ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

Entre vulcões e terremotos, Habitat III discutirá a sustentabilidade urbana

10:00 - 28 Setembro, 2016
Entre vulcões e terremotos, Habitat III discutirá a sustentabilidade urbana, Quito, Equador. Image © Darlyn Meyer,via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0
Quito, Equador. Image © Darlyn Meyer,via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

A cada vinte anos, desde 1976, a ONU promove a Habitat, conferência internacional para discutir e propor diretrizes para as questões de habitação e desenvolvimento sustentável das cidades. A primeira foi em Vancouver (Canadá); a segunda, em 1996, ocorreu em Istambul (Turquia). A Habitat III , em outubro próximo, será realizada em Quito (Equador), primeira cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1978, por ter o centro histórico melhor conservado e menos alterado de toda América Latina.

A escolha não deixa de ser emblemática. Cercada por vulcões ativos e frequentemente ameaçada por terremotos, a sobrevivência de Quito é tão paradoxal como a de tantas outras cidades mundo afora. Em especial as metrópoles e as cidades de sua constelação, marcadas por problemas de mobilidade, déficit habitacional, infraestrutura insuficiente, segregações sociais, alto consumo de energia, escassez de água, especulação imobiliária, serviços de saúde e educação excludentes, crescente trabalho informal, problemas ambientais e planejamento intermitente. O enfrentamento desse quadro de caos é o objetivo da “Nova Agenda Urbana” a ser aprovada na conferência.

Treehouse Riga / Appleton & Domingos

09:00 - 28 Setembro, 2016
Treehouse Riga / Appleton & Domingos, © Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG +7

Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes

07:00 - 28 Setembro, 2016
Os benefícios das cidades caminháveis para seus habitantes , © Arup
© Arup

"Cities Alive: Towards a walking world" é uma das mais recentes publicações da companhia de desenho, engenharia e planejamento urbano Arup, na qual é aprofundada a discussão do papel das caminhadas no desenvolvimento das cidades. 

Embora algumas cidades deem preferência para os deslocamentos a pé no momento de projetar espaços públicos, existem outras que ainda têm um longo caminho a percorrer nesse sentido, começando pela adoção de um paradigma de mobilidade que priorize os meios de transporte sustentáveis (caminhadas, bicicleta e transporte coletivo). 

O presente estudo da firma londrina começa identificando algumas ações que foram implementadas em 80 cidades tão diversas como Los Angeles (EUA), onde apenas 4% dos deslocamentos diários são realizados a pé, e Istambul (Turquia), onde este mesmo índice passa a 48%. 

Casa em Laax / Valerio Olgiati

05:00 - 28 Setembro, 2016
Casa em Laax / Valerio Olgiati , © Archive Olgiati
© Archive Olgiati

© Archive Olgiati © Archive Olgiati © Archive Olgiati © Archive Olgiati +13

Casa H3 / Luciano Kruk

21:00 - 27 Setembro, 2016
Casa H3 / Luciano Kruk, © Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

© Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden +35

  • Arquitetos

  • Localização

    Mar Azul, Buenos Aires, Argentina
  • Arquiteto Responsável

    Luciano Kruk
  • Área

    75.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Renesa Architecture explora as paisagens sagradas dos crematórios indianos

19:00 - 27 Setembro, 2016
Renesa Architecture explora as paisagens sagradas dos crematórios indianos, Cortesia de Sanchit Arora of RENESA ARCHITECTURE DESIGN INTERIORS STUDIO
Cortesia de Sanchit Arora of RENESA ARCHITECTURE DESIGN INTERIORS STUDIO

A relação que os seres humanos possuem com a morte é complexa e imutável, e isso se reflete, inevitavelmente, na arquitetura dos espaços relacionados a morte. Buscando questionar o papel contemporâneo destes espaços, o arquiteto Sanchit Arora, do escritório indiano Renesa Architecture Design Interiors usou sua tese, "The Shadow Spaces; Invisible Sacred Landscapes of Indian Cities" para analisar o lugar dos crematórios dentro da sociedade indiana.

Após uma análise qualitativa, Arora propôs uma extensão para o Crematório Green Park, ao sul de Déli. Com o projeto, ele pretende criar um exemplo de arquitetura que mescla poesia e funcionalidade, estabelecendo espaços que sejam respeitosos, experimentais e adequados aos usuários.

