Residência Difficult Run / Robert M. Gurney Architect

© Maxwell MacKenzie Architectural Photographer © Maxwell MacKenzie Architectural Photographer © Maxwell MacKenzie Architectural Photographer © Maxwell MacKenzie Architectural Photographer

Pedro Gadanho deixa o MoMA para assumir o MAAT em Lisboa

Três anos após ter se mudado para Nova Iorque, onde atua como curador de Arquitetura Contemporânea no Museu de Arte Moderna (MoMA), o arquiteto português Pedro Gadanho retornará a Portugal para assumir a direção do novo museu da Fundação EDP, que deverá abrir suas portas em meados de 2016. O arquiteto troca assim uma das mais importantes instituições culturais do mundo pelo Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) da Fundação EDP, em Lisboa.

A experiência internacional de Gadanho e o trabalho que desenvolveu em Nova Iorque foram, aliás, os principais motivos para o arquiteto ter sido escolhido pela Fundação EDP. O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia funcionará em novo edifício projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete – responsável também pelo Victoria & Albert Museum, em Londres – adjacente à Central Tejo (Museu da Eletricidade).

Hostel Musee De La Roche Corail / Jerry KO Studio

  • Arquitetos: Jerry KO Studio
  • Localização: Liuqiu Township, Pingtung, Taiwan 929
  • Construtora: Mr. Young
  • Área: 290.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Dak Dzin

© Dak Dzin © Dak Dzin © Dak Dzin © Dak Dzin

Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos

  • Arquitetos: Ana Paula Pinheiro e Rui Barreiros Duarte
  • Localização: Praça Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa, Portugal
  • Área: 1200.0 sqm
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG

Andrés Jaque filtra as águas de Nova Iorque com COSMO

A photo posted by Andrés Jaque (@andres_jaque) on

Recentemente, COSMO iniciou sua missão de filtrar mais de 42 mil galões de água em Nova Iorque durante o festival MoMA PS1's Summer Warm Up. 16ª instalação construída como parte do programa anual Young Architect's Program (YAP), COSMO é um purificador de água portátil projetado por Andrés Jaque / Office for Political Innovation para combater a crise de água potável no mundo e, ao mesmo tempo, servir de cenário para as festas do PS1.

Assista a uma entrevista com Jaque, a seguir.

Casa TB / AGUIRRE ARQUITETURA

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti

Iniciadas as obras do Maggie's Centre de Steven Holl em Londres

O novo Maggie Center de Londres, projetado pelo escritório Steven Holl Architects (SHA), acaba de ter suas obras iniciadas. A edificação, uma estrutura ramificada de concreto revestida por painéis perfurados de bambu e vidro fosco branco, foi inspirada em seu histórico sítio - adjacente ao St. Bartholomew’s (Barts) Hospital (o mais antigo de Londres) e próxima à Grande Igreja de St. Bartholomew. A proposta foi pensada como um "receptáculo dentro de um receptáculo dentro de um receptáculo", adornado por fragmentos de vidro colorido que remetem à "notação neuma" da música medieval do século XIII.

"A palavra 'neuma' tem origem na palavra grega 'pnevna', que significa 'força vital'. Ela sugere um 'sopro de vida' que nos enche de inspiração como uma corrente de ar, o sopro do vento. A camada externa de vidro se organiza em faixas horizontais como um grupo musical, enquanto a estrutura de concreto se ramifica como uma mão", descreveu SHA.

Assista ao vídeo que mostra Steven Holl comentando sobre os detalhes do projeto do centro, a seguir.

Apart Hotel Ismael 312 / Estudio Larrain

  • Arquitetos: Estudio Larrain
  • Localização: Ismael Valdés Vergara 312, Santiago, Santiago, Región Metropolitana, Chile
  • Arquitetos Encarregados: Rodrigo Larrain Galvez, Rodrigo Larrain Illanes
  • Área: 1502.0 m2
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Cristobal Palma / Estudio Palma, Cortesia de Estudio Larrain, Rodrigo Larrain Illanes

Cortesia de Estudio Larrain Cortesia de Estudio Larrain Cortesia de Estudio Larrain Cortesia de Estudio Larrain

Casa de Hóspedes Wakatipu / Team Green Architects

  • Arquitetos: Team Green Architects
  • Localização: Dalefield 9371, Nova Zelândia
  • Autor: Mark Read
  • Área: 106.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Sam Hartnett

© Sam Hartnett © Sam Hartnett © Sam Hartnett © Sam Hartnett

RSHP propõe adaptação da Casa Desmontável 6x6 de Jean Prouvé

A Casa Desmontável 6x6m, projeto de Jean Prouvé de 1944, foi adaptada pelo escritório Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) para o evento Design Miami/Basel 2015. Originalmente projetada para realojar vítimas da Segunda Guerra em Lorraine, França, a Casa Desmontável foi construída inteiramente com madeira e metal e podia ser transportada e montada por duas pessoas em apenas um dia. A nova adaptação, proposta por Ivan Harbour of RSHP, é repensada como uma casa de final de semana completa, com banheiro e banheiro. Saiba mais sobre o projeto de adaptação da emblemática casa de Prouvé, a seguir.

