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Architecture News

Exposição “Crow's Eye View” – Coréia é premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014

Atualmente a Coréia apresenta um exemplo extremos de polarização pós-guerra: dois sistemas políticos e econômicos opostos, constantemente apresentados em contraste/conflito pela mídia global, que ainda mantém uma relação estreita e complicada. O papel da arquitetura nessa polarização foi instrumental. A Coréia do Norte buscou representar as aspirações de uma nova nação comunista num contexto devastado após a guerra - a tabula rasa a partir da qual as adaptações do modernismo poderiam surgir. Na Coréia do Sul, o rápido crescimento econômico alimentou uma forma de modernização que representava os ideais de um mundo globalizado. 

Estas distintas absorções da modernidade, e a relação entre estas duas nações vizinhas, estão representadas no Pavilhão da Coréia através de uma exposição chamada Crow’s Eye View, vencedora do Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014. A densa exposição, com curadoria de Minsuk Cho juntamente com Hyungmin Pai e Changmo Ahn, utilizou cada canto do pavilhão para representar o tema. Os curadores convidaram um grupo multidisciplinar de arquitetos, urbanistas, poetas, escritores, artistas, fotógrafos, cineastas, curadores e colecionadores a demonstrar (graças às suas disponibilidades, já que cooperações oficiais com instituições da Coréia do Norte se provaram impossíveis) as interseções e divisões arquitetônicas entre as Coréias do Norte e do Sul.

Reconhecida pelo júri como "pesquisa em ação", Crow’s Eye View proporcionou uma adição valiosa a um discurso que vem sendo predominantemente efetivado por narrativas ocidentais. E é precisamente isso que, segundo rumores, fazem deste o pavilhão favorito de Koolhaas.

Exposição “Crow's Eye View” – Coréia é premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014 - Image 1 of 4Exposição “Crow's Eye View” – Coréia é premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014 - Image 2 of 4Exposição “Crow's Eye View” – Coréia é premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014 - Image 3 of 4Exposição “Crow's Eye View” – Coréia é premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014 - Image 4 of 4Exposição “Crow's Eye View” – Coréia é premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 15

Hans Ulrich Obrist, Herzog & de Meuron, & Atelier Bow-Wow's "Um passeio pelo Fun Palace" - Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza 2014

"Nós frequentemente inventamos o futuro com elementos do passado."

Dos Curadores. Dentro do contexto da Bienal de re-examinar os fundamentos da arquitetura do século passado, o Pavilhão Suiço tem como foco o arquiteto inglês Cedric Price (1925-2003) e o sociólogo suíço Lucius Burckhardt (1934-2003), dois grandes visionários cujos trabalhos ressoam e continuam a inspirar as novas gerações do século XXI.

Ambos foram inventores em série. O centro cultural transdisciplinar projetado por Price - Fun Palace - que nunca foi realizado, é emblemático de nossa própria época. Ele se presta mais para a coreografia de exposições do século XXI do que para as exibições baseadas em objetos do século XX; promove uma experiência mais comum, livre, em grande parte, para operar fora dos seus limites materiais, e se aventura em outros domínios da experiência humana. Nas palavras do próprio Price, "um museu do século 21 irá utilizar a incerteza calculada e incompletude consciente para produzir um catalisador para mudanças revigorantes, sempre produzindo frutos para o olhar discreto" .1

Hans Ulrich Obrist, Herzog & de Meuron, & Atelier Bow-Wow's "Um passeio pelo Fun Palace" - Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza 2014 - Image 1 of 4Hans Ulrich Obrist, Herzog & de Meuron, & Atelier Bow-Wow's "Um passeio pelo Fun Palace" - Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza 2014 - Image 2 of 4Hans Ulrich Obrist, Herzog & de Meuron, & Atelier Bow-Wow's "Um passeio pelo Fun Palace" - Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza 2014 - Image 3 of 4Hans Ulrich Obrist, Herzog & de Meuron, & Atelier Bow-Wow's "Um passeio pelo Fun Palace" - Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza 2014 - Image 4 of 4Hans Ulrich Obrist, Herzog & de Meuron, & Atelier Bow-Wow's Um passeio pelo Fun Palace - Pavilhão Suíço na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 4

Vídeo: Qual o valor dos nossos passos?

