informações a seguir.

Nova edição da série LEGO® Architecture: LEGO® House projetada pelo BIG

A LEGO® divulgou sua nova (e limitada) edição da série Architecture: o projeto LEGO® House do escritório BIG. Com conclusão prevista para 2016, o "centro de experiências", que comemorará a história e o futuro da companhia, é o primeiro projeto não construído a fazer parte da série.

O conjunto minimalista de blocos brancos está disponível para compra apenas na cidade sede da companhia - Billund - ou no ebay. Dê uma olhada em como os blocos (e o edifício) são construídos, as seguir...

Casa Um / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Arquitetos: Terra e Tuma Arquitetos Associados
Localização: Santana de Parnaíba - São Paulo, Brasil
Autores: Danilo Terra, Pedro Tuma, Juliana Iha, Lucas Miilher
Ano Do Projeto: 2014
Fotografias: Pedro Kok

gmp vence competição para projetar um Hospital Infantil na Suíça

O escritório Architects von Gerkan, Marg and Partners (gmp), e parceria com JB Ferrari, venceu uma competição internacional para projetar a nova unidade emergencial infantil do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça. O hospital de 85 leitos contará com um pátio interno que servirá como área de lazer externa protegida e proporcionará ao térreo abundante iluminação natural.