Cortesia de Sanchit Arora of RENESA ARCHITECTURE DESIGN INTERIORS STUDIO Cortesia de Sanchit Arora of RENESA ARCHITECTURE DESIGN INTERIORS STUDIO Cortesia de Sanchit Arora of RENESA ARCHITECTURE DESIGN INTERIORS STUDIO Cortesia de Sanchit Arora of RENESA ARCHITECTURE DESIGN INTERIORS STUDIO +23

Casa para um fotógrafo / Studio Razavi architecture

17:00 - 27 Setembro, 2016
Casa para um fotógrafo / Studio Razavi architecture, © Olivier-Martin Gambier
© Olivier-Martin Gambier

© Olivier-Martin Gambier © Olivier-Martin Gambier © Olivier-Martin Gambier © Olivier-Martin Gambier +32

Chamada para o concurso internacional de ideias Castelo de Abrantes

16:00 - 27 Setembro, 2016
Chamada para o concurso internacional de ideias Castelo de Abrantes

O Concurso é lançado em parceria pela Câmara Municipal de Abrantes e a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS), no âmbito do Programa escolha-arquitectura, e tem como objetivo a requalificação e valorização do Castelo de Abrantes através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos.

Os arquitetos e paisagistas são convidados a interpretarem o centro histórico enquanto unidade dinâmica e articulada com a envolvente, que estabelece relações de reciprocidade de forma a garantir fluxos humanos significativos. Estes fluxos devem ser encarados como rótula de articulação entre as diversas partes da cidade, criando um único sistema urbano, vital para cidades de média dimensão.

Heatherwick Studio divulga o projeto "Vessel" em Nova Iorque

15:00 - 27 Setembro, 2016
Heatherwick Studio divulga o projeto "Vessel" em Nova Iorque, Interior do Vessel. Cortesia de Forbes Massie-Heatherwick Studio
Interior do Vessel. Cortesia de Forbes Massie-Heatherwick Studio

ATUALIZAÇÃO: Acrescentamos um vídeo de Thomas Heatherwick explicando o projeto "Vessel", a seguir. 

Thomas Heatherwick propôs recentemente um monumento público de Nova Iorque. O Heatherwick Studio divulgou as primeiras imagens de "Vessel", uma estrutura de 15 andares de altura composta por 154 lances de escada interligados que servirão como elemento central de um novo empreendimento em Hudson Yards, Manhattan. 

Vista para a praça de eventos. Cortesia de  VisualHouse-NelsonByrdWoltz Vista dos pavimentos superiores. Cortesia de  Forbes Massie-Heatherwick Studio Vista da praça pública e dos jardins. Cortesia de  Forbes Massie-Heatherwick Studio Vista para o bosque. Cortesia de VisualHouse-NelsonByrdWoltz +5

Playlist: Atelier Marko Brajovic

14:00 - 27 Setembro, 2016
Playlist: Atelier Marko Brajovic

Esta semana a playlist lançada no nosso canal do Spotify é assinada pelo Atelier Marko Brajovic. Na lista eles trazem o que costumam escutar no Atelier durante as segundas de manhã para trazer inspiração e energia para toda a semana, a escolha de artistas remete ao trabalho híbrido realizado por Marko Brajovic e sua equipe, aqui você poderá escutar influências latinas trazidas pelo francês Nicola Cruz em contraste com as batidas já clássicas do Kraftwerk e o som hipnotizante de Nicolas Jaar. Primal Scream, MGMT e LCD Soundsystem também estão presentes na seleção junto de outros incríveis artistas. 

Ouça a lista e saiba mais, a seguir.

Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio

13:00 - 27 Setembro, 2016
Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

© Ali Daghigh © Ali Daghigh © Ali Daghigh © Ali Daghigh +30

Avança consenso em São Paulo sobre prioridade para transporte coletivo, pedestres e ciclistas / Raquel Rolnik

12:00 - 27 Setembro, 2016
Avança consenso em São Paulo sobre prioridade para transporte coletivo, pedestres e ciclistas / Raquel Rolnik

A Rede Nossa São Paulo apresentou recentemente sua pesquisa anual sobre Mobilidade Urbana. O estudo é divulgado desde 2008 durante a semana do Dia Mundial Sem Carro. Trata-se de uma pesquisa sobre a percepção dos moradores da capital paulista sobre vários aspectos e políticas urbanas, realizada através de entrevistas com uma amostra distribuída regionalmente, por idade, gênero e renda.