“Quanto estamos dispostos a pagar pela caminhabilidade? Muito.”

Categórico a tal ponto é o vídeo que apresentamos acima, que pontua as possibilidades de deslocamento a pé rápido e seguro oferecidas pelos bairros. Para as medições é utilizado um Walk Score, um indicador que, numa escala de 1 a 100, atribui valores às opções de caminhada na cidade.

Assim, o vídeo mostra que as pessoas estão dispostas a pagar até US$ 850 a mais pelo aluguel de um imóvel que esteja localizado num bairro caminhável, em comparação com outras localidades menos adequadas aos deslocamentos a pé. É por isso que Nova Iorque atinge 85,6 pontos em contraste com Charlotte, que marcou apenas 34,3 pontos.

"Unwritten" - Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2014

Dos curadores. A exposição Unwritten destaca as questões relativas à percepção, pesquisa e conservação da arquitetura letã do pós-guerra. Unwritten narra, na realidade, a inexistência de pesquisas neste campo. 

Chamada de projetos para a exposição "Cidade Gráfica"

A exposiçãoCidade Gráfica: Design no Brasil Hoje, que acontecerá em novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, está com chamada para projetos aberta. As inscrições vão até o dia 18 de julho, e parte da mostra será escolhida a partir dos projetos inscritos. O objetivo do evento é destacar ações que pensam a cidade de maneira crítica, criativa ou poética.

Podem participar da exposição todas as pessoas físicas, pessoas jurídicas, com sede no país. Estrangeiros residentes no Brasil também estão aptos a participar. O foco da mostra está na contribuição para o debate sobre o design gráfico e as fronteiras no contexto da metrópole contemporânea. A curadoria da exposição é dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos.

Estudantes holandeses construirão um modelo da Sagrada Família feito de gelo

Uma equipe de estudantes da Eindhoven University construirá um modelo de quarenta metros de altura da Sagrada Família de Antoni Gaudí. O projeto na escala 1:4 será construído em pykrete (um composto de gelo e serragem de madeira) em apenas três semanas. Finas camadas de água e neve serão pulverizadas sobre grandes moldes infláveis. O pykrete (ainda em estado líquido) será imediatamente absorvido pela neve antes de congelar. Segundo os organizadores, "a fibra de madeira torna o material três vezes mais resistente que o gelo normal." Saiba mais sobre o projeto aqui.

7 regras para desenhar o mapa de metrô de qualquer cidade do mundo

Os mapas de metrô devem ser fáceis de ler, memorizar e utilizar. O arquiteto sérvio-francês JugCerović desenvolveu sete regras que, segundo ele, ajudariam a conceber os mapas de metrô de qualquer cidade do mundo, de modo que as pessoas possam entendê-los como um sistema único, independente do país de origem.

A proposta a seguir.

"Visibility (Imposed Modernity)" - Pavilhão de Kosovo na Bienal de Veneza 2014

"E então choveu no reino da fantasia." Dante Alighieri (Purgatório XVII.25)

Dos curadores. Kosovo nunca absorveu a modernidade. A modernidade foi sempre um sinônimo de destruição e estética estrangeira.

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Documentário sobre Sérgio Bernardes estreia amanhã nos cinemas de seis capitais

“Eu invento meu mundo… e cada um de vocês deve inventar o seu mundo”. Dita por Sérgio Bernardes aos seus alunos em uma das cenas do documentário Bernardes, a frase é uma das inúmeras provocações levadas às telas pela vida e obra do carioca, que faleceu em 2002, aos 82 anos.

