A decoração é um campo muito suscetível a variações de gosto, dependendo do profissional responsável pelo projeto. Para descobrir quais foram os maiores "crimes" do design de interiores dos últimos 50 anos, a Samsung fez uma pesquisa com o público britânico.
A gigante tecnológica pediu a duas mil pessoas que votassem nas piores tendências do design de interiores dos últimos 50 anos. Os resultados são tão controversos quanto variados, totalizando 25 "modismos" que surgiram no último meio século que que não deixaram nenhum ambiente doméstico intacto.
https://www.archdaily.com.br/br/896616/as-25-piores-tendencias-do-design-de-interiores-dos-ultimos-50-anosNiall Patrick Walsh
Em comemoração ao lançamento, o estúdio oferece um pacote misto de 50 arquivos em alta resolução de graça - o custo usual é de £100. Os usuários podem ter acesso à oferta usando o código de desconto “archdaily” na loja online.
https://www.archdaily.com.br/br/896614/traga-vida-para-seus-renders-com-estas-escalas-humanas-em-alta-resolucao-do-studio-esinam-gratuitas-com-o-codigo-promocional-do-archdailyNiall Patrick Walsh
Com a chegada da Copa do Mundo de 2018, nós, arquitetos, já podemos dar uma olhada no que está sendo construído para a próxima edição do maior evento esportivo do mundo. A Copa do Mundo da FIFA de 2022 no Qatar oferece tudo aquilo que há de mais emocionante na arquitetura de estádios, com a maioria das infraestruturas sendo construídas do zero. Vários arquitetos de renome mundial apresentaram propostas, e o seguinte conjunto de vídeos recém-lançados mostra a progressão de cada estádio, à medida que chegamos à aproximadamente quatro anos para o início da competição. Enfatizando a tecnologia da construção destas mega estruturas, os vídeos destacam um lado às vezes negligenciado dos projetos de estádios. Para materializar a incrível arquitetura destes estádios, sem a necessidade de renders fenomenais - como os produzidos por Foster + Partners e Zaha Hadid Architects - impressionantes tecnologias de engenharia e controle de compatibilização de projetos são necessários, e nos primeiros estágios da construção, isso se torna o ponto mais importante. Veja à seguir a beleza dessas maravilhas estruturais, mas esteja ciente - você poderá ficar com febre durante a próxima Copa do Mundo.
A ideia de obra de arte total - Gesamtkunstwerk - norteou diversas escolas e movimentos no século passado e com a Bauhaus não foi diferente. Arquitetura indissociável do design de mobiliário; este, por sua vez, em profundo diálogo com o vestuário, design gráfico, pintura, etc., na Bauhaus os campos se influenciavam mutuamente, diluindo a fronteira entre arte e indústria e evoluindo em conjunto. Seu fechamento em 1933 pelo regime nazista deixou em suspensão centenas de projetos.
Com o objetivo de reviver alguns dos trabalhos iniciados na Bauhaus, a Adobe lançou o projeto Hidden Treasures, que pretende trazer ao mundo digital cinco fontes tipográficas inspiradas em desenhos originais de cinco mestres da escola: Joost Schmidt, Xanti Schawinsky, Reinhold Rossig, Calr Marx e Alfred Arndt.
Entre as atividades e conferências realizadas por três dias consecutivos no Teatro Lux do centro histórico da Cidade da Guatemala, a Bienal de Arquitetura da Guatemala (BAG) apresentou nos últimos dias de maio, as obras e projetos vencedores do Danta Awards.
Nesta ocasião, a organização propôs que a arquitetura "é tratada como um compromisso com a esfera pública e privada e com o poder de negociar mudanças individuais ou coletivas para construir seus sonhos e aspirações, até para expressar seus ideais utópicos". Nesse contexto, o júri do concurso analisou mais de 100 projetos postulados em toda a Guatemala e no restante da América Central, premiando parques, habitações coletivas, ginásios e reformas, entre outras tipologias, que responderiam ao cenário descrito pela BAG 2018.
Todos os projetos premiados na categoria profissional serão registrados e premiados para participar da XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2018, onde serão expostos juntamente com projetos de todo o continente americano e submetidos ao veredicto do júri.
O projeto tem cerca de 7.000 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,6 acres, o que representa um aumento de 20% na área de acesso público e o dobro de espaços ao ar livre.
Mesclando elementos típicos da arquitetura mexicana com referências locais de Londres, o pavilhão se concentra em um pátio definido por dois volumes retangulares construídos com a mesma técnica usada nas celosias mexicanas.
A arquitetura, em sua forma realizada, não é nem a visão nem o trabalho de uma única pessoa. É uma prática inerentemente coletiva em seus processos. Mas a arquitetura como a conhecemos só é celebrada depois de concluída, e raramente é celebrada pela forma como é produzida. Poucos prêmios reconhecem a vasta rede de pessoas que permite àqueles que estão no topo da pirâmide colocarem seus nomes nas obras concluídas.
Após deliberação de um painel julgador de especialistas do setor, seis escritórios emergentes foram selecionadas para projetar o Dulwich Pavilion 2019 em Londres, escolhido entre mais de 150. Em colaboração com o Festival de Arquitetura de Londres, os seis esquemas serão exibidos no Dulwich Picture Gallery em junho e julho de 2018.
A iniciativa segue-se ao sucesso do primeiro pavilhão da galeria em 2017, projetado por IF_DO e exibido no Festival de Arquitetura de Londres em 2017. Após a exibição dos seis esquemas selecionados para 2019, uma votação pública será combinada com um painel de votação para selecionar o pavilhão vencedor.