Modelo. Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners Render externo. Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners RSHP propõe adaptação da Casa Desmontável 6x6 de Jean Prouvé

Arte e Arquitetura: "Empena Viva" por Nitsche Projetos Visuais

Localizado nos arredores do Minhocão, "Empena Viva" é um painel projetado e concluído pela Nitsche Projetos Visuais a convite da "Virada Cultural 2015" de São Paulo. 

Mais imagens da intervenção e descrição do artista, a seguir. 

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais Execução. Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Casa para Irmãos / ATELIER 111

  • Arquitetos: ATELIER 111
  • Localização: Pacov, República Checa
  • Arquiteto Encarregado: Smetana, Weinzettl, Marek
  • Área: 101.0 m2
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Fotografias: Cortesia de ATELIER 111

Cortesia de ATELIER 111 Cortesia de ATELIER 111 Cortesia de ATELIER 111 Cortesia de ATELIER 111

Escola da Cidade promove o curso "Arquitetura e Pré-Fabricação"

O Curso Livre “Arquitetura e Pré-Fabricação – projeto e montagem de obras com utilização de componentes pré-fabricados”, realizado pela Escola da Cidade e organizado pelo arquiteto e urbanista Valdemir Lúcio Rosa, pretende capacitar os participantes para o desenvolvimento de projetos em concreto pré-fabricado, argamassa armada, aço e madeira, como também atualizar e ampliar conhecimentos de profissionais que já atuam na área. 

No Brasil, a indústria da pré-fabricação de estruturas industrializadas vem, nos últimos anos, ganhando interesse pelo setor da construção e, por este motivo, tem se tornado um mercado promissor para os profissionais da arquitetura e engenharia, que podem desenvolver atividades na área de elaboração de projetos, na produção, e na montagem destas estruturas.

Swarovski Kristallwelten / Snøhetta

© Swarovski Kristallwelten © Snøhetta © Patrick Lüth © Swarovski Kristallwelten

Projeto Opera House: um novo espaço público para Detroit

Um novo projeto em Detroit busca transformar uma casa abandonada em um espaço de performances e apresentações públicas - mas para isso, precisa de sua ajuda. A Opera House é o resultado de uma colaboração entre V. Mitch McEwen e seu sócio no A(n) Office, Marcelo Lopez-Dinardi. Após McEwen comprar a casa há dois anos e meio, a dupla começou a remover alguns elementos da edificação para transformá-la em um teatro aberto.

Contando com a participação de curadores e organizações comunitárias, bem como designers e artistas, o projeto recebeu um fundo de US$ 10 mil da Knight Arts Challenge para financiar metade dos custos. Para dar prosseguimento à iniciativa, os idealizadores do projeto lançaram uma campanha de financiamento coletivo que foi encerrada no dia 2 de julho e atingiu a meta esperada. Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Começam as obras do 425 Park Avenue de Foster + Partners

Norman Foster participou da cerimônia de início da construção do 425 Park Avenue, que será o primeiro arranha-céu de escritórios a ser construído na Park Avenue, em Nova York, nos últimos 50 anos. Foster + Partners, em colaboração com Adamson Associates, projetou o que será um novo ícone no horizonte de Manhattan. Além de sua certificação LEED Gold, a torre de 560.000 m² será a primeira em Nova York a receber a certificação WELL.

Espaço Escritórios Premium. Image © DBOX for Foster + Partners 425 Park Avenue. Image © Visualhouse for Foster + Partners © Visualhouse for Foster + Partners 425 Park Avenue em seu contexto local. Image © Visualhouse for Foster + Partners

Büro Ole Scheeren revela o "futuro da habitação vertical" em Vancouver

O Büro Ole Scheeren divulgou uma proposta que pretende ser "o futuro da habitação vertical". Projetada para servir de "articulação urbana" em uma das principais avenidas de Vancouver (1500 West Georgia Street), a torre multifacetada conta com um sistema de terraços externos que se prolongam horizontalmente para "envolver o espaços da cidade e ativar o skyline da orla de Vancouver."

"Vancouver apresenta um equilíbrio único de urbanidade cercada por uma natureza espetacular que proporciona um terreno fértil para novas possibilidades de ocupação em uma cidade cosmopolita e ambientalmente consciente", comentou Ole Scheeren. "O projeto deste edifício exemplifica nossa ambição de reconectar a arquitetura com os ambientes natural e urbano e ir além do confinamento hermético das torres que cada vez mais definem nossas vidas."

Residência no Lago / Apio Arquitectos

  • Arquitetos: Apio Arquitectos
  • Localização: Lago Todos Los Santos 10, Puerto Montt, Puerto Montt, Chile
  • Arquiteto Responsável: Angie Chadwick Stuardo
  • Área: 120.0 m²
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Alejandra Valenzuela

© Alejandra Valenzuela © Alejandra Valenzuela © Alejandra Valenzuela © Alejandra Valenzuela