"Unwritten" - Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2014

Dos curadores. A exposição Unwritten destaca as questões relativas à percepção, pesquisa e conservação da arquitetura letã do pós-guerra. Unwritten narra, na realidade, a inexistência de pesquisas neste campo. 

© Nico Saieh

A exposição se baseia na afirmação de que (não) há modernismo na Letônia que seja igualmente correto como prova e negação da existência da arquitetura moderna. Não há pesquisas e avaliações conhecidas sobre a arquitetura moderna na Letônia. A situação é complicada em relação à avaliação do modernismo. Por um lado, há uma aversão a tudo o que aconteceu no período da ocupação soviética e de sua influência ideológica; e por outro lado, há uma onda de nostalgia acrítica quanto à juventude e infância do país, além de um deslumbramento superficial em relação à exótica herança soviética.

Muitos desses edifícios já alcançaram o status de "monumento", contudo, não há sequer uma única avaliação da importância destes no contexto do patrimônio arquitetônico letão. Continuamos a perdê-los através de várias estratégias de absorção - reconstrução ou demolição. Se continuarmos por este caminho e na velocidade atual, não deixaremos para as gerações futuras a oportunidade de ver e avaliar os projetos e edifícios desse período.  

© Nico Saieh

Parte da exposição letã é virtual e pode ser acessada aqui.

Todos estão convidados a acrescentar exemplos da arquitetura letã que possam ser consideradas modernistas. Unwritten se tornará o maior banco de dados sobre a arquitetura moderna letã do pós-guerra; um incentivo a futuras pesquisas.

© Nico Saieh

Curadores: NRJA em colaboração com o designer gráfico Kirils Kirasirovs; artista sonoro Andris Indāns; apoio multimídia Rihards Vītols e agência de eventos PAREIZĀ ĶĪMIJA.

Sobre este autor
Cita: Saieh, Nico. ""Unwritten" - Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2014" ["Unwritten" - Latvia's Pavilion at the Venice Biennale 2014] 19 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/621651/unwritten-pavilhao-da-letonia-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.