A torre 53 West 53rd Street, projetada por Jean Nouvel, atingiu sua altura máxima no centro de Manhattan, em Nova Iorque. Com 73 pavimentos, o edifício conta com 145 apartamentos e uma cobertura duplex de US$ 70 milhões, onde foi realizada, na presença do arquiteto, uma cerimônia na semana passada.
Com 315 metros de altura, o edifício assume a sexta posição no ranking de arranha-céus mais altos de Nova Iorque, empatado com o Chrysler Building e o New York Times Building
No último episódio da série de vídeos do PLANE — SITE, Time-Space-Existence, a arquiteta francesa Odile Decq aconselha jovens arquitetos: sejam ousados. “Se você quer construir e criar o novo século, é preciso pessoas que tenham personalidades específicas. Adoro quando as pessoas se expressam com muita força e clareza."
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou esta semana o edital para um concurso que abrirá 411 vagas, distribuídas em todo o país. Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o certame foi autorizado no último dia 03 de maio pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e é resultado de uma forte mobilização nacional, com o objetivo de evidenciar à sociedade a importância de preservação do patrimônio cultural brasileiro.
1º lugar / Estúdio Módulo de Arquitetura. Image Cortesia de Concurso Agora Tech Park
O concurso consistia na elaboração de propostas para para a ocupação de 70 mil metros quadrados do complexo Ágora Tech Park, além do projeto do primeiro prédio do complexo, com área de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Será implantado em uma quadra de 70 mil m2, no Perini Business Park, em frente ao Campus da UFSC no Norte catarinense.
Um dos objetivos dos organizadores foi desenvolver o conceito de “Human Smart Cities”, em que a infraestrutura tecnológica interage e modifica positivamente a vida das pessoas. O júri do concurso foi composto por: Gustavo Cedroni, Mário Biselli, Roberto Loeb, Emerson Edel, Marcelo Hack e Danilo Conti. O contrato para desenvolvimento do projeto já foi assinado. Essa informação renova o otimismo de qualquer arquiteto que se envolve frequentemente em concurso por acreditar que seja a forma mais democrática de se alcançar trabalhos relevantes e interessantes, mesmo no caso de escritórios jovens, como é o caso do Estúdio Módulo. A agilidade demonstra a vontade do realizador em tirar o projeto do papel, diferente da grande maioria dos concursos realizados. A obra já tem data para ser inaugurada: dia 28 de Março de 2019.
A partir do Manhattan Avenue Park, no bairro de Greenpoint, no Brooklyn, é possível apreciar perfeitamente o skyline de Long Island City do outro lado do rio. Este bairro histórico da cidade de Nova Iorque, maioritariamente constituído por casas geminadas e galpões industriais, está se transformando rapidamente. Por outro lado, na margem oposta do rio, em Long Island City, centenas de arranha-céus, galerias de arte e estúdios ocupam a orla do East River. Ainda que o Greenpoint e o Long Island estejam frente à frente, o Long Island pode parecer um mundo completamente diferente a partir do Greenpoint. Isso se deve em grande parte ao fato de que apenas uma ponte faz a conexão entre estes dois bairros vizinhos - priorizando apenas os veículos motorizados ao invés de pedestres e ciclistas. Não poderia haver um outro caminho possível? O Arquiteto Jun Aizaki acredita que sim. Nos últimos anos, ele e sua equipe da CRÈME Architecture and Design têm trabalhado no projeto apelidado de “Ponte de Madeira do Longpoint Corridor”.
A conclusão do pavilhão coincide com o lançamento da nova coleção de 800 itens da Il Makiage e foi projetado para transmitir a "identidade gráfica tipicamente ousada" da marca.
https://www.archdaily.com.br/br/896222/pavilhao-de-zaha-hadid-architects-para-a-marca-de-cosmeticos-il-makiage-e-inaugurado-em-nova-iorqueNiall Patrick Walsh
Kéré Architecture concluiu recentemente o projeto expositivo para a mostra “Racismo. Uma invenção da raça humana", uma exposição promovida pelo Deutsches Hygiene-Museum, na cidade de Dresden na Alemanha. As atmosferas criadas dentro de cada um dos três espaços do museu são únicas, porém harmoniosas. O principal objetivo do projeto expográfico é conectar “a arquitetura das salas com o tema da exposição”. Utilizando uma variedade de materiais e estruturas atraentes, o percurso da mostra espera revelar os conflitos e desejos do homem por estabilidade e a necessidade orgânica por transformação social, enfatizando seu charme temporário e a importância da compreensão entre os homens.
A Fologram construiu recentemente a primeira estrutura de aço em média escala do mundo usando o HoloLens, mostrando as possibilidades de integrar o fluxo de trabalho em CAD à realidade aumentada. Ao exibir o modelo de design generativo através de instruções holográficas, em vez de desenhos 2D tradicionais, o projeto mostra possibilidades de revolucionar a ponte entre o desenho e a construção.
Depois de Frida Escobedo, Yana Peel e Hans Ulrich Obrist apresentaram oficialmente o Serpentine Pavilion 2018 nesta última segunda-feira, 11 de junho, no Kensington Gardens, em Londres, tivemos a oportunidade de entrevistar Escobedo exclusivamente para o ArchDaily. A arquiteta compartilhou conosco a importância de projetar pavilhões em sua carreira, a relevância de trabalhar em espaços públicos e comentou sobre a percepção do contexto mexicano fora do México.
O Serpentine Pavilion 2018 permanecerá aberto ao público até 7 de outubro deste ano.