O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ponte flutuante de madeira poderá conectar o Brooklyn a Long Island, em Nova Iorque

Ponte flutuante de madeira poderá conectar o Brooklyn a Long Island, em Nova Iorque

  • 16:00 - 15 Junho, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Ponte flutuante de madeira poderá conectar o Brooklyn a Long Island, em Nova Iorque
Ponte flutuante de madeira poderá conectar o Brooklyn a Long Island, em Nova Iorque, Cortesia de CRÈME Architecture and Design
Cortesia de CRÈME Architecture and Design

A partir do Manhattan Avenue Park, no bairro de Greenpoint, no Brooklyn, é possível apreciar perfeitamente o skyline de Long Island City do outro lado do rio. Este bairro histórico da cidade de Nova Iorque, maioritariamente constituído por casas geminadas e galpões industriais, está se transformando rapidamente. Por outro lado, na margem oposta do rio, em Long Island City, centenas de arranha-céus, galerias de arte e estúdios ocupam a orla do East River. Ainda que o Greenpoint e o Long Island estejam frente à frente, o Long Island pode parecer um mundo completamente diferente a partir do Greenpoint. Isso se deve em grande parte ao fato de que apenas uma ponte faz a conexão entre estes dois bairros vizinhos - priorizando apenas os veículos motorizados ao invés de pedestres e ciclistas. Não poderia haver um outro caminho possível? O Arquiteto Jun Aizaki acredita que sim. Nos últimos anos, ele e sua equipe da CRÈME Architecture and Design têm trabalhado no projeto apelidado de “Ponte de Madeira do Longpoint Corridor”.

Cortesia de CRÈME Architecture and Design Cortesia de CRÈME Architecture and Design Cortesia de CRÈME Architecture and Design Cortesia de CRÈME Architecture and Design + 8

Cortesia de CRÈME Architecture and Design
Cortesia de CRÈME Architecture and Design

A ponte flutuante foi concebida para oferecer novas conexões para pedestres e ciclistas entre o Greenpoint e o Long Island City, ativando, por sua vez, o espaço público nas orlas de ambos bairros.

O projeto ainda está engatinhando. Neste momento, a equipe responsável está em busca de arrecadar cerca de US$ 50.000 no Kickstarter para financiar parte dos estudos de viabilidade e um modelo em escala reduzida da ponte. Se até o próximo dia 16 de junho a meta for alcançada, os arquitetos poderiam começar a pensar em aprovar o projeto junto às autoridades da cidade de Nova Iorque.

Cortesia de CRÈME Architecture and Design
Cortesia de CRÈME Architecture and Design

O projeto concebido pela CRÈME é uma estrutura leve de madeira apoiada em pontões flutuantes. Construída sem nenhum tipo de fundação no leito do rio, a ponte reduziria o tempo de viagem entre o Greenpoint e o Long Island City de doze minutos (através da PuIaski Bridge) para dois minutos. Mas com um porém, a estrutura flutuante teria que ser fechada em algumas momentos para permitir a passagem de barcos e barcas pelo rio.

Cortesia de CRÈME Architecture and Design
Cortesia de CRÈME Architecture and Design

Se implementada, a Timber Bridge seria uma das primeiras estruturas construídas de forma sustentável nas regiões costeiras do Greenpoint e de Long Island City, as quais se caracterizam principalmente por edifícios industriais situados ao longo do Newtown Creek. Considerando ainda que a linha L de trens urbanos será desligada por 15 meses começando em abril de 2019, Aizaki acredita que a Ponte Timber poderá servir como uma ótima conexão entre a linha 7 de Long Island City e a linha G do Greenpoint. Mesmo que a ponte não seja inaugurada a tempo antes do desligamento da linha L, ela poderia prover outras importantes conexões intermodais entre os bairros no futuro.

Cortesia de CRÈME Architecture and Design
Cortesia de CRÈME Architecture and Design

Via: CRÈME Architecture and Design

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Ella Comberg
Autor
Cita: Comberg, Ella. "Ponte flutuante de madeira poderá conectar o Brooklyn a Long Island, em Nova Iorque" [A Floating Timber Bridge Could Connect Greenpoint, Brooklyn and Long Island City ] 15 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896066/ponte-flutuante-de-madeira-podera-conectar-o-brooklyn-a-long-island-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906