O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. OMA vence competição para sua primeira ponte: Pont Jean-Jacques Bosc

OMA vence competição para sua primeira ponte: Pont Jean-Jacques Bosc

OMA vence competição para sua primeira ponte: Pont Jean-Jacques Bosc
OMA vence competição para sua primeira ponte: Pont Jean-Jacques Bosc, Image © OMA, Artefactory, Frans Parthesius. Image Courtesy of OMA
Image © OMA, Artefactory, Frans Parthesius. Image Courtesy of OMA

O OMA venceu recentemente uma competição internacional para projetar a Pont Jean-jacques Bosc, uma ponte sobre o rio Garonne em Bordeaux, França, que conectará os bairros de Bègles e Floriac. A ponte de 545 metros de extensão e 44 metros de largura, que atuará como "um generoso novo espaço público" e "uma intervenção de planejamento urbano" para a cidade, dando prioridade ao tráfego de pedestres, será a primeira realizada pelo OMA. Sua conclusão está prevista para 2018.

Segundo Clément Blanchet, diretor do OMA na França, a ponte "não é o 'evento' na cidade, mas uma plataforma que pode acomodar eventos da cidade [...ela] pode ser a menos técnica, a menos lírica, mas [é] a solução estrutural mais concisa e efetiva."

A descrição do projeto pelo arquiteto, a seguir...

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Do arquiteto. Posicionada no centro do projeto Euratlantique, a Pont Jean-Jacques Bosc proporciona uma ligação entre os bairros de Bègles e Floriac. Mas mais que simplesmente conectar duas porções de terra separadas por água, a ponte também oferece um novo e generoso espaço público na cidade.

Vincent Feltesse, presidente da Comunidade Urbana de Bordeaux: "Ela é um gesto arquitetônico extraordinário. Mais que uma ponte, ela é uma intervenção de planejamento urbano no coração do projeto Euratlantique."

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Sua considerável extensão (44m x 545m), uma superfície contínua que se prolonga para muito além das bordas d'água, conecta fluidamente as margens opostas. A superfície levemente inclinada cria um promenade para pedestres, ao passo que proporciona um caminho claro para os barcos abaixo. Todo os modais de transporte - incluindo veículos privados, transporte público, bicicletas e tráfego peatonal - são acomodados em sua expressiva largura, com ênfase nos espaços para pedestres.

Clément Blanchet, diretor do OMA França: “A ponte não é o 'evento' na cidade, mas uma plataforma que pode acomodar eventos da cidade. Queremos criar a expressão mais simples - a menos técnica, menos lírica, mas a solução estrutural mais concisa e efetiva."

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O projeto foi desenvolvido em colaboração com os engenheiros da WSP, o arquiteto paisagista Michel Desvigne, os consultores da EGIS, e a agencia de projetos lumínicos Lumières Studio.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Quirk, Vanessa. "OMA vence competição para sua primeira ponte: Pont Jean-Jacques Bosc" [OMA Wins Its First Bridge: Pont Jean-Jacques Bosc] 31 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/163683/oma-vence-competicao-para-sua-primeira-ponte-pont-jean-jacques-bosc> ISSN 0719-8906