O longa - um dos selecionados para Mostra Competitiva do 19º Festival É Tudo Verdade, realizado em maio, chega amanhã, 19 de junho, aos cinemas de seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador) - revela a polêmica e arrebatadora vida profissional e familiar do arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta, inventor e, sobretudo, humanista incompreendido pelo seu tempo. Um homem singular, de personalidade afiada, apaixonante e tão inventiva e questionadora quanto bem humorada. 

ARCHIMUSIC: Ilustrações transformam música em arquitetura

Federico Babina lançou sua mais recente série de ilustrações: Archimusic, representações arquitetônicas de 27 músicas, de Miles Davis a Michael Jackson e Amy Winehouse. Veja todas as ilustrações a seguir.

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Os Estádios da Copa pelas lentes de Leonardo Finotti

Os estádios construídos ou remodelados para a Copa do Mundo no Brasil representaram enormes investimentos públicos e privados e foram tema de infindáveis discussões sobre o que significou para o Brasil sediar um evento esportivo dessa escala. Independente dessas questões, essas obras constituíram verdadeiras mega-construções que só se concretizaram graças à combinação de enormes esforços de projeto, engenharia e canteiro de obras.

O fotógrafo de arquitetura Leonardo Finotti visitou algumas dessas obras e registrou através de suas lentes esses edifícios que tanto atraíram os olhares do mundo nos últimos anos e que agora recebem torcedores de diversas nacionalidades. Veja a seguir as fotografias dos estádios da Copa do Mundo 2014 que Finotti compartilhou conosco.

"Forms of Freedom: Independência africana e modelos nórdicos" - Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2014

Dos curadores. A exposição do Pavilhão Nórdico foi intitulada FORMS OF FREEDOM: African Independence and Nordic Models, e explora e documenta como a arquitetura moderna da Escandinávia foi parte integrante da ajuda prestada por esses países às nações da África Oriental nos anos 1960 e 70. A arquitetura resultante é de uma qualidade que não havia sido anteriormente estudada ou exposta.

"Forms of Freedom: Independência africana e modelos nórdicos" - Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2014 - Image 1 of 4"Forms of Freedom: Independência africana e modelos nórdicos" - Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2014 - Image 2 of 4"Forms of Freedom: Independência africana e modelos nórdicos" - Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2014 - Image 3 of 4"Forms of Freedom: Independência africana e modelos nórdicos" - Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2014 - Image 4 of 4Forms of Freedom: Independência africana e modelos nórdicos - Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 16

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que busca diminuir o uso do automóvel em Madri

Aumentar em 25% as áreas de pedestre, construir mais vias para os ônibus de transporte público e dar-lhes preferência nos cruzamentos, limitar o tempo dos estacionamentos para os automóveis e aumentar a quantidade de bicicletas publicas elétricas, são algumas das medidas que propõe o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) para Madri, a serem implementadas a partir desse ano até 2020.

Com elas, a prefeitura pretende fazer da capital espanhola uma cidade destinada à cidadania e não aos veículos, convertendo-a num lugar mais amigável para os pedestres, diminuindo os acidentes de transito, a contaminação ambiental e restringindo o uso do automóvel, sobretudo no centro.

Sabia mais detalhes do PMUS a seguir.

Por dentro de "Arctic Adaptations" - Menção Especial na Bienal de Veneza 2014

Para esta edição da Bienal de Veneza, o pavilhão canadense explorou as formas como a modernidade foi absorvida no ambiente extremo de Nunavut, Canadá. Sendo Nunavut o maior território (com área maior que 2 milhões de Km²), mais novo e mais ao norte, o escritório Lateral Office resolveu lançar luz sobre o que Mason White chama de, a "modernidade de borda". Encantando o juri com sua pesquisa e projeto, o Arctic Adaptaptions: Nunavut rendeu a Mason White, Lola Sheppard, Matthew Spremulli e equipe uma Menção Especial na premiação da Bienal.

