Adobe recria tipografias perdidas de mestres da Bauhaus

A ideia de obra de arte total - Gesamtkunstwerk - norteou diversas escolas e movimentos no século passado e com a Bauhaus não foi diferente. Arquitetura indissociável do design de mobiliário; este, por sua vez, em profundo diálogo com o vestuário, design gráfico, pintura, etc., na Bauhaus os campos se influenciavam mutuamente, diluindo a fronteira entre arte e indústria e evoluindo em conjunto. Seu fechamento em 1933 pelo regime nazista deixou em suspensão centenas de projetos.

Com o objetivo de reviver alguns dos trabalhos iniciados na Bauhaus, a Adobe lançou o projeto Hidden Treasures, que pretende trazer ao mundo digital cinco fontes tipográficas inspiradas em desenhos originais de cinco mestres da escola: Joost Schmidt, Xanti Schawinsky, Reinhold Rossig, Calr Marx e Alfred Arndt.

A empresa, em parceria com a Bauhaus Dessau Foundation, selecionou cinco estudantes de design para recriarem as fontes tipográficas com base nos materiais históricos encontrados nos arquivos da escola. Liderado pelo designer especialista em tipografia Erik Spiekermann, o projeto já disponibilizou duas das cinco tipografias, uma inspirada em ideias de Schmidt, e outra de Schawinsky.

Fonte Joschmi, via Adobe Hidden Treasures

A tipografia Joschmi, inspirada em Schmidt, talvez seja a mais emblemática das duas e lembra blocos de estêncil. Sua versão digital foi redesenhada pela designer brasileira Flavia Zimbardi com base em apenas seis letras encontradas nos arquivos da escola alemã. A fonte Xants, inspirada em Schawinsky e redesenhada pelo designer Luca Pellegrini, apresenta um desenho mais curvilíneo e fino que a anterior.

Fonte Xants, via Adobe Hidden Treasures

Eventualmente, as cinco fontes serão concluídas e disponibilizadas aos usuários da Creative Cloud da Adobe. Acompanhe o projeto aqui.

Referência: Adobe e Co.Design

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Adobe recria tipografias perdidas de mestres da Bauhaus" 19 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896623/adobe-recria-tipografias-perdidas-de-mestres-da-bauhaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.