Residência Bukit Pantai / OOZN

11:00 - 27 Setembro, 2016
Residência Bukit Pantai / OOZN, © Lin Ho
© Lin Ho

© Lin Ho © Lin Ho © Lin Ho © Lin Ho +23

  • Arquitetos

  • Localização

    Bangsar, 59000 Kuala Lumpur, Malásia
  • Equipe de Projeto

    Chipik Alsi Tuinti, Rafal Kapusta, Stephanie Gunawan, Darmaganda Njoo
  • Arquiteto Local

    I-Wen Foo
  • Área

    750.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

"CIUDAD vs. FAVELAS": Uma reflexão sobre as ocupações informais no Rio de Janeiro

10:00 - 27 Setembro, 2016

Em conversa com a Associação de Favelas do Rio de Janeiro, Katerina Kliwadenko e Mario Novas, do estúdio ENTR_ECOT, revisitam algumas questões fundamentais das ocupações urbanas no Rio. Temas como pacificação, desapropriação e gentrificação são abordados por membros da associação: moradores das favelas que experienciam diariamente as tensões entre população e autoridades.

CIUDAD vs. FAVELAS é um documentário de 18 minutos que elucida alguns pontos essenciais para a compreensão das dinâmicas urbanas do Rio de Janeiro. Assista aqui

Prima Scelta / Pedro Henrique

09:00 - 27 Setembro, 2016
Prima Scelta / Pedro Henrique , © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos +17

  • Arquitetos

  • Localização

    4520 Santa Maria da Feira, Portugal
  • Área

    240 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Instalação "An Occupation of Loss", por OMA/Shohei Shigematsu e Taryn Simon

07:00 - 27 Setembro, 2016
Instalação "An Occupation of Loss", por OMA/Shohei Shigematsu e Taryn Simon, An Occupation of Loss / Taryn Simon em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu. Image courtesy OMA. Image © Naho Kubota
An Occupation of Loss / Taryn Simon em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu. Image courtesy OMA. Image © Naho Kubota

O artista Taryn Simon, em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu, projetou a instalação An Occupation of Loss, uma obra de performance coreografada em torno de um cenário monumental construído pelo OMA que consistem em 11 poços de concreto. Localizado no Wade Thompson Drill Hall, na Park Avenue Armory, em Londres, a obra destaca "a anatomia da aflição e os intrincados sistemas que derivam da nossa relação com a irracionalidade do universo."

An Occupation of Loss / Taryn Simon em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu. Image courtesy OMA. Image © Naho Kubota An Occupation of Loss / Taryn Simon em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu. Image courtesy OMA. Image © Naho Kubota An Occupation of Loss / Taryn Simon em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu. Image courtesy OMA. Image © Naho Kubota An Occupation of Loss / Taryn Simon em colaboração com OMA/Shohei Shigematsu. Image courtesy OMA. Image © Naho Kubota +11

Plástico Refinado: máquinas que convertem o plástico em novas matérias-primas

06:00 - 27 Setembro, 2016

Grande parte de nossos objetos de uso cotidiano são feitos de plásticos e, por conseguinte, quando descartados, eles acabam se tornando dejetos espalhados por todas as partes do mundo, contaminando o meio ambiente. Fato este sem sentido algum, já que o plástico é um material valioso e pode ser reciclado e reutilizado na fabricação de novos objetos. Plástico Refinado nos confere o poder de reutilizar todo nosso plástico para transformá-lo em uma nova matéria-prima gratuita.

Plástico Refinado é um site que outorga todas as ferramentas possíveis para desenvolver um projeto com plástico reciclado, que ajudará a converter o plástico residual em objetos úteis. A iniciativa começa por compartilhar as instruções necessárias para fabricá-las com vídeos que mostram a montagem passo a passo e máquinas que podem ser feitas em casa com materiais e ferramentas universais básicas.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha

05:00 - 27 Setembro, 2016
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha, © Marina Luna
© Marina Luna

© Marina Luna © Marina Luna © Marina Luna © Marina Luna +33