A geográfica, cultural e a condição limítrofe de Nunavut foi analisada por diferentes partes da exposição em três meios: o passado recente, o presente corrente e o futuro próximo. Matthew Spremulli explicou que o Artic Adaption procurou o "olhar além dos padrões" para entender como os fundamentos da arquitetura são afetados em uma área como Nunavut. Dado o desafio específico de projetar e construir um ambiente como este que, compreensivelmente, resistiu aos modelos do sul, foi apresentado então um caso de adaptação

Por dentro de "Arctic Adaptations" - Menção Especial na Bienal de Veneza 2014 - Image 1 of 4Por dentro de "Arctic Adaptations" - Menção Especial na Bienal de Veneza 2014 - Image 2 of 4Por dentro de "Arctic Adaptations" - Menção Especial na Bienal de Veneza 2014 - Image 3 of 4Por dentro de "Arctic Adaptations" - Menção Especial na Bienal de Veneza 2014 - Image 4 of 4Por dentro de Arctic Adaptations - Menção Especial na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 18

Projeto #penserecife - uma proposta de ocupação do Cais José Estelita em Recife - PE

O projeto #penserecife está sendo desenvolvido por um grupo de arquitetos recifenses insatisfeitos e inquietos com o destino que está sendo traçado para o Cais José Estelita, um terreno de 100 mil m² no centro da capital pernambucana que foi arrematado à União por um consórcio formado por quatro grandes construtoras, em leilão realizado em 2008. A decisão, evidentemente, não passou por consultas públicas, e a proposta das empresas consiste na construção de 12 torres residenciais e comerciais de cerca de quarenta pavimentos (!).

A seguir, leia a descrição dos autores sobre a proposta que visa, antes de tudo, servir como contraponto crítico, mostrando não uma solução, mas uma possibilidade dentre infindáveis abordagens e ações que poderiam ser postas em prática no Cais José Estelita.

Luftwerk lança campanha no Kickstarter para transformar a Casa Farnsworth em uma instalação de luz

A dupla por trás do estúdio Luftwerk lançou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para transformar a Casa Farnsworth de Mies van der Rohe em uma enorme instalação luminosa. Similar à instalação que realizaram na Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright em 2011, Petra Bachmaier e Sean Gallero planejam iluminar o "minimalismo estrutural e a transparência" da casa de modo a oferecer uma nova perspectiva da obra moderna.

Veja o vídeo da instalação na Casa da Cascata a seguir...

Projeto da Arena Castelão rende a Héctor Vigliecca reconhecimento especial do Uruguai

O arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca receberá nesta quinta-feira um reconhecimento especial pelo projeto de modernização da Arena Castelão, um dos 12 estádios da Copa, durante o evento “Participação do Uruguay em Torneios de Futebol Internacionais” organizado pelo Ministério de Turismo e Esporte do Uruguai, Embaixada do Uruguai em Brasília e Consulado Geral do Uruguai em São Paulo.

A cerimônia acontece nesta quinta-feira, 19 de junho, às 10h, no lounge “100 Anos de Seleção Brasileira”, no Museu do Futebol, em São Paulo, e contará com a presença dos palestrantes Dr. Alfredo Etchandy e do professor Ricardo Piñeyrúa, renomados jornalistas esportivos do Uruguai. No dia do evento, a visitação ao museu é gratuita.

Bambu: Uma alternativa viável ao concreto armado?

Países em desenvolvimento apresentam grandes demandas por concreto armado, mas frequentemente não contam com os meios de produzir todo o aço necessário para suprir essas demandas. Ao invés de se colocar à mercê do mercado global dominado por países desenvolvidos, o Future Cities Laboratory de Singapura sugere uma alternativa a esse bem manufaturado: o bambu. Abundante, sustentável e extremamente resistente, o bambu tem o potencial de se tornar futuramente um substituto ideal nos locais onde o aço não pode ser produzido.